quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DESTAQUES

Prefeitura divulga atrações da festa de Ano-Novo em Fortaleza

Como o Divirta-CE adiantou, a cantora Paula Fernandes estará na Praia de Iracema, junto com Gustavo Lima, Paralamas do Sucesso, MC Leozinho e Garota Safada
 
A cantora e compositora mineira Paula Fernandes, referência musical no segmento sertanejo no Brasil, encabeça a lista e vem para o show na capital cearense depois de fazer sucesso também fora do País, já com duas turnês pela Europa, duas nos EUA e uma turnê na África. Vencedora de vários prêmios, entre eles o Prêmio Multishow de melhor show nos anos de 2012 e 2013, o Grammy Latino e o Troféu Imprensa, Paula Fernandes também recebeu indicação ao Prêmio TIM de Música Brasileira, na categoria de Melhor Cantora Popular.
A lista de atrações musicais para o Réveillon de Fortaleza tem ainda como convidado o grupo Paralamas do Sucesso, formado pelo trio Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Com turnês pela América Latina e Estados Unidos, o  Paralamas do Sucesso é a primeira banda brasileira reconhecida internacionalmente, com shows até no tradicionalíssimo Festival de Montreux. Com sucesso na cena musical brasileira desde a década de 80, sendo sempre atração no Rock In Rio, o grupo é reconhecido como parte de uma geração relevante da música brasileira.
Outras atrações nacionais também estão no roteiro como o mineiro Gusttavo Lima, cantor e compositor, multi-instrumentista que, com 14 anos de carreira, já é sucesso internacional em países como Estados Unidos, México e também na Europa. Consagrou-se com sucessos como as músicas "Inventor dos Amores", "Rosas, Versos e Vinhos", "Balada" e "Gatinha Assanhada".
MC Leozinho, do Rio de Janeiro, cantor e compositor de funk melody brasileiro, também está entre as atrações nacionais do Réveillon de Fortaleza. MC Leozinho fez sucesso em todo o País com a canção "Se Ela Dança, Eu Danço".
O cantor cearense Wesley Safadão e a Banda Garota Safada também integram a lista de artistas que farão a festa no Réveillon, na Praia de Iracema. Com um jeito sempre inovador de interpretar e com um repertório sempre atualizado, Wesley e a Banda Garota Safada ocupam uma agenda com média de 25 shows por mês em estados do Sudeste e do Nordeste.
Entre as atrações cearenses, também farão parte da festa a dupla Ítalo e Renno, acordeonistas, pianistas, arranjadores e compositores, Simone e Simaria, Luís Marcelo e Gabriel, Banda Patrulha, Betinho e Thayná, além da Banda Acaiaca.       
A programação começa a partir das 18 horas do dia 31 dezembro e os shows musicais serão intercalados por apresentações de humoristas cearenses que também irão ocupar o palco montado no Aterro da Praia de Iracema.          
Este ano, o Réveillon de Fortaleza que mantém o tradicional show pirotécnico, traz uma novidade: a instalação de uma tenda rave para quem gosta de música eletrônica.
Todo o esquema de segurança e de trânsito na área da Praia de Iracema e no entorno do local da festa para o Réveillon será divulgado posteriormente pela Prefeitura de Fortaleza, que mobiliza patrocinadores privados para a festa que terá duração de 12 horas, ficando encerrada às seis hora da manhã do dia 1º de janeiro de 2014.








BASTIDORES

Ator Paul Walker, de "Velozes e Furiosos", morre aos 40 anos de idade em acidente de carro

O ator Paul Walker morreu neste sábado à tarde (30) após um acidente de carro no sul da Califórnia, nos EUA, como informa o site TMZ.


A publicação conta que fontes próximas ao astro de “Velozes e Furiosos” disseram que Paul Walker estava em um Porsche quando o motorista perdeu o controle e bateu em um poste ou em uma árvore. A colisão fez com que o veículo pegasse fogo.
 

A outra pessoa que também estava no carro com Paul Walker faleceu. O TMZ também informa que os policiais de Los Angeles estão indo ao local para avaliar o ocorrido.
A foto acima foi postada no Twitter por pessoas que presenciaram o acidente.
Ainda não existem mais informações sobre o trágico acidente, com aconteceu o acidente ou quem estava por trás do volante. O que se sabe até agora é que Paul estava em Santa Clarita para uma exposição de carros em um evento beneficente para as Filipinas. O ator estava levando amigos para passear no Porsche GT durante os dias pela cidade.
 

Paul William Walker IV, mais conhecido como Paul Walker (Glendale, Califórnia, 12 de setembro de 1973) é um ator norte-americano. Ele se tornou conhecido em 2001 após interpretar Brian O'Conner no hit Velozes e Furiosos e na sequência + Velozes + Furiosos. Seus outros filmes incluem os sucessos Perseguição - A Estrada da Morte, No Rastro da Bala e Resgate Abaixo de Zero.
Walker nasceu em Glendale, Califórnia e cresceu em San Fernando Valley, arredores de Los Angeles. Filho de Paul Walker III e Cheryl, uma ex-modelo, ele é o segundo mais velho numa família de quatro irmãos (dois irmãos e duas irmãs), Caleb e Cody e Ashlie e Amie. Walker foi criado como membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou Mórmons. Embora ele tenha parado de praticar a religião, a sua família ainda é membro da igreja. Walker frequentou e se formou na Village Christian School. Após o colegial, ele frequentou diversas faculdades da comunidade, buscando um grau e uma carreira, em biologia marinha.
Walker foi eleito em 2001, pela revista People como uma das Pessoas Mais Bonitas do Mundo, atualmente reside em Santa Bárbara, Califórnia, com seu cachorro da raça Chesapeake Bay Retriever, chamado Boone. Sua filha, Meadow Rain, que nasceu em 28 de janeiro de 1999,2 vive no Havaí com a mãe, uma ex-namorada de Paul. Ele foi um ávido surfista e sempre foi um apaixonado por carros, antes mesmo das filmagens de Velozes e Furiosos. 














Festival Choro Jazz 2013 acontece pela segunda vez em Fortaleza
Nova edição do evento chega a Jericoacoara com shows e oficinas em dezembro

> Ganhador de cinco Grammys, o americano Terence Blanchard fará apresentação com seu quinteto


Em sua 5ª edição, o Festival Choro Jazz, que nasceu em Jericoacoara, e acontecerá na praia paradísíaca de Jijoca em dezembro, chega novamente a Fortaleza, pelo segundo ano consecutivo com vários shows de alguns dos mais renomados músicos do mundo.
O evento é totalmente gratuito, acontece de 28 a 30 de novembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 03 a 08 de dezembro, na praça principal de Jericoacoara, e traz ao Ceará nomes consagrados da música brasileira como João Bosco, o duo instrumental Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, a talentosa Luciana Rabello com seu Quarteto, além de músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Terence Blanchard Quinteto. O americano Terence Blanchard foi um dos responsáveis pelo ressurgimento do jazz na década de 80 e já faturou cinco Grammys ao logo de sua carreira. Esta quinta edição do Festival Choro Jazz terá mais de 30 atrações locais, nacionais e internacionais.
O Festival Choro Jazz proporciona um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercâmbio cultural com convidados internacionais que são reconhecidos como referências do gênero. 
Junto com as apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.  O evento compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
O programa didático segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, que chancela as oficinas. As atividades voltadas a músicos, estudantes de música e apreciadores da música têm vagas limitadas. São oferecidas oficinas de composição, choro, canto, piano, violão, clarinete, sopros, percussão, bateria e prática de conjunto, tudo isso gratuito. As inscrições já estão abertas e todas as informações estão disponíveis no site do festival: www.chorojazz.com. Os workshops estão acontecendo em Fortaleza na Caixa Cultural. Além dos cursos e shows, o Festival Choro Jazz 2013 também promoverá em Jericoacoara exposições e lançamento de livro. Confira abaixo a programação completa. 


PROGRAMAÇÃO - FESTIVAL CHORO JAZZ 2013
SHOWS

FORTALEZA
LOCAL: ANFITEATRO DO CENTRO CULTURAL DRAGAO DO MAR

28/11
21h - Bandão Choro Jazz
22h30 - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise

29/11
21h - Quarteto Marimbanda participação especial Macaúba
22h30 - Trio Curupira

30/11
21h - Luciana Rabello Quarteto
22h30 - Terence Blanchard Quinteto


JERICOACOARA
LOCAL: PRAÇA PRINCIPAL

03/12
21h - Nonato Luis e Tulio Mourão
22h30 - Terence Blanchard Quinteto

04/12
21h - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise 
22h30 - Sizão Machado Sexteto

05/12
21h - Luciana Rabello
22h30 - Laércio de Freitas Quarteto

06/12

21h - Louise Woolley
22h30 - Gianluca Littera  e Trio Curupira

07/12
21h - Bandão Choro Jazz
22h30 - João Bosco

08/12
21h - Renato Borguetti Quarteto participação especial: Alegre Correa
22h30 - Zé da Velha e Silvério Pontes


OFICINAS
Fortaleza • Workshops no Centro Cultural da Caixa
28/11 - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
29/11 - Trio Curupira
30/11 - Luciana Rabello

Jericoacoara:
Prática de Conjunto - Arismar do Espirito Santo
Choro - Mauricio Carrilho
Violão - Alessandro Penezzi
Piano e arranjos - Gilson Peranzzetta
Sopros - Mauro Senise
Clarinete - Alexandre Ribeiro
Pandeiro - Celsinho Silva
Bateria e percussão - Cleber Almeida
Canção brasileira - Jean Garfunkel
Canto - Paula Santoro


OUTRAS ATIVIDADES • JERICOACOARA
Exposições • Todos os dias:
Alcy Linhares: Chorões na Praça
A Arte de Bin Lata
Zinho

Lançamento de livro:
07/12 às 17h - Paulo Garfunkel: “Três Fábulas de Esopo” e “Chão de Fábrica”













Paula Fernandes será uma das atrações do Réveillon em Fortaleza


Apresentação já está na agenda oficial da cantora

> Serjão Loroza fará show com o bloco Unidos da Cachorra no Réveillon do Ideal Clube 

A cantora sertaneja Paula Fernandes é uma das atrações do Réveillon de Fortaleza, na Praia de Iracema. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da própria artista. O show na capital cearense também já foi divulgado no site oficial de Paula. Ela deverá apresentar um repertório com seus grandes sucessos, como “Eu sem você”, “Pra você”, “Pássaro de fogo” e a nova música de trabalho, “Um ser amor”, tema da novela "Amor à Vida".
A banda Garota Safada também deverá ser uma das atrações do Réveillon 2014 em Fortaleza. Na internet, sites e blogs cogitaram possíveis negociações com outras atrações como Chiclete com Banana e Naldo, mas as assessorias, nem da Prefeitura, nem dos artistas, confirmaram o fechamento do contrato.  A banda Chiclete é pouco provável, pois além da saída de Bell Marques, e o não fechamento de novos shows, eles serão atração do ano novo no Marina Park, também em Fortaleza. Só se o grupo saísse de uma festa e fosse para outra!
Uma informação cogitada por alguns sites, e também não confirmada pela Prefeitura de Fortaleza, é a entrada da iniciativa privada para ajudar a financiar a contratação de artistas e bancar custos como fogos e programação visual.   

Reveillon Ideal 2014 - O ano de 2014 vai começar de forma especial, é o que promete o réveillon do Ideal Clube. Sendo, há 82 anos, palco das mais importantes reuniões sociais e símbolo de elegância e charme cearense, o Ideal Clube abre seu tradicional espaço para a realização da melhor festa de réveillon que Fortaleza já viu. O evento dispõe de três ambientes distintos. No salão nobre climatizado se apresentarão o cantor Serjão Loroza, a cantora Nayra Costa e a Bateria Unidos das Cachorras. Na boate, a animação é de responsabilidade dos DJs Pedro Garcia e JP Gonzalles. No terceiro ambiente está a grande inovação do evento: um camarote panorâmico com vista para o palco do Réveillon do Aterro da Praia de Iracema. Com capacidade para até 2 mil pessoas, o espaço o camarote ainda contará com um telão transmitindo os shows dos artistas que se apresentarão no aterro.
Quem quiser curtir o evento, pode optar por dois tipos de ingresso. A mesa, vendida para no mínimo quatro pessoas, oferece conforto e comodidade e inclui uma garrafa de whisky 8 anos e uma de espumante. O refrigerante, a água e o buffet são liberados. Já o Lounge VIP, espaço exclusivo para 500 pessoas, oferece todo requinte com direito a serviço open bar, buffet completo e decoração especial. Os dois tipos de ingresso dão acesso ao camarote. Para as crianças existirá um espaço infantil.

SERVIÇO RÉVEILLON IDEAL CLUBE
Ingressos:
Mesa para sócio (individual): R$390
Mesa para não sócio (individual): R$490
Lounge VIP para sócio: R$490
Lounge VIP para não sócio: R$590
Obs.: a mesa é vendida com no mínimo quatro lugares.
Vendas: site BilheteriaVirtual.com e Ideal Clube
Classificação: 16 anos
Informações: 3033.1010

 







Bell Marques se despede da banda Chiclete com Banana no Ano Novo do Marina Park
 

Com a realização da Copa das Confederações e a proximidade da Copa do Mundo 2014, o Marina Park Hotel entra em campo para ganhar o jogo no Réveillon 2014. As jogadas começam com o time de atrações musicais que vai agitar a noite, com o campeão Chiclete com Banana, além de Cristiano Araújo e Banda Acaiaca.
 O Hotel Marina Park em Fortaleza promete esse ano um grande reveillon, na despedida de Bell Marques do Chiclete com Banana. Como todos sabem, o grupo é atração da festa de Réveillon do Marina há anos. São esperadas 8 mil pessoas, numa festa ao ar livre com um cenário temático de frente para o mar. O Tema desse ano é  "Reveillon Champion's Night - Revivendo todas as Copas", e contará com a presença de mais de 200 artistas convidados. O Ingresso da direito a lugar reservado em mesa numerada, além do sistema All Inclusive. São servidos em vários buffets pratos como  Lagosta, Camarão, Filé Mignon, dentre outros . Open Bar inclui Prosecco, Whisky, Vinho, Vodka, água, Cerveja e Refrigerantes durante o evento. Cada participante receberá em seu lugar na mesa, pratos e talheres para o Buffet, além de copos para as variadas bebidas.
O tema do evento é Réveillon Champion’s Night – Revivendo Todas as Copas. A vitória está garantida com a torcida organizada em mesas coletivas de quatro, oito ou dez lugares nas seguintes ilhas: Alemanha, Itália, França, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Brasil e Espanha. A arena ainda contará com Espaço Zen e Tenda Eletrônica para diversificar as atrações do megaevento.
A decoração é o ponto alto da festa e vai reverenciar os países campeões, preparando a torcida para a grande festa do próximo ano, quando o Brasil entrará em campo com garra e hospitalidade para receber as grandes seleções, que vão se apresentar em 12 cidades-sede.
As vendas dos ingressos, os quais são all inclusive, já foram iniciadas e os interessados podem obter mais informações pelo telefone (85) 3254.4666 ou pelo email reveillon@marinapark.com.br
 

Programaçăo Semana Reveillon- Marina Park
27/12 a 31/12 - Pool Party Marina Park
27/12 - Evento a definir
28/12 - Feijoada do Marina Park
28/12 - Macknish
29/12 - Celebrity Marina Park
30/12 - Pré Reveillon - Chiclete - Mucuripe Club
31/12 - Reveillon Marina Park - Chiclete     Programaçăo Reveillon

 Atraçőes:
- 22:00 as 00:30 - Banda Acaiaca - Palco 2
- 00:30 as 03:00 - Chiclete com Banana - Palco 1
- 03:00 as 05:00 - Cristiano Araújo - Palco 2
- 03:00 as 07:00 - DJs - Tenda Eletrônica

 Informações importantes:

- O ingresso é individual e da direito a entrada com lugar marcado em mesa numerada, com serviço All Inclusive ( Open Bar e Buffet).
- Ingressos Masculinos e Femininos são o mesmo preço, qualquer um pode comprar, independente de ser hóspede do Marina.  Não são vendidos ingressos de pista, somente com lugar em mesa.
- As mesas em sua maioria são de 10 pessoas, ou seja, quem comprar número inferior compartilhará com outros participantes.
- Mesas privativas somente de 4 ou 8 lugares, necessário compra total. Somente no setor verde (fundos) - sujeito a disponibilidade
- Abertura do Evento 21:00 – serviços de bebidas e Buffet a partir das 22:00, Prosecco a partir das 23:30h– encerramento serviços as 06:00
- Trajes – Casual – recomendamos usar roupas bem leves. Branco preferencial. Não é pra ir de Abadá! Muito menos camisa de time ou seleçăo.
 - A maioria das mesas do evento ficam na grama, repensem o uso do salto alto
- Sujeito a alteração e disponibilidade sem aviso prévio

> CLIQUE AQUI  e conheça outras festas do Réveillon 2014 por todo o Brasil











+ SHOWS

“Arte Music Brasil” apresenta astros populares no Centro de Eventos
 

Grupo Só Pra Conrariar celebra 25 anos no evento que traz ainda Luan Santana e Ivete Sangalo
 

 
Celebrando 25 anos de carreira, o grupo Só Pra Contrariar retorna aos palcos mais romântico do que nunca. O maior grupo de pagode de todos os tempos se apresenta no Arte Music Brasil ao lado da diva Ivete Sangalo e do fenômeno sertanejo Luan Santana. O evento acontece no dia 30 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.
Nos anos 90, o Só Pra Contrariar alcançou a marca ilustre de 10 milhões de cópias vendidas, se tornando o maior recordista de vendas da indústria fonográfica brasileira da época. Com isso, o grupo ganhou o World Music Awards, prêmio concedido aos maiores vendedores de músicas do mundo. Ao todo, o SPC lançou oito álbuns em português e dois em espanhol. Para delírio dos fãs, o Só Pra Contratriar decidiu se juntar novamente e realizar uma turnê de dois anos, que terá também um registro em DVD. Com um repertório selecionado, o show da nova turnê apresenta as canções mais conhecidas da banda, como “Essa tal liberdade”, “Sai da minha aba”, “Que se chama amor” e “Domingo”, além de canções inéditas.
Outra grande atração é o astro sertanejo Luan Santana, que acaba de lançar novo CD e DVD.  Com 20 canções, “O Nosso Tempo é Hoje” moveu, na realização do show ao vivo, um dos mais belos corais espontâneos que o cantor já testemunhou para o seu repertório. Entre juras de amor e gingado, Luan puxará no Arte Music Festival algumas canções do novo trabalho, como "Um Brinde ao Nosso Amor", "Cabou Cabou", que, lançada em EP em junho passado, logo ganhou a boca e os ouvidos de todo o país, "Tudo o Que você Quiser", "Garotas não Merecem Chorar", "Te Vejo Linda", "Sogrão Caprichou", "Tanto Faz", "Te Vivo", "Promete", "Cê topa", "Voar Outra Vez", "Parede Branca", "Te Esperando" e a inédita "Donzela", que no DVD atraiu duas fãs ao palco, contempladas com cafuné, declamação de amor e rosas.
Prestes a gravar o DVD de comemoração de 20 anos de carreira, Ivete Sangalo fecha o trio de astros populares que estarão sábado no Centro de Eventos, no Arte Music Brasil. Com mais de seis milhões de CDs e DVDs vendidos no Brasil e no exterior, Ivete é uma das artistas mais importantes da música brasileira. A cantora também está ganhando destaque cada vez maior na carreira internacional, lotando shows em grandes arenas do exterior. O show que Ivete fará neste fim de semana em Fortaleza é o da turnê “Real Fantasia”. Interativo e dinâmico, o espetáculo dá nome ao décimo CD solo da cantora. O repertório da apresentação mescla os sucessos consagrados de Ivete com as músicas do último álbum, como “No Brilho Desse Olhar” e “Dançando”, que conta com a participação de Shakira. O show mostra o estilo versátil e contagiante da artista entre axés, levadas pop e baladas..
SERVIÇO
Arte Music Brasil
Data: 30 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Atrações: Ivete Sangalo, Só Pra Contrariar, Luan Santana e DJ Alberto Dias
Ingressos:
Pista: R$50 (meia-entrada)
Frontstage: R$150 (meia-entrada)
Camarote Open Bar: R$240 (valor único)
Vendas: site BilheteriaVirtual.com, loja Stalker (shoppings Iguatemi, Via Sul, Aldeota, North Shopping e Benfica), Atacadão Forttudo (Av. General Sampaio, 1300 - Centro) e Casa dos Relojoeiros (North Shopping).











+ MÚSICA

Centro Cultural BNB promove Festival Mestres dos Sopros

Evento reúne jovens instrumentistas de várias cidades do Brasil na Universidade Estadual do Ceará

Amantes da boa música têm um encontro marcado de 26 a 29 de novembro, quando acontece o Festival Mestres dos Sopros, na Universidade Estadual do Ceará (Uece - Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi), sempre das 8h às 20h. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, o evento reunirá jovens instrumentistas de várias cidades do Brasil e permitirá a troca de experiências entre 22 professores convidados e músicos profissionais pautados na formação e descoberta de novos talentos. Também integram a programação do Festival o V Fórum de Trombonistas do Ceará e a XX Semana da Música da Uece.
“Trata-se de uma ação enriquecedora no que se refere ao apoio ao desenvolvimento e formação de público em nosso Estado”, resume o Consultor Cultural do Banco do Nordeste, André Marinho. Segundo ele, o público poderá conferir a performance de diversos músicos locais e nacionais, como Raul de Souza, considerado um dos maiores trombonistas do mundo, também vencedor do 24º prêmio Música Popular Brasileira, na categoria instrumental. Também se apresentará o americano Richard White Quartet, tubista que há mais de uma década toca em palcos de música pelo mundo, notável por sua habilidade e flexibilidade estilística.
Além disso, serão realizadas oficinas, workshops, masterclass, recitais e shows, que contemplam diversas modalidades de instrumentos de sopro, como Flauta, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone, Bombardino e Tuba. Centenas de jovens terão lições musicais com mestres de diferentes partes do Brasil e exterior, como Marcelo Bambam (Tatuí), Marcos Flávio (UFMG), Brass Quintet (The University of New Mexico), Paulo Lima (UFPE), dentre outros. Os professores darão espetáculos tanto em sala de aula — como mestres de seus instrumentos ao compartilharem seu saber — como no palco, dentro de uma programação riquíssima que abrange grande quantidade de estilos clássicos e populares.
 













CENA GLS

 

Festival For Rainbow promove respeito à diversidade

Sétima edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual começa nesta sexta no Centro Dragão do Mar, com exposições, oficinas, palestras e shows


O VII For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, um dos mais importantes espaços de debate sobre o tema no Brasil, será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro, em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com uma média de cinco mil pessoas por ano, o evento busca difundir o respeito à diversidade sexual e de gênero, contando com mostras de filmes cujas temáticas são ligadas ao universo LGBT, além de oficinas de realização audiovisual e apresentações de teatro, dança e música, entre outras atividades.
Veronica Guedes, jornalista, cineasta e diretora executiva do For Rainbow, afirma que o festival foi originalmente concebido em 2007 como uma ação educativa e cultural em contraponto à discriminação na sociedade cearense. “Fortaleza é uma das capitais mais homofóbicas do País. Nós atuamos com vários movimentos sociais pedindo por políticas públicas voltadas para esse problema, mas também criamos o festival para que nós mesmos pudéssemos promover o respeito à diversidade”, diz.

De acordo com Veronica, o cinema foi escolhido como principal linguagem artística devido à capacidade de aproximar pessoas de diferentes identidades sociais. As exibições dos filmes são divididas em diversas mostras. Neste ano, foram selecionados oito longas-metragens e 20 curtas de cineastas da Espanha, Cuba, Argentina, México, Chile e Brasil, que serão exibidos na Mostra Competitiva e premiados em 11 categorias.
Um dos critérios de seleção para as mostras é o caráter libertador dos filmes, que fogem às abordagens estereotipadas de muitas produções convencionais. “São filmes que algumas vezes mostram realidades difíceis, mas que mantêm a mentalidade afirmativa do nosso festival”, afirma Veronica.
Entre os destaques deste ano, encontra-se a exposição “No Escurinho do Cinema”, mostrando a trajetória do personagem homossexual no cinema brasileiro, passando por diversos gêneros e momentos históricos, como as pornochanchadas e as produções da Cinédia. O festival vai sediar o lançamento do livro Os Sais da Lembrança, coletânea de poesias do cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda, diretor de Leila Diniz e For all – O Trampolim da Vitória.
O For Rainbow também atua na formação de cineastas por meio de oficinas, palestras e atividades de realização audiovisual para diversas áreas de produção cinematográfica. Nas últimas seis edições, a mostra capacitou mais de 200 jovens e produziu 15 vídeos a partir de parcerias educativas.
Tonio Carvalho, diretor, autor de teatro e coordenador da oficina de atores da TV Globo, vai apresentar a palestra Processos de Arte-Educação em Oficinas de Atores. Além disso, oficinas de edição, filmagem e som realizadas pela escola Porto Iracema das Artes terão como resultado final seis minidocumentários sobre o próprio festival e um videoclipe musical para a banda Veronica Decide Morrer, que vai realizar show no dia de abertura do evento.
Nas edições anteriores, o For Rainbow teve a participação de artistas de projeção nacional como Ney Matogrosso e Paulo Goulart. Neste ano, o evento contará com a presença das atrizes Guta Stresser, Leticia Spiller e Elke Maravilha. A ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele será homenageada com o troféu Artur Guedes pela atuação na defesa dos direitos humanos enquanto gestora da cidade e ativista política do Movimento Crítica Radical.













DJs e as bandas Zero85 e Mundo Livre S/A inauguram nova casa noturna em Fortaleza 

A HOS -House of Sensations - fica no mesmo lugar onde era a boate GLS Kiss, ao lado do Mucuripe Club, e promete ser a grande novidade das férias de Fortaleza

A HOS (House of Sensations) abre as portas hoje trazendo atrações musicais diferenciadas para a programação semanal da cidade. A nova casa noturna convidou o DJ Bruno Be (SC) para comandar a line up da noite de inauguração, ao lado dos residentes Fil e Deo Meneses. Os shows ficam por conta do projeto Mundo Livre S.A. toca Nação Zumbi e pela banda local Zero85.
Em constante ascensão tanto na carreira de DJ quanto na de produtor musical, Bruno Be vem se consolidando cada vez mais em todo o mundo. Bruno é residente do club Confraria das Artes (SC), que é hoje referência em entretenimento no sul do País.  O artista assina projetos com diferentes estilos de música, como o MPB, Rock Clássico, e festas de anos 70, 80 e 90, e claro, house music. Bruno consegue mesclar diferentes estilos dentro de um mesmo set.

Os DJs Fil e Deo Meneses, residentes da HOS, são dois expoentes quando o assunto é música. Fil é um dos mais atuantes e respeitados DJs do nordeste brasileiro, reconhecido pelo talento e versatilidade em conduzir pistas. Com mais de 13 anos de carreira, já se apresentou em 11 estados do País. Já Deo Meneses é produtor e músico natural de Fortaleza. Com mais de uma década de relação com os toca-discos, participou ativamente da instauração das cenas de rock e música eletrônica no Ceará.
Dois grupos de peso que revolucionaram a cena musical dos anos 90, o Mundo Livre S.A. e o Nação Zumbi, são os maiores nomes do movimento conhecido como manguebeat. Eles lançaram o álbum “Mundo Livre S.A. X Nação Zumbi”, no qual cada banda interpreta alguns dos maiores sucessos da outra. E a banda Mundo Livre é atração principal de inauguração da HOS, nesta sexta. Formada por Fred ZeroQuatro (voz, cavaco, violão, guitarra), Leo D (teclado, samples, escaleta, harpa de boca e backing vocal), Areia (baixo, backing vocal), Xef Tony (bateria e backing vocal) e Tom Rocha (percussão e backing vocal), a banda deixa sua marca nos sucessos “A Cidade”, “Etnia”, “Rios, Pontes e Overdrives”, “No Olimpo”, e “Samba Makossa”, as duas últimas com participação de Izabella Barros Melo (backing vocal).
 

Formada há nove anos, a Zero85 ocupa um lugar de destaque no cenário musical de Fortaleza, e estará abrindo o show do Mundo Livre na HOS. Formada por Paulo Sérgio Porto nos vocais e violão, Abraham Carlos na guitarra, Tony Pontes na guitarra e programações, Hermano Bezerra no baixo e PH Barcellos na bateria, a banda por onde passa lota shows e conquista fãs. Seu som ousado e de muita qualidade é cheio de influências que vão do rock ao reggae, com pitadas de sampler eletrônico, e pode ser conferido nas festas mais bacanas da cidade, assim como em grandes festivais.
Localizada próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a HOS realizará festas temáticas e musicalmente diversificadas, passando pelo rock, world music, blues, black music, reggae, pop rock, eletrônico, house e outros ritmos. A HOS dispõe de uma área de 1.600 m² e conta com modernos equipamentos de som, iluminação, telões e decoração de vanguarda, aceitando 1.200 pessoas em diversos ambientes: boate central, salão de jogos, lounge privê, palco de shows e área de fumantes.
Serviço
HOS – House of Sensations
Rua Travessa Icó, nº 112 – Praia de Iracema (ao lado do Mucuripe Club)
Inauguração com Mundo Livre S.A. toca Nação Zumbi, ZERO85 e DJs Bruno Be, Fil e Deo Meneses
Dia: 22 de novembro, às 23 horas
Ingressos: R$ 30 (lote promocional)
Mais informações: (85) 3021.7186
 

>CLIQUE AQUI e confira as primeiras fotos da nova casa noturna HOS










Show “Love & Peace Rocks” apresenta Toquinho e Gilberto Gil no Beach Park
   
William Ury, especialista em Mediação de Conflitos de Harvard, e o líder humanitário Sri Prem Baba também estão entre as atrações do evento que acontece sábado

O Beach Park sediará o “Love & Peace Rocks”, neste sábado, dia 23 de novembro, com música, atrações infantis, fórum de debates, diversão e reflexão. O evento pretende reunir pessoas de todo o Brasil com um mesmo objetivo: desenvolver a cultura de paz para atenuar a violência.
“Love & Peace Rocks” será a primeira edição do festival internacional e itinerante, que visitará cidades do Brasil e do mundo a partir de 2014. Este ano, o festival terá a participação de músicos consagrados como Toquinho e Gilberto Gil, além de William Ury – especialista em Mediação de Conflitos da Escola de Negociação de Harvard, EUA – e Sri Prem Baba, líder humanitário que conduzirá palestra sobre cultura de paz e prosperidade, baseado no livro “Transformando o Sofrimento em Alegria”, que será lançado no evento.
O festival, que terá início com uma cerimônia conduzida pelo Mestre Kahuna havaiano Kimokeo Kapahulehua e um grupo de nativos da ilha de Maui, contará ainda com a participação do ator e cantor Sérgio Loroza, do DJ havaiano OM Aloha, das cantoras Cristal e Shola, do cantor Leal Carvalho e do DJ Govinda, que passou uma longa temporada na Índia, além de atores, jornalistas e formadores de opinião.
 O projeto “Love & Peace Rocks”( www.loveandpeacerocks.org) que tem sua sede mundial em South Pacific – Havai/EUA, nasceu com a intenção de fomentar a paz e o amor universal, dando o primeiro passo para uma conscientização da necessidade de amarmos uns aos outros como forma de erradicar a violência.
Além das apresentações musicais, o evento divulgará projetos ligados à promoção da paz, realizados por entidades sociais do Ceará, voltados para crianças e jovens. Seus trabalhos serão divulgados por meio de vídeos que serão exibidos ao longo do evento.
Junto às apresentações musicais acontecerá um Fórum pela Paz: um encontro de pensadores e líderes humanitários que fazem algo pelo bem estar da humanidade; uma plataforma de diálogo com as pessoas que estão engajadas nesse mesmo propósito.
Promovendo o pensamento comum de grandes líderes de todos os tempos, o festival tem o objetivo de conscientizar cada vez mais as pessoas que só o amor incondicional entre os seres deste mundo irá trazer a paz e erradicar a violência.
SERVIÇO
Love & Peace Rocks
Data: 23 de novembro de 2013 (sábado)
Local: Coqueirais do Beach Park
Horário: das 14h às 23h
Ingressos: Estandes do Beach Park localizados nos Shopping Iguatemi e Via Sul ou no próprio parque aquático.















Viagem a Madrid com o chef Tande Bittencourt‏

Magic Window, Butterflytour e Lastra Viagens e Turismo, desenvolveram juntas o programa gastronômico cultural "Fusionad en Madrid", voltado para amantes da gastronomia, que oferece a oportunidade de participar da mundialmente famosa feira Madrid Fusion, e ao mesmo tempo conhecer e desfrutar dos encantos da receptiva e cosmopolita capital espanhola.                                  
Em toda a programação o grupo será acompanhado pelo chef brasileiro Tande Bittencourt, que poderá explicar detalhes das palestras e oficinas de cozinha assim como dar dicas de restaurantes e lugares tipicamente espanhóis, enriquecendo ainda mais a viagem!

Programação
Segunda-feira: 27/jan - Presença na Madridfusión e participação  nos eventos do dia. A noite jantar em um tradicional restaurante de Madrid.
Terça-feira: 28/jan - Segundo dia de Madridfusión e a noite jantar em restaurante típico frequentado por madrilenos.
Quarta-feira: 29/jan- Terceiro e último dia de feira e mais eventos acontecendo ao longo do dia.
Quinta-feira: 30/jan - Logo após a feira, nossa  programação gastronômica exclusiva com visita a fábrica de queijo nos arredores de Madrid seguido de almoço em restaurante especializado.Ali terão uma oficina de queijos e vinhos. Tarde livre.  A noite visita ao mercado de San Miguel, deixando o grupo livre em seguida para curtir a efervescência da noite madrileña.
Sexta-feira: 31/jan - Sexta-feira a manha é livre para descansar. Por volta das 12h o grupo se reúne para uma oficina culinária em escola de cozinha, terminando com almoço preparado pelos comensales.A noite a programação é uma visita a tradicional Casa Patas para um jantar seguido de show de Flamenco.

INFORMAÇÕES
Entre em contato em SP
(11)4973 3435
Butterflytour
(11)3159 8446
Lastra Turismo



ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

Tomie Ohtake celebra 100 anos pintando  

Galeria Multiarte abre hoje exposição com obras recentes da artista, celebrando o centenário da “brasileira de Kyoto” que se consagrou com a força e suavidade empregada em suas artes

No próximo dia 21 de novembro Tomie Ohtake completará 100 anos. Você já deve ter ouvido esse nome ou visto alguma obra dela. Pintora japonesa naturalizada brasileira que, aos vinte e três anos de idade viajou ao Brasil, para visitar um irmão, mas não pôde retornar devido a Segunda Guerra Mundial, Tomie é uma das principais representantes do abstracionismo informal, e se consagrou no mundo das artes plásticas pelo processo de síntese entre opostos - força e suavidade. Em suas pinturas, gravuras e esculturas, a dualidade aparece em processo de reinvenção. No momento em que ela chega ao centenário, o estilo peculiar de enfrentar a própria vida e obra permanece nas comemorações já acertadas pelo instituto batizado com seu nome em São Paulo. “Tudo que fiz foi com muito prazer e esforço. A rigor, não há algo em especial, porque tudo é especial, desde fazer uma pintura que realizo há 60 anos ou uma obra que nunca fiz antes”, explica a artista. As homenagens que receberá ao longo do ano perseguem o mesmo espírito.
Ricardo Ohtake, filho da artista e diretor do Instituto Tomie Ohtake, convidou Max Perlingeiro e a galeria Multiarte, de Fortaleza, a integrar o conjunto de instituições em torno desta grande homenagem a Tomie. “Ficamos honrados em participar das comemorações do seu centenário de nascimento”, disse Max em release da nova exposição que será aberta nesta quinta, 7 de novembro, às 20h, para convidados, e ficando aberta para visitação pública até dia 20 de dezembro. A ligação afetiva de Tomie Ohtake com Fortaleza data dos anos 1990. Nesta ocasião, a artista visitou a cidade e fez bons amigos, voltando com razoável regularidade.
Em 2013, para comemorar o centenário, foram realizadas diversas exposições, tais como, “Tomie Ohtake – Correspondências” que relacionou suas obras com as de Mira Schendel, Cildo Meireles e Nuno Ramos, entre outros, e “Influxo das Formas”, uma mostra com cerca de 130 obras e estudos, ambas no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. Em seguida, a galeria Nara Roesler exibiu “Tomie – obras recentes: de 2012 e 2013”, em São Paulo. Em novembro, serão realizadas “Tomie Ohtake – Pinturas recentes”,  exposição comemorativa do centenário de nascimento da artista, na Multiarte, em Fortaleza e a mostra Pinturas Cegas, no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro. Para encerrar o ano de homenagens, o Instituto Tomie Ohtake apresenta “Tomie Construtiva”, no dia do aniversário, em 21 de novembro, em São Paulo.
A exposição “Pinturas recentes”, da Multiarte que será aberta hoje reúne um conjunto de obras da sua última produção, datada de 2013. São apresentadas cinco pinturas monocromáticas que mostram a grande capacidade da artista em busca da criação, nove gravuras em metal, de grandes dimensões que constituem um conjunto raro de uma série praticamente esgotada e, uma escultura de grande formato – obras que demonstram que seu processo criativo, gesto e cor continuam presentes de forma marcante.
O crítico Agnaldo Farias comentou sobre a nova produção da artista: “Tomie Ohtake, como sempre, perseverando na busca da depuração, preparou ao longo dos últimos meses de trabalho contínuo, filtrado por sua costumeira insatisfação, três conjuntos de telas, cada um deles focado numa única cor, ou quase isso. Dois grupos compostos por cores primárias – amarelo e azul –, e o terceiro, por uma cor secundária, verde, resultante da soma das outras duas. Os três conjuntos são, praticamente, monocromáticos. A exceção corre por conta da presença, em algumas das telas verdes, e azuis, do vermelho, ou seja, da terceira cor primária. A inclinação imediata é dizer que o vermelho entra de forma discreta, como se ele fosse capaz disto. Pois não é, ainda mais, tendo por fundo, cores tão intensas, como o azul e o verde empregado pela artista. Qualquer aprendiz sabe que o simples contato entre cores primárias e secundárias, por adjacência ou, pior ainda, sobreposição, é conflitante. Embora cada conjunto apresentado nesta exposição concentre-se numa cor, todos três têm, como denominador comum, o mesmo gesto, isto é, a mesma pincelada curta e circular, cuja justaposição e sobreposição, combinadas, produzem o mesmo efeito, a mesma atmosfera cromática, arejada, como um tecido cuja trama é, mais ou menos densa, mas, sempre esgarçada, deixando ver, ou melhor, atraindo o olhar para dentro de si, convidando-o a mergulhar em suas profundezas, flutuar nas formas enunciadas, devolver-se à luz exterior que incide sobre ela, sobre as porções de branco que lhe constitui”.
Como atividade complementar, a Multiarte convidou o crítico de arte Agnaldo Farias, curador do Instituto Tomie Ohtake, para proferir uma palestra sobre a produção atual da artista, marcada para o dia 2 de dezembro às 19 horas. Os interessados poderão se inscrever através do telefone. 85-3261-7724.

SERVIÇO
Galeria Multiarte
Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Fortaleza, CE
Telefone: 85-3261-7724
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 10 às 18h e, aos sábados, das 14 às 18h
Período da exposição: 8 de novembro a 20 de dezembro de 2013

BARES, BARRACAS DE PRAIA, CAFÉS, CLUBES, SANDUÍCHES, SORVETES

Samba, rock e teatro infantil no BNB Clube da Aldeota

Espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim”, da Cia Pã de Teatro, será apresentado no domingo

Esta semana, o BNB Clube apresenta diversas atrações para todos os gostos. O projeto Sexta Com Classe, hoje, traz Everaldo do Sax, a partir das 21h. Os amantes da dança de salão poderão mostrar toda a sua desenvoltura e alegria com músicas que marcaram gerações. Entrada: R$ 12,00 (sócios) e R$ 15,00 (não sócios - meia).
Amanhã, no BNB Clube Aldeota, a partir das 12h30min, sócios, convidados e o público em geral podem saborear a feijoada e curtir o ritmo do grupo Sambolejo. Taxa de acesso para não sócios: R$5,00.
Também no Sábado (23), tem BNB Rock Clube. O ano de 2013 é marcado pelo aniversário de 40 anos de um dos discos mais importante da história do rock, “The Dark Side of the Moon”, da banda britânica Pink Floyd. O projeto presta devida homenagem a esse álbum, com a participação da banda Caco de Vidro, a partir das 22h.  A banda faz uma apresentação de aproximadamente 3 horas e conta com a abertura da BNBand, tocando clássicos do rock mundial, na linha do rock psicodélico e progressivo. Os ingressos custam R$ 12,00 (sócio) e R$ 15,00 (meia).
No Domingo (24) a atração será a peça “A Menina dos Cabelos de Capim”, da Cia Pã de Teatro. Texto de Ricardo Guilherme que recria a história de uma menina em seu momento de passagem e sua relação com a madrasta, apeça, de origem ibérica, nos faz viajar pelo universo simbólico feminino desde a infância, passando pela adolescência até a maternidade na idade adulta. O espetáculo está marcado para as 15h do domingo (24), no Salão Nobre do BNB Clube Aldeota. Entrada gratuita. Mais informações do BNB Clube Aldeota npelos telefones 4006.7200 ou 7203.

BASTIDORES

Ator Paul Walker, de "Velozes e Furiosos", morre aos 40 anos de idade em acidente de carro

O ator Paul Walker morreu neste sábado à tarde (30) após um acidente de carro no sul da Califórnia, nos EUA, como informa o site TMZ.


A publicação conta que fontes próximas ao astro de “Velozes e Furiosos” disseram que Paul Walker estava em um Porsche quando o motorista perdeu o controle e bateu em um poste ou em uma árvore. A colisão fez com que o veículo pegasse fogo.
 

A outra pessoa que também estava no carro com Paul Walker faleceu. O TMZ também informa que os policiais de Los Angeles estão indo ao local para avaliar o ocorrido.

A foto acima foi postada no Twitter por pessoas que presenciaram o acidente.
Ainda não existem mais informações sobre o trágico acidente, com aconteceu o acidente ou quem estava por trás do volante. O que se sabe até agora é que Paul estava em Santa Clarita para uma exposição de carros em um evento beneficente para as Filipinas. O ator estava levando amigos para passear no Porsche GT durante os dias pela cidade.
 

Paul William Walker IV, mais conhecido como Paul Walker (Glendale, Califórnia, 12 de setembro de 1973) é um ator norte-americano. Ele se tornou conhecido em 2001 após interpretar Brian O'Conner no hit Velozes e Furiosos e na sequência + Velozes + Furiosos. Seus outros filmes incluem os sucessos Perseguição - A Estrada da Morte, No Rastro da Bala e Resgate Abaixo de Zero.
Walker nasceu em Glendale, Califórnia e cresceu em San Fernando Valley, arredores de Los Angeles. Filho de Paul Walker III e Cheryl, uma ex-modelo, ele é o segundo mais velho numa família de quatro irmãos (dois irmãos e duas irmãs), Caleb e Cody e Ashlie e Amie. Walker foi criado como membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou Mórmons. Embora ele tenha parado de praticar a religião, a sua família ainda é membro da igreja. Walker frequentou e se formou na Village Christian School. Após o colegial, ele frequentou diversas faculdades da comunidade, buscando um grau e uma carreira, em biologia marinha.
Walker foi eleito em 2001, pela revista People como uma das Pessoas Mais Bonitas do Mundo, atualmente reside em Santa Bárbara, Califórnia, com seu cachorro da raça Chesapeake Bay Retriever, chamado Boone. Sua filha, Meadow Rain, que nasceu em 28 de janeiro de 1999,2 vive no Havaí com a mãe, uma ex-namorada de Paul. Ele foi um ávido surfista e sempre foi um apaixonado por carros, antes mesmo das filmagens de Velozes e Furiosos. 








Após vetar Lázaro Ramos e Camila Pitanga, Fifa escolhe casal de brancos para sorteio da Copa
A Globo sugeriu o baiano Lázaro Ramos e a carioca Camila Pitanga para a apresentação do sorteio dos grupos da Copa, mas a ideia foi rejeitada pela Fifa.
De acordo com a coluna "Radar on-line", do site da revista "Veja", a entidade que comanda o futebol mundial preferiu outra dupla, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, para estar à frente do badalado evento do Mundial de 2014, a ser realizado dia 6 de dezembro, na Bahia.
Deve ser coincidência a opção pelo casal branco, formado por uma gaúcha e um catarinense. A rejeição aos atores negros, também. Vamos torcer, né?

BELEZA

Capelli Studio reinaugura seu espaço com programação especial para clientes no próximo dia 28 de novembro 

Com 21 anos de tradição em Fortaleza, o Capelli Studio sempre foi referência de qualidade, oferecendo os melhores produtos e técnicas do mundo da beleza. Para dar ainda mais conforto para os clientes e marcar seu ano da “maioridade”, o salão passou por grande reforma, melhorando e modernizando seu espaço, que fica em endereço privilegiado, no bairro Meireles (Barão de Studart, 350). A inauguração da nova estrutura será realizada no dia 28 de novembro, com programação especial durante todo o dia.
A partir das 10 horas da manhã do dia 28/11, os clientes que chegarem no salão já vão participar da comemoração do Capelli Studio, que oferecerá “comes e bebes” de manhã e à tarde. A partir das 17 horas, começa um happy hour com clientes e amigos, com direito a DJ, drinks e petiscos. Durante todo o dia o salão estará aberto ao público e funcionará normalmente com serviços.
O espaço novo vai otimizar o que o Capelli Studio tem de melhor: o capricho com o atendimento! Os clientes vão ficar ainda mais confortáveis durante os serviços. A divisão dos espaços proporciona aconchego e privacidade, num ambiente bonito e funcional. O salão conta ainda com um café cheio de “comidinhas" e bebidas saborosas, o Comodità Caffè.
Junto com a reforma, vêm outras novidades em produtos e tratamentos de primeira linha. À frente do salão, a família Valença, composta por Eduardo e Rosane Valença e os irmãos Paula e Lucas Valença, sempre viaja para o Sudeste do País e para o Exterior em busca das novidades do mundo da beleza, mantendo o salão sempre um passo à frente quando se trata de inovação. Junto a isso, há a constante preocupação com a qualificação dos profissionais do salão, que passam frequentemente por treinamentos. Assim é a filosofia da família Valença, que mesmo com um salão já reconhecido como um dos melhores do Nordeste, não cansa de buscar soluções para deixar o Capelli Studio ainda melhor!

SERVIÇO
Reinauguração Capelli Studio
Data: 28 de novembro
Hora: A partir das 10 horas. Happy hour a partir das 17 horas
Local: Avenida Barão de Studart, 350
Informações: (85) 3268-1820

CENA GLS

Festival For Rainbow promove respeito à diversidade
 
Sétima edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual começa nesta sexta no Centro Dragão do Mar, com exposições, oficinas, palestras e shows


O VII For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, um dos mais importantes espaços de debate sobre o tema no Brasil, será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro, em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com uma média de cinco mil pessoas por ano, o evento busca difundir o respeito à diversidade sexual e de gênero, contando com mostras de filmes cujas temáticas são ligadas ao universo LGBT, além de oficinas de realização audiovisual e apresentações de teatro, dança e música, entre outras atividades.
Veronica Guedes, jornalista, cineasta e diretora executiva do For Rainbow, afirma que o festival foi originalmente concebido em 2007 como uma ação educativa e cultural em contraponto à discriminação na sociedade cearense. “Fortaleza é uma das capitais mais homofóbicas do País. Nós atuamos com vários movimentos sociais pedindo por políticas públicas voltadas para esse problema, mas também criamos o festival para que nós mesmos pudéssemos promover o respeito à diversidade”, diz.

De acordo com Veronica, o cinema foi escolhido como principal linguagem artística devido à capacidade de aproximar pessoas de diferentes identidades sociais. As exibições dos filmes são divididas em diversas mostras. Neste ano, foram selecionados oito longas-metragens e 20 curtas de cineastas da Espanha, Cuba, Argentina, México, Chile e Brasil, que serão exibidos na Mostra Competitiva e premiados em 11 categorias.
Um dos critérios de seleção para as mostras é o caráter libertador dos filmes, que fogem às abordagens estereotipadas de muitas produções convencionais. “São filmes que algumas vezes mostram realidades difíceis, mas que mantêm a mentalidade afirmativa do nosso festival”, afirma Veronica.
Entre os destaques deste ano, encontra-se a exposição “No Escurinho do Cinema”, mostrando a trajetória do personagem homossexual no cinema brasileiro, passando por diversos gêneros e momentos históricos, como as pornochanchadas e as produções da Cinédia. O festival vai sediar o lançamento do livro Os Sais da Lembrança, coletânea de poesias do cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda, diretor de Leila Diniz e For all – O Trampolim da Vitória.
O For Rainbow também atua na formação de cineastas por meio de oficinas, palestras e atividades de realização audiovisual para diversas áreas de produção cinematográfica. Nas últimas seis edições, a mostra capacitou mais de 200 jovens e produziu 15 vídeos a partir de parcerias educativas.
Tonio Carvalho, diretor, autor de teatro e coordenador da oficina de atores da TV Globo, vai apresentar a palestra Processos de Arte-Educação em Oficinas de Atores. Além disso, oficinas de edição, filmagem e som realizadas pela escola Porto Iracema das Artes terão como resultado final seis minidocumentários sobre o próprio festival e um videoclipe musical para a banda Veronica Decide Morrer, que vai realizar show no dia de abertura do evento.
Nas edições anteriores, o For Rainbow teve a participação de artistas de projeção nacional como Ney Matogrosso e Paulo Goulart. Neste ano, o evento contará com a presença das atrizes Guta Stresser, Leticia Spiller e Elke Maravilha. A ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele será homenageada com o troféu Artur Guedes pela atuação na defesa dos direitos humanos enquanto gestora da cidade e ativista política do Movimento Crítica Radical.

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

CINEMA

Filme de terror e balé entre as estreias da semana

"Sobrenatural: Capítulo 2" e “Spartacus”, com o Balé Bolshoi, estão em cartaz no UCI Ribeiro Iguatemi


Com a programação dos cinemas dominada pela segunda parte dos filmes “Thor” e “Jogos Vorazes”, poucas estreias chegam ao circuito esta semana. O longa de terror "Sobrenatural: Capítulo 2", dirigido por James Wan ("Jogos Mortais" e "Invocação do Mal") é uma delas.
No segundo capítulo da franquia, que estreia no próximo dia 22 de novembro, a família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e Dalton (Ty Simpkins), voltam a lidar com uma série de assombrações e lutam para descobrir um segredo aterrorizante que os deixou perigosamente conectados com o mundo dos espíritos. Sobrenatural: Capítulo 2 mostrará o destino da família em relação ao final do primeiro filme.
"Sobrenatural: Capítulo 2" estreou nos Estados Unidos no dia 13 de setembro e foi o mais assistido do final de semana, arrecadando mais de U$ 40 milhões em três dias. Devido ao baixo orçamento e o sucesso de “Sobrenatural” e do seu “Capítulo 2”, a franquia de terror ganhará uma nova continuação: “Sobrenatural: Capítulo 3” inclusive já tem a data de estreia - 03 de abril de 2015. O roteirista Leigh Whannell, dos dois primeiros filmes, retorna, assim como os produtores Jason Blum e Oren Peli (Atividade Paranormal). Já James Wan, que assumiu a direção dos dois longas, ainda não foi confirmado, mas deve retornar. Atualmente Wan filma “Velozes e Furiosos 7”.



BALÉ NO CINEMA - A rede de cinema UCI, que em Fortaleza fica no shopping Iguatemi, vai exibir mais um balé do Teatro Bolshoi. O segundo espetáculo, “Spartacus”, vai ser apresentado neste fim de semana.
No enredo da obra “Spartacus”, que segue com certa liberdade de interpretação da história original, Spartacus é capturado pelo exército romano e condenado à escravidão junto com sua esposa Frígia. Depois de se tornar um gladiador, ele fomenta uma rebelião lendária contra Roma. Spartacus é uma das mais famosas obras de Aram Khachaturian e considerado um dos maiores ballets no repertório do Bolshoi desde 1960.
O Corsário foi o primeiro balé a ser exibido na temporada completa do Bolshoi. O próximo e último espetáculo de 2013 será A Bela Adormecida. As apresentações continuarão em 2014.



CINEMA CEARÁ

Primeira edição do Festival de Cinema Internacional de Sobral

Produções de 18 países serão exibidas na programação do Cinebral, que acontecerá a partir de hoje e até o dia 7 de dezembro

Filmes “A Caça” e “Melancolia” estão na programação do Cinebral

De 02 a 07 de dezembro uma das principais cidades cearenses vai se transformar em um grande palco da sétima arte com a primeira edição do Festival de Cinema Internacional de Sobral – Cinebral. A programação inclui a projeção de 38 filmes de longa-metragem, somando 74 exibições, e 20 curtas-metragens, com 40 exibições, sendo esta uma apresentação do melhor do cinema europeu dos últimos anos que, em sua primeira edição, pretende mostrar um cinema alternativo de qualidade, produzido na Europa e no Brasil.

O lançamento oficial acontece nesta segunda-feira, dia 02 de dezembro, às 19 horas, no Theatro São João, com a exibição dos filmes “Picolé” e “Le Havre”. O primeiro, produzido por alunos da rede pública do projeto “A Escola Vai ao Cinema”, sob a orientação do cineasta brasileiro Telmo Carvalho. Este curta participou do “Anima Mundi”, o maior festival de animação do mundo. O segundo, é uma premiadíssima produção finlandesa do cineasta Aki Kaurismaki.
Paralelo às exibições, o festival promove oficinas de cinema, palestras e mesas redondas, contando ainda com a exposição “Cartazes, cinema e literatura”, o concerto “Música de Cinema”, shows musicais e Festa do Cinema. Os principais equipamentos de entretenimento vai receber o Cinebral, que além do Theatro São João, estará na Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa de Cultura de Forquilha.
A primeira edição do Cinebral vai homenagear o cineasta cearense Rosemberg Cariry. Na tela, as exibições dos filmes “Cine Tapuia”, “Lua Cambará”, “Corisco e Dadá” e “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”.
Hungria é o país convidado do festival, que exibirá filmes de cineastas prestigiados, como Istvan Szabo, Bela Tarr e Kornel Munduzco. São importantes produções, que representam a criatividade de um dos países europeus com maior tradição cinematográfica. No CINEBRAL, os filmes da Hungria serão comentados pela especialista húngara Clara Farkas.
A Seção Oficial conta com 17 títulos de primeira grandeza, vencedores dos mais prestigiados festivais do mundo, que têm alcançado um grande sucesso de público e crítica em vários países europeus. Também serão exibidos filmes ganhadores das últimas edições dos Festivais de Cannes, Berlim, Krlovy Vary e Veneza e filmes reconhecidos pelas academias de cinema de seus respectivos países e/ou que os têm representado nas últimas edições do Oscar.

Cineastas estrangeiros como Kaurismaki (“Le Havre”), Lars Von Triers (“Melancolia”) e os irmãos Taviani (“César deve morrer”) são alguns dos grandes diretores internacionais que ofereceram seus filmes ao festival.
SERVIÇO
I Festival Internacional de Cinema de Sobral (CINEBRAL) – De 02 a 07 de dezembro em Sobral (CE). Solenidade de abertura acontece no dia 02, às 19 horas, no Theatro São João. Mais informações na ECOA. Endereço: Travessa Adriano Dias Carvalho, 135, Centro, Sobral Ceará. Tel (88) 3111.1661.  Acesso gratuito.

CINEMA DE ARTE

"Depois de Maio" mostra o clima de rebeldia da geração de 1968

Filme está em cartaz no “Cinema de Arte” do Kinoplex UCI Ribeiro Iguatemi, com sessão às 19h
Movimentos revolucionários, o ativismo de esquerda, foram e ainda são temas interessantes para realizadores de cinema. Principalmente quando aquele que o produz viveu aquilo. É assim em “Depois de Maio”, filme mais recente do cineasta francês Olivier Assayas, que está em cartaz no “Cinema de Arte” do Kinoplex UCI Ribeiro Iguatemi, com sessão às 19h. Dizem que há muito da vida do diretor em seu protagonista, o militante político e aspirante a artista, Gilles (Clément Métayer). O título do filme se refere ao histórico Maio francês de 1968, onde se acreditava ter nascido uma novo tipo de esquerda, preocupada verdadeiramente com o proletário e em mostrar as verdades omitidas pelas mídias. No entanto, o filme de Assayas se inicia em 1971 e não pretende ser um estudo rígido do movimento. Em um Liceu, estudantes combinam de ir em um protesto. Em seguida, um violento confrontamento – filmado de forma crua – entre a liga estudantil e a temida CRS (tropa de choque francesa) confirma que os jovens, de fato, naquele momento estão a procura de uma evidente mudança social. Mesmo que para isso precisem ir para a conflagração.
Um deles – e qual a narrativa de Depois de Maio vai acompanhar – é o já citado Gilles. Um rapaz de família de classe média, com evidente talento para a arte, principalmente pintura, mas que também vê no cinema uma maneira assertiva de diálogo em massa. Gilles enamora Laure (Carole Combes), uma moça despudorada com um desejo enorme de conhecer o mundo. E para tal, o romance entre os dois deve ter um ponto final, pois ela vai para uma temporada em Londres. Em uma das manifestações seguintes, Gilles e um grupo colam cartazes de protesto e picham a fachada do Liceu. Um descuido faz com que entrem em confronto com operários que reformam a instituição. Um deles denuncia um dos jovens a diretoria. Em represália, os estudantes organizam um ataque aos operários. No calor do combate, um dos trabalhadores acaba saindo gravemente ferido. Logo o grupo de estudantes precisa ser desfeito, para assim dificultar as investigações. Uns vão para Espanha, outros Inglaterra. Gilles e sua nova namorada, a engajada Christine (Lola Créton), resolvem por se refugiarem na Itália.


Em solo italiano, levando uma vida de mochileiros, Gilles e Christine terão contato com outros entusiastas de pensamento revolucionário e que usam do cinema para externar tais ideias. Lá também, Gilles colocará seu futuro em cheque, se encontrando dividido entre a militância e o desejo de seguir uma carreira artística. Nesse sentido, Depois de Maio se assume não somente como um retrato de um época conturbada, mas também sobre o embate interior que existe quando se é jovem. Gilles acredita no ideal esquerdista, mas não quer viver em uma unidade de viés comunista. Ele também crê no isolamento do indivíduo para entrar em contato com seu verdadeiro eu. Em dado momento, um personagem diz para Gilles: “Ser artista é viver somente para si.” De certa forma, não deixa de ser um apontamento perspicaz, não somente para identificar um artista, mas qualquer ser humano. O egoísmo é mesmo inerente ao nosso caráter e renega-lo é um ato dos mais altruístas. Talvez até o maior de todos.
E apesar de Depois de Maio trazer uma panorama de pessoas que compactuavam com pensadores e sistemas comunistas, o filme de Assayas não reverencia tal retrato. Existe muita contradição no ato dos personagens, não se refutando de se desprenderem do que parecem acreditar para seguirem em frente com novas perspectivas. Aqui, Depois de Maio também demonstra que é uma obra sobre partidas e despedidas, sobre deixar para trás velhos ideais claudicantes e arquétipos ultrapassados. Nem sempre o elenco consegue transmitir com eficiência sentimentos e sensações tão intensas. Por vezes as interpretações parecem frias e desapegadas. Contudo, creio ser mesmo uma instrução de Assayas ao seu elenco, onde a encenação deve apontar para uma linha reta virtual onde o propósito da trama é mostrar como o mundo está em constante mutação e movimento. E aquele que não se adaptar, pode calhar de ser apenas uma vaga lembrança pálida. Assim o diretor mira no passado para compreender o presente. Destaque para excelente trilha sonora do filme.


CINEMA NACIONAL

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

CULTURA POPULAR

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

DANÇA

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

DELÍCIA

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

DIVIRTA-CE COBERTURAS

ECOLOGIA

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

EDUCAÇÃO

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

ENTREVISTA

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE de novembro!

ESPECIAL

FESTAS DE ANO NOVO 2014 PELO BRASIL
 
O Réveillon é uma das festas mais glamourosas do ano. E, para comemorar a chegada de 2014, que tal se divertir em uma comemoração especial, recheada de grandes atrações musicais?

Há opções em diversas capitais do Brasil e com atrações que contemplam vários gostos, além de preços que atendem a diferentes bolsos. Separamos uma lista com as principais festas de Ano Novo do Brasil, confira:




Alagoas

Réveillon Absoluto na Praia de Jatiúca

No dia 31 de dezembro acontece a festa do Réveillon Absoluto na Praia de Jatiúca. Este ano, a festa será ainda melhor, com novidades e áreas exclusivas no palco, tenda eletrônica, mesas e camarotes, além do belo cenário da orla de Maceió. trações, estão: Ivete Sangalo, Anitta, Dorgival Dantas, Life is a Loop e Dexterz. Valores: de R$ 350 a R$ 650.
Réveillon Celebration na Praia de Jatiúca


Mais uma edição do Réveillon Celebration acontece na passagem de 2013 para 2014, com uma festa all inclusive na Praia do Jatiúca, em Maceió. Entre as principais atrações estão Jota Quest e Asa de Águia. E no dia 27 de dezembro acontece a primeira festa pré-Reveillon Celebration, com a animação da banda Chiclete com Banana. No dia 29, a segunda festa conta com a presença de Saulo Fernandes, MC Koringa e DJs.Valores: a partir de R$ 80.

Bahia

Tradicional festa de Réveillon de Salvador

O tradicional Réveillon de Salvador deste ano não acontecerá no Farol da Barra, como de costume. As obras de requalificação da orla do bairro impedem a realização do evento. Mas a festa já está confirmada, opções como Jardim de Alah, a Praça Cairu, em torno do Mercado Modelo e outros bairros da cidade estão sendo estudados. Para as atrações, existem conversas com grandes nomes da música brasileira como Caetano VelosoGilberto Gil e Ivete Sangalo, ou Marisa Monte se a agenda de Ivete não permitir, além de outros.
Pré-Réveillon Axé Moi na Arena Axé Moi

O Pré-Réveillon Axé Moi 2014, na Arena Axé Moi está marcado para os dias 28, 29 e 30 de dezembro, em Porto Seguro, Bahia. No dia 28, Ivete Sangalo e Oito7Nove4 animam o público. Já no dia 29, a animação fica por conta de Chiclete com Banana e Tomate. No dia 30, Saulo e Asa de Águia dão o tom da festa. Valores: a partir de R$ 372.
Réveillon Felicitá no Hotel Deville


A festa de Reveillon Felicitá, no Hotel Deville terá uma ceia servida na área da piscina e vai contar com um show de fogos exclusivo, além de poder degustar um buffet diferenciado, com diversas opções de antepastos, entradas, pratos principais e sobremesas. Valores: Mesa: R$ 550 / Lounge: R$ 300.

Ceará

Réveillon Champion's Night no Marina Park


A festa de Réveillon do Marina Park Hotel, em Fortaleza, recebeu, este ano, o título de Champion's Night. A balada, que acontece em 31 de dezembro, vai homenagear as Copas do Mundo de futebol. Para animar os participantes, shows com as bandas Chiclete com Banana e Acaiaca, além de tenda eletrônica.Valores: a partir de R$ 900.

Espírito Santo

Reveillon Café de La Musique em Guarapari


A festa de Réveillon do Café de La Musique, em Guarapari conta com sistema open bar, open food e um grande show pirotécnico. Valores: De R$ 300 a R$ 495.
Reveillon MS Ilha | Ilha Shows

A festa de reveillon MS Ilha, no Ilha Shows, terá uma estrutura especial, com open bar e buffet com mesa italiana, mesa brasileira, mesa árabe e mesa japonesaValores: de R$ 275 a R$ 616.
Reveillon Pool Party no Siribeira Iate Clube


Na terça-feira, 31 de dezembro, acontece o Réveillon Pool Party, festa de virada do ano no Iate Clube Siribeira. O evento terá uma estrutura sofisticada e moderna valorizando o conceito "praia". As atraçõe será o Projeto The Jows: Dj Ferris e Dj Rodrigo Vieira.Valores: de R$ 110 a R$ 275.

Minas Gerais

Confira a lista completa com as festas de Réveillon de BH
Réveillon do Iate Tênis Clube


O Iate Tênis Clube, um dos espaços de lazer mais tradicionais de Belo Horizonte, promove mais uma edição da sua festa de Réveillon no dia 31 de dezembro de 2014. As atrações ainda não foram divulgadas pela organização. Valores: a partir de R$ 100.

Réveillon do PIC
Desta vez, a festa será realizada na área esportiva da sede onde se situam as quadras descobertas de peteca, a quadra poliesportiva, o Espaço Tulipas e a varanda, que oferece privilegiada vista da Lagoa da Pampulha. No palco estrategicamente instalado diante de ampla pista de dança, acontecerá um show especial do conjunto All You Need Is Love, reconhecido como o melhor espetáculo Beatles do Brasil. Valores: a partir de R$ 350.

Rio de Janeiro

Confira a lista completa com as festas de Réveillon de RJRéveillon do Doze
MC Koringa
Bloco Areia, MC Koringa, Batuque Digital, Carol Legally e Raphael Fernandes são as atrações do Réveillon do Doze, a festa conta com open bar e buffet completo de comida japonesa e mexicana, frios e hot dog. Valores: a partir de R$ 165.
Réveillon no Iate Club Urca
A Banda SKD é uma das atrações da festa
Considerado pela alta sociedade um dos principais clubes de luxo da zona sul do Rio, a piscina e sede sociais do Iate Clube Urca são famosas mundialmente, tendo recebido inúmeras personalidades do mundo inteiro. Banda SKD, Sany Pitbull, Dj Tartaruga, Dj Junior Campos, Bloco Vira Lata e o projeto Projeto Mary Lou & Sara Lee. Valores: Lote promocional - Feminino: R$ 320 e Masculino: R$ 370. Lugar marcado - R$ 490.
Réveillon da Gávea Cîroc

A festa de Réveillon da Gávea Cîroc 2014 está marcada para o dia 31 de dezembro, na Sociedade Germania, no Rio de Janeiro. As atrações são DJ Marlboro, Sapucapeta, Retro Set e DJ Farinha. A balada tem sistema open bar, além de buffet completo. Valores: a partir de R$ 328.
Réveillon do Morro na Urca

DJ Janot é uma das atrações da festa
A Morro da Urca Entretenimento promove a 8ª edição do Réveillon do Morro, no Morro da Urca. Soul de Quem Quiser, Escola de Samba da Unidos da Tijuca, DJs Janot, João Rodrigo e Dodô. Valores: de R$ 650 (pista meia-entrada) a R$ 2.100 (anfiteatro inteira).
Réveillon Pacha Búzios

Mais uma edição da festa de Réveillon será realizada na Pacha Búzios, no dia 31 de dezembro, para comemorar a chegada de 2014. O DJ francês Richard Grey e o residente Luca Di Napoli comandam as pick-ups.Valores: a partir de R$ 385.

Santa Catarina

Confira a lista completa com as festas de Réveillon de SC

Réveillon Spettacolo


O Réveillon Spettacolo 2014, que acontece no Parador 12, em Florianópolis, conta com sistema all inclusive, camarotes com dois níveis, performances artísticas, show de fogos de artifício, cenografia tematizada, intervenções artísticas, além de top DJs internacionais e nacionais. Valores: a partir de R$ 440.
Réveillon Speciali Anno VI na Arena Speciali

A festa de Reveillon Speciali Anno VI acontece na Arena Speciali, localizada na Praia de Jurerê. A virada de ano conta com open bar (água, refrigerante, vodka, whisky, espumante, energético e cerveja) e buffet (sushi kimitachi, sanduíches, doces finos, sorvete e chocolate).  Romeo Blanco, residente do Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, que ocorre na Bélgica. Valores: de R$ 220 a R$ 350.
Réveillon Virada Mágica


A Fazenda Verde do Rosa, em Imbituba, recebe a festa Réveillon Virada Mágica no dia 31 de dezembro. Os DJs Paulo Agrifoglio e Juliana Barbosa animam a balada. O evento contará com a força circense somada ao poder sedutor das novas tecnologias com o som dos Djs, configurando uma verdadeira fusão de passado e futuro, o milenar e a vanguarda. Valores: a partir de R$ 319.

São Paulo

+ Confira a lista completa com as festas de Réveillon de SP
Réveillon no Bar Brahma Aeroclube


Réveillon do Bar Brahma Aeroclube já faz parte do circuito das maiores festas de Ano Novo da cidade. Seguindo o tradicional repertório do Bar Brahma, os participantes vivem uma noite de Samba, música Pop e MPB. Valor: R$ 390 a R$ 490

Na terça-feira, 31 de dezembro, acontece a festa de Réveillon do DPNY Beach Hotel, na Praia do Curral.O DPNY Beach Hotel, eleito pela Condé Nast Publications como o melhor hotel de praia da América do Sul, realizará o maior e mais luxuoso Réveillon da região, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, numa festa que será reservada a privilegiadas 600 pessoas. Valor: Pacote Casal - 1º Lote - R$ 1500.

Réveillon acontece em Ilhabela no clima dos mistérios e magia do fundo do mar. O Sea Club prepara uma celebração com o tema Ocean, inspirado no mundo subaquático, repleta de efeitos especiais, cenografias aquáticas, performances, fontes de água, queima de fogos e muito mais, tudo isso em um cenário deslumbrante e "pé na areia" na ilha mais bela do Brasil. Valor: De R$ 300 a R$ 600.
Réveillon no Tivoli Hotel

Tivoli São Paulo – Mofarrej tem em sua festa de Réveillon, no dia 31 de dezembro, uma das piscinas mais charmosa da cidade, que receberá uma decoração única deixando o ambiente ainda mais encantador. A festa contará com open bar de bebidas a noite inteira. Valor: de R$ 350 a R$ 600.
Réveillon na Paulista


Realizado desde 1996, o Réveillon na Avenida Paulista 2014, mais conhecido como Show da Virada, chega a sua 16ª edição, sendo a principal festa de encerramento na passagem do ano velho para o ano novo na Cidade de São Paulo. Mais informações ainda serão divulgadas. Valor: grátis.