quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DESTAQUES

Fortaleza sedia segunda edição do Festival Internacional do Folclore

De 20 a 24 de novembro, Fortaleza recebe 21 grupos de tradições e cultura popular de vários Estados do Brasil e grupo do Paraguai


A segunda edição do festival, que já é um dos maiores do Norte Nordeste, terá na abertura, dia 20, a realização do Seminário ‘Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza’

Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza recebe grupos de várias linguagens folclóricas e de vários estados do Brasil e do exterior. Após a seleção através de Edital, a Encena Produções em parceria com o Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), selecionou 25 grupos, sendo 18 do Ceará, seis grupos de cinco estados brasileiros e os estrangeiros Bale Ibero americano do Paraguai.

Este ano, a programação acontece no Teatro Antonieta Noronha, Restaurante Estoril, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Colégio Agnus (Montese), e North Shopping. Além disso, os participantes terão a realização do Seminário Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza. “O objetivo é ampliarmos mais esse debate como forma de fortalecer os estudos e a contribuição da cultura negra no Ceará. É um legado importante que o festival precisa deixar para a comunidade científica, os integrantes de grupos folclóricos e para a sociedade”, explicou Sheila Fernandes, diretora executiva do festival.
Com dois dias a mais na programação e mais três grupos participando das apresentações, o Festival Internacional de Folclore se consolida já na segunda edição como um dos maiores encontros das tradições folclóricos do País.  “Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Agora, precisamos ampliar, valorizar e consolidar o projeto, fixando-o no calendário oficial e tornando o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira”, esclareceu Sheila.
O festival é uma realização da Encena Produções em parceria com Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e o CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes  Tradicionais e espera receber cerca de quatro mil pessoas em cada dia da programação.
Além das apresentações de maracatu, vaqueiros de marajó, lundu, síria, carimbó, boi, ciranda, curussê, coco, são gonçalo, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, pastoril e maneiro pau ainda estão previstas a realização do Seminário ‘Danças Populares como Práticas Culturais, Educativas e Sociais – Conflitos e Acertos’, vivências entre os grupos, apresentações especiais, terreirada de mestres entre outras atrações.
Dentre os grupos convidados, do Nordeste participam a Cia Capibaribe Sr. Dança (PE) e o Grupo de Dança Folclórica Pisada do Sertão (PB). Do Sul/Sudeste estarão os Tropeiros do Litoral (SC), o grupo Tradições Pommerland (ES) e Andora (ES). O Norte é representado pelo grupo Frutos do Pará (PA), além da participação internacional do Bale Ibero Americano do Paraguai.

Os cearenses dominam a programação, com os grupos Maracatu Vozes da África, ParaFolclórico Luar do Sertão, Txai Cia de Danças Populares, Grupo de Dança Tablado, Ore Anacã (Universidade Federal do Ceará), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Grupo Fulô do Sertão, Grupo Tradições Cearenses, Grupo MiraÍra, Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Quadrilha Ceará Junino e Cia Estrelas da Rua.

Serviço:
I Festival Internacional do Folclore do Ceará
De 23 a 25 de novembro de 2012
Informações: (85) 3023.3064
www.festivaldefolcloredoceara.com.br












Evento apresenta artesanato e decoração do Brasil e do mundo

Nova edição de Feira Internacional acontecerá de 1º a 10 de novembro, no Centro de Negócios do Sebrae


De 1º a 10 de novembro, no Centro de Negócios do Sebrae, Fortaleza será novamente palco de uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, com 20 países e 13 estados participantes trazendo novidades e tendências do mais genuíno artesanato e da decoração mundial.
Um passeio pela Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que está pela quarta vez em Fortaleza, se transforma em uma verdadeira viagem cultural, em que é possível conhecer a arte e um pouco da história de cada povo.
Para esta edição, estão confirmados representantes dos países África do Sul, Chile, Coréia, Dubai, Equador, Filipinas, Austrália, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Palestina, Peru, Paquistão, República Tcheca, Rússia, Senegal, Tanzânia, Tunísia e Turquia. O Brasil será representado por 13 grandes estados: Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, reunidos ao todo em 80 estandes.
Uma das grandes novidades deste ano é a participação da Rússia, que tem como forte característica a fabricação das bonecas chamadas de Matryoshka, geralmente representando líderes políticos ou personagens de contos de fadas, também conhecidas como as bonecas da prosperidade e da maternidade.

A Turquia estará muito bem representada com luminárias, toalhas bordadas e jogos americanos da região da Capadócia, porta-retratos e lustres em madrepérola, bolas de decoração, bandejas das Filipinas e colchas e tapetes bordados da Índia. Os visitantes terão ainda a oportunidade de se deslumbrar com as peças da República Tcheca e do Congo, como brincos, colares, bolsas, além de esculturas do Senegal.
A cidade de Caruaru (PE), eleita em 2012 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o maior centro de artes figurativas das Américas, marca presença pela primeira vez trazendo seu carro-chefe: esculturas de cerâmica e peças em couro e algodão que facilmente são reconhecidas por sua beleza e sensibilidade.
Das serras gaúchas, os queijos, vinhos e os deliciosos sucos de uva são a atração especial. Estarão presentes também os famosos doces de Minas Gerais, que unem a tradição dos doces artesanais, talentos típicos da culinária mineira.
Devido ao grande sucesso, o artista plástico Gleibson Cavalcante é um dos que retornam a esta edição. Gleibson traz à feira quadros pintados ao vivo, transformando as peças em verdadeiras obras de arte.
A Feincartes é promovida pela Mathias Feiras e Eventos e já se comprova como um grande sucesso, tendo carinhosamente seus dias reservados no calendário do povo cearense e já chegando à sua 47ª edição pelo Brasil. Segundo a organizadora do evento, Maria Mathias, o principal objetivo da feira é oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer e adquirir produtos únicos com preços acessíveis. “A feira é a expansão de muitas culturas que geram satisfação nos visitantes em conhecer de perto as características de cada região, e ainda levam para casa produtos exclusivos”, afirma.

SERVIÇO
FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO E DECORAÇÃO (FEINCARTES)
Data: 1º a 10 de novembro.
Local: Centro de Negócios do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema).
Horário de visitação: Todos os dias, de 15 horas a 22 horas.
Entrada: R$ 8,00 (oito reais).
Ingressos: Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada e crianças até 12 anos de idade, acompanhadas por responsável, têm entrada liberada.
Informações gerais sobre o evento pelos telefones: (27) 9228.1511 / (85) 8974.5007 / (85) 9839.3285. E-mail: contato@feincartes.com.br. Site: www.feincartes.com.br. Facebook: Feira Feincartes.

 









Ceará ganha o seu primeiro Festival Literário Internacional

Na primeira edição da FLAQ, a “Festa das Letras”, em Aquiraz, escritores cearenses convidam autores latinoamericanos e brasileiros

>Jornalista e escritor cearense Xico Sá é um dos convidados  
 
Aquiraz, a primeira capital cearense, será também o primeiro município do estado a abrigar um festival literário internacional. Sem deixar de lado a sua vocação para o turismo, a cidade litorânea sedia de 21 a 24 de novembro a 1ª Festa Literária de Aquiraz – FLAQ (www.flaq.com.br).
Com o tema Marés Literárias, o evento acontece no Engenhoca Parque Educativo – localizado a pouco mais de 15 quilômetros do centro de Fortaleza, foi construído em local que abrigava uma antiga Fábrica. O Parque é um exemplo de passeio que une, ao mesmo tempo, muita diversão e aprendizado para crianças, jovens e adultos.
O encontro contará com as presenças de alguns dos mais importantes autores cearenses, ao lado de outros nomes representativos da literatura latinoamericana e brasileira. Atividades paralelas dedicadas a professores e ao público-leitor adulto e infantil completam a programação.

A lista de escritores confirmados para o festival inclui os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro. Esses autores convidaram seus parceiros de mesa Luiz Ruffato e os internacionais Mempo Giardinelli e Patrícia Ratto (Argentina), Pia Barros (Chile) e Héctor Abad (Colômbia).
“Nos últimos cinco anos festivais literários se multiplicam pelo Brasil e o Ceará não poderia ficar de fora desse movimento. Eles se multiplicaram porque é uma fórmula que deu certo em muitos quesitos: é uma festa que forma plateia, incentiva a leitura de forma lúdica e facilita o encontro do autor com o seu público” explica Mona Dorf, curadora da FLAQ, jornalista e há anos militante do incentivo à leitura.
Aquiraz será o ponto de encontro do público cearense com autores cearenses. “É um começo, porque é o nascimento de um festival, mas um começo ambicioso. Trouxemos grandes autores estrangeiros para contracenar com os brasileiros”, esclarece Mona. “E escritores que já tem projeção nacional, mas que talvez ainda sejam bastante desconhecidos do público local, como Sidney Rocha, Ronaldo Correa ou Xico Sá”, finaliza a curadora da FLAQ.
Programação - Na abertura, dia 21, Ana Miranda conversa com o argentino Mempo Giardinelli. Em seguida, a cearense Tércia Montenegro – cuja obra está sendo traduzida para o inglês para ser lançada pelo site Amazon – dialoga na mesa A Viagem da Literatura com o escritor Luiz Ruffato, que protagonizou a maior polêmica da recente feira de Frankfurt, Alemanha, em que a literatura brasileira foi destaque, ao proferir um discurso com críticas à realidade do país.
Na sexta-feira, dia 22, a cearense Maria da Penha, inspiradora da lei homônima que versa sobre a violência contra a mulher, participa da mesa Histórias que se Contam, ao lado de Sidney Rocha e da chilena Pia Barros. Ainda na sexta, a mesa Ditadura e Memória reunirá a argentina Patrícia Ratto e o cearense Ronaldo Correa de Brito.
No sábado, a mesa sobre Leitura e Educação na Era Digital reunirá os professores José Luiz Goldfarb e José Aires de Castro Filho para debater o acesso a conteúdos na internet, bibliotecas digitalizadas e à escrita colaborativa, compartilhada.
Ainda no sábado, a mesa de encerramento da FLAQ, Entre Meus Amores, reúne o escritor e jornalista Xico Sá e o colombiano Héctor Abad.
Homenagem – Nesta sua primeira edição, a FLAQ prestará homenagem ao contista cearense Moreira Campos, um dos mais importantes autores nacionais no gênero, cujas obras foram traduzidas para o alemão, francês, hebraico, italiano e inglês. O escritor ganha, inclusive, em razão da FLAQ, uma exposição aberta ao público no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz.
Atividades paralelas - A FLAQ terá ainda oficina de minificção com a chilena Pia Barros; oficina de tuiteiros culturais com José Luiz Goldfarb; leitura e escrita com o jornalista e escritor Nelson Lourenço; mostra de fotos de grafites que inclui um concurso de frases entre alunos e professores de Aquiraz e outros interessados. Uma programação de música e show do cantor Fagner completam a programação.

SERVIÇO
Festa Literária de Aquiraz
Quando: de 21 a 24 de novembro
Horário: das 10 às 21 horas
Onde: Engenhoca Parque Ecoeducativo
Endereço: Rua Raimundo Coelho, s/n












CINEMA


Novo filme de Ridley Scott é uma das estreias da semana
 
"O Conselheiro do Crime" tem time de atores impressionante, com Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz e Brad Pitt, mas resultado decepciona
 

Em "O Conselheiro do Crime", novo filme do diretor Ridley Scott, uma das estreias dos cinemas de Fortaleza esta semana, com Michael Fassbender, Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz e Brad Pitt, um advogado (Fassbender) se envolve com tráfico de drogas. O roteiro é assinado por Cormac McCarthy, mesmo autor do romance que deu origem ao filme "Onde Os Fracos Não Têm Vez" Divulgação
A julgar pelo time de envolvidos, "O Conselheiro do Crime", novo filme de Ridley Scott ("Alien, o Oitavo Passageiro"), tinha tudo para dar certo. Além de Scott na direção, o roteiro é do vencedor do prêmio Pulitzer Cormac McCarthy, autor dos romances que deram origem a "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "A Estrada", e elenco de dar inveja a muitos diretores: Michael Fassbender, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Brad Pitt  e Javier Bardem. Essa equipe estrelada, no entanto, não foi capaz de garantir os melhores resultados.
Fassbender é um advogado bem sucedido e muito apaixonado pela namorada Laura, vivida por Penélope Cruz. Sob lençóis brancos e muitos suspiros, os dois protagonizam cenas quentes nos primeiros minutos de filmes. Segundo sites especializados, Fassbender disse que esse foi uma das cenas mais difíceis da carreira porque Bardem, marido da atriz e também estrela do filme, assistia a tudo ao pé da cama.
Mesmo com a vida aparentemente perfeita, o conselheiro parece querer mais e se envolve em uma transação de venda da drogas de US$ 20 milhões. O esquema, no entanto, oferece muitos riscos devidamente esclarecidos pelo já experiente Westray (Brad Pitt). Caso algo saia errado, ele diz, os responsáveis pela droga no México serão impiedosos. E, como era de se esperar, as coisas dão muito errado.  


O desenrolar é previsível e os diálogos, apesar de bem trabalhados, pouco contribuem para o andamento do longa. O personagem de Barden, Reiner, que desperta interesse pelo estilo de vida extravagante, é responsável por falas sexistas, que não servem para reflexões ou para entendimento do personagem.
Em certo momento do filme, Reiner se mostra assustado quando a mulher decide fazer uma performance sexual exótica e emenda dizendo que não sabe se pode confiar nela. "Mas você não pode confiar nela por causa disso?", pergunta o conselheiro. "Não. Isso não tem nada a ver", diz o traficante, sem explicar.
Na outra ponta, o trio Cameron Diaz, Michael Fassbender e Javier Barden faz um bom trabalho. Barden e Diaz vivem o casal de traficantes que leva uma vida extravagante, com direito a tigres no quintal, dentes de ouro e roupas ultracoloridas, mas é Fassbender quem mais se entrega para viver o desespero de um homem que percebe que não é tão esperto quanto parece.
Mesmo com a trama simples, novos personagens que parecem importantes para história não param de surgir até o final. Quem assiste faz um esforço para gravar a função de cada um na história, mas já perdeu outros diálogos rebuscados enquanto faz o exercício. Pelo menos, a fotografia de Dariusz Wolski é belíssima e, mesmo que você também se perca, vai ter o que admirar.











GASTRONOMIA



Festival oferece degustação de 150 vinhos de diversos países

Segunda edição do Vinho Fest acontecerá no próximo dia 5 de novembro, no Empório Delitalia
 

No próximo dia 5 de novembro, o Empório Delitalia receberá a segunda edição do Vinho Fest Fortaleza. Estarão à disposição dos visitantes 150 rótulos de 40 diferentes regiões, incluindo o Brasil, Argentina, Chile, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
"O objetivo do Vinho Fest é ajudar o consumidor a desenvolver o gosto pessoal, conhecendo vinhos de diferentes regiões, ampliando seus horizontes e formando um apurado senso critico individual", diz o sommelier Marco Ferrari, um dos organizadores do festival. Ele lembra que a ideia do evento surgiu da observação de que muitos consumidores têm dificuldade de comprar vinhos diferentes dos que já estão acostumados. "Nós observamos que há uma desconfiança do consumidor local em se aproximar de vinhos menos conhecidos, o que o leva a escolher sempre as mesmas opções", afirma Ferrari.
Portanto, o festival é uma ótima oportunidade para chamar a atenção dos enófilos para vinhos de regiões diferentes, de produtores diferentes e estimular o consumidor a provar novas sensações, sem medo do desconhecido. Desta forma, poderá aproveitar toda a variedade e a riqueza que o mundo do vinho oferece.
Além das degustações, ao longo do evento serão divulgados os vinhos campeões selecionados durante as avaliações às cegas por um painel eclético composto por sommeliers, especialistas, profissionais do trade e enófilos. “Posso adiantar que teremos interessantes surpresas. O que é comum de acontecer quando se avalia vinho sem se deixar influenciar pelo preço, procedência ou marca”, diz Ferrari.
Além de conferir a boa relação custo e benefício dos vinhos brasileiros, os visitantes do Vinho Fest poderão experimentar rótulos excepcionais e exóticos. Entre as jóias, o espumante italiano Cuvée Brut Bellavista Franciacorta Docg. Produzido na região da Lombardia, próximo à cidade de Brescia, o Franciacorta é a resposta da Itália ao champagne francês. Trata-se de um champenoise elaborado pela renomada Bellavista, de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, a partir de uma seleção altamente cuidadosa de vinhos fermentados e maturado em barricas de carvalho. No Franciacorta entram vinhos de seis a nove safras diferentes para dar este fantástico espumante.
Entre os exóticos, vale conferir o grego Agiorgitiko by Gaia. Apesar da Grécia produzir vinho desde os tempos de Socrates e Platão, muito pouco de sua produção enológica chega ao Brasil. Este tinto é produzido a partir da casta autóctone Agiorgitiko, na região do Peloponeso, fica de seis a oito meses em barricas de carvalho e harmoniza com cordeiro e carnes vermelhas em geral.
SERVIÇO
Vinho Fest Fortaleza 2013 -  2ª edição
Dia 5 de novembro, das 16h até às 21h, no espaço Escola do Vinho do Empório Delitalia (Av. Desembargador Moreira, 533 – Meireles). Ingressos: R$ 100,00, sendo R$ 50,00 de crédito para compra de vinho no evento ou na adega do Empório Delitalia. Mais informações: (85) 3133-5000.











BARES

Cervejaria Devassa de Fortaleza lança prato com edição limitada

Trazendo o estilo carioca para Fortaleza, a Cervejaria Devassa (Avenida Júlio Abreu, 175) engaja-se na campanha nacional em prol do Rio de Janeiro, intitulada #RioEuTeAmo. Para dar aos clientes a oportunidade de entrar no clima do movimento, a partir de 21 de outubro, as unidades franqueadas de todo o Brasil lançam promoção especial de combo, trazendo prato com edição limitada.
Criado pelo Chef Claudio Albuquerque, o prato “Da Esquina” é um petisco que reflete a vida do carioca. De acordo com ele, “Pensar em Rio de Janeiro é sentar numa mesa e ver a vida passar, e claro, só podia ser numa esquina. Para este momento perfeito, criamos o prato ‘Da Esquina’, com pitadas de Rio de Janeiro numa só sugestão para este evento”.
O prato traz pernil assado no vinho, lembrando as bodegas cariocas, bolinhos de arroz comuns no dia a dia de várias famílias do Estado, camarões da beira de praia, crocantes e sequinhos, caldinho de feijão preto, além de claro, pastel, que não poderia faltar, nos sabores, calabresa, cebola, muçarela e orégano. E para fechar a combinação, espetinhos de frango e mignon!
Pensado para ser degustado com amigos, o “Da Esquina”, quando acompanhado com quatro chopes, dá direito a um brinde especial, um copo que traz as marcas da Cervejaria Devassa e da campanha #RioEuTeAmo.
A campanha #RioEuTeAmo é uma plataforma que vai desenvolver, realizar e incentivar gestos de amor pela cidade. Serão dois anos de eventos e ações envolvendo arte, música, esporte, cinema, literatura e cidadania. O projeto terá seu grande momento em 2014, no lançamento de "RioEu Te Amo", um filme que segue o formato de "Paris Je t'aime" e "New York I Love You", com 10 histórias de amor vividas no Rio e assinadas por diretores de cinema brasileiros e estrangeiros, e com elenco internacional.







ONG que usa arte para ajudar jovens carentes ameaça fechar

Um dos únicos projetos culturais e sociais de Fortaleza que tem quase duas décadas de existência, o grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD –, pode parar

Janne Ruth (à direita), em uma das edições do Fendafor, com outros grandes mestres da dança como Mariza Estrella e Hugo Bianchi: "Infelizmente vamos fechar as portas pela primeira vez."

Descaso com um trabalho social comprovado e omissão das autoridades. É o que se comprova pelo quase fechamento do BCAD, no bairro Bela Vista. Janne Ruth, presidente e idealizadora da ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações -BCAD, responsável pelo Fórum Estadual de Dança do Ceará, que também criou no ano 2000 o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, o Fendafor, revela para o Jornal O Estado sua tristeza diante da falta de incentivos. “Nunca fechamos nossa porta e agora, como ninguém nos escuta, e depois de meses mantendo a ONG com recursos próprios, chegamos no limite”, afirmou.
O BCAD surgiu como resultado do trabalho desenvolvido desde 1981 pela Escola de Dança Janne Ruth, que realizava ações humanitárias e artísticas para receber crianças e adolescentes que não podiam pagar a mensalidade na Escola de Dança Janne Ruth. Com sua sede própria, no bairro da Bela Vista, a ONG trabalhava na construção de uma nova realidade, para que crianças, adolescentes e jovens não parassem de sonhar com uma vida mais digna.

Desenvolvendo cursos de Dança (Ballet Clássico e Contemporâneo como formação acadêmica), Dança de Rua, Acrobacia, Teatro, Inclusão Digital, Artes, Oficinas de Cidadania, Apoio Pedagógico (Reforço Escolar com incentivo a leitura e a escrita), cursos profissionalizantes, música (Flauta e Violão), Audiovisual, Pesquisas de Campo, Coreográficos e de movimento, Esportivos (natação e karatê no Estilo Shotocan), o BCAD é referência para pais de crianças carentes de Fortaleza. Inclusive alguns dos bailarinos que saem do BCAD para a Cia de Dança Janne Ruth chegam a despontar no cenário artístico exibindo o talento cearense em turnês internacionais.
“O BCAD nasceu da escola de Ballet Janne Ruth em 1994 e durante esses quase 20 anos já passaram 20 mil pessoas direto e indiretamente pelo nosso atendimento”, comenta Janne. “Esse ano estamos esperando resposta neste mês de Outubro de dois convênios na Prefeitura e mais duas emendas parlamentares que sustentariam a ONG. As emendas estão com o chefe de gabinete do Roberto Cláudio, o senhor Laudécio, na Secretaria de Governo, que é comandada pelo irmão do prefeito, o senhor Prisco. Não obtemos resposta nenhuma e a ONG temporariamente esta fechando suas portas, apesar de toda a problemática da gestão anterior”, explica.
O BCAD tem como desafio constante a sustentabilidade de sua nova estrutura, visto possibilitar que sua missão de promoção de reinserção e integração social de crianças e adolescentes em situação de risco social ou vulnerabilidade sócio-econômica, nas áreas pobres de Fortaleza. Janne não entende as distorções nas cobranças burocráticas de governos e prefeituras na hora de liberar o incentivo para projetos como o do BCAD. “Não sei dizer se não estão querendo pagar ou deixando o tempo passar. Não sei responder, so eles tem essa resposta. Mas o grupo BCAD é uma das ONGs mais bem avaliadas, presta um grande serviço e nem assim eles estão liberando o que é de direito. Existe uma grande burocracia nesses projetos que sempre causaram grandes atrasos. Nesse caso não são atrasos - são descasos”, completa Janne.










Rapper americano JA RULE fará show em Fortaleza

Fortaleza tornou-se rota oficial das grandes atrações internacionais do mundo da música, e desta vez a capital cearense irá receber o show do famoso rapper norte-americano Ja Rule, que vem em turnê ao Brasil e fará show inédito na cidade, dia 16 de novembro, no Mucuripe Club. Jeffrey Atkins, mais conhecido como Ja Rule, é famoso por fazer parte da história do rap mundial e ser responsável por grandes hits como 'Pain is Love', 'Mesmerize', 'Always on time', 'Wonderful' e 'Holla Holla'.
Ja Rule ganhou destaque pelo talento que tem com as rimas e lançou seu primeiro álbum “Venni Vetti Vecci”, no qual fez a canção “Daddys Little Baby” em homenagem à filha. Nesse mesmo álbum ele gravou uma canção que contava a vida dos bandidos da costa leste de New York: “It’s murda!”.
O cantor de 37 anos passou por altos e baixos durante sua carreira, mas nunca deixou de fazer o seu melhor na música. Reconhecido no mundo inteiro por suas trilhas em filmes, canções e clipes super bem produzidos, Já Rule está para lançar um filme chamado “I’m in Love with a Church Girl” e fará shows novamente no Brasil nos meses de outubro e novembro, inclusive no Ceará.

Atrações
Ja Rule
DJ Shark
Banda 085
DJ Jalu

Vendas
Levis - Iguatemi
Quorum - Aldeota (85) 3458-1715 e Via Sul (85) 3278-2984
Bilheteria Virtual: www.bilheteriavirtual.com.br

Ingressos
1º lote – R$ 40 (Pista); R$ 70 (Frontstage)
2º lote – R$ 50 (Pista); R$ 90 (Fronstage)

SERVIÇO
Show do rapper Ja Rule em Fortaleza
Dia: 16 de novembro
Local: Mucuripe Club
Informações: (85) 3458-1715 | 3278-2984














LIVROS - FICÇÃO


Depois de conquistar milhares de fãs ao redor do mundo, série “Revenge” vira livro
 

Escrito por Jesse Lasky, roteirista da equipe da série, que mostra uma parte da história que não foi exibida na TV
 

As questões de Willian Shakespeare (1564-1616) eternizadas em o Mercador de Veneza e escolhidas por Jesse Lasky para a abertura do livro Revenge – treinamento para vingança (Planeta, 256 pp, R$ 34,90), não deixam dúvidas ao tom que  o autor dá à história, sucesso arrebatador nos quatro cantos do mundo como série de TV, exibida no Brasil pela TV Globo e pelo canal por assinatura Sony.
Amanda Clarke, agora conhecida como Emily Thorne, decide voltar aos Hamptons, em Nova York, em busca de vingança contra aqueles que destruíram sua família e causaram a morte de seu pai.  Este é o mote da série.
No livro, Emily Thorne regressa a Rebun, no Japão, à mesma escola de vingança do mestre Takeda, onde já estivera. Lá, Emily aconselha Ava Winters, a jovem herdeira da premiada vinícola Starling, que quer se vingar do homem que a enganou e pelo qual fora perdidamente apaixonada. As duas conhecem ainda outras quatro pessoas que também buscam suas vinganças pessoais. O que nenhuma delas sabe é que em breve seus destinos vão se cruzar.
Tarimbada, Emily divide com Ava sua sabedoria sobre a vingança e a importância de buscar a justiça em um mundo onde os inimigos são os que se dão bem. Resta saber se Ava aprenderá as lições. Conseguirá tornar-se forte para recuperar o seu império?
Jesse Lasky cresceu em Long Island antes de ir para Nova York cursar faculdade. Após se formar, mudou-se para Manhattan, onde trabalhou em diversos projetos para cinema e televisão. Atualmente ele vive em Los Angeles e integra a equipe de roteiristas da série Revenge, exibida nos Estados Unidos pela ABC e, no Brasil, pelos canais Sony e Globo.










LIVROS - NÃO-FICÇÃO

Rod Stewart por ele mesmo

Em “Rod - A autobiografia”, o cantor revela detalhes de sua vida dentro e fora dos palcos

O cantor, compositor e astro do rock Rod Stewart, em 68 anos de vida, colecionou alguns números bastante expressivos: são 4 décadas de rock, 3 casamentos, 8 filhos, 16 vídeos mostrados pela MTV no dia da estreia do canal, mais de 200 milhões de discos vendidos e o recorde mundial da maior plateia de todos os tempos em um concerto de rock - 3,5 milhões de pessoas na praia de Copacabana em 1994 - registrado no Guiness Book. Sem falar nas inúmeras experiências pitorescas que tem para contar. Tudo isso ele reúne em Rod - A  autobiografia, que mistura suas muitas histórias curiosas com o humor característico de Stewart.
Com um misto de despretensão, bom humor e absoluto desapego à autocensura, tom narrativo que talvez explique o sucesso mundial de Rod - A autobiografia, o artista conhecido pela extrema vaidade (um dos capítulos do livro descreve em minúcias a "construção" de seu característico penteado) surpreende pela transparência e despudor com que revela sua história ao grande público.
São quase 400 páginas, incluindo 32 cheias de fotografias pessoais, que contam, da infância humilde em Londres até os dias atuais, a trajetória de Stewart. O vocalista de timbre rouco não perde tempo glorificando o próprio mito, nem sonega nenhuma informação importante - como a decisão de dar sua primeira filha à adoção ou o abuso de drogas, incluindo o uso que fez de cocaína por meio de supositórios, a fim de preservar suas vias nasais e a voz.
Outros aspectos embaraçosos da vida pessoal anterior à fama ou da vida pública já como artista consagrado (como o célebre caso de seu maior sucesso, Da ya think I'm sexy?, admitido como "plágio inconsciente" de Taj Mahal, de Jorge Ben Jor) são abordados sem rodeios. Stewart reconhece responsabilidades, explica as circunstâncias de seus atos e escolhas, mas não busca expiar culpas.
Além de desmentir várias lendas correntes a seu respeito (entre elas, a de que já foi coveiro e jogador de futebol profissional), o roqueiro lembra-se de como conheceu o guitarrista Jimi Hendrix, de sua parceria com Jeff Beck (com quem tocou no Jeff Beck Group, como teve de fugir de uma insistente Janis Joplin nos bastidores de uma turnê pelos Estados Unidos, sua amizade com Ronnie Wood, do Rolling Stones, e também com Elton John e Freddie Mercury, com quem chegou a pensar em montar uma banda (que se chamaria Nose, Teeth and Hair, lembrando as características físicas mais marcantes dos três artistas. Segundo ele, estranhamente, o projeto nunca vingou). Sua vida pessoal, os três casamentos e o relacionamento com os muitos filhos, também fazem parte da história que ele desnuda em Rod:a autobiografia.
Stewart também confessa que tem menos medo de envelhecer do que de enfrentar o fim da carreira - e se admite esperançoso de ter o bom senso de parar antes de entrar na espiral de decadência que o levaria a se apresentar para plateias cada vez menores. Pelo menos por enquanto, esses temores (da morte e do fim da carreira) parecem distantes. Aos 68 anos, e depois de ter enfrentado um câncer de tireoide que pôs em risco suas cordas vocais, Stewart ainda tem vigor suficiente para, uma vez por semana, atuar como lateral-direito do time amador Fram, de Los Angeles, e para ter lançado, no começo de 2013, seu 27º álbum de estúdio, Time, o primeiro autoral em vinte anos.
SERVIÇO
Título: Rod - A autobiografia
Autor: Rod Stewart
Tradução: Helena Londres
Gênero: Biografia
Páginas: 392
Preço: R$ 49,90
Editora: Globo Livros
***









MÚSICA

A novela pode até não ser boa, mas o CD é ótimo!

 

Trilha internacional da novela “Sangue Bom” reúne jovens e consagrados artistas
 

Depois do sucesso dos dois primeiros álbuns nacionais, a Som Livre lança a trilha sonora internacional da novela Sangue Bom. As 14 faixas do repertório acompanham o espírito jovem e cheio de romance da trama, misturando artistas do momento e clássicos estrangeiros.
Abrindo o repertório está o sucesso “Ho Hey”, da jovem banda folk The Lumineers, que embala as cenas de Amora (Sophie Charlotte) e Bento (Marco Pigossi). Do gênero indie, o grupo Gossip entra no CD com a dançante “Move in the Right Direction” e Fun, conhecida principalmente por “We are Young”, apresenta “Some Nights”. Acrescenta-se ao time das bandas, as consagradas Muse e The Beach Boys, com “Madness”, tema de Malu (Fernanda Vasconcellos) e Maurício (Jayme Matarazzo), e “That’s Why God Made the Radio”, de Tina (Ingrid Guimarães) e Vitinho (Rodrigo Lopez), respectivamente.
Música de Malu (Fernanda Vasconcellos) e Bento (Marco Pigossi), “Because You Loved Me”, de Diane Warren e famosa na voz de Céline Dion, é interpretada por Jesuton, cantora inglesa radicada no Brasil. A também clássica “Theme from New York, New York” aparece na voz de Ronaldo Canto e Mello.
A canadense Alanis Morissette interpreta “Guardian”, primeiro single de seu oitavo álbum homônimo, que embala as passagens com Natan (Bruno Garcia).  Já o vencedor do American Idol de 2012, Phillp Phillips canta a country e romântica “Home”, que acompanha as cenas de Xande (Felipe Lima) e Luz da Silva (Aline Dias). Também premiada, Emeli Sandé, vencedora do prêmio de escolha da crítica no Brit Awards 2012 e nova sensação do soul, vem com “Next to Me”.
O hit eletrônico “Feel so Close”, de Calvin Harris, é tema da personagem Amora (Sophie Charlotte). Outro sucesso das baladas internacionais, a dançante “Dont you worry Child”, entra no disco com a interpretação do grupo de DJ’s Swedish House Mafia e pelo cantor John Martin.  O fenômeno teen do pop Justin Bieber se junta ao rapper Ludacris em “All round the World”. Para fechar a trilha, o contratenor brasileiro Edson Cordeiro canta “Mercedes Benz”. ****

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

CASA COR CEARÁ abre sua 15ª edição

A CASA COR CEARÁ inicia esta semana as visitas da sua 15ª edição. Em 2013, a versão cearense da mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, acontece em um imóvel de arquitetura europeia exclusiva, construído na década de 50.
O tema escolhido para este ano foi, “Um olhar para o Ceará”, a inspiração do mote estará presente em todos os ambientes que, além dos elementos decorativos e arquitetônicos, contarão com seleção especial de música brasileira e um cardápio especial de comidas típicas cearenses no restaurante e café. Os nomes dos ambientes serão uma homenagem às várias expressões cearenses de cultura, arte e costumes.
O imóvel, escolhido para esta edição, possui 7.200 m², com 1.100 m² de área construída atualmente, onde estarão os 42 ambientes e 68 profissionais.
A CASA COR CEARÁ 2013 selecionou a propriedade da Família Boris, que foi moradia de Bertrand e Ariza Boris e de um de seus filhos, Gerard Boris. A casa foi construída em 1950, localizada em endereço exclusivo na Aldeota, na Av. Rui Barbosa, bairro tradicionalmente residencial de Fortaleza. O local da 15ª edição do evento ganha destaque e chama atenção pela arborização e o tamanho de seu terreno, rodeado de árvores e palmeiras antigas.
Para esta 15ª edição, a CASA COR CEARÁ comemora os resultados alcançados em 2012.  A mostra cearense ganhou dois prêmios: o de Melhor Evento Nacional, como a melhor CASA COR 2012 do ano entre as 19 franquias brasileiras; e o 1º lugar em Maior Percentual de Aumento de Público Nacional da CASA COR 2012. Os Prêmios foram recebidos na Convenção Anual do Grupo, que aconteceu em São Paulo (SP), e foram disputados por todas as 23 franquias nacionais e internacionais da CASA COR.
Serviço:
CASA COR Ceará 2013
Local: Av. Rui Barbosa nº 869, (esquina com Rua Pereira Filgueiras)
Data: 16 de Outubro a 26 de Novembro
Special Sale: 25 e 26 de Novembro
Horário: 16h às 22h, de Terça a Domingo, incluindo feriados

Ingresso
Passaporte (cartão com entrada para todos os dias da mostra): R$ 78,00
Inteira: R$ 38,00
Meia: R$ 19,00 (estudantes apresentando a carteira e pessoas a partir de 60 anos)
 (crianças com menos de 10 anos não pagam)









Sesc recebe exposição do artista Vando Figueiredo

Até o dia 29/11, está aberta para visitação a exposição “Liquidificai e bebei”, do artista plástico cearense Vando Figueiredo. São cerca de 30 obras com técnicas mistas, que inclui colagens, pinturas e desenhos de vários períodos de sua trajetória, expostas na Galeria do Sesc Senac Iracema. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 20h30, e nos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Livre de amarras e rótulos, os traços nas pinturas, gravuras, desenhos e esculturas de Vando Figueiredo surpreendem, seja pelas cores e formas, seja pelas expressões harmoniosas que exigem uma inquietação de quem está a observar suas obras. O artista cearense reproduz, com singularidade, a cena social e cultural, mas sem fazer tributo à estética e à forma, buscando um resgate da dimensão simbólica das artes plásticas.
O desenhista, pintor, gravurista, escultor e professor de artes plásticas, já ganhou vários prêmios e realizou mais de 100 exposições. E depois de expor em várias cidades do Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, França, Dinamarca e Itália, o artista volta ao solo cearense com a exposição “Liquidificai e bebei o artista Vando Figueiredo”.

Serviço
Exposição “Liquidificai e bebei”, de Vando Figueiredo
Local: Galeria de Artes do Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Período: Até 29/11

Visitação
Seg a sex – 9h às 20h30 / Sab e dom – 16h às 20h
Informações (85) 3452.9090 / 3252.2215


Veja outras obras de Vando Figueiredo



BARES, BARRACAS DE PRAIA, CAFÉS, CLUBES, SANDUÍCHE...

Cervejaria Devassa de Fortaleza lança prato com edição limitada

Trazendo o estilo carioca para Fortaleza, a Cervejaria Devassa (Avenida Júlio Abreu, 175) engaja-se na campanha nacional em prol do Rio de Janeiro, intitulada #RioEuTeAmo. Para dar aos clientes a oportunidade de entrar no clima do movimento, a partir de 21 de outubro, as unidades franqueadas de todo o Brasil lançam promoção especial de combo, trazendo prato com edição limitada.
Criado pelo Chef Claudio Albuquerque, o prato “Da Esquina” é um petisco que reflete a vida do carioca. De acordo com ele, “Pensar em Rio de Janeiro é sentar numa mesa e ver a vida passar, e claro, só podia ser numa esquina. Para este momento perfeito, criamos o prato ‘Da Esquina’, com pitadas de Rio de Janeiro numa só sugestão para este evento”.
O prato traz pernil assado no vinho, lembrando as bodegas cariocas, bolinhos de arroz comuns no dia a dia de várias famílias do Estado, camarões da beira de praia, crocantes e sequinhos, caldinho de feijão preto, além de claro, pastel, que não poderia faltar, nos sabores, calabresa, cebola, muçarela e orégano. E para fechar a combinação, espetinhos de frango e mignon!
Pensado para ser degustado com amigos, o “Da Esquina”, quando acompanhado com quatro chopes, dá direito a um brinde especial, um copo que traz as marcas da Cervejaria Devassa e da campanha #RioEuTeAmo.
A campanha #RioEuTeAmo é uma plataforma que vai desenvolver, realizar e incentivar gestos de amor pela cidade. Serão dois anos de eventos e ações envolvendo arte, música, esporte, cinema, literatura e cidadania. O projeto terá seu grande momento em 2014, no lançamento de "RioEu Te Amo", um filme que segue o formato de "Paris Je t'aime" e "New York I Love You", com 10 histórias de amor vividas no Rio e assinadas por diretores de cinema brasileiros e estrangeiros, e com elenco internacional.



BASTIDORES

Roberto Carlos se diz a favor de biografia não autorizada, desde que haja "certo$ ajuste$" 
O cantor Roberto Carlos disse que é a favor da publicação de biografias sem autorização prévia, desde que haja "certos ajustes" à legislação vigente. A afirmação foi feita no programa "Fantástico", em entrevista à apresentadora Renata Vasconcellos exibida na noite de domingo.
Sem especificar que mudanças defende, o cantor afirmou também ser favorável ao projeto de lei sobre biografias que tramita no Congresso. Se aprovada, a proposta modificará a legislação atual, permitindo que obras sejam publicadas sem a necessidade de anuência do biografado.
Questionado sobre o que propõe quanto à publicação de biografias, o cantor foi evasivo e disse ser necessário "conversar" e "discutir" para "chegar a um equilíbrio".E defendeu a aplicação de regras "que não prejudiquem nem o biografado nem o biógrafo". Em 2007, Roberto Carlos tirou de circulação a biografia "Roberto Carlos em Detalhes", escrita pelo jornalista Paulo César de Araújo.
A entrevistadora perguntou se ele hoje liberaria o livro, ouvindo como resposta que "isso tem que ser discutido". "O biógrafo faz um trabalho e narra aquela história que não é dele. Quando ele escreve, ele passa a ser dono dessa história. Isso não é certo." Para o músico, a possibilidade de recorrer à Justiça depois da publicação da obra é "um pouco tardia". "Todo mundo já viu pela internet, alguns já compraram os livros. isso não funciona."
O músico negou que seu posicionamento seja relacionado ao acidente que lhe fez perder parte da perna direita, história contada na biografia escrita por César de Araújo. "Pessoas têm dito que sou contra [a publicação de biografias sem autorização prévia] por causa do meu acidente, não é isso, não", disse.
Na entrevista, Roberto Carlos anunciou que está escrevendo uma autobiografia abordando o que acha ter "realmente sentido" em relação àquilo que viveu. "Ninguém poderá contar do meu acidente melhor que eu." Roberto Carlos é um dos fundadores do Procure Saber, grupo que reúne também Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Erasmo Carlos e Djavan. O grupo é favorável à necessidade de autorização prévia para biografias e diz que pretende entrar como parte interessada na ação que questiona a legislação vigente no Supremo Tribunal Federal.










Morre no Rio o compositor Paulinho Tapajós, de 'Andança' e 'Sapato Velho'

O compositor Paulinho Tapajós morreu na manhã desta sexta-feira (25) no Rio, aos 68 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava há seis anos. Ele é o autor de clássicos da música popular brasileira, como "Andança" e "Sapato Velho".
A notícia foi confirmada pela União Brasileira dos Compositores (UBC), que contava com Paulinho entre seus afiliados.
O velório será realizado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio), às 9h do sábado (26). O enterro está marcado para as 14h no mesmo local, no mausoléu de sua família.
   
Paulo Tapajós Gomes Filho nasceu em 17 de agosto de 1945, no Rio, filho do cantor e radialista Paulo Tapajós, irmão do compositor Maurício Tapajós e da também cantora Dorinha Tapajós.
Desde cedo, teve contato com a música. Ainda criança, frequentava a rádio Nacional, onde seu pai atuava como diretor artístico, e conheceu grandes nomes da era do rádio como Emilinha Borba, Marlene e Radamés Gnatalli.
Na adolescência, estudou violão com Léo Soares e Arthur Verocai, que veio a ser seu primeiro parceiro.
Formou-se em arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1971, mas nunca se desligou da música. Em 1968, participou do projeto "Música Nossa", que promovia encontros entre cantores e compositores, e teve sua primeira composição registrada --"Madrugada", feita com Verocai, e gravada por Magda no LP "Música Nossa".
No 3º Festival Internacional da Canção, obteve a terceira colocação com "Andança", composta com Edmundo Souto e Danilo Caymmi. A música seria imortalizada na voz de Beth Carvalho e foi regravada mais de 300 vezes.

Na década de 1970, teve diversas canções nas trilhas sonoras de novelas da Globo, da Tupi e da Band. "Irmãos Coragem", por exemplo, feita em parceria com Nonato Buzar, tocava na abertura da novela homônima.
Em 1972, iniciou sua carreira de intérprete, lançando o compacto duplo "Paulinho e Dorinha", no qual cantou com a irmã músicas como "É Natural", "O Profeta", "O Triste" e "Vivências".
Dois anos depois, lançou o primeiro disco, que carregava seu nome, em que se destacaram as faixas "Se Pelo Menos Você Fosse Minha", "Clara" e "Andança". Em 1979, gravou novo álbum, "A História se Repete", no qual constavam "Sapato Velho" (mais tarde famosa na versão do Roupa Nova), "Pera, Uva ou Maçã" e "Cantiga por Luciana", além da faixa-título.

Lançou outros nove discos ao longo da carreira, o último deles em 2008, "Preparando a Canção". Compôs, em mais de 40 anos de estrada, ao lado de nomes como Sivuca e Roberto Menescal, entre outros.
Teve composições incluídas também nas trilhas sonoras de diversos filmes nacionais, entre os quais "O Donzelo" (1974), "Se Segura, Malandro!" (1978), "Os Vagabundos Trapalhões" (1982) e "Xuxa e os Duendes 2" (2002).


BELEZA

Fuller Cosméticos lança For Men Three Effects                                              

Produto multifuncional oferece cuidados para o corpo, cabelo e barba

Os cuidados com cabelos e pele são necessários não apenas para fins estéticos, mas também para manter uma aparência saudável. O ritmo de vida acelerado do dia a dia é uma das principais desculpas utilizadas pelo público masculino quando o assunto é cuidado diário com a beleza.
Pensando nisso, a Fuller Cosméticos, marca importada de cosméticos da multinacional Tupperware, buscou inspiração nas novas necessidades do homem moderno e lança no Brasil um produto com 3 funções em 1: For Men Three Effects. A formulação contém Algas Marinhas, Extratos de Menta, Limão, Mentol e Bioativo de Água de Coco, proporcionando cuidados para o corpo, barba e cabelo na hora do banho. 
Multifuncional, o produto auxilia no combate à oleosidade dos cabelos e não deixa os fios ressecados, além de facilitar o desembaraço e proporcionar hidratação, brilho e nutrição. Sua aplicação também facilita o barbear e ajuda a combater e prevenir irritações, conferindo suave refrescância.
Dermatologicamente testado, For Men Three Effects é formulado com tensoativos refrescantes, que limpam o corpo sem agredir a pele e oferecem hidratação sob medida para a pele masculina.
O produto está disponível em todo o território nacional, por meio do sistema de venda direta. Para adquiri-lo, entre em contato com as Revendedoras e Distribuidores da marca pelo site www.tuppeware.com.br no link Encontre um Distribuidor.

Serviço
For Men  Three Effects (300 ml)
Preço Sugerido: R$33,00
Telefone: (11)  3054-5913
Site: www.tupperware.com.br



 









Mister Barbalha

Concursos Mister Ceará acontece nesta sexta em Itapipoca

No mesmo dia acontecerá o concurso feminino Miss Mundo Ceará

>Candidata de Barbalha ao Miss Mundo Ceará

E os concursos de beleza continuam com o seu encanto pelo estado. Muito mais que um concurso de beleza, o Miss Mundo Ceará e o Mister Ceará são eventos que pretendem promover a cultura, a arte, o turismo e as empresas envolvidas no projeto, que terá seu grande momento hoje. O município de Itapipoca, conhecida como "terra dos três climas", foi escolhida para sediar o evento. Para muitos jovens é um momento de aparecer, aprender e quem sabe galgar um espaço no mercado das artes: modelos, cantores, apresentadores ou simplesmente incluir-se na sociedade para ter um futuro de oportunidades profissionais. Através da participação no concurso, muitas portas são abertas para os belos jovens, sejam no regresso as suas cidades, ou em novos projetos profissionais que ultrapassam a barreira de seus municípios.
O Concurso Miss Mundo Ceará e Mister Ceara 2014 será realizado em um novo formato, procurando sempre inovar no mercado para valorizar a todos os envolvidos.  Entre os quesitos avaliados na escolha do casal que vai representar o Ceará, aplausos, sorrisos, além de medidas mínimas, desenvoltura, simpatia, beleza, atitude, compromisso e disponibilidade. Mas isso não é tudo, também tem que ter uma bagagem cultural, um bom coração para abraçar a causas sociais e claro que humildade.
Os eleitos participarão de uma série de ações para promover a cultura, turismo, economia, gastronomia do nosso tão belo estado do Estado. Além disso, o casal vencedor vai representar o estado no concurso Mister Brasil e Miss Mundo Brasil em 2014 no Rio de Janeiro. Concurso esse que já descobriu os ex BBB’s Jonas Sulzbach | Rodrigão | Kamilla Salgado, o ator Lucas Malvacini que está no ar com o personagem Anjinho em Amor a Vida, dentre tantos outros (as). Atualmente quem detém os títulos brasileiros são Reinaldo Dalcin e Sancler Frantz. Os atuais títulos do Ceará são Bruno Leka (Iguatu) e Ruanna Fernandes (Quixeramobim).

 SERVIÇO
Concursos Miss Mundo Ceará e o Mister Ceará
Data – 18 de Outubro de 2013 ( Sexta )
Local – AABB de Itapipoca Ceará
Horário – 20h00



Veja fotos de outros candidatos

 Miss Várzea Alegre
Mister Fortaleza
 Mister Itapipoca
]
Mister Jucás 
Miss Jucás

 Miss Pedra Branca
Mister Pedra Branca
 Miss São Luís do Curu
Mister São Luis do Curu
 Mister Senador Pompeu
 Miss Senador Pompeu
Mister Várzea Alegre


CINEMA


Novo filme de Ridley Scott é uma das estreias da semana
 
"O Conselheiro do Crime" tem time de atores impressionante, com Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz e Brad Pitt, mas resultado decepciona
 

Em "O Conselheiro do Crime", novo filme do diretor Ridley Scott, uma das estreias dos cinemas de Fortaleza esta semana, com Michael Fassbender, Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz e Brad Pitt, um advogado (Fassbender) se envolve com tráfico de drogas. O roteiro é assinado por Cormac McCarthy, mesmo autor do romance que deu origem ao filme "Onde Os Fracos Não Têm Vez" Divulgação
A julgar pelo time de envolvidos, "O Conselheiro do Crime", novo filme de Ridley Scott ("Alien, o Oitavo Passageiro"), tinha tudo para dar certo. Além de Scott na direção, o roteiro é do vencedor do prêmio Pulitzer Cormac McCarthy, autor dos romances que deram origem a "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "A Estrada", e elenco de dar inveja a muitos diretores: Michael Fassbender, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Brad Pitt  e Javier Bardem. Essa equipe estrelada, no entanto, não foi capaz de garantir os melhores resultados.
Fassbender é um advogado bem sucedido e muito apaixonado pela namorada Laura, vivida por Penélope Cruz. Sob lençóis brancos e muitos suspiros, os dois protagonizam cenas quentes nos primeiros minutos de filmes. Segundo sites especializados, Fassbender disse que esse foi uma das cenas mais difíceis da carreira porque Bardem, marido da atriz e também estrela do filme, assistia a tudo ao pé da cama.
Mesmo com a vida aparentemente perfeita, o conselheiro parece querer mais e se envolve em uma transação de venda da drogas de US$ 20 milhões. O esquema, no entanto, oferece muitos riscos devidamente esclarecidos pelo já experiente Westray (Brad Pitt). Caso algo saia errado, ele diz, os responsáveis pela droga no México serão impiedosos. E, como era de se esperar, as coisas dão muito errado.  


O desenrolar é previsível e os diálogos, apesar de bem trabalhados, pouco contribuem para o andamento do longa. O personagem de Barden, Reiner, que desperta interesse pelo estilo de vida extravagante, é responsável por falas sexistas, que não servem para reflexões ou para entendimento do personagem.
Em certo momento do filme, Reiner se mostra assustado quando a mulher decide fazer uma performance sexual exótica e emenda dizendo que não sabe se pode confiar nela. "Mas você não pode confiar nela por causa disso?", pergunta o conselheiro. "Não. Isso não tem nada a ver", diz o traficante, sem explicar.
Na outra ponta, o trio Cameron Diaz, Michael Fassbender e Javier Barden faz um bom trabalho. Barden e Diaz vivem o casal de traficantes que leva uma vida extravagante, com direito a tigres no quintal, dentes de ouro e roupas ultracoloridas, mas é Fassbender quem mais se entrega para viver o desespero de um homem que percebe que não é tão esperto quanto parece.
Mesmo com a trama simples, novos personagens que parecem importantes para história não param de surgir até o final. Quem assiste faz um esforço para gravar a função de cada um na história, mas já perdeu outros diálogos rebuscados enquanto faz o exercício. Pelo menos, a fotografia de Dariusz Wolski é belíssima e, mesmo que você também se perca, vai ter o que admirar.
 









Filme polêmico sobre a princesa de Gales, "Diana" ainda está em cartaz

Mal passou uma semana depois da estreia de  “Diana” nos cinema brasileiros, e o filme já está saindo de cartaz, estando em apenas uma sessão no Multiplex UCi Ribeiro Iguatemi, às 22h. A produção retrata, romanticamente, os últimos dois anos de vida de Diana Spencer, princesa de Gales. O longa é protagonizado por Naomi Watts e tem direção de Oliver Hirschbiegel. Há um tempo o filme vem recebendo péssima recepção da crítica britânica, com algumas polêmicas envolvendo relacionamentos fantasiosos, que nunca sequer foram confirmados.
O roteiro tem embasamento no livro “Diana: her last love”, de Kate Snell, que foca o relacionamento da ex-mulher do príncipe Charles com o médico Hasnat Khan, de origem paquistanesa, interpretado por Naveen Andrews no longa. Porém, o próprio Khan nunca chegou a confirmar oficialmente o romance e diz que o filme tem uma história fictícia e fantasiosa, baseada somente em boatos.
O que chama a atenção no filme é a semelhança da atriz com a a mãe dos príncipes William e Harry, que foi morta aos 36 anos em um acidente de carro em Paris, em 1997, ao lado de Dodi Al-Fayed, o então namorado que, no filme, teria sido um consolo após o término de relacionamento com Khan.
A atriz, que nasceu na Austrália, não é a única a incorporar um membro da família real britânica com tanta semelhança. Embora, em geral, os filmes ajudem a melhorar a aparência de príncipes, reis e rainhas, em alguns casos os retratos são fiéis.



CINEMA CEARÁ

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE em outubro...

CINEMA DE ARTE

Aguardem as novidades do DIVIRTA-CE em outubro...

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS, PRÊMIOS

Itaú Cultural divulga em Fortaleza o Rumos 2013, agora totalmente reformulado 


Depois do lançamento nacional em São Paulo, equipes do instituto começam a divulgar por todas as regiões do país o programa dedicado a mapear e incentivar a criação, produção e difusão cultural e artística brasileira, que chega à sua 16ª edição com mudanças estruturais e de conceito


O Itaú Cultural anuncia em Fortaleza o novo formato do programa Rumos – cujas inscrições já estão abertas e vão até 14 de novembro. No dia 16 de outubro (quarta-feira), às 19h, na Escola Porto Iracema, Andréia Schinasi, coordenadora do Núcleo de Música, e Kety Fernandes, coordenadora do Núcleo de Literatura e Audiovisual do Itaú Cultural, falarão sobre as novidades deste que é o principal programa do Itaú Cultural de mapeamento e fomento da produção artística brasileira.
Em sua 16ª edição, impelido pelo novo ambiente de produção cultural e pelos conceitos colaborativos das plataformas digitais, o Rumos passou por profundas modificações para fortalecer a relação com artistas e pesquisadores e garantir a sua perenidade e relevância. Agora, ao invés de abrir editais específicos para cada área de expressão artística ou intelectual, o Rumos assume caráter multidisciplinar. Hoje o programa oferece amplo campo de escolha e um mesmo projeto pode ser inscrito em diferentes modalidades. O participante – individual, duplo, trio, coletivo ou em grupo – não é obrigado a se enquadrar em uma única delas, a não ser que ache necessário.
“O Rumos ficou mais flexível, refletindo a realidade da produção contemporânea. Antes tínhamos que esperar dois ou três anos para abrir espaço para um projeto de dança ou música, por exemplo, e sentíamos dificuldade de apoiar propostas que mesclassem plataformas”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
Outra inovação está no protagonismo do artista. Antes, as regras já estavam definidas no momento das inscrições. A partir de agora, o proponente define o que precisa para realizar o seu projeto e desenhar a sua própria anatomia. “Vamos apostar no risco, nas complexidades e nas particularidades de cada trabalho proposto”, diz Saron. “O Rumos quer ser fonte para viabilizar iniciativas e não uma fôrma para enquadrar ideias”.
A abertura e a busca por um modelo mais adaptado à realidade estão expressas, ainda, no processo de seleção dos projetos que receberão verbas de apoio da instituição. Antes, o instituto formava comissões com especialistas de áreas específicas para julgar as carteiras e organizar a apresentação das obras selecionadas. O novo formato traz outra abordagem.
A seleção é realizada por uma comissão interdisciplinar, lançando múltiplos olhares sobre as propostas inscritas. A comissão é integrada por especialistas e gestores do instituto. Além de fazer a seleção e organizar os trabalhos, em alguns casos, o grupo pode, ainda, atuar como mediador junto aos artistas, promovendo o diálogo com outras proposições e sugerindo reflexões que possam contribuir para o resultado final.
“A partir de agora, o Rumos passa a ser uma plataforma colaborativa, mais alinhada com o modelo de produção a que estamos assistindo na atualidade. Sempre com respeito às decisões e escolhas dos artistas e pesquisadores”, comenta Saron.
A nova roupagem do programa foi gestada ao longo de um ano. O instituto convidou produtores, artistas, pesquisadores e cientistas a trabalhar em conjunto com gestores da instituição para chegar à sua atual forma: Juarez Fonseca, crítico de música; Marcelo Evelin, coreógrafo, pesquisador e intérprete; Marcelo Gomes, cineasta; Nélio Bizzo, biólogo especializado em pesquisa em educação; Reinaldo Pamponet, empreendedor e pesquisador em novos modelos econômicos e inovação social; Regina Silveira, artista visual e destaque na produção pioneira no Brasil com vídeo e outros suportes multimídia, e Valmir Santos, crítico e pesquisador teatral.
A eles se juntaram os gestores do Itaú Cultural Claudiney Ferreira (literatura e audiovisual), Edson Natale (música), Marcos Cuzziol (inovação em arte e tecnologia), Sofia Fan, (artes visuais), Sonia Sobral (teatro e dança) e Valéria Toloi (educação e arte). O mesmo time agora integra a Comissão de Seleção dos projetos e a mediação junto aos artistas.
“A cena cultural está em permanente e profunda transformação. Quando começamos com o Rumos, gravar um disco era uma tarefa para iniciados. Hoje se produz um trabalho musical no quarto de um apartamento, com alta qualidade”, analisa Saron. “Queríamos encontrar uma fórmula que capturasse as experiências interessantes que estão acontecendo e que não cabem em formas pré-definidas de editais”, conclui.



Modalidades
O Rumos 2013 oferece um leque de escolhas para a inscrição dos projetos: a circulação de repertório de apresentações artísticas e de acervos no Brasil e no exterior; projetos de desenvolvimento de trabalhos artísticos – de instalações, composições, performances e coreografias a roteiros, espetáculos, ensaios fotográficos, programas de rádio, TV, internet, documentários, CDs e DVDs. Projetos de desenvolvimento de programas de computador artísticos/culturais, como plataformas web, games, agentes inteligentes, aplicativos, entre outros; organização e preservação de acervos, digitalização de documentos, entre outros, relacionados à arte e à cultura brasileiras.
Projetos em andamento para finalização também entram nas novas modalidades, assim como os que têm foco na educação cultural, formal ou não formal, desde que sejam realizados no Brasil; o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à arte e à cultura brasileiras; e a publicação de projetos para a edição de livro, catálogo, revista, jornal, fanzine, quadrinhos ou outros, em qualquer suporte.
Críticas acadêmicas e jornalísticas às produções contemporâneas em todos os campos de expressão artística entram entre as modalidades neste mesmo programa, bem como propostas de indivíduos ou coletivos para vivências em residências nas áreas de artes, cultura, pesquisa e educação no Brasil ou no exterior e projeto de realização de seminário, simpósio, debate e oficina, entre outros, com a possibilidade de convidados do Brasil e/ou do exterior.
Se o artista conceber um projeto que não se aplica a uma destas modalidades, ele pode inscrevê-lo especificando detalhadamente o seu objetivo para avaliação da Comissão de Seleção.



Inscrições e premiações
Seguindo a política das edições anteriores, as inscrições são gratuitas. Elas podem ser efetuadas no período de 3 de setembro até às 23h59 (horário de Brasília) de 14 de novembro de 2013, exclusivamente no www.itaucultural.org.br/rumos. Já diferentemente das edições anteriores, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a ser contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural, observando o limite orçamentário do programa. O montante total aportado por proposta, projeto ou obra selecionada, observará o limite de até R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) brutos.
Os selecionados serão informados por telefone e/ou e-mail, até dia 27 de maio de 2014. Em seguida, os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural e nos meios de comunicação.
Veja todas as informações a respeito do Rumos 2013 no site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br/rumos

SERVIÇO
Encontro Rumos Itaú Cultural 2013 – Fortaleza (CE)
Dia 16 de outubro de 2013 (quarta-feira), às 19h
Escola Porto Iracema
Auditório (40 lugares)
Rua Dragão do Mar, 160
Fortaleza - CE
Informações: 85. 3488-8626 / 3219-5592
Entrada Franca