sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DESTAQUES

Centro Dragão do Mar realiza VIII Baile de Carnaval Infantil neste domingo

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza neste domingo (3) o tradicional Baile de Carnaval Infantil, que este ano chega à sua oitava edição. A partir das 16h, uma programação especial animará a matinê da criançada na Praça Verde. Corridas de saco, pula-pula, sorteio de entradas para o Planetário e outras atrações, jogos e sessões de pintura serão acompanhadas dos sons de frevos e marchinhas carnavalescas. As brincadeiras serão seguidas de desfile de fantasias, cortejo de bonecos gigantes e apresentação da Orquestra Bandalheira, sob regência do Maestro Poty.

Segundo Isabel Andrade, Diretora de Ação Cultural do Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC -, a estimativa é de que o Baile receba duas mil pessoas. "A festa já virou marca no calendário cultural da cidade, então estamos nos preparando para superar essa expectativa, buscando sempre realizar ações direcionadas a esse público na programação nos finais de semana, especialmente no período de férias escolares", afirma a diretora.

A Orquestra Bandalheira

Composta por 18 músicos, a Orquestra Bandalheira promete animar crianças e acompanhantes com os maiores sucessos dos carnavais tradicionais, composições clássicas como "Cidade Maravilhosa", "Cabeleira do Zezé", "Sassaricando", "Máscara Negra" e "Vassourinhas". Também fará parte do repertório canções dos cearenses Luiz Assunção e Arthur de Carvalho.

Programação

16h – Brincando e Pintando no Dragão do Mar

17h às 19h – Desfile de fantasias infantis e apresentação do Show Orquestra Bandalheira

SERVIÇO
VIII Baile de Carnaval Infantil do Dragão do Mar
03 de Fevereiro de 2013
Hora: 16 às 19h
Local: Praça Verde Acesso Livre






Confira a programação do último final de semana de Pré-Carnaval em Fortaleza
 


Mariene de Castro e Margareth Menezes encerrarão as apresentações no palco do Aterrinho

O Pré-Carnaval chega ao seu último final de semana de folia. A festa, que conta com apoio da Prefeitura de Municipal através da sua Secretaria de Cultura (Secultfor), teve início no dia 11 de janeiro e se estende até este domingo (3), abrindo alas para o Carnaval de Rua de Fortaleza 2013. Dando continuidade a programação dos demais finais de semana, nesta sexta-feira (1º) a brincadeira continua no Benfica, às 19h, quando o bloco Luxo da Aldeia volta a animar os brincantes.

Na Praça do Ferreira, onde o anfitrião é o Concentra Mas Não Sai, os blocos se encontram mais uma vez neste sábado (2) a partir das 16h. Ainda no dia 2 os blocos também voltam a animar a Praia de Iracema, coração do Pré-Carnaval. Os desfiles começam a partir das 15h e se dividem nos mesmos percursos: o primeiro, que tem concentração na Av. Almirante Jaceguai, seguindo pela Av. Almirante Barroso, Av. Historiador Raimundo Girão, R. João Cordeiro e dispersão do público no Aterrinho da P.I.; e o segundo, que tem concentração na R. João Cordeiro com dispersão de público também no Aterrinho.

A ordem de saída dos blocos que seguem a primeira rota mais uma vez é diferente. Este final de semana o primeiro a sair será o Baqueta Clube de Ritmistas, às 15h, seguido por Unidos da Cachorra às 16h, Camaleões do Vila às 17, Bons Amigos às 18h e Mió K.I às 19h. Especialmente neste final de semana, em virtude dos dois shows de encerramento, apenas Baqueta, Unidos da Cachorra e Camaleões do Vila encerrarão seus desfiles no palco do aterrinho. A escolha foi realizada em sorteio entre os próprios blocos. Sendo assim, os shows de encerramento ficarão por conta da sambista Mariene de Castro, às 20h e Margareth Menezes, às 22h.

Apoio

Embora a gestão anterior não tenha viabilizado a publicação de um edital de fomento aos blocos, para garantir a execução da festa, a Prefeitura, através do patrocínio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Ambev e Banco do Nordeste, repassa o valor de R$ 6 mil – mesmo valor do edital de 2012 – para 50 blocos. As agremiações, que estão habilitadas para receber o auxílio, foram selecionadas por três critérios, sugeridos pelos próprios representantes dos blocos. São elas: ter sido selecionado nos editais dos últimos dois anos, ter a prestação de contas aprovada pela Prefeitura e ter sido bem avaliado pelos órgãos de fiscalização do Município.

Além do incentivo financeiro, a Prefeitura de Fortaleza apoia os blocos em geral, selecionados ou não, viabilizando as condições mínimas necessárias referentes à infraestrutura e logística, o que compreende: sinalização de trânsito, interdição de ruas, mudanças de rotas de ônibus, limpeza urbana, iluminação, segurança, controle do comércio ambulante e divulgação. Neste ano, o total de 77 blocos (incluindo os habilitados à receber o apoio financeiro) deram entrada nas Secretarias Executivas Regionais (SERs) e tiveram autorização para desfilar/concentrar.

Órgãos como a Guarda Municipal, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza e Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) estarão a serviço dos blocos e brincantes durante os quatro finais de semana de festa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 3 ambulâncias estarão disponíveis para atendimento em pontos estratégicos dos desfiles de blocos. Além disso, 500.000 preservativos serão distribuídos durante os dias de festa.

Ordenamento de ambulantes

A Secretaria Executiva Regional II (SER II) cadastrou 60 barracas e 220 ambulantes itinerantes para vender no Pré-Carnaval. Para organizar o comércio nos dias da folia, o órgão disponibiliza 170 colaboradores de fiscalização, que atuam na Dona Mocinha, no Aterrinho da Praia de Iracema e nas ruas por onde os blocos passam.
“Nosso objetivo é assegurar o ordenamento dos ambulantes com fiscalização de Controle Urbano e da Vigilância Sanitária, garantindo aos consumidores que o comércio no Pré-Carnaval ocorra seguindo um padrão de qualidade”, assinala Cláudio Nelson Araújo Brandão, titular da Regional II.


Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota de ônibus. Além dos 1.224 ônibus que já costumam circular aos sábados, 12 coletivos extras reforçarão os trajetos de ida e volta da festa fazendo as ligações diretas dos terminais Parangaba, Antônio Bezerra, Siqueira e Papicu ao local do evento a partir das 15h.
Haverá também mudança de trajeto. O tráfego da Av. Historiador Raimundo Girão, no sentido leste/oeste, será desviado para a Rua Ildefonso Albano. Já os coletivos que trafegarem pela Av. Alm. Jaceguai (continuação da Av. Dom Manuel), no sentido oeste/leste, irão desviar pela Rua Pereira Filgueiras.

Segurança


Para garantir a segurança dos brincantes durante todos os quatro finais de semana, 280 Policiais Militares atuarão durante a festa. Eles estarão distribuídos nos locais de maior concentração de público sendo 160 no entorno da Praia de Iracema, 60 na Praça do Ferreira e 60 no Benfica.







PROGRAMAÇÃO PRAIA DE IRACEMA – SÁBADO 02/02

Rota 1: Saída Dragão do Mar, desfile av. Almirante Barroso/ av. Historiador Raimundo Girão
Baqueta Clube
Concentração: 15h
Show no palco do Aterrinho: 18h às 18h30
Unidos da Cachorra
Concentração: 16h
Show no palco do Aterrinho: 18h40 às 19h10
Camaleões do Vila
Concentração: 17h
Show no palco do Aterrinho: 19h20 às 19h50
Bons Amigos 
Concentração: 18h
Mió KI
Concentração: 19h

Rota 2: Saída e desfile rua João Cordeiro
Matraca de Iracema
Concentração: 16h
Num Ispaia Sinão Inche
Concentração: 17h
Que Merda é essa
Concentração: 18h
Amantes de Iracema
Concentração: 18h
Girassol
Concentração: 18h
O Cheiro
Concentração: 19h
Shows de encerramento:
Mariene de Castro - 20h
Margareth Menezes - 22h

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - ATUALIZADA
Jaca Folia
Datas de saída: 19/01 e 26/01
Horário: 17h
Local: Rua Jacinto de Matos entre as Ruas Monsenhor Dantas e Tenente Lisboa – Bairro Jacarecanga
Daqui não saio nunca mais
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Gonçalo de Lago – Bairro Ellery
Jeriquitas
Datas de saída: 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Santa Inês entre as Trav. Raimundo e Beco do Boleiro – Bairro Pirambu
Maria Legião
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 17h
Local: Praça João Pontes, Rua Benjamim Barroso – Bairro Monte Castelo
Murisocas
Datas de saída: 01/02 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Epifânio Leite na Praça do Morro do Ouro – Bairro Carlito Pamplona
Pedaço
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Epifânio Leite na Praça do Morro do Ouro – Bairro Carlito Pamplona
Pirambulando
Datas de saída: 18/01, 25/ 01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Av. Pasteur, entre as Ruas Marcílio Dias e Dom Quintino – Bairro Pirambu
Pero Folia
Datas de saída: 02/02
Horário: 19h
Local: Rua Sargento Expedito com rua Guilherme Pessoa – Messejana
Precarnacêdo
Datas de saída: 26/01
Horário: 16h
Local: Praça Dias Macêdo – rua Pedro Dantas , S/N – Dias Macêdo
Perabartô
Datas de saída: 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Bartolomeu Dias, S/N – Messejana
Pirambuloco
Datas de saída: 03/02
Horário: 17h
Local: Rua Dom Quintino C/ Rua Vicente Sabóia – Bairro Pirambu
Quixinim Folia
Datas de saída: 12/01, 19/01 e 26/01
Horário: 16h
Local: Rua Prof. Ary de Sá Cavalcante – Bairro Colônia
Se Chover Molha
Datas de saída: 26/01
Horário: 17h
Local: Rua Lavras da Mangabeira – Monte Castelo
Tyroleste
Datas de saída: 05/01, 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Santa Rosa entre as Ruas José Noronha e Edorico de Morais – Bairro Tyrol
Vai Tomar no Carlito
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Teodoro Cabral entre Av. Francisco Sá e Rua José Tupinambá – Bairro Carlito Pamplona
Virgem Tô Nessa
Datas de saída: 27/01 e 03/02
Horário: 17h
Local: Rua Pedro Artur entre as Ruas Francisco Cordeiro e Juvenso Barroso – Bairro Pirambu
Do Xerife
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Delmiro Gouveia, 420 – Varjota
Capiaba Folia
Datas de saída: 02/02
Horário: 19h
Local: Travessa Capiaba
Carlafolia
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Amazonas
Carnabolão
Datas de saída: 25/01 e 26/01
Horário: 15h
Local: Rua Azevedo Bolão
Carnaplia
Datas de saída: 26/01
Horário: 19h
Local: Skina dos Largados
Botequim
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Monsenhor Furtado
Lá vem Ruela
Datas de saída: 26/01
Horário: 14h
Local: Eurico Medina
Lineu Folia
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Av. Lineu Machado
Me-ache-folia
Datas de saída: 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Praça Joaquim Nogueira
Cordões de Iracema
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 19h30
Local: Píer até a Estátua de Iracema em Messejana
Band Folia
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h30
Local: Entre Ruas B, F e H na Praça Residencial Bandeirante – Messejana
Pra Cima
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 16h30
Local: Rua Tabelião João Lopes – Parque Manibura
Sou Brega + Quem Não É
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: D. Joaquim entre Av. Mons. Tabosa e Ten. Benévolo
Empurra Que Ele Pega
Datas de saída: 03/02
Horário: 16h
Local: Rua Nogueira Acioly/ Rua Pinto Madeira/ Rua João Cordeiro/ Av. Hist. Rdo. Girão/ Av. Rui Barbosa/ Av. Beira Mar/ Rua Vicente leite/ Av. da abolição / Rua Br. De Aracati/ rua Tem. Benévolo/ Praça do Mercado dos Pinhões.
Baqueta
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horários: 12/01 - 16h, 19/01 - 17h, 26/01 - 18h e 02/02 - 15h
Local: Rua Nogueira Acioly/ Rua Pinto Madeira/ Rua João Cordeiro/ Av. Hist. Rdo. Girão/ Av. Rui Barbosa/ Av. Beira Mar/ Rua Vicente leite/ Av. da abolição / Rua Br. De Aracati/ rua Tem. Benévolo/ Praça do Mercado dos Pinhões.
A Turma Do Mamão
Datas de saída: 25/01, 26/01 e 01, 02/02
Horário: 19h
Local: Rua Aprendiz dos Marinheiros – Praça dos Navegantes Jacarecanga
Simpatia
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 19h
Local: Praça do Conj. Enéas Arruda – Entre as Rua João Ferreira Lima, Rua Geraldo Cosme da Silva, Rua Francisca Rodrigues e José Alves de Andrade.
Mió KI
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 19h
Local: Rodrigues Júnior entre Ten. Benévolo/Pereira Filgueiras
O Cheiro
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02, 09/02
Horário: 12/01 – 18h
Local: Rua Padre Justino/Rua João Cordeiro/ Av. Pres. Kennedy/ Rua dos Arrius/ Retornando à Rua Padre Justino
Jeguerê
Datas de saída: 26/01, 27/01 e 01/02, 02/02
Horário: 16h
Local: Rua Raimundo Brás próximo ao Colégio Presidente Medici
Pery Boneco
Datas de saída: 12/01,19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local: Av. Dom Henrique, 305 – Vila Pery
Amantes De Iracema
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Antônio Augusto, 373
Carnavalesco Bons Amigos
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horários: 12/01 - 18h, 19/01 - 18h, 26/01-15h e 02/02 - 18h
Local: Av. Almirante Jaceguai ( a partir da Rua D. do Mar)/ Almirante Barroso/Av. Hist. Rdo Girão dispersando no Aterrinho.
Unidos Da Cachorra
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02/13
Horário: 15h – 12/01 / demais dias – à divulgar
Local: Av. Almirante Jaceguai ( a partir da Rua D. do Mar)/ Almirante Barroso/Av. Hist. Rdo. Girão- até a Rua João Cordeiro.
Luxo Da Aldeia
Datas de saída: 11/01,18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 19h
Local: Rua Pe. Francisco Pinto, 144 (Em frente ao Bar do Chaguinha) – Benfica
Camaleões do Vila
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horários: 12/01, 26/01 e 02/02 – 17h e 19/01 - 15h
Local: Av. Almirante Jaceguai (a partir da Rua Dragão do Mar)/ Almirante Barroso/Av. Hist. Rdo Girão dispersando no aterrinho.
Matou A Pau...Ta
Datas de saída: 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro – Desfile até a Praça do Ferreira
Baixinhos Do Mincharia
Datas de saída: 13/01,20/01,27/01 e 03/02
Horário: 16h30
Local: Rua Pacajus,05 – Largo do Micharia
Taberneiros De Iracema
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 15h
Local: Rua dos Tabajaras
Num Ispaia Sinão Ienche
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Pe. Pita c/ João Cordeiro
Concentra Mas Não Sai
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 16h
Local: Praça do Ferreira
Mata Galinha
Datas de saída: 19/01, 26/01, 27/01 e 02/02/13
Horário: 16h
Local: Av. Pedro Dantas, Conj. Renascer
Cachorra Magra
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local : Fernando César de Araújo Carvalho
Natureza Do Sertão
Datas de saída: 21/01, 28/01
Horário: 16h30
Local: Rua Dra. Mires de Marinho Bouty,1028-Conj.JD UNIÃO II
Tambores Carnavalescos
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 16h
Local: Rua José Avelino, 563 (complexo Dragão do Mar)
Cordões do Ancurí
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 19h30
Local: Entre as ruas Maria Quintino e rua Honório Maia – Santa Maria
Matracas De Iracema
Datas de saída: 19/01, 26/01 e 02/02/13
Horário: 16h
Local: Rua Gonçalves Ledo/ Rua João Cordeiro/ A.v Hist. Rdo. Girão/ Rua Joaquim Alves/ Rua Tito Rocha/ Rua Gonçalves Ledo
Doido é Tu
Datas de saída: 18/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Campo Novo
Cabeça de Touro
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Av. E esquina com a Av. I, 2 etapa – José Walter
Batendo na Lata
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Rua Babilônia 845, Parque Santa Fé
Vila Folia
Datas de saída: 25/01 e 26/01, 01/02 e 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Francisco Glicério entre as ruas delta e João Aires - Vila Manoel Sátiro
Jardim Folia
Datas de saída: 25/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Arakém – Bairro Jardim Iracema
Relaxa Bêbe
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Bárbara de Alencar entre as ruas Antônio Augusto e João Cordeiro
Império da Vila
Datas de saída: 19/01, 20/01, 26/01 e 27/01
Horário: 17h
Local: Praça Valentim Monteiro entre as ruas Gomes Passo, Vicente Saboia e Carlos Albuquerque – Bairro Carlito Pamplona
Kururu da Lagoa
Datas de saída: 26/01, 27/01, 02/02 e 03/02
Horário: 18h (dia 27 e 03 - 16h)
Local: Rua Antônio Nogueira, Rua Monte Rei, Rua Pigali – Retornando pela Av. Sabiaguaba e Rua Antonio Nogueira.
Os Vassouras do Babau
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Praça José Bonifácio
Balaku Baku Folia
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Rúia Sampaio – Bairro Farias Brito
Monte Folia
Datas de saída: 19/01, 26/01, 01/02 e 02/02
Horário: 17h
Local : Dias: 19,26/01 e 02/02 Praça Coronel João Pontes - rua Benjamim Barroso, bairro Monte Castelo. Dia: 01/02 Praça Carlos Jereissati - Rua Comendador Luís Ribeiro - Bairro Monte Castelo
Que merda é essa ?
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02/13
Horário: 18h – 12/01
Local: Rua João Cordeiro/ entre Rua Ten. Benévolo e Padre Climério
Palhaços de Rua
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 17h
Local: Praça do Conj. Polar – Bairro Conjunto Polar
Carnavalesco Tá Dentro Deixa
Datas de saída: 26/01 e 27/01, 02/02 e 03/02
Horário: 17h30
Local: Av. Central entre 717- Conjunto Ceará
Tambores da Terra
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h30
Local: Bairro João XXIII
Alegria no Território Da Paz
Datas de saída: 25/01, 26/01 e 01, 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Manoel Galdino 2239 – Granja Lisboa
Unidos Do Morro
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Travessa da Saudade, esquina c/ Rua do Trilho – Moura Brasil
Coração Benfica
Datas de saída: 13/01,20/01 e 27/01 e 03/02
Horário: 19h
Local: Rua Adolfo Herbster (Entre a R. Waldery Uchôa e João Gentil) – Benfica
Piranhas Do Papicu
Datas de saída: 13/01,19/01,26/01 e 03/02
Horário: 17h
Local: Praça Alan Neto – Rua Eng. Placido Coelho Jr. - Papicu
Galo Do Jardim América
Datas de saída: 18/01, 25/01 e 01, 08/02
Horário: 14h
Local: Rua Damasceno Girão, 1864 (Na Praça do Jardim América, CAGECE – Jardim América
Dos Bodes
Datas de saída: 18/01, 20/01,27/01 e 03/02
Horário: 19h
Local: Rua Senador Calos Jereissate - Bairro Jardim das Oliveiras
Dendê Folia
Datas de saída: 26/01 e 27/01, 01/01 e 02/02
Horário: 19h30
Local: Praça da Cultura na Rua Hill Moraes- Edson Queiroz
Kuekão de Kouro
Datas de saída: 18/01, 25/01 e 01, 02/02
Horário: 19h
Local: Rua Gonçalves Rodrigues
Peido Azedo
Data de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 17h
Concentração: Mercado do Joaquim Távora





Manu Chao faz apresentação beneficente em Escola de Surf do Titanzinho

Cantor francês participa do aniversário de 18 anos da instituição que ajuda crianças carentes do Mucuripe 

O cantor francês surpreende o público de Fortaleza mais uma vez com uma apresentação gratuita neste sábado, na Praia do Titanzinho. Ele será uma das atrações do fim de semana que irá celebrar os 18 anos da Escola Beneficente de Surf do local, que contará ainda com campeonato de surf no próximo domingo. Kata surf, patins, skate e capoeira também fazem parte da comemoração da Escola que ajuda crianças carentes a se desligar das drogas e entrar para o mundo do esporte.  Escondida atrás do Porto do Mucuripe, a Praia do Titanzinho é considerada a melhor para surf em Fortaleza. Nela está localizado o antigo Farol do Mucuripe.
 Manu Chao, cujo nome completo é Jose-Manuel Thomas Arthur Chao é um músico francês envolvido em questões sócio-ambientais. Um dos shows mais memoráveis do cantor no Ceará foi em um acampamento do Movimento dos Sem Terra no município de Ocara.
Manu cresceu bilíngue, influenciado pela crescente cena punk que se desenvolvia na França. Na adolescência, chegou a tocar em algumas formações, incluindo o grupo rockabilly Hot Pants, que foi bem recebido pela crítica, mas não teve muita repercussão. Após desistir do Hot Pants, Manu montou o Mano Negra, uma banda eclética com influências de música francesa, espanhola, além da forte presença do punk via The Clash. O nome é uma homenagem a uma organização anarquista que operava na Espanha na época. O primeiro single do Mano Negra foi Mala Vida, e seu grande sucesso na França rendeu ao grupo um contrato com a gravadora Virgin.
Em 1992, o Mano Negra fez uma turnê pela América Latina. Mas não foi uma turnê comum: os integrantes da banda viajavam de barco, ao lado de atores e de um circo, tocando em cidades portuárias ao longo de toda a costa do continente. Um dos momentos mais marcantes aconteceu no Rio de Janeiro, durante a convenção mundial Eco 92: na Praça dos Arcos da Lapa, o Mano Negra fez um show que contou com a participação de Jello Biafra, da banda estadunidense Dead Kennedys.
Em 1995, o Mano Negra mudou-se para a Espanha, onde Manu montou um projeto paralelo, o Radio Bemba Sound System, junto com outros integrantes. Essa mistura causou atritos internos, o que levou ao fim do Mano Negra. Sem banda, Manu voltou para a América do Sul e passou os anos que se seguiram viajando com seu violão e gravando apenas ocasionalmente, sem compromisso. O resultado musical de suas viagens, o disco Clandestino, foi lançado em 1998. A repercussão inicial foi tímida, mas Clandestino acabou sendo um grande sucesso na França e na América Latina (em especial no Brasil), apesar de suas letras serem uma mistura de inglês, francês, espanhol, galego e português. Músicas como "Desaparecido" e a faixa-título tocaram nas rádios e tiveram ótima repercussão.
Em 2000, Manu Chao participou do Free Jazz Festival, fazendo shows bem-sucedidos e presenciados, no Rio de Janeiro, por Caetano Veloso e vários artistas brasileiros. Em junho de 2001, o cantor lançou seu segundo disco, Proxima Estacion: Esperanza, com mais influências de música caribenha. Em 2005, gravou a música Soledad Cidadão, numa participação especial para Os Paralamas do Sucesso. No Brasil, o seu maior sucesso é "Me Gustas Tu".. Manu participou do CD Tropa de Elite da banda Tihuana em uma música chamada “Clandestino”. Fontes dizem que o artista francês possui uma casa no município cearense de Icapuí, na praia de Peroba.
Segundo a assessoria do evento da Escola Beneficente de Surf do Titanzinho, a apresentação de Manu Chao em Fortaleza acontecerá na hora do pôr do sol, às 17h.





  

FESTAS & BOATES

Mais de dez horas de balada no Pré Carnaval Eletrônico da Praia de Iracema

Dj Weaver Cabral é uma das atrações da Arena House, um dos ambientes do evento

DJ Weaver Cabral, o mais novo DJ “festejado” nas casas noturnas de Fortaleza, comanda a produção e as pick ups do 8º Pré-Carnaval Eletrônico, na boate Brom’s Partyhouse (Rua dos Tabajaras, 402 – Praia de Iracema), neste sábado, a partir das 23h. Será mais de dezhoras de festa, pois ao amanhecer acontecerá o “After do Cabral”.
A musicalidade do Dj Weaver viaja por várias vertentes da House Music, sempre predominando o Tribal, o Eletro e o Dutch. Mas o Pré Carnaval Eletrônico terá diversas atrações, como a presença do apresentador Amenhotep Rodrigues,  que irá comandar um concurso do “melhor visual” da festa, com premiação deum book fotográfico, apresentação da cantora Natasha Maphyatti e outras bandas e covers, além de duas pistas de dança. Na Arena Pop estarão os Djs Mauro Maximiliano, Siddarta Gautama e John Fer. Na Arena House, tocarão os Djs Weaver, Adrian Brasil e Leo Telles.
O Dj Weaver Cabral conversou com o DIVIRTA-CE, falou sobre a dificuldade na renovação de Djs, as músicas mais pedidas no momento, além de dar sua opinião sobre a noite de Fortaleza. Confira a entrevista.

DIVIRTA-CE- Weaver, como começou seu interesse por música e qual o diferencial do seu trabalho de Dj?
WEAVER CABRAL -
O interesse por música é de família, minha mãe é cantora, e meu pai apaixonado por dance dos anos oitenta, os tios todos tinham bandas de rock, me ensinaram a tocar bateria e guitarra ainda criança, e com 12 anos peguei uma câmera e comecei a fazer videoclipes das bandas deles. Daí então fui me moldando: na escola me misturava com todos que curtiam música e cheguei a montar algumas bandas.

DIVIRTA-CE - Você era editor de fotos, e ainda tem uma empresa de fotografia, a Conceito W. Como você concilia seu trabalho de fotógrafo e designer gráfico e Dj, na noite? Você, como novo talento das pistas de dança, como analisa o espaço dedicado a nova geração de Djs nas casas noturnas de Fortaleza?
WEAVER CABRAL -
Por minha mãe ser cantora, dançarina, ela sempre introduziu fotografia à vida dos filhos, desde criança, me matricularam em cursos na Casa Amarela da UFC, pois acreditavam muito na minha criatividade e paixão por desenhos. Fiz curso de animação, depois de fotografia, e anos depois, de filmagem. Essa paixão pela arte me trouxe um emprego de editor de fotos e vídeos, e com o tempo cinegrafista e fotógrafo... Depois de toda essa trajetória, escolhi fotografia como norte da bússola e comecei a me especializar mais na música, que sempre foi uma paixão, mas tinha receio de levar como profissão. Logo depois montei empresa com amigos parceiros, para cobrir eventos sociais, e foi havendo necessidade de DJs nas festas, alem de fotos, filmagem. Falar da noite de Fortaleza é muito complexo, é um mercado saturado e concorrido. É um mercado que só com muito amor à profissão a pessoa se mantém, além de talento e garra. Apesar das pessoas nos veem com deslumbre e glamour, mas o trabalho por trás é arduo e pesado. Apesar do mercado estar saturado, novos talentos não páram de sugir e para esses talentos há sempre portas abertas. Quem tem talento só tem a crescer em qualquer lugar, independente de concorrência. Basta se concentrar e trabalhar arduamente.

DIVIRTA-CE- Com pouco tempo de carreira como Dj, você já esteve em diversas casas noturnas. Além de ter empresa de fotografia e ser Dj, você produz seus eventos. E agora fará seu Pré-Carnaval Eletrônico. Como será essa festa que você está produzindo e conta com muitas parcerias e participações?
WEAVER CABRAL -
A função do Dj é levar mais que música para as pessoas - é alegria, é entusiasmo, não adianta nada saber mixar divinamente e não dar a mínima ao que o povo da pista de dança, no momento certo. As pessoas vão pedir musica, e elas estão pagando para se divertirem, nada melhor que presenteá-las com as múysicas que são "a vida delas", além de que o Dj sempre precisa levar novidades, fazer um diferencial, estar atualizado, e em sintonia com o tipo de público que se direciona. Em busca de criar novas oportunidades a vários outros profissionais da noite, foi surgindo necessidade de promover festas e eventos, pois com o mercado saturado, várias pessoas talentosas acabam ficando de fora muito tempo e sem muitas oportunidades. Daí fui me tornando, sem querer, promoter, e muitas idéias engavetadas foram saindo, e muitos outros projetos e parcerias foram abertas. A festa de pré carnaval é um grande evento com mais de 20 atrações, daqui e de fora, apresentações, concursos, sorteios, tudo que o público gosta. Será a maior festa das férias, na boate Broms Partyhouse, vai ter especial set flashback, pista house, pista pop, especial mix com diversos estilos na pista lounge, capacidade para 1.200 pessoas., seguranças e mais de 10 saidas de emergência- a balada mais segura de Fortaleza!

DIVIRTA-CE -Na sua profissão, escutar o pedido de música é algo inevitável.... quais os hits que não podem falta no set list do Dj Weaver atualmente e quais as músicas que as pessoas mais pedem?
WEAVER CABRAL -
As músicas que as pessoas mais me pedem são “Amber - Sexual (li da di)” e Dj Lapetina & Paula Bencini “Masochist” e as que não faltam no meu set são Tony Igy com “Astronomia”, Robert Belli & Jr. Loppez Feat. Bibi Iang, com o hit “Confusa”. Mas a que eu mais gosto de tocar no momento é Nicky Valentine & Tommy Love, ”Kiss Kiss Goodbye”

DIVIRTA-CE - Você começou sua carreira de Dj na noite de Fortaleza ano passado, já participa de programas de Tv, viaja, faz eventos fechados, produz festas... quais os projetos e sonhos de Weaver Cabral para 2013?
WEAVER CABRAL -
No momento quero terminar essa fase de divulgação para poder me fixar apenas em ser dj e começar a produção musical. Quero fechar uma parceria grande também esse ano, meu grande sonho é apenas viver apenas de música.







Jacaré Jeri resgata a essência do carnaval


Pela primeira vez em Jericoacora, uma festa de quatro dias com enfoques na cultura popular cearense
 

Carnaval com Teatro - A Trupe Caba de Chegar de Teatro é uma das atrações com o espetáculo “Conversa de Lavadeiras”  

O Carnaval Jacaré Jeri, que acontece de 09 a 12 de fevereiro 2013, inaugura na praia de Jericoacoara a celebração da arte popular e de rua com ênfase na cultura tradicional do Ceará, trazendo como atrações maracatu e coco, marchinhas, bonecos e máscaras gigantes, teatro de rua, além de banda de marchinhas e mais festejos ao som de projeto musical.
    No caleidoscópio cultural, o colorido, o humor e os batuques das manifestações de rua se mesclam com o brilho e os ritmos tradicionais do carnaval brasileiro para resgatar sua verdadeira essência, em contraponto aos carnavais de multidões eufóricas e paredões de som, promovendo assim uma festa para todos – moradores, famílias e turistas que visitam a hospitaleira, cosmopolita e paradisíaca vila.
    As apresentações chegam e se concentram na Praça Edvá Esmerino da Silva, tomando as pequenas ruas de areia e uma tenda de circo montada na praça principal, reunindo artistas e foliões, diariamente. Às 17h, a programação inicia com apresentações da cultura popular, como a Dança do Coco do Alagadiço (Trairi) e o Maracatu Nação Tremembé (do distrito Aracatiaçu de Sobral), além de um concurso de jumentos fantasiados, cujos vencedores levarão R$ 600,00 em prêmios (1º lugar: R$ 300,00 / 2º: R$ 200,00 / 3º: R$ 100,00). O cortejo festivo segue com a banda Jacaré Jeri e os desfiles, por volta das 18h às 20h, quando o discotecário Régis Lima (Fortaleza-CE) entra com seleções musicais, até às 22h, pela edição especial para o Jacaré Jeri Carnaval do projeto Divino Maravilhoso, em que propõe rica e divertida mistura do tropicalismo com músicas foliãs brasileiras de várias épocas e ritmos. No dia 12 de fevereiro, o cortejo recebe a apresentação do teatro de rua com a divertida e premiada “Conversa de Lavadeiras”, pela Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE). E tem mais a conferir na programação abaixo.
    As oficinas de bonecos e máscaras gigantes, ministradas desde janeiro por Ni de Sousa e Vanderley Percoviski (Juazeiro do Norte), são voltadas para a comunidade local, priorizando os jovens. Os bonecos produzidos ganharão as ruas e participarão dos desfiles diários, com destaque para um jacaré gigante que faz referência à etimologia da vila, pois Jericoacoara significa Jacaré quarando ao sol, em tupi. Já as máscaras em grandes e coloridas dimensões vão decorar as vias do cortejo pela vila durante os dias de festa, e serão ainda uma parceria de aprendizado para os garotos, em conjunção com o Centro Comunitário de Jericoacoara.
      A ordem é que "o evento respeitará os costumes locais, minimizará os impactos ao meio-ambiente, inclusive encerrando a programação por volta das 22 horas em respeito a lei do silêncio. e movimentará a economia da vila de forma ética e responsável. Assim, espera-se estimular um turismo cultural durante um período em que as praias embaladas por grandes “paredões” de som atraem boa parte dos turistas no Ceará", explicam os organizadores do Jacaré Jeri, Aleana Duarte, da Galgo Entretenimento, junto a Osiel Gomes e Emídio Sanderson, pela da Invento Produções Culturais. Com tais diferenciais, a produção aposta na consolidação do evento como um importante atrativo para o calendário turístico e cultural cearense.
     A programação do carnaval Jacaré Jeri é gratuita, sendo realizada pela Invento Produções Culturais e a Galgo Entretenimento com apoio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria de Cultura (Secult) e promoção da Associação das Pousadas de Jericoacora (APJERI).
 Serviço Carnaval Jacaré Jeri Data: De 09 a 12 fevereiro 2013 (sábado à terça-feira) Local: Praça Edvá Esmerino da Silva e cortejo - Jericoacoara (CE) Horário: De 17h às 22h - Grátis
 










CARNAVAL 2013

Pré-Carnaval do Boteco Praia traz muito descontração com o tema “O que não mata, engorda”

O primeiro sábado de fevereiro (02) será marcado pelos festejos mominos no Boteco Praia. Das 12h às 17h, com open bar para água, cerveja e refrigerante, o pré-carnaval “O que não mata, engorda” irá levantar os foliões ao som das bandas Maravilha, Bateria Mix Brasil e O que não mata, engorda, formada especialmente para animar a folia. No repertório, muito samba, chorinho e marchinhas garantem que ninguém ficará parado.“A aceitação dos clientes e procura pelos ingressos superou nossas expectativas e a nossa ideia é transformar o “O que não mata, engorda” no bloco de pré-Carnaval do Boteco Praia no ano que vem, com festa na concentração e desfile pela Praia de Iracema todos os sábados”, informa o sócio do Boteco Praia em Fortaleza, Paulo Plutarcho.

Os ingressos para a festa estão à venda no Boteco Praia e no site www.bilheteriavirtual.com.br e dão direito à água, cerveja e refrigerante liberados. O pré-carnaval do Boteco Praia tem patrocínio do Shopping Iandê, Skol, Rabelo e Coca-Cola. Mais informações: 85 3248.4773.

Serviço:
Pré-Carnaval O que não mata, engorda
Data: 02 de fevereiro
Horário: das 12h às 17h
Valor: R$ 70,00 (1º lote) (open bar – água, refrigerante e cerveja)
Pontos de venda: Boteco Praia e no www.bilheteriavirtual.com.br








DIVIRTA-CE conversou com Sérgio Mallandro
 

O rei do "glu-glu" fala sobre o show "Sem Censura", que apresentou neste fim de semana em Fortaleza - confira a conversa hilária entre o Mallandro e Felipe Muniz Palhano e veja trechos do show na TV Divirta-CE

Com seu humor peculiar e consagrado popularmente, Sérgio Mallandro divertirá a platéia de Fortaleza neste sábado e domingo. com performances que marcaram sua trajetória na televisão e histórias de sua carreira desde a estreia como jurado do programa de calouros no SBT, ao lado de Silvio Santos. As participações na TV Globo, na década de 1990, ao lado de Xuxa e Chico Anysio também são lembradas, assim como as passagens pelo cinema, histórias do seu padrasto General e seus relacionamentos amorosos. E agora ainda acrescenta em seus espetáculos, episódios vividos por ele e seus companheiros no reality show ‘A Fazenda’.

Famoso por suas cômicas músicas, como ‘bilú tetéia’ e ‘um capeta em forma de guri’, Mallandro também dança nos seus espetáculos, fazendo com que todos dêem muitas risadas. Ele também dá o ar da sua graça nos vídeos do youtube que alcançam mais de um milhão e meio de visualizações.
Com mais de dois anos em cartaz com o espetáculo "Sem Censura", que foi apresentado no sábado às 21h e domingo às 20h
, no Teatro Via Sul em Fortaleza, deverá agradar não só aos fãs das gracinhas de Sérgio Mallandro, e mostrar uma nova faceta do artista. Em conversa com o DIVIRTA-CE Sérgio revelou que está satisfeito com seus programas na TV a cabo e que pretende fazer um filme em 2013. Confira!



DIVIRTA-CE - São quantos anos de carreira, e quantos anos que não volta ao Ceará, terra do humor, o que espera do público cearense e o que acha da nossa terrado Sol? O que acha dos humoristas do Ceará? Admira algum em especial?
SÉRGIO MALLANDRO –
Ceará é tudo de bom, são praias lindas, desse estado saíram grandes talentos do humor. Eu estou muito mais feliz de ir para o Ceará, pois não vou há muitos anos, nem sei quantos. Na época eu fazia show para crianças e levava o meu circo. Agora tenho certeza que vocês vão amar o meu show, que está um sucesso pelo Brasil todo. No Rio de Janeiro já está há dois anos em cartaz, todos fazendo “glu-glu”.







DIVIRTA-CE -Você está nessa nova fase de stand up comedy, me fale como é o espetáculo? Existe interação com público? Já aconteceu alguma  situação inusitada que você possa se lembrar?
SÉRGIO MALLANDRO –
Estou numa fase maravilhosa, acho que na melhor fase da minha vida. O Teatro é realmente sagrado. O meu show tem sido recebido de braços abertos por todo o Brasil. A situação mais inusitada que eu passei foi em Campinas: estava no palco contando uma história e de repente me levanta uma senhora e pergunta “o que o Sérgio Mallandro acha do mensalão”... Meu Deus! Mas o público participa bastante, sobe no palco e tudo, yeh, yehhhhh!





DIVIRTA-CE- Contratado do canal a cabo Multishow, como anda essa nova fase de TV por assinatura, onde você já fez um reality-show com sua família, é jurado de programa de calouros de humor e agora apresenta um programa de entrevistas?
SÉRGIO MALLANDRO –
Tudo de bom, o Multishow me abraçou, eu abracei o Multishow, depois nos beijamos e agora estamos casados. Raáá! Temos muitos projetos no Multishow, inclusive um programa só de pegadinhas – maravilhoso!






DIVIRTA-CE- Você fez incrível sucesso na TV aberta, teve uma grande audiência com a “Oradukapeta” no SBT, no fim dos anos 80, depois foi contratado pela Globo para apresentar um outro infantil, antes do programa da Xuxa, que estava no auge. Logo após teve uma fase mais adulta, na TV Gazeta, com pegadinhas e malandrinhas. Como você avalia sua carreira na televisão brasileira. Sente falta da visibilidade da TV aberta?
SÉRGIO MALLANDRO –
Todo mundo hoje em dia tem Multishow. Os motoristas de taxi, frentistas, o “mauricinho”... me sinto na TV aberta. Toda minha família está sendo reconhecida na rua. Estou super satisfeito no Multishow. E minha carreira avalio como um cara que já fez de tudo na TV, grande experiência. Mas você sabe que todas as emissoras estão brigando por mim? A Globo quer que eu vá pro SBT, o SBT que que eu vá pra Record, a Record quer que eu vá pra RedeTV. Pegadinhaaaa hein!






DIVIRTA-CE - O Sérgio Mallandro sempre nos surpreende. Quando pensamos que ele sumiu, ele chega com um filme nos cinemas. Quando pensamos que ele não aparecerá mais na mídia, ele volta fazendo o quenca fez. Como você definira o carisma do seu personagem, sendo um dos artistas mais conhecidos e queridos do Brasil e quais seus planos para 2013?}
SÉRGIO MALLANDRO –
É verdade, temos que ter criatividade para não parar no tempo. Hoje eu me reinventei. Se você pensa que vai ao teatro só ouvir “glu-glu” ou “yeh-yeh”, está enganado. Muita gente quando vai ver o meu show se surpreende. Conto histórias hilárias da minha vida. Meus planos para 2013 são: continuar rodando o Brasil com a peça, fazer o filme “2 Mallandros em Las Vegas” e continuar com meus programas no Multishow. Família Ceará, espero vocês para dar muita risada! Glu-glu, yeh-yeh para todos!
 















Festival de Guaramiranga anuncia as atrações do carnaval de Jazz e Blues
  
Mais um grande encontro da boa música na charmosa serra cearense, de 9 a 12 de fereiro, na 14ª edição do tradicional evento - DIVIRTA-CE estará fazendo toda a cobertura este ano
>“Blues n Soul Sessions” reúne importantes artistas do cenário do blues, jazz e soul - show seráapresentado em Guaramiranga (foto acima)

>A cantora Rosa Passos (BA), de carreira internacional, presta em seu 16º CD, “É Luxo Só”, uma homenagem a Elizeth Cardoso

O mês de fevereiro é contaminado pela alegria esfuziante do carnaval, mas o Ceará já ficou famoso por proporcionar uma valorosa opção, principalmente para os amantes da boa música instrumental com gaitas, cordas, sopros e vozes entoando a riqueza das composições jazzísticas e do blues. É o Festival Jazz & Blues, que começou a “afinar os instrumentos” já em janeiro, em ações formativas, tem seu grande momento durante o Carnaval em Guaramiranga e Pacoti, e continua com mais shows após a quarta-feira de cinzas em Fortaleza, Ceará.

Em janeiro, 630 alunos e arte-educadores de 21 cidades cearenses participaram de Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical. Elas integram o Projeto Música é para a Vida, que é realizado pela Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Desse total, 120 vão participar das Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues, que acontecerão de 02 a 08 em Pacoti, ministradas por grandes instrumentistas, entre os quais, algumas atrações do Festival. Eles também estarão no Festival em Guaramiranga, de 9 a 12, acompanhando toda a programação e apresentando-se no palco da Cidade Jazz & Blues.

O Projeto Música é para a Vida tem como objetivo aliar arte e educação, prezando pela formação musical. As Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical tiveram o intuito de proporcionar a apreciação e a inclusão da música no ambiente escolar, compartilhando com os alunos e educadores os princípios básicos do ensino musical. A coordenação pedagógica é do professor Prof. Gerardo Viana.

Para a 14ª edição, o Festival convidou importantes nomes do jazz e do blues, alguns já reconhecidos nacional e internacionalmente, com carreiras consolidadas, e outros que agora despontam como grandes intérpretes, também dentro e fora do Brasil.

Em 2013, duas vozes femininas prometem encantar o público do Festival este ano em dois belíssimos shows: a cantora Rosa Passos (BA), de carreira internacional, que em seu 16º CD, “É Luxo Só”, presta homenagem a Elizeth Cardoso; e a cantora maranhense residente em Paris Anna Torres (MA/FRA), que já desponta como a “nova Diva do Jazz Brasileiro”.

Merece destaque a participação do grupo cearense Jazzera Trio, que acompanhará Anna Torres neste show. Os integrantes são músicos de Guaramiranga, que ao longo desses anos tiveram a oportunidade de conferir de perto, na própria cidade, o trabalho de grandes nomes do jazz internacional. É, dessa forma, um importante fruto do Festival, que tem o prazer de levar ao palco um resultado concreto do trabalho educativo e formativo proporcionado pelo conjunto de suas ações.

Um jovem cantor cearense também será destaque nesta edição. É Marcos Lessa, que desponta como uma das grandes revelações da nova geração de músicos do estado e já começa a trilhar sua carreira nacional. No Festival, faz um som suingado em um Tributo a Wilson Simonal.

O jazz instrumental, suas vertentes e gêneros afins entram em cena com o trombonista Raul de Souza (RJ), renomado entre os ícones do jazz internacional e da música brasileira, o nova-iorquino Scott Feiner & Pandeiro Jazz (EUA/RJ), que vem conquistando o meio jazzístico do Brasil e dos EUA, e o duo de acordeon e piano recém-formado Waldonys & Misael da Hora (CE e RJ) no show “Baião Instrumental – homenagem a Luiz Gonzaga”.

Os amantes do blues vão vibrar com Ari Borger Quartet – AB4 (SP), que além do pianista Ari Borger, tem em sua formação Celso Salim, Rodrigo Mantovani, Marcos Klis e Humberto Zigler, e mais, “Blues n Soul Sessions”, projeto da Igor Prado Band (SP), com a especial participação dos cantores americanos de blues Tia Carroll (USA), que é uma renomada cantora de Soul de São Francisco, e J.J Jackson (USA), cantor do Sul dos Estados Unidos, que se rendeu aos encantos do Brasil, onde hoje reside. O editor adjunto de cultura do Jornal o Estado e organizador do blog Divirta-CE, Felipe Muniz Palhano, irá realizar a cobertura do evento.







Circo francês continua com temporada em Fortaleza
 

O “Le Cirque” está montado na Avenida Washington Soares, ao lado do Siará Hall
O Globo da Morte do Le Cirque, que está no livro dos recordes como o menor globo do mundo, com cinco motos e abre ao meio com as mesmas em movimento. 

Com a proposta de fazer um espetáculo diferente, que integra dança teatro e os tradicionais números circenses, o Le Cirque conta com artistas de diversas nacionalidades e continentes, e está em Fortaleza até o fim de janeiro, para agitar o mês de férias na capital cearense. São mais de 74 pessoas, entre artistas e técnicos que trabalham com objetivos de impressionar e agradar o público, muitas vezes desafiando os limites humanos.
Um elenco de alta qualidade artística, com figurinos totalmente diferenciados de cada artista, a trilha sonora de diversos países; como França, Rússia, Espanha, Itália, Mongólia e Canadá. Criado em 1999 pelos irmãos Stevanovich na França, o Le Cirque vem encantando o público por onde passa.
Agradando todas as faixas etárias com apresentações interativas e inteligentes, repletas de tecnologia de última geração, a magia do circo, esta arte milenar, é acrescentada por muito dinamismo, luxo e brilho em estilo francês. Entre os destaques do espetáculo está o pêndulo humano: Tarzan e Jane e os palhaço são algumas das atrações que impressionam o público. Sem contar o Globo da Morte, que está no livro dos recordes como o menor globo do mundo, com cinco motos e abre ao meio com as mesmas em movimento.
O circo conta com uma estrutura que possui acomodações confortáveis e recursos de última geração, em uma lona tencionada com capacidade para 1.400 pessoas, distribuído em cadeiras confortáveis e de ótima visibilidade. Toda a estrutura de fabricação italiana com projeto exclusivo para a Tournée Latino Americana. São mais de 250 toneladas de equipamentos dois grupos geradores de energia elétrica, com 30 carretas e um avião para propaganda via aérea. O Le Cirque já percorreu boa parte do mundo, e agora chega ao Nordeste com um dos melhores espetáculos circenses apresentados no Brasil nas últimas décadas.
Em Fortaleza, o Le Cirque está montado na Av. Washington Soares (ao lado do Siará Hall) com preços populares a partir de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Pagam meias: criança de 03 a 12 anos, idosos e carteira de estudante, nossos horários são de terça a domingo às 18h e 20h. Com certeza uma das atrações mais agradáveis e baratas das férias na Terra do Sol para toda família. Informações: 8924-7729 / 9785-2397.




 







Divulgada nova música com vocais inéditos de Amy Winehouse

O rapper Nas selou sua amizade com Amy Winehouse, que morreu em 2011,
com (até agora) duas músicas: a primeira foi lançada logo após o falecimento da cantora - 'Like Smoke' - no álbum póstumo "Lioness: Hidden Treasures". Agora foi divulgada uma segunda faixa intitulada "Cherry Wine', lançada com clipe na internet esta semana. Na canção, Amy canta (em tradução livre): "onde está ele / O homem que é igual a mim / Eu ouvi que ele estava escondido / Em algum lugar eu não posso ver/ Eu estou sozinha / E eu percebo quando eu chegar em casa / Eu quero ir para o meu vermelho e minha cereja".
A canção foi produzida por Salaam Remi, que introduziu a cantora e o rapper e trabalhou em dois álbuns de Amy, "Frank" e "Back To Black". 
 
Falando sobre a faixa, Nas disse que ouvi-la foi difícil. "É uma sensação estranha, meia amarga e ao mesmo tempo doce, fazer alguma coisa com ela agora que ela não está aqui. A parte doce é que nós temos a música, os fãs têm uma nova música dela. Já parte amarga é que ela não esteja mais aqui para realmente viver sua música."

'Cherry Wine' estará no novo álbum de Nas chamado Life Is Good, que também inclui colaborações com outros músicos, como Drake, Rick Ross, Mary J Blige, Swizz Beatz e Heavy D. O disco será lançado em 17 de julho. 

A faixa é uma mistura de rap, soul com uma pegada mais leve, bem ao estilo que tornou a cantora britânica famosa no mundo inteiro.

VEJA O CLIPE - Ouça nova música de Amy Winehouse com o rapper Nas, “Cherry Wine”












CINEMA

ESTREIAS: A volta de Schwarzenegger, novo filme de Tarantino e desenho da Bélgica 

Fim de semana tem também pré-estreia da nova versão cinematográfica de “João e Maria”


> Aos 65 anos, Schwarzenegger volta como protagonista, ao lado de Rodrigo Santoro,  e diz: "Envelhecer é uma droga"

Férias, cinemas lotados, e nesse fim de semana todos ganham novas opções para assistir. Uma delas é a volta do ator Arnold Schwarzenegger, que depois de ser governador da Califórnia, retorna à sétima arte – se é que podemos chamar os filmes dele de sétima arte... Schwarzenegger sempre nos disse que voltaria. “É uma sensação muito estranha estar de volta para falar sobre um filme”, admite Arnold Schwarzenegger. Não podendo mais ser reeleito governador devido à limitação de mandato e não podendo concorrer à presidência, por ter nascido na Áustria, acabou passando o ano passado nas manchetes dos tabloides, após o fim de seu casamento com a apresentadora Maria Shriver depois da descoberta de um caso antigo entre ele e uma ex-empregada, que resultou em um filho hoje com 15 anos. E como é para um ex-Mr. Universo completar 65 anos? “A única coisa que posso dizer sobre envelhecer é que é uma droga. Eu não sou diferente de você. Nós todos olhamos no espelho e dizemos: ‘O que aconteceu?’ Você antes tinha músculos e agora, lentamente, eles estão deteriorando. Mas se você malhar, você permanece em forma e se sente bem. Eu me sinto bem atualmente.”


 


 “O Último Desafio”, que estreia nesta sexta nos cinemas de Fortaleza, apresenta Schwarzenegger como o xerife de uma pequena cidade do Arizona que enfrenta um cartel das drogas. Há todas as lutas, tiros e explosões que o tornaram um campeão das bilheterias nos anos 80 e 90. No filme, Arnold contracena  com o ator brasileiro Rodrigo Santoro. Para compensar o tempo perdido, Schwarzenegger tem vários projetos em vários estágios de desenvolvimento, muitos revisitando antigos sucessos. “Muito disso tem a ver com ‘timing’. Isso é algo que o show business e a política têm em comum. Eu faria outro ‘Conan’ imediatamente se ele estivesse pronto. Há um executivo na Universal que acredita em trazer o personagem de volta. Tem que ser realmente de alta qualidade para mim. Esse roteiro ficará pronto neste ano.” O mesmo acontece com "Triplets", a sequência de "Irmãos Gêmeos". "Eu venho tentando convencer a Universal a fazê-lo há 10 anos. Até recentemente eles não viam valor. Agora, a nova direção acredita que é uma ideia brilhante. Eles contrataram os roteiristas. Está avançando a todo vapor.”

> Novo filme de Tarantino, com Jamie Foxx e Leonardo DiCaprio, estreia nesta sexta


O novo filme do diretor Quentin Tarantino (de "Bastardos Inglórios"), "Django Livre", é outra novidade neste fim de semana nos cinemas. O longa é ambientado no Sul dos EUA dois anos antes da Guerra de Secessão. Na trama, Django (Jamie Foxx) é um escravo adquirido pelo caçador de recompensas alemão, dr. King Schultz (Christoph Waltz), com a promessa de libertar sua mulher após a captura dos sanguinários irmãos Brittle, mortos ou vivos. Para Schultz, Django é a única pessoa que pode levá-lo à sua recompensa. O sucesso leva Schultz a libertar Django, embora os dois optem por não seguirem caminhos separados. Em vez disso, Schultz caça os criminosos mais perigosos do sul dos EUA ao lado de Django. A busca de Django e Schultz acaba levando-os até Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o proprietário de uma fazenda abominável. O filme tem diversas indicações ao Oscar 2013.





> O desenho belga “Sammy: A Grande Fuga” é opção para a criançada em 3D

Para a criançada, a novidade é um desenho da Bélgica, produzido pela Warner: “Sammy: A Grande Fuga” conta a história das tartarugas marinhas Sammy e Ray, que vivem uma boa vida ao longo de uma barreira de corais, com seus bebês Ricky e Ella. Mas eles são capturados e enviados a Dubai, ondedevem conviver em um grande aquário, servindo de atração a milhares de turistas. O cavalo marinho Big Boss tem um plano de fuga com todos os animais marinhos, mas Sammy e Ray preferem desenvolver seu próprio plano, com a ajuda do peixe Jimbo, da lagosta Lulu, do polvo Annabel e de vários pinguins. “Sammy” chega também em versão 3D.




>Fim de semana terá pré-estreia da nova versão cinematográfica do clássico “João e Maria”.

Alguém lembra daquela história dos irmãos João e Maria que a sua vó contava pra fazer você comer menos balas e doces escondido? A novidade é que as criancinhas inocentes da fábula cresceram e viraram dois implacáveis caçadores de bruxas no filme “João e Maria – Caçadores de Bruxas”, que ganha pré-estreia no multiplex UCI Ribeiro Iguatemi neste sábado, às 21h40, na versão 3D. Nesse conto de fadas moderno João e Maria experimentaram sangue de bruxas quando eram crianças e acabaram virando especialistas em matar bruxas com as técnicas e armas mais loucas possíveis. 










BARES


Ambev inaugura primeira franquia “Seu Boteco” em Fortaleza 


Depois de São Paulo, Salvador e Teresina, chegou a vez de Fortaleza receber uma das principais franquias da Ambev, o Seu Boteco. Localizado no coração da Aldeota (Avenida Dom Luis, 575), o bar foi apresentado a parceiros, imprensa e convidados nesta segunda-feira (07), e será aberto ao público nesta terça-feira (08), às 17 horas. Fruto da parceria entre os empresários Célio Paiva, Alexandre Lima e Luis Carlos Sabadia com a Ambev, o Seu Boteco será a primeira franquia da marca em Fortaleza.

> CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DE CARLOS PUTON E VÍDEOS DE FELIPE PALHANO NA INAUGURAÇÃO DO SEU BOTECO





HOLLYWOOD


 Spike Lee critica novo filme de Tarantino: desrespeitoso

O diretor Spike Lee não parece ter gostado do trabalho que o colega Quentin Tarantino fez no mais novo filme, Django Livre. Lee criticou o tema do longa, que se propõe a ser um "western spaghetti". As informações são do The Independent.

"A escravidão não é um western spaghetti. É um holocausto", afirmou ele. "É desrespeitoso para com os meus ancestrais."

A briga entre Tarantino e Lee é antiga; existe desde Jackie Brown, filme de Tarantino de 1997. O colega criticou-o na época pelo uso repetitivo da palavra "preto", o que se repete no mais novo longa do diretor: em Django, a palavra aparece ao menos 109 vezes, de acordo com a revista Variety. Em Jackie Brown, foram 38.

"Eu claramente tenho um problema com o uso excessivo da palavra. Acho que tem algo de errado com Quentin. É preto, preto, preto", disse Lee na época.

Vale lembrar que o próprio Tarantino fez um filme sobre a perseguição nazista em Bastardos Inglórios. Na trama, a perseguição contra os judeus teve um final diferente, ainda que igualmente sanguinário, e Hitler aparece como um personagem ridicularizado.

Django Livre conta a saga de um escravo liberto à la Tarantino; com muito sangue e violência. No elenco, estão Christoph Waltz, Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt e Samuel L. Jackson.

“Django Unchained”, filme de vingança dirigido por Quentin Tarantino, que presta homenagem ao gênero faroeste spaghetti, tem data para estrear no Brasil - 18 de janeiro de 2013, três semanas após estréia nos EUA.

Tarantino diz que não quer "perder tempo" discutindo com Spike Lee

O cineasta Quentin Tarantino diz que não vai "perder tempo" respondendo ao colega Spike Lee, que criticou o seu mais recente trabalho, "Django Livre", propondo o boicote do filme --pelo menos entre o público afro-americano.

"Django Livre" conta a história de um mercenário (interpretado por Christoph Waltz) que liberta um escravo (Jamie Foxx) para que este o ajude a resgatar a mulher, presa na propriedade de um fazendeiro inescrupuloso, vivido por Leonardo DiCaprio.

Segundo Spike Lee, o filme trata de forma desrespeitosa a memória dos negros.

"A escravidão nos Estados Unidos não foi um faroeste 'spaghetti' de Sergio Leone. Foi um Holocausto. Os meus antepassados são escravos, capturados da África. E preciso honrá-los", escreveu o realizador em sua página do Twitter. .



TV DIVIRTA-CE

Veja trailer do novo filme de Tarantino, que faz homenagem aos filmes de faroeste











Praias de Fortaleza

Confira as praias próprias e impróprias para banho nesse período de férias em Fortaleza, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará

Nesse período de férias, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulga o primeiro boletim de balneabilidade da orla marítima de Fortaleza do ano de 2013. O laudo aponta 22 pontos próprios para banho na Capital. O resultado leva em consideração a análise de amostras de água colhidas no período de 4 de dezembro de 2012 a 2 de janeiro de 2013.

De acordo com a Geamo, alguns fatores implicam no resultado da balneabilidade. São eles: condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias. As amostras são coletadas semanalmente, todas as segundas-feiras, entre 9 e 12 horas. São considerados pontos adequados aqueles em que o número de coliformes termotolerantes não ultrapassam 1000 para cada 100 mL de água nas últimas cinco coletas.

A Semace realiza o monitoramento seguindo o padrão estabelecido pela Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Mucuripe
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Horta
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Pontos Impróprios

Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté







TV DIVIRTA-CE EM CANOA QUEBRADA

Felipe Muniz Palhano entrevista alguns turistas e moradores da famosa praia de Aracati no primeiro dia do ano, para saber das expectativas para 2013 










Ceará celebra o Dia de Reis com cultura popular

Fortaleza, Juazeiro e Crato terão apresentações promovidas pelo Sesc e em Canoa Quebrada haverá nova edição de sua festa tradicional


No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, uma das manifestações culturais mais marcantes do Ceará, uma festa que celebra a cultura popular, onde homens, mulheres, crianças e idosos se reúnem pra louvar os Santos Reis (Belchior, Baltazar e Gaspar) em torno do nascimento do Rei Jesus.

Pensando nesses domínios interculturais, o Serviço Social do Comércio lança o projeto Sesc Dia de Reis, que busca integrar diferentes unidades do Sesc-Ce (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato) e a Reitoria da Universidade Federal do Ceará em torno das manifestações culturais organizadas coletivamente por Mestres e Brincantes. Estes mantêm em suas memórias as tradições populares presentes nos Reisados, Bois, Lapinhas, Pastoris, dentre outras.

Para celebrar a data haverá apresentações culturais nos dias 6, 7, 9 e 23 de janeiro. No domingo de Reis, o Sesc apresenta uma programação no Crato com o Terreiro da Mestra Mazé (Reisado Dedé de Luna), no Bairro Muriti, no Crato. Às 17 horas. Haverá participação do Coco do Sítio Quebra, Reisado dos Irmãos, João do Crato e os Cantadores de Coco tirando poeiras Urucongo. A programação acontece em parceria com o Centro Cultural BNB.

Na segunda, dia 7, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, a partir das 18h, o Grupo Brincantes Cordão do Caroá fazem o lançamento do novo CD. No mesmo dia, em Juazeiro do Norte haverá no Terreiro da Mestra Margarida (no Sesc) e na Praça Padre Cícero, a partir das 17h, apresentação dos Grupos de Reisado São Francisco (Mestre Dodô), São Luiz, São Miguel, Reisado Chico Barbosa, além das Lapinhas de “Dona Tatá” e Lapinha do Horto. O dia terá ainda participação especial dos Guerreiros Nossa Senhora Aparecida e Reisado Mirim (Afilhados de Cícero Zabumbeiro).

No dia 9, em Fortaleza, na Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc, a partir das 18h, o Grupo Reisado SESC Nossa Senhora da Saúde fará apresentação gratuita. A programação do Sesc em alusão ao Dia de Reis se encerra no dia 23, em Fortaleza, também na Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc, às 18h, com o Grupo Reisado SESC Nossa Senhora Aparecida.

Mas para quem quer curtir o Dia de Reis na sua data tradicional, dia 6, próximo domingo, já em clima de carnaval, a opção é viajar até a praia de Canoa Quebrada, no município cearense de Aracati, onde acontecerá mais uma edição da maior, mais famosa e a mais antiga festa  do estado: "Viva os Reis", assim batizada pelo seu criador. O evento, que teve sua primeira edição em 1979, foi popularizado nos anos 80 como a "Festa da Fantasia" ou a Festa do Paulo Rogério. "Viva os Reis", que movimenta todas as partes de Canoa Quebrada, principalmente a famosa rua principal, a Broadway, é a que reúne verdadeiramente todas as "tribos", um tremendo caldeirão de culturas, com a presença de turistas nordestinos, brasileiros e estrangeiros. A festa ”Viva os Reis” traz peculiaridades, como o repertório eclético, além dos virtuosos foliões que encarnam a rigor suas fantasias e personagens. A festa que acontece numa casa de pescador de Canoa, próximo a igreja principal desta famosa praia cearense, começa domingo no fim da tarde e promete ir até a manhã de segunda.

 

















Sana Fest 2013 acontece em janeiro no Centro de Eventos

Evento é marcado pela seletiva do campeonato mundial de cosplay

Durante os dias 26 e 27 de janeiro ocorrerá o Sana Fest 2013, evento multitemático que reúne diversas atividades para pessoas de todas as idades. Este evento de início do ano é marcado pela seletiva regional do WCS (World Cosplay Summit), campeonato mundial de cosplay, atividade em que seus participantes se vestem e interpretam personagens de seriados, desenhos animados, videogames.

Pela primeira vez em sua história, o Sana Fest será realizado no Novo Centro de Eventos do Ceará, espaço de nível internacional recém-inaugurado pelo Governo do Estado. Vários convidados já estão confirmados para o evento, o dublador Garcia Jr., responsável pela voz do protagonista de “He-Man”, Simba adulto de “O Rei Leão” e diversos outros trabalhos, incluindo direção de dublagem para os filmes da Disney; e os editores gerais do site Jovem Nerd, Alottoni, o próprio Jovem Nerd, e Azaghâl, o Anão.

Além deles, Edu Falaschi, ex-vocalista da banda Angra, Ricardo Cruz, único membro brasileiro da banda japonesa JAM Project, DJ Masa, especialista em música oriental, e o vlogueiro Cauê Moura participarão de diversas atividades além de show ao final dos dois dias de evento.

O Sana Fest 2013 contará com áreas e atividades já tradicionais como exibição de desenhos animados e seriados japoneses, desfiles de cosplay, salas temáticas, tenda eletrônica, palestras, workshops, campeonatos de dança e karaokê com músicas de anime. Entre as áreas do evento está a Sana Games, maior arena de jogos eletrônicos do norte e nordeste, Sana Market com estandes, inclusive de outros estados, onde é possível adquirir os mais diversos produtos relacionados a cultura gamer, otaku, geek, Sana Ludus com mesas de RPG e campeonatos de card games, contando com a participação do grupo JogaFortal responsável por jogos de tabuleiro, e espaço Sana Art&Fest com diversas atividades culturais, incluindo a já famosa Arena K-Pop com apresentações de dança e concursos relacionados a cultura coreana. Ingressos: R$20 (cada dia), R$35 (combo dos dois dias) e R$150 (ingresso VIP).








2º Vaia para Cultura

Espetáculo “Os impostores” abre temporada de apresentações no Teatro Sesc Emiliano Queiroz

Segunda edição do Festival Vaia para Cultura acontece durante todo o mês de janeiro em diversos espaços culturais de Fortaleza a partir do dia 04 de janeiro, sexta, reunindo grupos do Ceará e de outros estados brasileiros. Realizado pela Universidade das Artes, o Vaia para Cultura inicia com pré-estreia na sexta, às 20h, no Teatro SESC Emiliano Queiroz com o espetáculo Os Impostores, do Coletivo Encruzilhada/BA.

O evento multicultural  promove o encontro de artistas das mais diversas linguagens e gerações, promovendo e difundindo saberes e a pesquisa no campo das artes. Entre as atrações, o público poderá conferir espetáculos de música, teatro e dança, além das oficinas e dos debates. Uma novidade na programação deste ano é marcada com a história da cidade de Fortaleza. A vaia ao sol, que deu origem ao nome do festival, agora abre alas para o nascimento do Bloco Vaia que sairá no dia 30 de janeiro de 2013, último dia de festival e comemoração de um fato histórico na cidade de Fortaleza.

As apresentações e oficinas acontecem no Teatro SESC Emiliano Queiroz, no SESC SENAC Iracema, no Cuca Che Guevara e na sede da Universidade das Artes receberão as 30 atrações do projeto. Entre as atrações teatrais estão os espetáculos Plastic Wood, do Coletivo Marteladores; Branca de Neve – a historia que sua mãe não contou, com Luciano Lopes; e Segredos de Liquidificador, com Núcleo de Teatro do IFMT – Pessoal do Ânima, de Cuiabá (MT). A música ficará a cargo das bandas Jardim Suspenso, com seu show Tributo a Rita Lee e aos Mutantes; Os Malditos, Grupo  Murmurando e Bossambar.

As oficinas são sobre batuques, dança, iluminação cênica, workshop de jogos teatrais e direitos culturais. Saindo do ambiente costumeiro do teatro, o espetáculo Jardim das Espécies, será encenado dentro de uma casa, no caso, a sede da Universidade das Artes, localizada na  Av. Visconde do Rio Branco, 2915 - Joaquim Távora.

Os espetáculos são gratuitos apenas no CUCA Che Guevara. No SESC Iracema R$ 12,00  e R$ 6,00; SESC Emiliano Queiroz R$ 12,00 e R$ 6,00; Universidade das Artes, R$ 20,00 e R$ 10,00. Mais informações e inscrições: (85) 8822 6416.








MÚSICA

Teresa Cristina se rende ao repertório do Rei
Sambista carioca lança CD com músicas de Roberto Carlos

Após Cauby Peixoto (2009), Maria Bethânia (1993), Nara Leão (1978) e Sônia Mello (1979), chegou a vez da sambista carioca Teresa Cristina gravar um álbum somente com canções de Roberto Carlos. O disco, feito em parceria com grupo indie de pop rock Os Outros, chega às lojas agora em novembro e traz músicas que, embora não sejam de autoria de Roberto, foram lançadas pelo cantor e ficaram conhecidas na voz do Rei. No repertório, hits como Sua Estupidez, As Curvas da Estrada de Santos, Como 2 e 2, Proposta e Cama e Mesa.

O CD “Teresa Cristina + Os Outros = Roberto Carlos” é, de certa forma, acerto de contas com a memória afetiva da artista que, garota, cantava músicas de Roberto Carlos no quintal de sua casa. Apesar de ter a pegada roqueira d'Os Outros, grupo egresso da cena indie carioca, o disco caminha em rota até certo ponto conservadora, careta, sem transgressões - o que explica a improvável liberação de Roberto Carlos para que Teresa gravasse seu cancioneiro (aval obtido através do produtor Guto Graça Mello, hábil na feitura do meio de campo necessário para viabilizar a gravação).

Nem por isso Teresa Cristina + Os Outros = Roberto Carlos deixa de ser ótimo disco. Música alocada na abertura, Ilegal, Imoral ou Engorda (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1976) parece ser recado mandado para sambistas que veem o projeto como uma “pulada de cerca” de Teresa, que é fã de Iron Maiden e gosta de ouvir rock. Teresa reaviva o lado roqueiro do Rei da Juventude brasileira nos anos 60 em músicas como Do Outro Lado da Cidade (1969) - rock que, embora creditado oficialmente a Helena dos Santos, foi efetivamente composto pelo próprio Roberto - e Nada Vai me Convencer (Paulo César Barros, 1969) ao mesmo tempo em que põe sua própria melancolia na interpretação de temas como O Moço Velho (Silvio César, 1973), bela sacação do repertório. A melancolia, aliás, é traço recorrente tanto no cancioneiro de Roberto quanto no canto de Teresa Cristina. Tal afinidade faz com que músicas como O Portão (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1974) e Despedida (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1974) soem naturais na voz suave de Teresa.

Musicalmente, Os Outros soam quase sempre tradicionais ao abordar rocks como Você Não Serve pra Mim (Renato Barros, 1967) - cantado por Botika, vocalista do grupo - e canções sensuais como Proposta (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1973). O máximo de ousadia estilística do álbum é a pegada de música nordestina posta em várias passagens do rock Quando (Roberto Carlos, 1967). Por outro lado, o toque tradicionalista do disco realça a arquitetura perfeita destes rocks e canções que, a rigor, dispensam invencionices. Entre os destaques do novo CD, lançamento da Deck Disc, estão À Janela (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1972) e de As Curvas da Estrada de Santos (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1969) e Cama e Mesa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1981) tenha garantido sua vaga entre as 14 músicas do CD.









LIVROS FICÇÃO

Sexo, romance e suspense na medida certa

“Algemas de Seda”, da Geração Editorial, é mais um título da coleção Muito Prazer

Seguindo a febre dos romances eróticos, mais um lançamento está saindo do forno. A Geração editorial publica Algemas de Seda de Frank Baldwin, estreia da coleção Muito Prazer - uma mistura bem escrita e bem dosada de sexo, romance e mistério.

Na história, Jake Teller, um galante e jovem sedutor, é um sujeito que vive a sua vida para um único momento. Nos fins de semana, ele sai às ruas para envolver-se com belas mulheres. Não o envolvimento conhecido pela maioria dos mortais - Jake seduz sua vítima para uma espécie de ritual. Na hora do sexo, calculadamente procura levar as mulheres ao que ele chama de “limite”. E para além dele. Mimi Lessing, também jovem e bela, vai se casar em duas semanas. Para ela, sexo está ligado a confiança e companheirismo. Até conhecer Jake.

O autor fez uso de uma narrativa no mínimo original: em cada capítulo é um personagem quem fala. O leitor acompanha a história ora pela lente e visão de mundo de Jake, vivenciando o seu estado de espírito e acompanhando cada passo de seu ritual, ora pelos valores de Mimi, percebendo pelo seu fluxo de pensamento a hora em que os seus alicerces começam a ruir. É onde o mundo de Jake passa a fazer sentido.

Há ainda um terceiro personagem em cena, também narrador em alguns capítulos mas que, ainda assim, permanece com sua identidade em segredo. Descobre-se pouco a pouco que este personagem, um requintado voyeur, colocou escutas no apartamento de Mimi e a ouve nos momentos mais íntimos. Mais do que isso não é possível revelar, para não estragar o mistério.

Baldwin criou um romance envolvente, daqueles que promovem, antes de tudo, o prazer da leitura. Ele nos mantém suspensa a respiração quando descreve cada detalhe, cada passo dos grandes momentos de Jake Teller, seja quando encontra - na Nova York que serve de cenário - e seduz sua grande paixão de adolescência ou quando seus jogos começam a ficar mais pesados e perigosos, superando ele mesmo seus limites.]

Os ingredientes estão à mesa: uma carga erótica de alta voltagem, um thriller psicológico de primeira linha, a Nova York pré-Onze de Setembro (curiosamente, as torres gêmeas aparecem no livro, fazendo parte das andanças do protagonista) e até uma pitada do gênero policial.







LIVROS NÃO-FICÇÃO

A biografia definitiva sobre o músico Eric Clapton

Novidade chega às principais livrarias em edição de luxo

 Dono de atributos musicais notórios, Eric Clapton conquistou multidões ao redor do mundo como guitarrista, compositor e cantor. Entre as playlists mais conhecidas de Clapton estão as canções Layla, Wonderful Tonigth e Tears in Heaven, além da ovacionada While My Guitar Gently Weeps, lançada no White Álbum dos Beatles, em parceria com George Harrison. No livro Clapton –- A História Oficial Definitiva, escrito por Chris Welch, lançamento da Editora Lafonte, fãs e apreciadores do rock star têm a oportunidade de conhecer sua história guiada com fotos, imagens de suas guitarras, pôsteres de shows e outros itens raros.

As 256 páginas do livro, divididas em 11 capítulos, convidam o leitor a uma viagem ao mundo de Eric Clapton, nas cinco décadas de sua carreia, que inclui passagens por bandas como The Yardbirds, Blues Breakers de John Mayall, Cream, Blind Faith, Plastic Ono Band, Bonnie & Delaney; Derek and the Dominos, além de participações nos eventos especiais: Concerto para Bangladesh, Last Waltz, Live Aid, Secret Policeman’s Other Ball, entre outros.

O autor Chris Welch também apresenta momentos marcantes da vida pessoal de Clapton na infância e na juventude, além de uma série de problemas e crises emaranhadas a vícios em álcool e drogas, durante um período de sua carreira. Além disso, destaca assuntos dolorosos, como a trágica morte de seu filho, Conor, de quatro anos, após cair da janela do 53º andar de um prédio residencial, em Nova Iorque.

Clapton – A História Oficial Definitiva é um autorretrato fiel da vida e da notável carreira de Eric Clapton, que o transformou de personagem cult pobretão do cenário underground em ícone do rock e celebridade internacional.










TOP DVD

Comédia “O Ditador” chega nas locadoras

O engraçado Sacha Baron Coen faz graça com o poder dos políticos corruptos e sanguinários de países fundamentalistas


A parceria entre o diretor Larry Charles e o ator Sacha Baron Cohen rendeu dois filmes com um estilo semelhante. Tanto Borat como Brüno possuíam um roteiro bastante improvisado, com várias cenas em que os personagens de Sacha interagiam com pessoas comuns, garantindo momentos autênticos e hilários. Em O Ditador isso foi deixado de lado para dar lugar a um roteiro 100% encenado. Tal medida poderia significar uma evolução da dupla, mas isso não acontece, já que o enredo mostra-se extremamente infantil na maior parte do tempo, contando com poucos momentos realmente inspirados.

Tudo começa de maneira promissora: uma dedicatória ao falecido ditador Kim Jong-il e cenas mostrando as peculiaridades de Aladeen, o líder autoritário da República de Wadiya. Nos divertidíssimos minutos iniciais, vemos o ditador criando leis absurdas de gramática, promovendo e vencendo todas as provas de uma olimpíada que não preza pelo espírito esportivo, discutindo com um engenheiro por não fazer uma bomba nuclear pontuda e mandando matar pessoas do seu convívio pelos motivos mais banais.

As coisas perdem um pouco da graça quando ele sai do seu país e chega em Nova York. O filme desperdiça tempo em um romance bobinho e com algumas críticas sociais nada sutis. Não dá para negar que Sacha Baron Cohen consegue nos fazer rir com o seu timing cômico perfeito e com a sua coragem por não considerar nenhum assunto tabu. São muitas as piadas politicamente incorretas que podem até ofender aqueles que tem dificuldades de aceitar que trata-se apenas de um filme.

No final das contas O Ditador se salva graças a cenas pontuais. No geral, é um roteiro problemático que evidencia uma falta de maturidade dos criadores que pelo jeito vai durar eternamente.