segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA


Viagens visuais sobre a vida e a cultura popular em Fortaleza e no Pará

Exposições "Goiabeiras - Outros Mares", de Dário Gabriel e "Da Cor do Norte, de Jarbas Oliveira - Brinquedos de Miriti" entram em cartaz dia 10 de novembro no Sobrado José Lourenço


Duas viagens visuais através das lentes de Dário Gabriel e Jarbas Oliveira revelam a poesia que reside nos modos de vida, arte e cultura do povo, assumindo distintos recortes geográficos: o bairro das Goiabeiras, na capital cearense, e a cidade de Abaetetuba, no Pará. A composição dos acervos iconográficos visa o registro de costumes populares ao mesmo tempo em que propõe reflexões sobre a importância de preservação dos mesmos diante do crescimento urbano desenfreado e das amplas transformações sociais, que caracterizam os tempos atuais.
Sob tais enfoques, as exposições conjuntas de "Goiabeiras - Outros Mares" por Dario Gabriel e "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti" por Jarbas Oliveira serão abertas com cerca de 20 imagens de cada projeto, no Sobrado José Lourenço, a partir do dia 10 de novembro em coquetel para convidados, seguindo em cartaz com entrada franca ao público até 28 de fevereiro de 2013.



"Goiabeiras - Outros Mares" por Dário Gabriel
Apenas a seis quilômetros do centro de Fortaleza, incrustado na costa oeste, se situa a praia das Goiabeiras, faixa litorânea pertence à comunidade do Pirambu, um dos maiores bairros da cidade com mais de 45 mil habitantes. Enviado a uma pauta no local em 2010, Dário Gabriel descobriu esse "pedaço da cidade de visão paradisíaca, que remete aos anos 60 e 70, guardando resquícios do modo de viver de pequenas comunidades do litoral, em meio ao violento caos urbano e a intensa pressão demográfica". O encantamento levou à produção das fotos para a exposição e o livro "Goiabeiras - Outros Mares", a ser lançado em 2013, na sequencia da exposição fotográfica.
"Justamente por onde os colonizadores chegaram primeiro, a especulação imobiliária não acontece", ressalta o fotógrafo.  Há ainda quem viva da pesca artesanal, gerando renda sem sair da comunidade, sustentando e agregando diferentes gerações em torno de um ofício, que é também herança, tradição. É assim que, na praia das Goiabeiras, resiste um modo de vida que fica entre a luta pela sobrevivência diária e a possibilidade de contemplação da natureza da janela de casa no entorno da mata de coqueirais, casas de pescadores, porto de jangadas, faixa de mar, com habitações modestas semelhantes às de comunidades litorâneas do interior do Ceará. Mesmo com o novo projeto de urbanização do Município, que visa à preservação da comunidade local. Desse chão híbrido entre a vida cotidiana e a pós-modernidade de consumo da quinta capital brasileira vem a inspiração de Dário Gabriel.


"Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti" por Jarbas Oliveira

Já a mostra fotográfica de Jarbas Oliveira advém do projeto homônimo "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti", composto a partir da Caixinha-Livro na edição com 200 páginas de textos e fotos para contar a história do artesanato relacionado às festas do Círio de Nazaré em Belém e do Círio da Conceição em Abaetetuba (Pará), junto às miniaturas dos brinquedos feitos pelos artesãos do município. O livro escrito pelo poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro, de Abaetetuba, desvenda todo o processo desde a coleta do miriti à fabricação dos brinquedos com foco na cena lúdica a que se referem e à estreita ligação com os folguedos. A publicação lançada em maio no Pará e em julho no Ceará, contou com "a grande qualidade artística e documental das fotografias de Jarbas Oliveira", nas palavras do autor, agora a serem exibidas na exposição.
“Costumo dizer que o Círio de Nazaré tem três signos fundamentais: A Santa na Berlinda - símbolo da Fé; a Corda - símbolo da devoção e o brinquedo de Miriti de Abaetetuba - símbolo da cultura artística”, ressalta Loureiro, também professor e doutor pela Universidade de Sorbonne (França) com a tese “Cultura Amazônica - Uma poética do imaginário”, na qual dedica capítulo sobre o brinquedo de miriti. Para a historiadora, mestre em Educação e pesquisadora Sílvia Furtado, através da publicação e da exposição, é possível "vislumbrar a Amazônia com suas encantarias; a festa do Círio; Abaetetuba e a Cobra-Grande; conhecer os artesãos, suas histórias, habilidades, modo de fazer brinquedos; encontrar as crianças, reconhecer os adultos que viram crianças e, claro, descobrir os brinquedos, com as brincadeiras que nos suscitam e os sonhos que, a partir deles, nos invadem".

Os projetos desenvolvidos pela Lumiar Comunicação e Consultoria contam com a consultoria de artes da curadora Dodora Guimarães na montagem das exposições. "Goiabeiras - Outros Mares" foi contemplado com o VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secult Ceará (2010), na categoria Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia e o III Edital de Concurso Público Prêmio de Fotografia da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Por sua vez, "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti" foi produzido com apoio do MinC através da Lei Rouanet com patrocínios da Paragás e Schincariol.

·        Sobre Dário Gabriel
- Fotojornalista autodidata, nasceu em Petrolina (PE) a 12 de agosto de 1966, trabalhou em coberturas fotográficas na área de política (campanhas de Tasso Jereissati - 95; Socorro França - 96; Tasso Jereissati - 99 e Lucio Alcântara - 2002) e em jornais de grande circulação no Ceará (Tribuna do Ceará 93/95 e O Povo 95/2000). Em 1991 ganhou o título de Menção Honrosa no Concurso Mundial de Fotografia da Nikon, e em 2007, o Prêmio CDL. Fotografou para o disco do cantor Geraldo Azevedo (2008) e participou dos livros “Ceará Terra da Luz”(2002); “Beberibe – Serra, Sertão e Mar” (2006). Atualmente trabalha na Assembleia Legislativa.

·      Sobre Jarbas Oliveira - Fotógrafo e jornalista cearense, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem. Iniciou a carreira por curiosidade e inquietação. Fotojornalista por vocação com imagens impressas nos mais importantes veículos de comunicação do País, em 2009 publicou “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” sobre a praça mais importante de Fortaleza e participou ainda dos livros “Memória do Caminho”, “Ceará Terra da Luz” e “Beberibe, Mar, Sertão e Gente”.  Em 2012 publica “Da cor do Norte – Brinquedos de Miriti”, livro que mostra o universo em volta da produção de Brinquedos de Miriti, em Abaetetuba, Pará. Nos últimos anos vem se dedicando a trabalhos autorais com projeções de três livros e exposições, que brevemente virão, como o livro/exposição “A cara de Fortaleza”, que conta histórias imagéticas de personagens famosos e anônimos da capital cearense.

Serviço: Exposições "Goiabeiras - Outros Mares" e "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti"
Data: De 11/11/2012 a 28/02/2013
Local: Sobrado José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro – Fortaleza)
Horário de visitação: Terça a sexta das 09h às 19h | Sábados das 10h às 18h.
Entrada Gratuita.Telefones: 3101-8826 / 8827 + sobrado.3107@gmail.com
facebook.com/SobradoJL + Twitter:@sobradojl










Combinação de cores marca o novo trabalho de Rian Fontenele

A exposição "A Cor do Silêncio além do Branco" tem início nesta quinta (25)

A exposição “A Cor do Silêncio Além do Branco” evidencia os novos experimentos do artista plástico Rian Fontenele com cores e aquarelas em mais de 40 obras, entre desenhos e pinturas. A mostra será apresentada aos cearenses nesta quinta-feira, 25 de outubro, a partir das 19 horas na Galeria Mariana Furlani de Arte Contemporânea e estará aberta para visitação até o próximo dia 26 de novembro.

Conhecido por seu trabalho em tons sóbrios e traços sutis, Rian Fontenele ensaia cores e traços mais espontâneos e apresenta uma coletânea de desenhos aquarelados em papel de pequena dimensão (42 cm x 29 cm) como preâmbulo de suas pinturas em formatos maiores. A mostra conta ainda com dez pinturas, das quais quatro compõem a série Noturnos, apresentada na exposição individual do artista na Galeria Lourdina Jean Rabieh, em São Paulo, em 2011. O desenho, no entanto, constitui-se na linha-vetor que costura todos os trabalhos da exposição atual.

Serviços:
Exposição individual "A Cor do Silêncio Além do Branco"
Data da abertura: 25 de outubro de 2012 (quinta-feira)
Horário: 19h as 23h
Visitação: 25 de outubro a 26 de novembro
(segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 13h)
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles
Telefone: (85) 3242.2024 | (85) 88941206






“Impressores”, de Márcia Pastore, na CAIXA Cultural Fortaleza
A mostra estará aberta à visitação até 25 de novembro, com entrada gratuita

Com peças inspiradas em formas e contra-formas, fazendo um jogo com o negativo e o positivo, o côncavo e o convexo, a exposição “Impressores”, da artista plástica Márcia Pastore, chega a fortaleza no período de 23 de outubro a 25 de novembro, e fica aberta à visitação do público na Caixa Cultural, Galerias 01 e 02, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada franca.
A exposição mostrará dois conjuntos de trabalhos, os “impressores”, ainda inéditos, e as “esculturas-moldes”, apresentadas em São Paulo há um ano na Galeria Buick. A produção das peças de “impressores” é feita utilizando discos de gesso fundidos, que guardam em suas superfícies marcas de partes do corpo. Já as peças das “esculturas-molde”, que também usam o jogo de negativo e positivo, são feitas em bronze e ficam dispostas frente aos seus pares.
No dia 23 de outubro, após a abertura, será realizada visita guiada com a artista à exposição. Marcia Pastore realizou exposições individuais em instituições como o Museu de Arte Contemporâneo e o Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo e Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro; no Centro Cultural São Paulo foi artista convidada pelo projeto MAM-Nestlé para compra de acervo e expôs nas galerias Paulo Figueiredo, Valu Oria e Baró Senna, em São Paulo; Casa da Imagem, em Curitiba e Galeria Senda, em Barcelona, Espanha.
A artista já participou de diversas coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; das edições de 2000 a 2002 da Arco Feira Internacional de Arte Contemporânea em Madrid; em 2005 e 2006 da Art&Book IX Bienal de Habana e da Art&Book&Omm – em Barcelona. Ela ganhou também a 3ª Bolsa Emille Eddé de Artes Plásticas e possui obras nas seguintes coleções públicas: Vestfossen Kunst Laboratorium (Oslo, Noruega); MAC de São Paulo; MAM de São Paulo; Casa da Cultura de Ribeirão Preto e Pinacoteca Municipal de São Paulo.
SERVIÇO
Exposição “Impressores” de Márcia Pastore – CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 23 de outubro a 25 de novembro
Local: Galerias 1 e 2 da CAIXA Cultural Fortalezan (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Horário: de terça a sábado, das 10 às 20 horas – domingo de 10 às 18 horas
Informações: (85) 3425.1906 – www.caixa.gov.br
Entrada franca

BARES, CAFÉS, SORVETES, SANDUÍCHES


BURGER KING APRESENTA NOVOS SANDUÍCHES  
POR R$ 5 NA CAMPANHA “PREÇOS IRRESISTÍVEIS”

BK Calabresa e BK Pepperoni são as novidades da plataforma, que inclui o WHOPPER Jr. com queijo

Os fãs dos sanduíches grelhados no fogo como churrasco do BURGER KING® podem experimentar dois novos sabores exclusivos por um preço irresistível.
A marca acaba de lançar o BK Calabresa™ e o BK Pepperoni™ na campanha Preços Irresistíveis BURGER KING® – Oferta de verdade. Sabor de verdade, que oferece produtos a R$ 5,00, incluindo o clássico WHOPPER® Jr. com queijo, o BK™ Chicken Jr. e o BK™ Cheeseburger com Bacon, além da sobremesa BK™ MIX M&M´S® e da Batata Suprema Individual. A campanha segue até o fim de novembro deste ano ou enquanto durarem os estoques.
Os dois lançamentos foram desenvolvidos especialmente para essa campanha. O BK™ Calabresa é elaborado com hambúrguer de calabresa grelhado no fogo como churrasco, tomate, cebola, queijo e maionese no pão de hambúrguer, e o BK™ Pepperoni, com hambúrguer de carne bovina grelhado no fogo como churrasco, rodelas de pepperoni, molho chipotle à base de queijo, alface e pão de hambúrguer.  O chipotle traz um diferencial ao sabor por ser diferente do que se encontra hoje no mercado, fazendo com que o sabor levemente apimentado do pepperoni seja destacado ainda mais.
    “Já tínhamos em nossos cardápios promoções e produtos para atender a todos os bolsos, agora lançamos dois produtos e os adicionamos à campanha nacional Oferta de verdade. Sabor de verdade. Nosso objetivo é convidar os consumidores a provarem a qualidade e o sabor diferenciado de produtos BURGER KING® e mostrar que qualidade e sabor estão disponíveis para todos os bolsos”, afirma o diretor de Marketing da marca BURGER KING® no Brasil, Ariel Grunkraut.
Esta é a primeira versão da campanha Preços Irresistíveis BURGER KING® – Oferta de verdade. Sabor de verdade. A lista dos restaurantes participantes está disponível no site www.burgerking.com.br e na fan page da marca www.facebook/burgerkingbrasil





BOTECO PRAIA FORTALEZA

Confira a programação de 24 a 30 de Outubro 

Sinônimo de descontração, diversão e garantia de um bom atendimento, chopp gelado e delícias gastronômicas, o Boteco Praia abre diariamente para o happy hour com shows ao vivo para ambientar o clima. E, para garantir a diversão entre amigos, o Boteco Praia transmite, em nove televisões, todos os principais jogos do Brasileirão das Séries A e B.

Localizado na Avenida Beira Mar, com espaço para 500 pessoas, o Boteco Praia oferece variado menu de petiscos de boteco tradicionais e a base de frutos do mar, além de menu a la carte, disponível também para o almoço nos finais de semana.

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO – SHOWS AO VIVO

(24/10) 4ª-feira 
20h30 Neto Rodrigues (Pop rock nacional e som de barzinho)

(25/10) 5ª-feira 
20h30 Dafne e Banda (Pop rock internacional)

(26/10) 6ª-feira 
20h30 Mel Braga (Bossa Nova e MPB)
23h00 Outdoor (pop rock nacional e internacional)

(27/10) Sábado 
13h30 Feijoada com a banda Chorinho de Boteco (Chorinho e samba de mesa)
17h30 Singular (pop rock)
20h30 Vitrola 05 (Show acústico de cordas e rock)
23h00 Stefano Marques (Surf music)

(28/10) Domingo 
19h30 Neto Rodrigues (Pop rock e acústico)

(29/10) 2ª-feira 
20h30 Renato Assunção (MPB, voz e violão)

(30/10) 3ª-feira 
20h30 The Jones (Pop rock, acústico)

SERVIÇO
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles
Horário de funcionamento: das 17h até o último cliente
Couvert: R$ 5,90 - Exceto no dia da Feijoada
Formas de pagamento: dinheiro e cartões Visa, MasterCard e Diners
Mais informações e reservas: 3248-4773

BASTIDORES

 "Ela está em estado terminal", diz irmão sobre atriz Regina Dourado

A atriz baiana Regina Dourado, 59, está internada no Hospital Português, em Salvador, desde o último sábado (20), por conta de complicações de um câncer, confirmou seu irmão, Oscar Dourado. Segundo ele, a atriz está sedada e respira com ajuda de aparelhos. "O único sinal vital dela é o coração batendo. Ela está em estado terminal, o câncer atingiu a medula óssea e é irreversível", contou.
Em 2003, Regina tratou um câncer na mama direita. Após sete anos, a doença voltou na outra mama e ela passou por outro tratamento. Neste ano, há alguns meses, os médicos disseram que houve metástase, o câncer havia atingido a medula da atriz. Oscar diz que a família optou por não fazer mais transplante de sangue, a pedido da própria atriz: "Ela não queria nada que procrastinasse a vida dela."
"Ela sempre fez questão de morar sozinha, é uma pessoa decidida e de personalidade forte, não queria mostrar fragilidade", disse Oscar bastante abalado. "Ela está num trajeto sem volta." O papel de maior destaque de Regina Dourado na TV foi na novela "Explode Coração" (1995), da Globo. Na trama de Glória Perez, interpretava Lucineide, famosa pelo bordão: "Stop, Salgadinho". Seu último trabalho na emissora foi na novela "América" (2005), como Graça. Na Record, esteve em "Bicho do Mato" (2006) e "Caminhos do Coração" (2007). Seu primeiro folhetim foi "Pai Herói" (1978), da Globo. No canal, também esteve em "Roque Santeiro" (1985), "Felicidade" (1991) e "Renascer" (1993), entre outros.










Evanescence e Pitbull têm pedidos curiosos para os camarins no Ceará Music 2012

Na contagem regressiva para o Ceará Music 2012, realizado nos dias 12 e 13 de outubro no Marina Park em Fortaleza, a produção do evento prepara com cuidado todos os itens para receber de maneira adequada os artistas. Mas alguns desses artistas têm alguns pedidos curiosos. Confiram:

Camarim Evanescence - Amy Lee:

Guardanapos de tecido
Louças, copos, molheiras e talher não podem ser de plástico
Bandeja de hortaliças (brócolis, cenouras, salsão/aipo, pepinos)
Chá
Raiz de gengibre fresca
Mel
Pipoca sabor cheddar
Castanhas
Baunilha francesa sem gordura
Mobília - cadeiras e sofás alcochoados
Espelho de corpo inteiro

Camarim Pitbull

Bandeja de frutas
Água gaseificada
Chás
Mel
Uma caixa de vitamina C
Chiclete
Internet wireless
Sofás de couro preto
Vaporizador
Ventilador

BELEZA




Arte Produções monta stands no Encontro Regional da Beleza

Vita Derm, Zap Cosméticos e Sensation Cosmetics apresentam seus mais novos lançamentos

Nesta semana, a Arte Produções está responsável por montar três stands no Encontro Regional da Beleza, que acontece entre os dias 28 e 30 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

No evento, a Arte Produções vai montar stands construídos e stands básicos das empresas Vita Derm (36m²), Zap Cosméticos (9m²) e Sensation Cosmetics (144m²). A montagem começa hoje e segue até o dia 27 de outubro.

Todos os projetos da Arte Produções são inicialmente pensados da melhor forma pelos projetistas da empresa e, posteriormente, montados, por profissionais treinados, com estruturas da melhor qualidade para eventos de todos os estilos.

ENCONTRO REGIONAL DA BELEZA
O 22º Encontro Regional da Beleza é o maior evento de beleza do Norte e Nordeste. Voltado exclusivamente para os profissionais da beleza, o encontro vai tratar de cabelo, maquiagem, estética e manicure.



















Dove lança antitranspirante 100% livre de corantes, parabenos, perfume e álcool

Dove Pure, que chega ao mercado em outubro, traz apenas ingredientes essenciais, oferecendo proteção e cuidado às mulheres que buscam praticidade

Dove Pure, a nova variante de antitranspirantes femininos da marca, chega ao mercado com o objetivo de oferecer além da proteção contra a transpiração e cuidado com a pele. Com ¼ de creme hidratante, que contribui para manter as axilas hidratadas e prevenir a irritação, a novidade não contém perfume, corantes, parabenos e álcool.

A inovação foi desenvolvida por especialistas em cuidados pessoais para as mulheres que buscam produtos com o mínimo de ingredientes necessários e que não agridam a pele. Por isso Dove Pure, além de ser sem perfume, contém apenas o essencial para manter a pele das axilas protegida e visivelmente saudável.

“Constatamos que as mulheres estão cada vez mais em busca de praticidade e Dove Pure traz o cuidado e proteção característicos da marca contendo apenas os ingredientes necessários para manter as axilas hidratadas e livres de odor”, afirma Cristina Carvalho, gerente de marketing de Dove desodorantes.

A pele das axilas pode ficar irritada pelos hábitos diários, como a depilação, atrito com o tecido da roupa ou determinados ingredientes químicos. Isso pode causar a irritação, como a vermelhidão, que pode ser incômoda e antiestética. Pensando nisso, Dove Pure também é indicado para peles mais sensíveis, já que é hipoalergênico, ou seja, possui um baixo risco de provocar uma reação alérgica na pele.

O produto também é livre de parabenos, compostos químicos utilizados como conservantes em muitos tipos de fórmulas na indústria cosmética e farmacêutica, mas que já não fazem parte das fórmulas dos antitranspirantes da marca.

Dove Pure chega para ampliar a linha de antitranspirantes Dove Women, que agora conta com nove variantes, cada uma pensada especialmente para atender a necessidades específicas das mulheres.

Dove Pure é indicado para todas as mulheres que preferem um antitranspirante sem fragrância, que ofereça proteção e  mantenha sua pele visivelmente saudável.

SERVIÇO:
Dove Pure pode ser encontrado a partir deste mês nos principais pontos de venda do país ao valor médio sugerido de aerossol (100g) R$10,39 e rollon (50ml) R$6,69.

Mais informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Unilever no número: 0800 707 4141 ou pelo e-mail beleza@atendimentounilever.com.br.









Isis na Real

Estreia essa semana a websérie “Isis Valverde Na Real”, um projeto da marca SEDA, que mostra a atriz como nunca alguém viu

Isis, que vive um grande momento de sucesso na TV, acaba de filmar um documentário inédito, em que revela momentos de sua vida pessoal e conta como equilibra lazer, carreira, estilo e família.

O clima dos bastidores das filmagens com a atriz no Rio de Janeiro foi de total descontração e bom humor. Isis mesmo assume que fala muito, além de ser desastrada e brincalhona. “É a primeira vez que gravo algo assim, mostrando como sou de verdade. É muito bacana poder compartilhar um pouco do meu dia a dia com o público e com meus fãs”.

No primeiro episódio, que vai ao ar na página de SEDA (www.seda.com.br/nareal), Isis mostra como é o seu típico dia de folga, cuidando da beleza, tomando sol e malhando. Nos próximos capítulos do seriado, ela também relembrará suas origens e suas histórias, em momento especial com a mãe, Rosalba Nable, que pela primeira vez participa de um trabalho ao lado de Isis.

Esta ação faz parte da estratégia de lançamento dos produtos Premium que completam a linha SEDA Pós Alisamento Químico: Creme para Pentear e Spray Defrizante Termoprotetor. A websérie “Isis Valverde Na Real” é uma criação e produção de New Content e FBiz, respectivamente agências de Conteúdo e Digital de SEDA.

Assista aos vídeos em: www.youtube.com/seda

CENA GLS

Aguarde, o Divirta-CE está sendo atualizado ...

CINEMA

'007 - Operação Skyfall' tem maior estreia da série no Brasil
 

Novo longa da franquia do agente secreto britânico arrecadou 6,4 milhões de reais neste fim de semana, 28% a mais que seu antecessor
 

‘Operação Skyfall’ é o mais ambicioso da era Daniel Craig e celebra os 50 anos da série no cinema
 

Longa-metragem dirigido por Sam Mendes (de 'Beleza Americana' e 'Estrada Para Perdição') tem vilão interpretado pelo ator espanhol Javier Bardem 

O filme 007 - Operação Skyfall se tornou o filme de James Bond com a melhor bilheteria de estreia no Brasil neste fim de semana. Entre sexta-feira e domingo, o longa arrecadou 6,4 milhões de reais, segundo o site Box Office Mojo. Trata-se de uma abertura 28% maior que a de seu antecessor, 007 - Quantum of Solace, que estreou com 5 milhões de reais em 2008. Nos 25 países em que estreou na sexta-feira, o filme que traz Daniel Craig como protagonista arrecadou 77 milhões de dólares. É um número surpreendente, levando em conta que ele ainda não estreou nos Estados Unidos -- onde chega no dia 9 de novembro.
No Reino Unido, sua "terra natal", o filme arrecadou 32,4 milhões de dólares em sua estreia, a segunda maior abertura da história do país, atrás somente de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 -- que foi exibido em 3D, diferentemente do filme de James Bond. Outros países - O longa também conquistou o primeiro lugar em países como França (9,1 milhões de dólares), Rússia (8,6 milhões de dólares) e Coreia do Sul (6,05  milhões de dólares). Os recordes podem ser explicados pela alta expectativa gerada pelo longa, que foi muito bem avaliado pela crítica especializada. Embora ele seja o primeiro da série a ser exibido em formato Imax, que tem ingressos mais caros que o formato normal, a arrecadação nesse tipo de cinema, neste fim de semana, foi de apenas 3,5 milhões de dólares no mundo todo.
Vigésimo-terceiro filme oficial da série e terceiro estrelado por Daniel Craig, o sexto ator a interpretar James Bond, 007 – Operação Skyfall estreou após um atraso na produção, que começou em 2010 mas teve de ser adiada devido à quase falência da MGM, um dos estúdios envolvidos
Apesar de o roteiro de Skyfall ter sido mantido em segredo durante meses e de o trailer fazer suspense sobre o filme, sabe-se que Bond e o serviço secreto MI6 estarão correndo grande perigo. Após o fracasso de uma missão em Istambul, Bond desaparece e é dado como morto. Para piorar, o nome de vários agentes secretos vaza na internet. A sucessão de desastres põe em xeque a credibilidade de M (Judi Dench): ela terá sua capacidade de comando questionada pelo governo inglês e verá alguns segredos do passado serem revelados.
Para o fotógrafo oficial do filme, Greg Williams, estar no set foi a experiência mais emocionante desde 007 - Casino Royale. “O filme tem muito da história de James Bond que nunca foi contada nos filmes, os fãs vão amar. E é ótimo ver Daniel Craig trabalhar. Eu já o conhecia antes de ele interpretar Bond e foi muito interessante vê-lo incorporar o personagem. Além disso, Sam Mendes (Beleza Americana, Estrada Para Perdição) é um grande diretor e Javier Bardem está fantástico no papel.” Bardem, aliás, deve ser o grande destaque do filme como o vilão Raoul Silva (loiro, em sua caracterização mais impressionante desde Onde os Fracos Não Têm Vez). De acordo com sites especializados, Silva vai alegar ter conexão com M e Bond. O agente secreto, por sua vez, aparece deprimido e descrente da profissão depois do fracasso na Turquia.
A mais recente música da saga foi composta por Paul Epworth e por Adele, que também a canta. A canção vazou na internet antes de o filme 007 - Operação Skyfall.  Outros destaques serão a Bond girl Séverine, interpretada pela bela francesa Bérénice Marlohe – papel para o qual ela afirma ter se inspirado em Xenia Onatopp (Famke Janssen), vilã de 007 contra GoldenEye – e Eve, personagem da atriz inglesa Naomie Harris que tem sido descrita como uma agente de campo do MI6. Para muitos fãs, porém, Eve pode ser na realidade a personagem Moneypenny, a secretária de M que vive uma constante tensão sexual com o agente 007.
"Certamente, o filme é um dos melhores 'Bonds' da história moderna", afirmou o crítico Geoffrey McNab nas páginas do jornal "The Independent". Em sua resenha, McNab exalta o trabalho de Sam Mendes - pelo fato de ter "voltado ao básico, perseguições, acrobacias e brigas" -, e aplaude a atuação de Bardem em seu papel de vilão.
O jornal "The Express" também trouxe elogios ao ator espanhol, que, segundo a crítica, "nunca falha na hora de surpreender e ainda nos faz rir, o que torna seu personagem ainda mais ameaçador". Já o jornal "The Times" ressalta que o novo filme de Bond "é um grande 'bulldog' do cinema britânico".
"Desde o momento no qual soam os primeiros acordes de Adele, produzindo um calafrio de nostalgia em toda a audiência, sabemos que será um retorno triunfante do Bond clássico", afirmou a crítica do "The Times". O "The Daily Telegraph", por sua vez, resolveu destacar o trabalho do diretor de fotografia, Roger Deakins, por ter conseguido fazer as cenas de ação "mais bonitas" da história de Bond.
Apesar de todos os elogios em torno da nova saga do agente 007, o jornal "The Guardian" pareceu não ter se convencido, já que o filme "007 - Operação Skyfall" aparece com somente três estrelas (de cinco) em sua classificação.
O ator espanhol Javier Bardem, o grande vilão do novo filme de James Bond, Skyfall, elogiou em entrevista à AFP o método de trabalho do cineasta britânico Sam Mendes, que transformou as filmagens em "um grande laboratório criativo, onde todos puderam experimentar o que queriam fazer.
Interpretado pela terceira vez pelo ator britânico Daniel Craig -, Skyfall também marca o 50º aniversário do agente secreto a serviço de Sua Majestade nos cinemas, desde a estreia, em 1962, de James Bond 007 contra Dr. No, com Sean Connery. "A primeira vez que vi um filme de James Bond, eu tinha doze anos e foi o Moonraker: 007 Contra o foguete da morte. Desde então, assisti a todos eles", contou à AFP Javier Bardem, que
interpreta em Skyfall o cyber-terrorista Raul Silva. "Minha geração e muitas outras cresceram com James Bond e foi um luxo e uma honra ser convidado para participar do filme que celebra o seu 50º aniversário", acrescentou o ator, de 43 anos, Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2008 por seu papel como um assassino psicopata em Onde os fracos não têm vez, dos irmãos Coen. "Sam e eu trouxemos muitas ideias e nós trabalhamos sobre como abordar a mesma cena com vários tons e nuances diferentes", explicou o ator. "Isso fez as coisas nascerem. E Sam usou estas coisas para configurar a cena como aparece no filme". O mesmo vale para o aspecto físico de Silva, que usa uma estranha peruca loira e quase sempre esboça um sorriso muito largo e quase infantil, inesperado no rosto de um psicopata.
"A aparência física de um personagem deve sempre, absolutamente sempre, ter uma justificativa dramática. Nada pode ser feito gratuitamente, caso contrário, torna-se uma simples exibição da vaidade de um ator", disse Javier Bardem, marido da atriz espanhola Penélope Cruz. "Com Silva, queríamos criar situações constrangedoras para as pessoas que estivessem em frente a ele. E este constrangimento devia estar presente no aspecto físico, de maneira muito explícita. Daí a ideia de criar um aspecto físico embaraçoso", de modo que o espectador que assiste questiona: "O que é está acontecendo com esse cara?", explicou o ator.
É difícil não ver em “007 – Operação Skyfall” uma rara oportunidade de reflexão na franquia, justamente no longa que comemora os 50 anos da criação máxima de Ian Flemming na telona. A meia-idade de James Bond não é mostrada apenas no mundo real, mas um ponto central da trama de sua nova aventura.  Após 50 anos do primeiro filme, James Bond continua em forma. 







 







Filme mais visto no Brasil exibe drácula muito ciumento

Animação “Hotel Transylvania” está há duas semanas na liderança

Protagonizada por Drácula, a animação "Hotel Transilvânia" lidera as bilheterias brasileiras desde sua estreia, há duas semanas. A direção é de Genndy Tartakovsky.
Na trama, Conde Drácula é dono de um resort luxuoso, em que monstros e suas famílias podem relaxar e ficar à vontade, com nenhum ser humano por perto.
Na animação "Hotel Transilvânia", Drácula opera um luxuoso resort só para monstros. Seus planos podem ir por água abaixo quando um rapaz comum aparece por lá e se interessa por sua filha No aniversário de 118 anos de sua filha Mavis, ele resolve convidar monstros famosos, como Frankstein e sua esposa, a Múmia, o Homem-Invisível e uma família de lobisomens para celebrar.
A festa vai bem até que um rapaz "comum" chega ao hotel. A situação piora quando Drácula percebe que o garoto está de olhos em Mavis.

VEJA O TRAILER DE "HOTEL TRANSYLVANIA" 





CONFIRA A LISTA DOS 5 FILMES MAIS VISTOS NOS CINEMAS BRASILEIROS 
1    Hotel Transilvânia
2    Até que a Sorte nos Separe 

   Busca Implacável 2
  Ted
5   A Entidade






Bruce Willis viaja no tempo em 'Loopers'

Longa tem trama inteligente traz muitas cenas de ação

Imagine se a partir de agora fosse possível viajar no tempo. O que você faria? De uma maneira meio complexa, o filme "Loopers - Assassinos do Futuro" traz essa discussão com muitas armas, mortes e assassinatos. Estrelado por um time de sucesso, como Bruce Willis (Duro de Matar), Joseph Gordon-Levitt (Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e Emily Blunt (O Diabo Veste Prada), o longa estreou nesta sexta-feira com direção de Rian Johnson.
A história se passa em um futuro próximo, mais precisamente em 2072, em que as viagens no tempo foram inventadas, mas ainda não podem ser utilizadas, pois não são regularizadas. Porém, um grupo de assassinos mafiosos, conhecidos como loopers, usam deste artifício para cometer crimes e eliminar seus desafetos sem dó nem piedade. Eles são enviados do futuro para o presente, para matarem criminosos antes que os crimes sejam cometidos.
Entre esses assassinos, está Joe (Gordon-Levitt), que realiza este tipo de serviço para juntar barras de ouro para ter uma vida confortável na França. O tempo para executar cada missão é curto, com os condenados imobilizados à sua frente. Tudo muda quando em um desses trabalhos, a futura vítima demora mais que o previsto para se materializar. Quando isso ocorre, o homem (Bruce Willis) está sem vendas e desamarrado. Pelo inusitado, Joe acaba se perdendo e deixa sua vítima escapar.
É então que se descobre que o fugitivo é ele próprio, 30 anos mais velho. Isso deixa o espectador curioso a todo momento, para entender todas as mudanças e o porque de cada passo de ambos os Joes. Também é interessante que a cada viagem no tempo, surgem novos personagens e novos caminhos, alterando todas as memórias do protagonista, deixando-o confuso quanto ao que é real e o que não é.

Mesmo que se saiba que Bruce Willis é Joseph Gordon-Levitt no futuro, a curiosidade mantém-se presente durante todo o longa, pois o que interessa são os motivos que levam às fugas e porque o Joe do futuro depende tanto do auxílio do Joe do passado. O sistema começa a apresentar falhas quando este assassino e começa a ter que lutar contra si mesmo para tentar sobreviver. Para se parecer com Bruce Willis, o ator Joseph Gordon-Levitt teve um árduo trabalho de transformação, com sessões de maquiagem de três horas e próteses no nariz e no queixo, para ficar com os traços mais semelhantes ao eterno astro de Duro de Matar.
Os fãs de ação devem gostar das diversas cenas de perseguição e tiros, que ocorrem com frequência. Entre elas, destaque para um encontro entre as duas versões de Joe, que ocorre em uma lanchonete no meio de uma estrada deserta. Os dois acabam em uma discussão que desperta a atenção de polícia e um tiroteio típico de Hollywood é retratado. Isso sem contar as dezenas de armas dos mais variados estilos e toda a habilidade dos protagonistas, que desviam de golpes sensacionais.
É a partir deste encontro na lanchonete que Joe do presente (Gordon-Levitt) busca refúgio em uma fazenda em que vive somente uma mulher e seu filho de dez anos. A princípio desconfiada, Sara começa a conversar com o forasteiro e acaba deixando que ele fique em sua propriedade, desde que não tenha contato com seu filho, Cid. O garoto acaba se tornando uma peça-chave para o desenrolar da história e para o destino do protagonista. Apesar de intenso e cheio de ação, alguns momentos são reservados ao romance, tanto para o Joe do presente quanto para o do futuro, o que complica mais a situação.

 

A essência de Looper veio para o diretor Rian Johnson há dez anos, enquanto completava seu trabalho 'Brick'. "Escrevi uma página e meia de texto que poderia se tornar um filme pequeno com os elementos básicos: a máfia no futuro, o assassino, seu futuro voltava atrás e um perseguindo o outro pela cidade", explica Johnson, que afirma que o que começou como uma pequena chama , se transformou na maior peça que ia de encontro à temática que ele queria presente no filme.
Após essa parte, Johnson compartilhou a ideia com Ram Bergman, que se tornou seu grande parceiro e adorou essa ideia de viagem no tempo e prontamente topou participar do projeto. A dupla foi apresentada depois que Bergman recebeu o roteiro de 'Brick', um dos últimos trabalhos realizados por Johnson. O produtor gostou do que viu e apostou na ideia. " Qualquer que seja a visão que ele tenha, sempre será uma visão única e original de qualquer coisa", finaliza Bergman quanto ao trabalho do diretor. *** 3 ESTRELAS / Bom

CINEMA CEARÁ

 Festival FestCine Maracanaú chega a terceira edição
 
Produção divulgou os filmes selecionados do evento que acontece de 30 de outubro a 4 de novembro
 
Cenas de "Cine Holliúde", de Halder Gomes, e “O Carteiro”, filme de Reginaldo Faria

Uma mostra da produção de novos realizadores do cinema independente e de grande nomes da Sétima Arte brasileira, acontece em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, de 30 de outubro a 04 de novembro no 3.0 FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias. Novamente superando as expectativas da organização, durante o período de inscrição – entre março e maio - foram recebidas 587 filmes realizados ou finalizados no formato digital, o que comprova a consolidação do FestCine  Maracanaú como um dos mais importantes do país.
Os filmes selecionados participarão das mostras competitivas de longa e curta metragem e da  mostra Novas Mídias, produções com até 05 minutos de duração realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros.
Sua programação é totalmente gratuita promovendo a democratização do acesso ao cinema, às manifestações culturais, objetivando também o incentivo à produção audiovisual em novas mídias digitais. Concorrem nesta edição produções do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco e uma produção Brasil-Estados Unidos.
Entre os destaques estão, O Carteiro, de Reginaldo Faria, filme premiado em festivais como 39º Festival de Cinema de Gramado; Cine Holliúde, de Halder Gomes, Cego Aderaldo – O cantador e o mito, de Rosemberg Cariry. Na categoria Curta Metragem, O Brasil de Pero Vaz caminha, de Bruno Laet, com trilha sonora de Chico Buarque, Ruy Guerra e Arnaldo Antunes e roteiro de Janaina Diniz, filha de Ruy Guerra.  Raiz Forte, dirigido por Marcos Pasquim. Confira a lista completa de filmes no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).
O vencedor na  categoria Melhor Longa Metragem, receberá prêmio no valor de R$ 10 mil e o  Troféu Maracanaú; na categoria Melhor  Curta Metragem, R$ 5 mil e o  Troféu Maracanaú; na categoria Novas Mídias, R$ 1.000,00 e o Troféu Maracanaú. As demais categorias vencedoras serão agraciadas com o Troféu Maracanaú. O 3.0 FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias é realizado e produzido pela Abraham Filmes e Estúdios Digitais, sob a direção geral de Afonso Celso.
Serviço
3.0 FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias
Data: 30 de outubro a 04 de novembro
Local: Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Carmem Vieira Moreira
Endereço: Rua Maria Ferreira, 150, Pajuçara.
Maracanaú – CE
Grátis
www.festcinemaracanau.com.br


Filmes selecionados
 
Longa Metragem
Cine Holliúdy
Halder Gomes. Ficção. Digital. 91min. CE. 2012

Rânia
Roberta Marques. Ficção. 35mm. 85min. CE. 2011

Cego Aderaldo – O cantador e o mito
Rosemberg Cariry. Documentário. Digital. 78min. CE. 2012

O Carteiro
Reginaldo Faria. Ficção. 35mm. 103min. SP. 2011

No fundo nem tudo é memória
Carlos Segundo. Documentário. Digital. 75min. SP. 2012

 
Curta Metragem

Um do outro
Victor Rodrigues e Danielle Rotholi. Ficção. Digital. 14 minutos. CE. 2012

Seu Arlindo vai à Loucura
Raoni Reis Novo. Ficção. Digital. 19min. SP. 2012

Jus
Marcelo Dídimo. Documentário. Digital. 18min18s. CE. 2012

Couro Tecido
Adriana Botelho. Documentário. Digital. 19min. CE. 2012

Realejo,

Marcus Vinícius. Animação. Digital. 12 min47s. SP. 2011
Vasconcelos

Furico & Fiofó
Fernando Miler. Animação. Digital. 8 min. SP. 2011

Aldeia
Zeca Ferreira. Ficção, Digital, 18mi.  RJ. 2012

Laura
Thiago Valente. Ficção. Digital. 20 min. RJ. 2011

O Brasil de Pero Vaz caminha
Bruno Laet. Documentário, Digital, 17 min40s. RJ. 2011

O Cão
 Abel Roland e Emiliano Cunha. Ficção. Digital, 09 min39s. RS. 2011

A arte de andar pelas ruas de Brasília
Rafaela Camelo. Ficção. Digital. 17 min40s. DF. 2011

Raiz Forte
Marcos Pasquim. Ficção. Digital. 15 min. RJ. 2011

Ratão
Satiago Dellape.Ficção, Digital, 20 min. DF. 2010

Coisado
Gabby Egito. Ficção. Digital. 15 min. Brasil/EUA. 2011

Zuleno
Felipe Peres. Documentário. Digital. 19 min38s. PE. 2012


O Contador de Filmes
Elianaldo Rodrigues. Documentário. Digital. 15 min. PB. 2010



Novas Mídias

Mioma
Isaac Chueke. 1 min. 44s. RJ. 2010

Tecnologia de ponta
Isaac Chueke. 4 min30s. RJ. 2010

Pesque e Pague
Ricardo Rodrigues. 2 min8s. RJ. 2011

Animágico! Le Grand Finale
Paulo Henrique de Aragão. 1 min24s. SP.  2011



CINEMA DE ARTE



Filmes da semana na Vila das Artes  

Sessões: quarta, quinta e sexta
             
Confira a programa de filmes na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Na quarta-feira (24), às 14h30, o Cine da Tarde (Cineclube formado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com curadoria da Vila) apresenta “Sexo por Compaixão” (Direção: Laura Mañá | Espanha/México, 1999). O filme conta a história de Dolores (interpretada pela francesa Elisabeth Margoni), uma mulher madura de cinqüenta anos, reconhecida por todos como muito piedosa. Mas, por sua bondade excessiva, ela acaba abandonada pelo marido, Manolo (José Sancho). Um dia Dolores resolve pecar pela primeira vez em sua vida. Ela acaba dormindo com um desconhecido. Sem querer, ela lhe salva a vida e o suposto pecado se converte em uma obra de caridade. Dolores - que muda de nome para Lolita – passa a dedicar sua vida às obras de caridade. Ela se entrega de corpo e alma ao povoado. Prêmios: Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema Espanhol de Málaga de 2000 e destaque do Festival do Rio BR de 2001.

Ainda na quarta, às 18h30, o Cineclube Vila das Artes, dando continuidade a mostra de filmes do cineasta e artista Derek Jarman, exibe O Jardim (1990). O filme une cristianismo e sexualidade para falar sobre a “caça” aos homossexuais. Misturando de forma brilhante lirismo e humor, imagens poéticas e gags publicitárias, Jarman faz uma crítica audaciosa e inteligente ao mundo dos conservadores. Rodado nos jardins de sua casa na costa de Kent, Dungeness, na Inglaterra, e aos arredores de uma usina nuclear, o filme abusa da linguagem de vídeo e acaba quase por servir como um apanhado de sua vida e obra. Após o filme tem conversa com o pesquisador Reginaldo Dias.

Na quinta-feira (25), às 18h30, a Mostra Retratos do Nazismo, organizada pelo 24 Quadros (grupo de alunos e ex-alunos da Vila das Artes) projeta O Triunfo da Vontade (Leni Riefenstahl | 1934), que documenta o congresso Nacional-Socialista alemão de 1934. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

Na sexta-feira (26) tem a A Queda! - As Últimas Horas de Hitler (Oliver Hirschbiegel | 2004), encerrando a mostra. O filme é baseado nos relatos de Traudl Junge, secretária pessoal do Führer, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.

As sessões são gratuitas e abertas ao público. A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza, fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Mais informações pelo 3252-1444 ou viladasartes.fortaleza.ce.gov.br.
Cine Desbunde.

 O Cine Desbunde (cineclube formado durante o curso de formação de agentes culturais e exibidores independentes, Pontos de Corte, da Vila das Artes) exibe quinzenalmente filmes nacionais e realiza atividades artísticas como exposição de mandalas, mostra de artes visuais e demonstrações poéticas no Buteco da Florzinha  (Rua Instituto do Ceará, loja 7, no Benfica, - ao lado da Faculdade de Economia da UFC).  Mais informações pelo  (85) 8887-2425  ou estadodepoeta@gmail.com . Nesta quinta (25), ás 18h tem  Novos Baianos Futebol Clube – documentário de Solano Ribeiro.







Drama biográfico “As Sessões” ganhou o prêmio do público no Festival de San Sebastián

Em cartaz no Festival de Cinema do Rio, filme conta a história verdadeira de Mark O’Brien, que sofria de poliomielite, mas queria perder a virgindade  
O longa “As Sessões”, do cineasta Ben Lewin, foi condecorado com o prêmio do público no Festival de San Sebastián, na Espanha, na cerimônia que aconteceu nesse final de semana.
O filme foi inspirado nos escritos autobiográficos do jornalista e poeta Mark O’Brien e conta a sua história, um homem que passou a maior parte de sua vida em um pulmão de ferro e decide que, aos 38 anos, quer perder a sua virgindade. Com a ajuda de uma terapeuta especializada e orientação de seu padre, ele se propõe a tornar o sonho realidade.

“As Sessões”, um lançamento da Fox Searchlight, conta com Helen Hunt no elenco como a terapeuta, em um dos papéis mais elogiados de sua carreira.

O filme, que estreou no Festival do Rio na semana passada, ainda pode ser visto em duas sessões amanhã, quinta-feira, no Kinoplex Leblon, às 14h ou às 19h. O lançamento de "As Sessões" está previsto para o primeiro bimestre de 2013.
John Hawkes é um grande ator e tem roubado a cena no papel de sujeitos sujos e horripilantes em filmes como “Inverno da Alma” e “Martha Marcy May Marlene”. Assim, é bacana vê-lo exibindo outro lado em “As Sessões”, dirigido por Ben Lewin, que será exibido a partir desta sexta (28) no Festival do Rio .

Ele interpreta Mark O’Brien, um homem de 36 anos que passa boa parte do tempo num pulmão de aço e não levanta da cama devido a sequelas da poliomielite. Virgem, decide que é hora de mudar a situação. E contrata Cheryl (a sumida Helen Hunt), uma terapeuta sexual, para dar jeito no assunto.

A história é baseada em fatos reais e dirigida com doçura por Ben Lewin, ele próprio uma vítima da mesma doença, que consegue alcançar o difícil equilíbrio entre drama e comédia pedido pela trama.

É o tipo do papel talhado para o Oscar , e Hawkes deve estar entre os indicados na categoria de ator principal por seu retrato sem maneirismos fáceis, apoiado nos sentimentos com os quais qualquer um consegue se identificar. Helen Hunt também se destaca, assim como William H. Macy no papel de um padre moderninho.


“As Sessões” levou o prêmio do público no Sundance Festival e foi um dos mais comentados em Toronto. Só não encontra vaga no Oscar se os conservadores membros da Academia incomodarem-se com as cenas de nu frontal e de sexo, mesmo que discretas.

CINEMA NACIONAL

"Gonzaga - De Pai pra Filho" conta a difícil relação de dois grandes artistas da música brasileira
 

Após “2 Filhos de Francisco” e “À Beira do Caminho”, diretor Breno Silveira faz emocionar de novo com história de Luiz Gonzaga e sua relação com seu filho Gonzaguinha


Depois de "2 Filhos de Francisco", campeão nacional de público em 2005, com 5 milhões de espectadores, o diretor Breno Silveira não pensava em fazer mais nenhuma biografia. Recebia ofertas de dezenas de projetos do gênero, mas não se animava com nenhum. Até que apareceu "Gonzaga - De Pai pra Filho", que estreou neste final de semana cercado da mesma expectativa: no centenário do Rei do Baião , se consagrar nas bilheterias. Não que Gonzaga seja exatamente um astro contemporâneo. O autor de "Asa Branca" continua soberano nas festas de São João, mas ao longo do ano, não é bem assim. "Para fazer um filme de sucesso, seria muito mais fácil pegar Aviões do Forró", comentou o diretor, durante conversa com jornalistas em São Paulo.
A ideia partiu de Maria Hernandez, que há sete anos começou a investigar a vida de Gonzaga indiretamente, já que Daniel, filho de Gonzaguinha, havia sugerido resgatar a história do pai. Como não se pode falar de um sem o outro, toneladas de informações valiosas sobre Gonzagão foram desenterradas. Em especial, fitas cassete gravadas por Gonzaguinha no início da década de 1980, em que ele conversava com o pai sobre sua vida e a relação dos dois, até então estremecida. Antes disso, pai e filho mal se falavam, fruto de uma infância e adolescência marcada por abandono, rebeldia, mágoa e embates violentos. As gravações marcaram a reconciliação da dupla, que logo depois saiu em turnê pelo país. Silveira contou que se comoveu ao escutar as fitas e, a partir delas, percebeu o caminho que deria tomar: o filme seria sobre "um filho tentando entender o pai". Foi isso que o teria convencido a topar o projeto, mais do que a vida atribulada de Luiz Gonzaga.
O primeiro passo foi convencer a família Gonzaga, em conflito há muito tempo, representada por Daniel, o neto, e Rosinha, filha adotiva de Gonzagão. "Juntamos eles depois de 15 anos num jantar", lembrou o diretor. "A partir daí essa família passou a se unir de novo. Foi como se a gente tivesse dado nó em pingo d'água." Deu tão certo que hoje o gerenciamento dos direitos autorais de Luiz Gongaza, antes fragmentado, está todo nas mãos de Daniel, também músico.
Resolvida essa etapa, o próximo desafio foi escalar o elenco. Depois de testar vários atores conhecidos para o papel principal, Silveira desistiu. "Comecei a entender que ninguém era parecido, cantava ou tinha a voz de Gonzaga. Ninguém parecia completo. Mas sabia que em algum canto desse país devia ter um Gonzaga."
A equipe iniciou, então, uma campanha Brasil afora e o retorno foi avassalador: apareceram cinco mil interessados. Depois de um processo descrito como "longo e desgastante", eles foram reduzidos a cinco e levados para um apartamento no Rio de Janeiro, numa espécie de "Big Brother" particular. De lá saiu o paulista Chambinho do Acordeon, sem nenhuma experiência no ramo, mas craque no baião. "Ele tinha voz, empostação e uma sanfona muito parecida com a do Gonzaga. Precisava de alguém que tivesse alma de sanfoneiro, não de ator", explicou Silveira.
As outras duas encarnações de Gonzagão foram menos problemáticas: na adolescência, assumiu o mineiro Land Vieira, e na velhice, Adélio Lima, na vida real funcionário do museu dedicado ao músico em Exu (PE), sua cidade-natal. Encontrar Gonzaguinha, por outro lado, não ofereceu nenhuma dificuldade. Fã do cantor desde os oito anos, Júlio Andrade ("Cão Sem Dono", "Hotel Atlântico") foi fazer o teste já transformado para o papel: roupa branca, barba comprida, peruca, cigarro e violão a tiracolo, tão diferente que nem amigos que também iam conversar com o diretor o reconheceram. "Quando Júlio acabou, mandei todo mundo que ainda estava esperando embora", contou Silveira. "Era como se fosse um presente, depois de um ano tentando achar o Gonzaga, encontrar o Gonzaguinha na segunda pessoa a fazer o teste."
Silveira disse estar confiante que o boca a boca funcione, mas ele esperava o mesmo de "À Beira do Caminho", inspirado nas músicas de Roberto Carlos, que estreou em agosto e teve carreira decepcionante (200 mil espectadores). "Era um filme mais íntimo, fechado, para dentro", justificou o diretor. "Todo mundo saía do cinema super emocionado, mas talvez ele não fosse capaz de irradiar para uma grande plateia. Ao mesmo tempo, 'Beira' estava subindo quando foi tirado de cartaz. Se o boca a boca ia funcionar mais para frente, não se sabe."

No centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989), uma biografia para o cinema do rei do baião seria mais do que bem-vinda. Nas mãos de Breno Silveira , no entanto, o que teria tudo para ser apenas um produto oficial ganha a capacidade de emocionar multidões.
Ao mesmo tempo em que se aprofunda no relacionamento distante entre os dois, “Gonzaga” percorre os caminhos do nascimento, do sucesso e do declínio do rei do baião e sua busca por superar a infância pobre e o preconceito por suas origens no interior de Pernambuco.







Cineclube Avenida exibe "Guerra Conjugal" 

Filme é uma adaptação de Joaquim Pedro de Andrade para contos de Dalton Trevisan

O Cineclube Avenida continua destacando a obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Depois de brindar o público com "Garrincha, Alegria do Povo", "Os Inconfidentes" e "Macunaíma" e "O Padre e a Moça", "Guerra Conjugal", de 1974, é o destaque. O filme será exibido nesta terça-feira, 23/10, às 19h, com entrada franca, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luís, 300). Após a exibição do filme haverá debate com convidados.
Baseado em contos de Dalton Trevisan, "Guerra Conjugal" narra diversas histórias ligadas a conflitos de casal, remetendo a personagens e diálogos criados pelo emblemático escritor curitibano, entre nuances de drama e de comédia. Um casal de idosos, um conquistador, um advogado, entre outros personagens reveladores de situações-limite entre amor e ódio.
"'Guerra Conjugal' ilustra crônicas de psicopatologia amorosa na civilização do terno-e-gravata, ainda vigente na mitológica e ubíqua cidade de Curitiba, onde medram flores de plástico e elefantes de louça podem surgir a qualquer momento", definiu o próprio diretor e roteirista, Joaquim Pedro, sobre o filme, elogiado por Pedro Almodóvar quando exibido em um festival em Barcelona. "Guerra Conjugal", que conta em seu elenco com Lima Duarte, Jofre Soares, Elza Gomes e Carlos Gregório e tem trilha sonora de Ian Guest, também foi exibido no Festival de Cannes e premiado em diversos festivais no Brasil. "Com 'Guerra Conjugal', damos continuidade a uma homenagem a Joaquim Pedro de Andrade, que temos promovido desde o III Festival de Jericoacoara Cinema Digital, realizado em junho, e   nas sessões do Cineclube Avenida", ressalta o cineasta cearense Francis Vale, coordenador do Cineclube.