domingo, 4 de março de 2012

BARES, CAFÉS, SORVETES, SANDUÍCHES

Dia dos Poetas com Moacir Bedê e Ricardo Kelmer

Creperie Ladeira Castro Alves se tornou um local de encontro de atores e músicos de Fortaleza

A Ladeira Castro Alves, situada no bairro Joaquim Távora, na Rua Castro Alves, entre Professor Carvalho e Fiscal Vieira, se tornou um local de encontro de atores, músicos, poetas, artistas e público em geral. Lá podemos conferir uma programação cultural de qualidade, degustar um cardápio variado na Toca do Plácido, acompanhado daquela cerveja litrão bem gelada e crepres maravilhosos, da Creperie Ladeira Castro Alves de Cris Castro (nº 513), inaugurada recentemente.

Nesta quarta, Dia do Poeta a Creperie Ladeira Castro Alves, receberá um dueto de música e poesia. O músico Moacir Bedê e o escritor Ricardo Kelmer se apresentarão em comemoração ao Dia da Poesia.

No cardárpio musical: MPB, samba e bossa nova e poemas de Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Bruna Lombardi e outros.

Vale conferir esse novo point da cidade, lugar de gente bonita.

Serviço
dia 14/03 (quarta) 21h
Rua Castro Alves n° 513
Mais informações: 96845123





ALÉM DOS RÓTULOS: rock com o grupo Renegados


*10/03 no Maria Bonita Bar 22h

Banda RENEGADOS tocando autorais e as influências
Rua: Des. Leite Albuquerque com Osvaldo Cruz

Pontos de venda de CD's desta que é uma das melhores bandas de rock de Fortaleza:
Livraria Cultura (Av. Dom Luís com Virgílio Távora)
Planet Cd's (Galeria Pedro Jorge,Centro)
Maria Bonita Bar (Des. Leite Albuquerque com Osvaldo Cruz)

-Site: www.bandarenegadosoficial.blogspot.com
Myspace: www.myspace.com/renegados
Agenda: www.agendarenegados.blogspot.com
Videos: www.youtube.com/user/bandarenegados

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA

63º Salão de Abril recebe mais de 500 inscrições de artistas de todo o País e anuncia os 30 selecionados

Com o tema “A cidade e suas desconexões antrópicas”, o 63º Salão de Abril recebeu 510 inscrições de artistas de todo o País interessados em participar da exposição. No entanto, a Comissão de Seleção composta por três curadores, foi responsável por escolher os 30 trabalhos que serão expostos durante o evento, que acontece de 17 de abril a 30 de junho de 2012, na Galeria Antônio Bandeira - Centro de Referência do Professor. Cada artista selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Além disso, serão concedidas 02 (duas) bolsas para residência no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada, a dois artistas escolhidos entre os 30 selecionados. Fizeram parte da comissão o professor de Comunicação da UFC, Silas de Paula, o artista plástico Eduardo Frota e o também artista plástico carioca Marcelo Campos.

Durante a seleção, a comissão se mostrou surpresa com o número de artistas inscritos, que vieram de todas as regiões do País. “Ao selecionar os artistas, não os busco com olhar de especialista, mas de um alguém que quer ser surpreendido por eles. E isso aconteceu, pois são diferentes olhares, até mesmo devido à condição de onde vieram. As obras refletem muito da formação do artista e o que acontecem em suas cidades, além das suas tradições. Isso nos mostra que há situações instigantes em todos os lugares”, revela Marcelo Campos. “Seja de qualquer lugar do Brasil o que buscamos é a qualidade no material produzido”, completa o curador e artista plástico Eduardo Frota.

De acordo com o curador Silas de Paula, buscou-se durante a seleção, artistas que, por meio de suas obras, instiguem o público. “Nem sempre buscamos artistas já conhecidos e de grande visibilidade, mas aqueles que mostrem em seus trabalhos questionamentos, que incomodem e que sugira perguntas ao invés de respostas. O Salão promete grandes e positivas surpresas com os artistas selecionados”, explica o também professor.

A cidade que se transforma cotidianamente diante da espacialização das necessidades e desejos humanos é o foco do Salão em 2012, que visa aproximar cada vez mais a classe artística da sociedade civil e do poder público, no intuito de construir coletivamente políticas públicas para a cultura em Fortaleza. As relações do homem com o meio ambiente, levando em conta fatores políticos, éticos, sociais, econômicos e culturais, pautam o Salão em 2012.

O debate ético e estético proposto pelo Salão se desdobra em eixos como: adensamento urbano e resíduo social, semiárido urbano, pobreza e exclusão, saúde e doença social, educação e formação, o cidadão e a formação do espaço urbano. “A partir dessas discussões, pensar políticas culturais para a cidade de forma ampla, sem destituir o meio ambiente em que vivemos deste processo, pelo contrário, pensar possibilidades a partir dele e por meio dele propor formas diferenciadas para os processos de elaboração estética e conceitual. A busca proposta pelo tema é sempre a condição primordial de construção de um pensar sobre a cultura: a transversalidade. É por meio tão somente do olhar multifacetado gerado pela mediação entre o artista, a obra e o espectador, que a arte e o seu fazer processo ganha força e potência transformadora”, disse Maíra Martins, coordenadora de artes visuais da Secultfor e organizadora do 63° Salão de Abril.

Um dos diferenciais do 63° Salão de Abril é o convite a artistas ibero-americanos para exporem suas criações em Fortaleza, debatendo em paralelo sobre elas. Uma comissão curatorial (designada a partir do conceito de curadoria compartilhada, na qual a comissão decide os selecionados por meio de discussões e trocas com a Coordenação de Artes Visuais e a Direção da Galeria Antônio Bandeira), será constituída para o processo de seleção dos artistas convidados. Em cumprimento à demanda do grupo de artistas locais de Fortaleza, o salão promove ainda o Seminário “A cidade e suas desconexões antrópicas”, marcado por uma visão transversal e multidisciplinar da arte contemporânea.

A homenagem à artista plástica Heloísa Juaçaba também prevê uma exposição de suas obras na Galeria Antônio Bandeira, além de uma mostra do acervo da Pinacoteca do Município e um catálogo geral destas obras, no qual constará um capítulo todo dedicado à contribuição de Heloísa Juaçaba às artes visuais de Fortaleza.

Lista dos selecionados (Resultado também disponível no site Salão de Abril – www.salaodeabrilfortaleza.com.br) :

Alessandra Duarte
André Hauck
Aslan Cabral
Celso de Oliveira Silva
Cyntia Werner
Daré (Gustavo Marcelo Rodrigues Daré)
Dalila Martins
Dalton Oliveira de Paula
Danielle Travassos
Diego Castro Pedroso
Felipe Bertarelli
Francisco José Franco dos Santos
Henrique de França
Ivan Grilo
Júlio César Fernandes Lira
Karol Luan Sales Oliveira
Lucas Ribeiro de Melo Costa
Lucíola Feijó Alexandre Paiva
Marcus Vinicius Pereira
Marilia Barreira Furman
Nilson Sato
Paul Cezanne Souza Cardoso de Moraes
Paulo Almeida
Raul Couto Leal
Robezio Marqs
Rodrigo Sassi
Sofia Gerheim Caesar
Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa
Yara de Pina Mendonça
Thales Leite dos Santos Pereira

Recepção das obras: De 27 de fevereiro a 23 de março de 2012
Exposição: 17 de abril a 30 de junho de 2012

Serviço
www.salaodeabrilfortaleza.com.br.
Informações: 85 3105.1358





“Campo Branco” reune obras de seis artistas visuais mineiros

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá na próxima quinta-feira, 1º de março, às 18 horas, a exposição coletiva “Campo Branco”, reunindo obras de seis artistas visuais mineiros. São eles: Francisco Magalhães, Isaura Pena, Júnia Penna, Pedro Motta, Ricardo Homen e Rodrigo Borges. Com entrada franca, a mostra ficará em cartaz até 1º de abril deste ano (horário de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

A exposição tem o objetivo de apresentar a produção recente de seis artistas visuais mineiros, que vêm realizando trabalhos significativos no cenário da arte contemporânea. Os artistas desenvolvem pesquisas plásticas que, apesar da diversidade de meios e interesses, apontam alguns procedimentos em comum. Estes procedimentos revelam uma aproximação poética entre as obras, presente na espacialidade, na noção de vazio e no sentido construtivo. As referências geográficas apresentam-se como ponto de interesse para este grupo de artistas que trata a geometria de uma forma “orgânica”, e busca, no trabalho com a superfície e o espaço, o palco de suas ações artísticas.


Observação do lugar: ferramenta para obras artísticas

Texto de Francisco Magalhães

Tentar falar do mundo através da observação do lugar parece-nos comum aos interesses dos geógrafos, biólogos, físicos, sociólogos, antropólogos e artistas. A observação atenta dos fatos sociais, do relevo, da vegetação, dos movimentos demográficos, dos movimentos naturais, das etnias e das práticas desenvolvidas especificamente por uma determinada cultura são, para aqueles que trabalham no campo da ciência e da arte, uma ferramenta eficiente no desenvolvimento de seus pensamentos, enfim, de suas obras.

Para os cientistas, a observação dos fatos pode se dar de maneira aparentemente dissociada de suas histórias individuais. A paisagem é, em princípio, algo diverso, dissociado da vontade que os move em direção à compreensão do mundo, do lugar. E os artistas, de que forma se dá a observação dos artistas? O que o artista olha? O que ele vislumbra? Quais serão os seus métodos? Para os artistas, a paisagem aparece de forma quase atávica - o artista sempre estará falando do lugar. Para aquele que trabalha no campo da arte, a experiência de sua própria incursão no mundo, suas memórias, serão marcas determinantes em suas formas de criação.

Será objeto de curiosidade para o artista tudo aquilo que pode ser abarcado pelos sentidos: seu olhar perscrutador percebe a paisagem, vivencia o espaço. Absorve-o, toma-o para si, para depois transfigurá-lo dentro do embate criativo – a arte. Ao tentar compreender o que se dá no campo banal, o artista aproxima-se da essência do binômio homem/paisagem. Uma aproximação que resulta em reflexões (ação não-natural) sobre o lugar, a paisagem e sobre si mesmo. Imaginemos o artista sendo uma árvore na paisagem, um organismo alimentando-se do substrato do mundo, erguendo-se e sendo parte do lugar – modificando e sendo modificado.

O artista compreenderá o lugar ao considerar a paisagem como tudo aquilo que pode ser abarcado pelo “olhar” – a paisagem no seu entendimento mais amplo. Vale lembrar que esse vislumbre se dará pelos diversos sentidos e, se os olhos são mesmo as janelas da alma, podemos imaginar o artista como uma janela descerrada para a paisagem, estando em e sendo dela a parte mais íntima, recôndita.

Aberto para a paisagem, o artista soma-se ao mundo. Ao observar e descrever a natureza, o lugar a partir de suas experiências e memórias, o artista nos oferece a possibilidade de compartilhar sua busca, o seu objeto, seus fazeres – a sua paisagem interior, o seu lugar no mundo.

O termo "caatinga" é originário do tupi-guarani e significa mata branca. “Paisagem interior”, a parte mais dentro do Brasil, sob um mesmo céu: Minas Gerais e Ceará. O termo "campo branco", que dá nome à exposição apresentada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, alude a um lugar supostamente árido, lugar ainda por ser, suporte/território no qual esses artistas estabelecem suas criações. Referências geográficas apresentam-se como interesse para este grupo. Esta ideia os reúne, ecoa como uma presença comum: a paisagem. Entendida não como gênero, mas como espaço vivo/lugar, território de toda criação. Esse território, ainda por ser, traz para a proposta uma ideia de diversidade e extensão, e que vai ao encontro da diversidade de produção que este grupo de artistas apresenta. A paisagem aparece, aqui, de diferentes formas, por vezes evidente. Em alguns momentos de maneira mais formal, em outros, mais simbólica. Isaura Pena, Pedro Motta, Francisco Magalhães, Júnia Penna, Ricardo Homen e Rodrigo Borges revelam uma aproximação poética entre as obras, presente na espacialidade, na noção de vazio e no sentido construtivo, e buscam, no trabalho com a superfície, o espaço, a matéria, o símbolo, o lastro para suas ações.


Currículos resumidos dos artistas

FRANCISCO MAGALHÃES (Mutum, MG, 1962) – Artista visual formou-se pela Escola Guignard. Trabalha e reside em Belo Horizonte. Responsável pela idealização de projetos, mostras e ações em Museus, Fundações de Cultura e Espaços Culturais. Entre os anos 2005 a 2011 dirigiu o Museu Mineiro, responsável pela concepção e coordenação de projeto museais, entre eles o “O Museu Guardas” que recebeu o Selo do Prêmio Cultura Viva – 2010 MINC. Em 2011 recebeu o Prêmio Rumos Educação Cultura e Arte 2011/213. Participou mostras coletivas e individuais. Recebeu os prêmios: Grande Prêmio Prefeitura de Belo Horizonte no 16° Salão de Arte da Pampulha, Premio Mostra Individual no 44° Salão de Arte Contemporânea do Paraná – Curitiba, o Prêmio no 42° Aquisitivo Banco Econômico no XXXVIII Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco e o Prêmio Especial Alfredo Ceschiatti - Escultura e Objeto, no 19° Salão de Arte da Pampulha, entre outros. Como cenógrafo foi indicado ao Prêmio Sated, em 2008. Tem obras nos acervos do MAP- BH / MAC – Curitiba / Museu de Arte de Pernambuco / Fundação Clóvis Salgado – BH e coleções particulares.

ISAURA PENA (Belo Horizonte, MG, 1958) – Graduada em desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1983, frequentou a Escola Guignard em Belo Horizonte, de 1978 a 1979, e o Núcleo Experimental de Arte, dirigido por Amilcar de Castro, Museu de Arte da Pampulha, de 1980 a 1982. Entre suas exposições individuais estão mostras no Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG), em 2007; na Galeria Anna Maria Niemeyer (Rio de Janeiro, RJ), em 2006; e na Gesto Gráfico Galeria de Arte (Belo Horizonte, MG), em 2004. Entre as coletivas destacam-se Geometria Impura – MAM da Bahia (2009), Geometria Impura – Palácio das Artes- Belo Horizonte (2006), 2x2 (2005), Onde está você, Geração 80? (2004) e Tecendo o Visível (2003). participou de salões de arte em todo o Brasil, recebendo o Prêmio de Artista Convidada do II Salão Baiano (1989), o Prêmio Aquisição no X Salão Nacional de Artes Plásticas (1988) e o Prêmio no XIX Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte (1986). É professora na Escola Guignard – UEMG desde 1995.

JÚNIA PENNA (Belo Horizonte, MG, 1966) – Mestre em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFMG. Entre suas principais exposições individuais estão Estranho no Parque das Mangabeiras (Belo Horizonte, MG), em 2010; Trama, no Campus da UFMG, em 2003 e uma mostra na Galeria Gesto Gráfico (Belo Horizonte, MG), em 2001. Entre as mostras coletivas, destacam-se Geometria Impura – MAM da Bahia (2009), Geometria Impura – Palácio das Artes- Belo Horizonte (2006), Nem tudo azul, na Gesto Gráfico Galeria de Arte (2007), A Regra do Jogo (2002), Escultura Mineira (1999) e 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte (1998). Em 2005 recebeu bolsa da Pollock-Krasner Foudation e em 1991 o Prêmio Aquisição do XXIII Salão Nacional de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte. É professora na Escola Guignard – UEMG desde 2003.

PEDRO MOTTA (Belo Horizonte, MG, 1977) – Bacharel em desenho formado pela Escola de Belas Artes, UFMG em 2002. Entre suas principais exposições individuais estão mostras no Oi Futuro (Rio de Janeiro, RJ), em 2009; Box 4 Galeria (Rio de Janeiro, RJ), em 2008; Museu da Pampulha (Belo Horizonte MG), em 2004. Entre as mostras coletivas, destacam-se Noorderlicht Gallery, Groningen, Holanda; Paralela 2010 - Geometria Impura – MAM da Bahia (2009), Contemplação do Mundo, Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo; 20 anos do Programa de Exposições do CCSP, São Paulo; 2ª Bucharest Biennale, Bucharest, Romênia; 5ª Bienal Internacional de Fotografia e Artes Visuais de Liège, Bélgica; Fotografia Contemporânea Brasileira, Neue Berliner Kunstverein. Berlim, Alemanha;14ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, Masp, São Paulo, SP; Arte Brasileira Hoje, Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro, RJ. Em 2008 publicou junto com Pedro David e João Castilho o livro Paisagem Submersa pela editora Cosac Naify e Temprano, Conexão Artes Visuais Funarte, 2010.

RICARDO HOMEN (Belo Horizonte, MG, 1962) – Cursou Artes Plásticas na Escola Guignard / UEMG de 1983 a 1988. Entre as exposições individuais estão mostras no Centro Universitário Maria Antonia (SP), em 2002; no Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG), em 2001; e no Centro Cultural São Paulo (SP), em 1997. Entre as mostras coletivas destacam-se Geometria Impura – MAM da Bahia (2009), Geometria Impura – Palácio das Artes- Belo Horizonte (2006), Nem tudo azul (2007), Diálogos 2002 - Tangenciando Amílcar (2002) e Coletiva Sobre Papel (2000), Prospecções: Arte nos Anos 80 e 90 em BH, Palácio das Artes, BH. Participou e foi premiado em diversos salões de arte na década de 80.

RODRIGO BORGES (Governador Valadares, MG, 1974) – Mestre em Artes Visuais na Escola de Belas Artes/UFMG, Belo Horizonte, MG. Entre suas principais exposições individuais estão Embrulho no Espaço Cultural Cemig Galeria de Arte, em Belo Horizonte (2010) e a I Mostra do Programa de Exposições 2005 no Centro Cultural São Paulo. Já entre as mostras coletivas, destacam-se Bomserá (2010), Geometria Impura – MAM da Bahia (2009), Fiat Mostra Brasil (2006) e Disposição (2005). Foi um dos artistas selecionados no Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais edição 2001/2003. É professor da Escola de Belas Artes desde 2005.








Exposição marca os dez anos da morte do artista plástico cearense Zenon Barreto

Uma exposição marcará os dez anos da morte do artista plástico cearense Zenon Barreto. Denominada “Z.NON”, a mostra será aberta no neste sábado, 11, às 16 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108). Com entrada franca, a exposição ficará em cartaz até 18 de março deste ano (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

ZENON da Cunha Mendes BARRETO foi um pintor, desenhista, gravador, escultor, cenografista e ilustrador cearense, nascido em Sobral em 31 de dezembro de 1918 e falecido em Fortaleza em 18 de janeiro de 2002.

O artista chegou em Fortaleza e ingressou na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) em 1949. Participou e foi premiado em diversos eventos: Salão de Abril, Salão de Arte Moderna, Bienal Internacional de São Paulo, Panorama de Arte Atual Brasileira e Salão de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul, entre outros.

Zenon ministrou cursos de desenho, atuou como cenógrafo e figurinista em peças encenadas no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Em 1950, coordenou a restauração da Casa de José de Alencar, e publicou os álbuns “Dez Figuras do Nordeste”, documentário com xilogravuras de arquétipos humanos nordestinos com poemas de cordelistas cearenses e prefácio de Câmara Cascudo, e “Ritos, Danças e Folguedos do Nordeste”, documentário com xilogravuras prefaciado pelo poeta cearense Patativa do Assaré.

Possui obras no Museu Nacional de Belas Artes, Palácio da Abolição (Fortaleza), Paço Municipal de Fortaleza, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza, Embaixada do Brasil em Londres, e é co-autor do grande vitral do Instituto de Arte Contemporânea da Fundação Armando Álvares Penteado. Possui diversas esculturas em logradouros de Fortaleza, sendo a mais famosa a que retrata a figura de “Iracema”, personagem do romance de José de Alencar, encravada na praia do mesmo nome.



O inventor de coisas


Texto de Jacqueline Medeiros


Nas mãos de Zenon Barreto, materiais aparentemente pesados, como cimento, ferro e latão, deram forma a figuras e a objetos nordestinos. A incorporação destes elementos está diretamente ligada às concepções de arte e realidade a partir da década de 1960 no Brasil. Nesta mostra onde predominam as obras denominadas "Homenagem ao artesão e ao trabalhador rural", Zenon desloca o sentido funcional das ferramentas de trabalho e cria possibilidades simbólicas abertas a uma pluralidade de leitura a serem escolhidos ou criadas pelo espectador.

As obras, pertencentes ao acervo do Banco do Nordeste, são oriundas da exposição de inauguração do espaço cultural do Banco, nas dependências do BNB Clube de Fortaleza em 23 de fevereiro de 1989. O título Z.NON faz referência a seu jeito crítico e irônico de encarar a vida. É uma alusão às pessoas que confudiam seu nome: zé (José)Non, o que Zenon prontamente assumiu no título de sua exposição em 1952.

Nas esculturas da mostra, Zenon se refere à realidade imediata do seu cotidiano, vivida entre sua fazenda no sertão de Caridade-CE e a capital Fortaleza. As ferramentas e objetos rurais estão deslocados de seus contextos usuais, eles passam a oscilar entre a condição de objeto real e a de elemento formal, compositivo e articulados entre si, sempre com a herança da abstração geométrica e construtiva. Pode-se dizer que a organização dos elementos segue, de certa forma, os ideais de racionalidade e do desenvolvimento da forma, herança da arte construtiva e concreta.

Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções e não como representações. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa. Não são pequenas as influências do construtivismo na América Latina, em geral, e no Brasil, em particular, no período após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Marcas da vanguarda russa podem ser observadas no movimento concreto de São Paulo, Grupo Ruptura, e no Rio de Janeiro, Grupo Frente. Contudo, a ruptura neoconcreta estabelecida com o manifesto de 1959 não afasta as influências do construtivismo russo na arte brasileira. A maior parte dos mais de cem artistas brasileiros da 5ª edição da Bienal de Arte de São Paulo, em 1959, tinha ligações com o abstracionismo, com grande número de concretistas e construtivistas, o que reflete a produção do País naquele momento. Zenon participou daquela Bienal de arte com obras geométricas e construtivas: os desenhos com nanquim “Hospedaria de Flagelados” e “Labirinteiras”, ambos de 1959.

As ferramentas que tem a força de transformação da terra em alimento, tornam-se inúteis e nao têm mais serventia. Seria mais uma de suas posturas críticas diante do trabalho rural e a civilização global como um elemento problemático e contraditório da sociedade contemporânea? Zenon, além de artista, sempre foi um homem político, muito inquieto, criticando o ambiente cultural de Fortaleza. Poderia o artista estar propondo uma Critica social? Zenon vivenciava naqueles finais dos anos 1980 o universo da produção rural e as contradições de que o avanço cientifico e econômico global não ocorrem em concomitância com os avanços sociais, beneficiando todos os setores da sociedade. O que poderia ter mobilizado o artista em torno de uma arte que se coloca a serviço da vida do povo.

Zenon busca um cruzamento entre as formas regulares e geométricas e o aspecto bruto e cru dos objetos do sertão, considerando suas ressonâncias simbólicas. Uma postura crítica como lhe é peculiar, daí seu interesse pelos elementos locais, fugindo do universalismo e preocupando-se com o papel do indivíduo e da subjetividade.

BASTIDORES

Luciano Huck grava com Zac Efron o quadro "Vou de Táxi"

Em visita ao Brasil para promover uma marca de roupas, o ator americano Zac Efron, astro do filme High School Music, foi convidado por Luciano Huck para gravar o quadro Vou de Táxi, do Caldeirão do Huck. A gravação ocorreu em São Paulo. No quadro, o apresentador dirige um táxi enquanto entrevista o convidado. O ator Ashton Kutcher também participou da atração no ano passado. Apesar de ter gravado o programa de Huck, Zac não apareceu na inauguração das lojas de Campinas e São Paulo, das quais é garoto propaganda. A ausência do astro teen teria sido justificada pela falta de segurança nos dois locais onde os eventos aconteceriam. Uma multidão se reuniu para ver Efron, mas ele acabou não indo à inauguração. Ele veio ao país acompanhado do pai, que assistiu a toda a gravação do Vou de Táxi. O quadro ainda não tem data para ir ao ar na Globo.







Panicats são cortadas em mudança para a Band

Contratadas pela RedeTV!, Jaque Khury, Aryane Steinkopf e Babi Rossi estão presas por uma alta multa


Nem tudo são flores para os integrantes do ''Pânico''. Enquanto os humoristas e boa parte da equipe comemoram as melhores condições de trabalho - e os contratos mais vantajosos - na Band, as panicats lamentam terem sido deixadas para trás.

Conforme noticia da coluna Em OFF, do portal Yahoo, Jaque Khury foi vista na última quinta-feira (1º) circulando cabisbaixa pela RedeTV!. O motivo? As assistentes de palco são contratadas pela emissora, não pelo programa, e portanto teriam que pagar uma multa volumosa para trocar de casa.

Enquanto isso, o humorístico já iniciou os seus trabalhos no novo canal sem elas. Até onde se sabe, a opinião geral por lá é de que é mais fácil contratar novas beldades do que conseguir sua liberação. Esta ideia tem apavorado a bela trinca formada pela supracitada Jaque, Aryane Steinkopf e Babi Rossi.

CENA GLS


Programação das boates Meet, Music Box e Unique

QUINTA - FEIRA (08/03)

*MUSIC BOX / HOTBOX - Na quinta-feira refinada do Music Box estilos como o pop, tribal, axé, R&B, samba, black, house, indie e electrompb agitam a capital cearense, transformando a noite em um grande caldeirão de sons e ritmos. A quinta-feira do MB é conhecida por sua boa frequência e animação. A balada HOT BOX apresenta DJs empenhados na pesquisa, produção e mixagem de sons para apimentar a sua noite. Line-up: Gilvan Magno (CE) (residente), ABY (convidado/RN). PLUS: Edição Beer Fest com cerveja a R$1,99 até 01h. Ingressos: LISTA VIP: Até 01h: R$ 20,00 (consumíveis). De 01h até 03h: R$ 10,00 - (consumíveis) + R$ 10,00 de ingresso. Após 03h: R$ 25,00 o ingresso. BILHETERIA: Até 0h: R$ 20,00 (Ingresso s/ LISTA VIP). Após 0h: R$ 25,00 (Ingresso s LISTA VIP). Venda: no local - 23h. Confira como inserir seu nome em LISTA VIP via redes sociais do Music Box. (Av. José Avelino, 387, Centro Dragão do Mar). Inf: 85-3224.6419/9627.5062.


--

SEXTA - FEIRA (09/03)


*MUSIC BOX / BALADONNA (ESP. MADONNA) - A melhor balada indoor da capital cearense em um ambientes intimistas, aconchegante e super agitado. Amantes da animação e boa música eletrônica se encontram no Musix Box Club. LINE-UP: LID.J, Tonny Greg, March Mendes vs. John Kennedy e Jessica Marques. PLUS: Uma bebida em dobro a cada hora. Extra: Show de Letícia Layser (Miss Gay 2012). Ingressos: ATÉ 01h: R$ 20,00. LISTA VIP: ATÉ 01h: R$ 20,00 (CONSUMÍVEIS). Venda: no local - 23h. Confira como inserir seu nome em LISTA VIP via redes sociais do Music Box. (Av. José Avelino, 387, Centro Dragão do Mar). Inf: 85-3224.6419/9627.5062.


*CLUBE 441 - Diversão garantida para elas e eles no retorno da única balada liberal da capital cearense. O Clube 441 esquenta a noite com apresentações especiais e rodadas de drinks liberados por conta da Casa. Muito conforto diversão para casais e solteiras. LINE UP: GUTO, William Goiania. Ingressos: Convites especiais e outras informações por telefone. Venda: no local - 23h. Confira como adquirir seu convite por telefone. (Rua Dragão do Mar, 441, Praia de Iracema, Fortaleza.) Inf: 85-3032.0441/85350441 / IMPRENSA: 9627.5062.



IDJ´S - 2012 EDITION - O projeto está de volta a boate Meet - E DESTA VEZ QUALQUER MEETIDO QUE CURTA MÚSICA ELETRÔNICA E GOSTE DE REUNIR OS AMIGOS PARA BALADAR PODE ENTRAR NESTA BRINCADEIRA E CONCORRER A UM SMARTPHONE COM O APLICATIVO DA MEET INSTALADO! PARA PARTICIPAR É FÁCIL:
BASTA ENTRAR NA NOSSA FAN-PAGE DA MEET NO FACE (WWW.FACEBOOK.COM/BOATE.MEET), COLOCAR A SUA FOTO E AVISAR QUE ESTÁ CONCORRENDO. ATÉ A QUINTA-FEIRA OS CANDIDATOS COM AS FOTOS MAIS CURTIDAS SERÃO OS IDJS DA SEXTA-FEIRA!

E AINDA:

LINE-UP COM OS RESIDENTES DAS SEXTAS MAIS TRADICIONAIS DA CIDADE
DJ ROBERTA TWIGGY
DJ DIEGO BAEZ
DJ THIAGO COSTTA

E MAIS:
CERVEJA ANTARCTICA EM DOBRO ATÉ AS 4H DA MANHÃ!

Info: 85-88065537 / 32675689
BOATE MEET -Endereço: Rua Cel. Jucá, 273 – Varjota
Web: www.meetfortaleza.com.br


--

SÁBADO (10/03)


*MUSIC BOX / VRÁ! ED. FLUOR - A festa mais "VRÁ" da cidade chega a sua 16º edição com uma EXPLOSÃO de cores e atrações! Observação: SEM HORA PARA ACABAR! Vem e brilha! A noite de sábado mais quente da cidade na balada mais agitada da capital cearense, onde a ordem é ferver! Uma balada descompromissada de conceitos que reúne talentosos DJs e produtores da cena noturna local. O Music Box é considerada um dos ambientes intimistas mais agitados e fervidos da capital cearense. Line: Pista principal: JULIE, MARCOS BDR, FABRICIO FIDALGO, GABRIEL SANCHEZ. Lounge VRÁ: LUCAS BRAGA, ALESSANDRA GOMES, LUCAS MAGNO. Acid Neon AFTER: VODKA DOBRADA, distribuição de ENERGÉTICO e PIRULITOS + DJ DIEGO GRECCHI E ERICK ZUITE. Ingressos: Confira preço por telefone. Vendas nas CHILLI BEANS do IGUATEMI, BENFICA e no local. 23h. (Av. José Avelino, 387, Centro Dragão do Mar). Inf: 85-3224.6419/9627.5062.


*UNIQUE CLUB / ON THE DANCE FLOOR - A Unique Club desembarca mais uma mega atração da cena sulista em pista cearense. Prometendo festa até ao despontar dos primeiros raios de sol de Domingo, a Unique Club apresenta a DJ Liviah, hoje um dos nomes mais importantes da cena paulistana. Seu som, uma mistura deliciosa de house, electro e tribal, é garantia certa de diversão na companhia dos DJs residentes da casa: Davi Angel, Erico e Tiago Fasano. Plus: Cerveja e vodka nacional em dobro. Extra: Labirintos liberados. Excelente estrutura, segurança e estacionamento anexo. Ingressos: ATÉ 01h: R$ 30,00 (CONSUMÍVEIS). APÓS 01h E ATÉ 03h: R$ 15,00 (CONSUMÍVEIS) + R$ 15,00 (INGRESSO). APÓS 03h: R$ 30,00 (INGRESSO). BILHETERIA: Até 0h: R$ 25,00. Após 0h: R$ 30,00. Venda: no local - 23h. Confira acesso e inserção de nome em LISTA VIP via redes sociais da Unique Club. (Rua Dragão do Mar, 441, Praia de Iracema - Fortaleza-CE).







CINEMA DE ARTE

Mostra “Curta o Gênero” discute diferenças no Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco de cinco dias de promoção à liberdade, solidariedade e justiça entre homens e mulheres em suas múltiplas possibilidades performáticas. De 7 a 11 de março, a Coelce apóia a realização do projeto Curta o Gênero, promovido pela Fábrica de Imagens.
O público poderá ter acesso à mostra audiovisual, além de seminários, oficinas e mini-cursos com pesquisadores, acadêmicos e movimentos sociais ligados às temáticas de gênero. A programação ainda inclui lançamento de livros, apresentações artísticas, exposição fotográfica, além do I Encontro Gênero nos pontos que reunirá representantes dos Pontos de Cultura de todo o país. Após o lançamento em Fortaleza, o projeto passará por mais 11 cidades do Ceará, envolvendo educadores, alunos da rede pública de ensino, pontos de cultura, organizações de gênero/mulher e congêneres, governamentais e não governamentais.
A curadoria será composta pelo antropólogo Richard Parker, cientista político, diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) e diretor do Centro de Gênero, Sexualidade e Saúde da Columbia University (Nova Iorque, EUA); pela cineasta e coordenadora geral do Cine Ceará, Margarita Hernández; e pelo psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens, Marcos Rocha. Além da Coelce, as Secretarias de Cultura do Estado e da capital apóiam o evento, que ainda conta com patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania.



Programação



FORTALEZA



07/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
17:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix
[Detalhes]
17:30 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Abertura Oficial do Curta O Gênero 2012 Teatro Dragão do Mar Márcia Rollemberg (Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc), Christiane Ribeiro Gonçalves (Fábrica de Imagens), Raquel Viana (Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres de Fortaleza) Sérgio Araújo(Coelce), e representantes da Secretaria de Cultura do Ceará e da Petrobras [Detalhes]
18:30 Seminário Conferência de Abertura "Gênero, Cultura e Mudança" Teatro Dragão do Mar Richard Parker (ABIA e Columbia University-NY) [Detalhes]
19:15 Eventos Diversos Longa-metragem convidado "Leite e Ferro" (72'), de Cláudia Priscilla (SP) Teatro Dragão do Mar sinopse filme [Detalhes]
20:30 Eventos Diversos Show de lançamento "Verónica Decide Morrer" Espaço Rogaciano Leite Filho
[Detalhes]


08/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix Alunos de fotografia do projeto Cacto [Detalhes]
08:00 Oficina Roteiro Audiovisual - Narrativas e Linguagens promovendo questões de Gênero e Direitos Humanos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Vagner de Almeida (Cineasta) [Detalhes]
14:00 Seminário O Gênero da Mudança - Feminismo como Projeto de Radicalização Democrática Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Betânia Ávila (SOS Corpo), Zelma Madeira (UECE) e Miriam Pillar Grossi (UFSC) [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


09/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Seminário Produção Audiovisual e Compromisso Político para a Promoção da Equidade e da Diversidade Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Vagner de Almeida (Cineasta), Débora Breder (Antropóloga, realizadora audiovisual), Marcos Rocha (Fábrica de Imagens) e Paula Alves (FEMINA) [Detalhes]
14:00 Minicurso Políticas Culturais, Direitos Humanos e Gênero - Um Caso de Miopia Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha (Fábrica de Imagens) e Sandro Ka (Grupo Somos) [Detalhes]
14:00 Minicurso Religião e Gênero: Moralidades, Prescrições e Subversões Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Marcelo Natividade (UFC) [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


10/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix
[Detalhes]
08:00 Seminário Gênero e Masculinidades na Contemporaneidade Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Benedito Medrado (UFPE) , Laerte (quadrinista) e João Silvério Trevisan (escritor) [Detalhes]
14:00 Minicurso Cultura e Comunicação - Eixos Estruturantes para a Promoção da Equidade de Gêneros Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Bia Barbosa (Intervozes - SP) [Detalhes]
14:00 I Encontro Gênero nos pontos I Encontro Nacional Gênero nos Pontos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha (Fábrica de Imagens/ Ponto de Cultura Outros Olhares [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


11/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
09:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix Fábrica de Imagens [Detalhes]
09:00 Eventos Diversos I Encontro Nacional Gênero nos Pontos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha e Pedro Domingues (Coord. Geral de Cultura e Cidadania da SCDC-DF) [Detalhes]
16:00 Eventos Diversos Lançamento de livros Livraria Cultura - Av. Dom Luís, 1010 (no Mezanino) - Meireles Laerte Coutinho, João Silvério Trevisan e João W. Nery [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]
20:15 Eventos Diversos Longa-metragem convidado "Positivas" (78'), de Susanna Lira (RJ) Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura sinopse filme [Detalhes]
21:35 Eventos Diversos Encerramento do Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Fábrica de Imagens [Detalhes]







LIVROS - FICÇÃO

Cenários históricos de Fortaleza em romance gay

Escritor cearense Juracy Mendonça
lança quarta “Onde estava o arco-íris?”

A Editora DIZ lança no dia 7 de março (quarta-feira), às 19 horas, o livro “Onde estava o arco-íris?”, do escritor cearense Juracy Mendonça. A obra tem como cenários lugares históricos de Fortaleza, ornamentados por acontecimentos paralelos e importantes e relata episódios da vida de Lulu, um nome fictício da uma história real, vivida por um homossexual.
No coquetel de lançamento, no Espaço Cultural da ADUFC (Avenida da Universidade, 2346 - Benfica), autor e obra estarão sendo apresentados pela jornalista Cida de Sousa (doutora em Comunicação e Cultura da UFC) e por Izaíra Silvino (diretora de Editoração da Editora DIZ).
Sobre a obra, afirma o autor: “Não pretendo levantar bandeiras, enaltecer ou fazer deboche sobre orientação sexual. A proposta é, acima de tudo, contar uma história de vida onde, por acaso, o protagonista de maior destaque tem (ou pensa ter) inclinação para relacionar-se amorosamente apenas com pessoas do mesmo sexo”.
Juracy Mendonça é natural de Fortaleza. Jornalista, poeta, escritor, cantor e compositor. Autor de “Opiniões de um Leitor”, “O Segredo” e “As Presepadas de Zé da Diva”; dos CDs “Festa de Arromba Cearense”, “Outros Caminhos” e “As 14 Mais”. Trabalhou nos jornais “O Estado”, “Tribuna do Ceará”e “Folha do Ceará” e nas rádios Portugal FM, Pitaguary (Maracanaú), FM Itapipoca e FM Educativa Parreão. Atualmente, é editor do “Jornal Parque Araxá” e redator dos jornais "O Regional" e “Folha do Vale”, com circulação em cidades do interior do Ceará.

BELEZA

Shopping Del Paseo apresenta programação especial para o Dia Internacional da Mulher

O Shopping Del Paseo convida o público feminino a participar da ação “Dellas”, que celebra o Dia Internacional da Mulher com uma programação especial, que acontece nos dias 8 a 10 de março. As atividades acontecem no Piso L1 do shopping, no horário de 16h às 20h, em espaço especialmente montado e decorado, voltado para saúde,beleza e bem estar. O evento conta com serviços de livre acesso de cabeleleiro, manicure, maquiagem, massagem, SPA para os pés, além de sorteio de brindes e palestras com o principais temas do universo feminino. Confira a programação completa:

Dia 08/03
16h às 20h - Serviços de cabeleireiro, maquiagem e manicure por Paulino Jr. Cabeleleiro, no Piso L1.
16h às 20h – Massagem, SPA para os pés, distribuição de mudas e vários sorteios por Projeto Ser do Bem, no Piso L1.
19h – Palestra sobre cuidados com a pela e sorteio de produtos ADCOS, no Piso L1.

Dia 09/03
16h às 20h - Serviços de cabeleireiro, maquiagem e manicure por Paulino Jr. Cabeleleiro, no Piso L1.
16h às 20h – Massagem, SPA para os pés, distribuição de mudas e vários sorteios por Projeto Ser do Bem, no Piso L1.
19h – Palestra “O belo e as dietas da moda – implicações psicológicas e nutricionais” com Raquel Barsi (psicóloga) e Myriam Fragoso (nutricionista), profissionais do NAMI, no Piso L1.

Dia 10/03
16h às 20h - Serviços de cabeleireiro, maquiagem e manicure por Paulino Jr. Cabeleleiro, no Piso L1.
16h às 20h – Massagem, SPA para os pés, distribuição de mudas e sorteio de massagens no Beach SPA por Projeto Ser do Bem, no Piso L1.
16h às 20h – Lounge Penteadeira Amarela com oficinas, sorteios, minipalestras e bate-papo sobre tendências, moda, beleza, maquiagem, acessórios e cabelo.

Serviço:
Dellas – Semana da mulher Del Paseo
Espaço com programação gratuita de 8 a 10 de março, 16h às 20h
Shopping Del Paseo, piso L1
Av. Santos Dumont, 3131
Telefone: (85) 3456.3131
www.shoppingdelpaseo.com.br








Super lançamento Benefit: Sun Beam e Hervana

O iluminador líquido dourado e o Blush em tons de lilás e rosa acabam de chegar ao Brasil


Sun beam

Iluminador para pele bronze-dourado

É um raio de sol líquido dentro de um frasco! Como um reflexo solar... Este iluminador bronze-dourado lhe dá um visual natural. Faça pontinhos e espalhe nas bochechas e área das sobrancelhas para um look inacreditável que fica ótimo em todos os tons de pele!

Preço sugerido: R$119,00 (13ml)



Hervana

Blush de "bom karma"

Buscando uma exuberância de iluminação? Mergulhe de cabeça em Hervana... Nosso blush de bom karma!
Quatro cores complementares - lucky sheel, divine peach, heavenly rose & berry delight - resultam em uma mistura perfeita. Tudo que vai... Volta!

Preço sugerido: R$114,00 (11g)

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO - ESOTERISMO

CINEMA

Estreias com Freud, Jung e aventura mitológica

“Fúria de Titãs 2” e o novo filme de David Cronenberg, “Um Método Perigoso”, estão entre as novidades


A sequência de “Fúria de Titãs” e o novo filme do controverso diretor David Cronenberg são algumas das novidades dos cinemas de Fortaleza nessa sexta feira. Prometendo novas batalhas épicas com deuses colossais em efeitos 3D, “Fúria de Titãs 2” tenta surpreender quem se decepcionou com o primeiro filme. Dirigido por Jonathan Liebesman (“No Cair da Noite”),
“Fúria 2” não é feito para quem gosta de mitologia, assim como o anterior também não era: trata-se de mais um blockbuster americano – aquele velho clichê “aventuresco” de Hollywood. A trama começa dez anos depois do primeiro filme. Após derrotar o monstro Kraken, Perseu (Sam Worthington), o semideus filho de Zeus (Liam Neeson), tenta levar uma vida calma de pescador e criar sozinho o seu filho de dez anos, Helius. Enquanto isso, uma luta por supremacia opõe os deuses, enfraquecidos pela falta de crença dos homens, e os titãs, liderados por Cronos. Perseu não pode mais ignorar a sua participação nessa luta, quando Hades (Ralph Fiennes) e Ares (Édgar Ramírez) fazem um trato com Cronos para capturar Zeus. O poder dos titãs aumenta à medida em que Zeus perde os seus, e o inferno do Tártaro, onde os titãs eram mantido preso, periga se alastrar pela Terra. Resta a Perseu - ao lado de Andromeda (Rosamund Pike), o semideus Agenor (Toby Kebbell) e o deus caído Hefesto (Bill Nighy) - invadir o submundo, resgatar Zeus e salvar o mundo.



A outra estreia em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, é um “filme cabeça”. David Cronenberg sempre serviu de "testemunha" em seus filmes, observando de cima como o inconsciente se manifesta de forma sexual, violenta e frequentemente deformadora em seus personagens. Agora, em “Um Método Perigoso”, o diretor canadense assume uma posição mais neutra - e deixa que os próprios criadores da psicanálise, Carl Jung e Sigmund Freud, observem a si mesmos. Só por isso já dá pra antever que “Um Método” é uma “criatura” atípica dentro da obra de Cronenberg. É o seu filme mais reflexivo, mas não menos perturbador que obras-primas como “A Mosca” e “Marcas da Violência”.



Em “Um Método Perigoso”, o jovem suíço Carl Jung (Michael Fassbender) começa a colocar em prática a psicanálise que o austríaco Freud (Viggo Mortensen) havia formulado em teoria. A tese do médico judeu, de que o desejo sexual é o motor do nosso comportamento, é comprovada por Jung em uma das suas primeiras pacientes: a judia russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), que se sentia atraída pelos castigos físicos de seu pai.




Ator Murilo Rosa e o diretor de “Área Q” participam da abertura do II Festival de Cinema Transcendental


Mostra começa na segunda (26/03/12), em Brasília

No próximo dia 26 começa em Brasília o II Festival de Cinema Transcendental. Sucesso de público em 2011, nesta segunda edição o evento será aberto com a pré-estreia do Filme “Área Q”. O longa-metragem, uma co-produção Estados Unidos/Brasil, é um suspense de ficção científica com uma abordagem espiritualista. Sua estreia em circuito comercial está marcada para o dia 13 de abril. O ator Murilo Rosa, que faz parte do elenco do longa, participa da sessão de abertura do festival, juntamente com o diretor de “Área Q”, Gerson Sanginitto, experiente cineasta carioca que mora em Los Angeles (EUA) e já tem vários trabalhos em seu currículo.

Além de “Área Q”, completam a programação do II Festival o longa de produção sueca “O Moinho e a Cruz”, o documentário “Cartas Psicografadas por Chico Xavier” e o longa inédito “E a vida Continua...”, baseado no livro homônimo de Chico Xavier, dirigido por Paulo Figueiredo.

O Festival de Cinema Transcendental é uma iniciativa da ONG Estação da Luz, co-produtora e produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” e “As Mães de Chico Xavier”. O evento abre espaço para a exibição de trabalhos sobre o gênero transcendental. “O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.

O festival, que não tem fins lucrativos, tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão revertidas para famílias em situação de risco. Veja os postos de troca:

FEDF Sede Sudoeste: QMSW 05 Lote 05 - Sudoeste Fone / Fax: 3344 8237

LBV - SGAS 915, lote 74 - Asa Sul

Comunhão Espírita Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27

Após a realização do festival em Brasília, será a vez de Fortaleza prestigiar a mostra, que acontece na capital cearense entre os dias 9 e 12 de abril.

Mostra Competitiva de Curtas

Além da exibição dos longa-metragens, o público brasiliense também poderá apreciar o trabalho de diretores de todo o país durante a Mostra Competitiva de Curtas-metragens. Participam sete filmes, três deles de diretores de Brasília, que serão exibidos nos dia 27 e 28 de março. Os vencedores do concurso serão premiados com o TROFÉU LUZ no dia 29 de março de 2012, em Brasília, onde serão eleitos os ganhadores de Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular. Veja a programação da mostra:

Dia 27 de março
Seja Diferente - Dir. Luiz Vicente Braga (Distrito Federal) - 13min
Dona Romana e o grande eixo da terra - Dir. Paulo Rezende (Goiás) - 20 min
O Medalhão - Dir. Ricardo Borges (Goiás) - 7 min
Sunday - Dir. Fábio Delai/ Renne Castrucci (São Paulo) - 18 min

Dia 28 de março
Espiritismo em Dança - Dir. Germana Carsten (Distrito Federal) - 25 min
Insólito - Dir. Thiago Briglia (São Paulo) - 10 min
Mediunidade Descoberta - Dir. Victor Hugo Santos (Distrito Federal) - 25 min

A programação completa da segunda edição do Festival de Cinema Transcendental está disponível no site do evento: www.cinematranscendental.com.br.

Serviço
2º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) - De 26 a 29 de março no Teatro Nacional - Sala Martins Pena
Ingresso: 2kg de alimento não perecível

Mais informações
Estação da Luz - (85) 3260-5140
Frisson Comunicação: (61) 3964-8104
Site: www.cinematranscendental.com.br
Twitter: @ctranscendental

Fontes para entrevistas
Lucas de Pádua - Coordenador do Festival
Luís Eduardo Girão - Diretor da Estação da Luz
Fernando Lôbo - Produtor da Estação da Luz

PROGRAMAÇÃO

Brasília: 26 a 29 de março, Sala Martins Pena - Teatro Nacional

Classificação indicativa dos filmes: Livre

Dia 26

19h - Abertura do Festival / Apresentação artística - Flávio Fonseca, renomado artista brasileiro (maestro, compositor, arranjador, cantor, instrumentista e produtor)

19h30 - Pré-estreia “Área Q”

SINOPSE: Thomas Matthews, jornalista estadunidense investigativo respeitado pela coragem na busca da verdade e em crise desde o desaparecimento de seu filho, Peter, é enviado por seu editor para investigar a veracidade do aparecimento de OVNIS e de contatos extraterrestres de primeiro, segundo e terceiro graus em Quixeramobim e Quixadá, duas cidades do interior do Ceará - a área Q. Seu contato com um fazendeiro, João Batista, sabedor de tudo sobre os fenômenos em atividade, irá colocá-lo frente a revelações que ele jamais esperava saber e que abalam por completo o seu ceticismo.

O FILME: Rodado em locações em Fortaleza, Quixadá e Quixeramobim e também em Los Angeles, se originou de histórias de avistamentos, abduções e encontros de pessoas com discos voadores no sertão cearense. O enredo une a ficção científica com elementos espiritualistas tratando da mudanças que são aguardadas nos tempos atuais.

Ficha Técnica: ÁREA Q. Brasil, 2012. Direção: Gerson Sanginitto. Roteiro: Sanginitto e Júlia Câmara. Fotografia: Carina Sanginitto. Dir. de Arte: Fábio Vasconcelos. Montagem: Helgi Thor e David Davidson. Trilha Sonora: Perry La Marca. Elenco: Isaiah Washington (Thomas Matthews), Murilo Rosa (João Batista), Tania Khalill (Valquíria), Ricardo Conti (Eliosvaldo), Leuda Bandeira (D. Lourdes), Adriana Borba (Judith jovem), Hiramisa Serra (Judith), Karla Karenina (Dra. Luiza), Sol Moufer (Maria das Graças), Rodger Rogério (Josias), Maria Fernanda Mota (Mulher), Daniel Porpino (Seu Raimundo). Produção: Carina Sanginitto, Halder Gomes, Isaiah Washington, Ric Halpern, Luis Eduardo Girão e Luciano Duarte.112 minutos.

Dia 27

19h - Mostra Competitiva de Curtas

Seja Diferente - Dir. Luiz Vicente Braga (Distrito Federal) - 13min

Dona Romana e o grande eixo da terra - Dir. Paulo Rezende (Goiás) - 20 min

O Medalhão - Dir. Ricardo Borges (Goiás) - 7 min

Sunday - Dir. Fábio Delai/ Renne Castrucci (São Paulo) - 18 min

20h - O Moinho e a Cruz

SINOPSE: Flandres (hoje Bélgica), século 17, época da ocupação espanhola. Enquanto constrói o quadro A Procissão Para o Calvário, o artista Pieter Bruegel, o Velho, vai se inspirando em personagens e fatos históricos para compor a sua obra. Judas, um fazendeiro, um burguês se tornam vivos na pintura, assim como uma amiga serve de inspiração para a Virgem Maria. No quadro ele vai expressando as dores, os tormentos, os confrontos religiosos e os fatos que marcaram a vida humana na Idade Média.

O FILME: Drama histórico filmado em locações fantásticas na Polônia, Áustria e Nova Zelândia, tendo, sempre, como pano de fundo um gigantesco quadro de Pieter Brugel pintado a mão. Quadro e filme retratam a arte flamenga do século 16.

Ficha Técnica:O MYLOS KAI O STRAVROS/The Mill and the Cross. Polônia, 2011. Diretor: LechMajewski. Roteiro: Majewski, Michael Francis Gibson. Fotografia: Majewski e Adam Sikora. Montagem: Eliot Sem e Norbert Rudzik. Música: Majewski e Josef Skrzek. Elenco: Rutger Hauer (Pieter Bruegel), Charlotte Rampling (Mary), Michael York (Nicolaes Jonghelinck), Joanna Litwin (MarijkenBruegel), Dorota Lis (Saskia Jonghelinck), Oskar Juliczka (Músico) e Marian Makula (Miller). Produção: Lech Majewski/Freddy Olsson/Dorota Roszkowska. Lume Filmes. 92 minutos.

Dia 28

19h - Mostra Competitiva de Curtas

Espiritismo em Dança - Dir. Germana Carsten (Distrito Federal) - 25 min

Insólito - Dir. Thiago Briglia (São Paulo) - 10 min

Mediunidade Descoberta - Dir. Victor Hugo Santos (Distrito Federal) - 25 min

20h - Cartas Psicografadas por Chico Xavier

SINOPSE: As dores das perdas de entes queridos e uma busca de um sentido para o fim da existência. Os dramas vividos por mães e pais que perderam filhos, irmãos, maridos e familiares e recorreram ao médium Chico Xavier como forma de alento e conforto à dor e receberam uma explicação espiritual para a morte através de cartas psicografadas, as quais estabeleceram os elos da verdade da vida após a morte. Um sentido para a passagem da vida.

O FILME: Documentário de longa-metragem baseado em depoimentos de dezenas de pessoas que procuraram o médium e dele receberam, através de cartas, contato com os seus entes amados. Os depoimentos foram registrados em São Paulo, em 2007.

Ficha Técnica: AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER. Brasil, 2010. Direção/Roteiro: Cristina Grumbach. Elenco: Yolanda César, Nyssia Leão de Oliveira, Sonia Muszkat, David Muszkat, Marlene Saragoça, Theresa de Toledo Santos, Edinah Lodi, Armando Lodi e Piedade da Silva Chapela. Produção: Ciclorama Filmes/Crises Produtivas. 85 minutos.

Dia 29

19h - Apresentação artística - Alexandre Paredes, cantor e compositor de Brasília. Também compõe música popular brasileira e instrumental.

19h30 - E a Vida Continua...

SINOPSE: Ernesto, 50 anos, sobrevivente de uma tragédia pessoal, conhece, em circunstâncias dramáticas, Evelina, uma mulher com a metade de sua idade. Amargurado e vivendo como se fosse um fugitivo de si mesmo e escondendo sempre o sorriso, ele se encanta pela mulher. Mas ela leva, também, uma vida conturbada e, sofrendo com o marido infiel acha que não tem mais nenhuma razão para viver. Apoiando-se mutuamente e entre a vida e a morte eles têm de enfrentar uma nova prova na existência.

O FILME: Transposição do livro E A Vida Continua..., do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier.

Ficha Técnica: E A VIDA CONTINUA... Brasil, 2012. Direção: Paulo Figueiredo. Roteiro: Paulo Figueiredo, baseado no livro E a Vida Continua..., do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Fotografia: Tony Ciambra. Elenco: Amanda Costa (Evelina Serpa), Lima Duarte (Instrutor Ribas), Ana Rosa (Lucinda), Luiz Carlos de Moraes (Instrutor Cláudio), Rui Rezende (Desidério dos Santos), Luiz Carlos Félix (Caio Serpa), Ana Lúcia Torres (Brígida), Cláudia Mello (Alzira), Arlete Montenegro (Sra. Tamburini), Rosana Penna (Elisa), Ronaldo Oliva (Túlio Mancini), Samantha Caracante (Vera Celina) e Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz como, personagens do Umbral. Produção: Oceano Vieira de Melo/Sonia Marsaiolli de Melo/Paulo Figueiredo/Versátil Digital Filmes/Ver Ouvir Produções. 100 minutos.







CALENDÁRIO DE ESTREIAS NOS CINEMAS


As produções que serão distribuídas pela Imagem Filmes e Sony Pictures ganharam um calendário atualizado de estreias nos cinemas.

A Imagem Filmes atualizou o calendário de estreias nos cinemas até abril, confira as novidades na relação abaixo.

Março
09/03 - O Pacto (Seeking Justice)
16/03 - Pequenos Espiões 4 (Spy Kids 4)
30/03 - Um Método Perigoso (A Dangerous Method)

Abril
06/04 - Espelho, Espelho Meu (Mirror, Mirror)
13/04 - A Perseguição (The Grey)
20/04 - À Toda Prova (Haywire)
27/04 - Sete Dias com Marilyn (My Week With Marilyn)

Maio
04/05 - Silent House
11/05 - The Deep Blue Sea
18/05 - How I Spend My Summer Vacation
25/05 - Lola (LOL)


A Sony divulgou o calendário de lançamentos até dezembro de 2012 - confira abaixo

2012



02/mar

Anjos da Noite - O Despertar (Underworld 4)

06/abr

Xingu - O Filme

20/abr

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

27/abr

Lockout

04/mai

Anjos da Lei (21 Jump Street)

11/mai

Piratas Pirados! (The Pirates! Band of Misfits)

25/mai

Homens de Preto 3 (Men in Black 3)

01/jun

Think Like a Man

07/jun

Para Sempre (The Vow)

06/jul

O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man) - 03/07

10/ago

O Vingador do Futuro (Total Recall)

31/ago

Este é o Meu Garoto (That's My Boy)

14/set

Resident Evil 5: Retribuição (Resident Evil 5: Retribution)

28/set

Premium Rush

05/out

Hotel Transylvania

26/out

Here Comes the Boom

02/nov

007 - Operação Skyfall (Skyfall)

07/dez

Sparkle




* título em 3D





CINEMA NACIONAL

Cineclube Avenida retoma sessões com “Jango”, documentário do cineasta Silvio Tendler

O aclamado documentário do cineasta carioca Silvio Tendler sobre o presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar em março de 1964, será exibido esta terça-feira, 13/3, às 19h, marcando a retomada das sessões do Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate com os espectadores, pessoas que vivenciaram a ditadura militar no Ceará e com o coordenador do Cineclube, o cineasta cearense Francis Vale

“Como, quando e por que se depõe um presidente”. A partir desse mote, o renomado cineasta carioca Silvio Tendler passa em revista a história de João Goulart, presidente do Brasil, deposto em 31 de março de 1964, por um golpe militar que instauraria uma ditadura de 21 anos. “Jango”, documentário originalmente lançado em 1984, será exibido esta terça-feira, 13/3, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). Como é característica do Cineclube, a exibição será seguida de debate, desta vez contando com pessoas que testemunharam os eventos de março de 1964, em Fortaleza.
Produzido quando a campanha pelas eleições diretas para presidente ganhava força no Brasil, nos últimos estertores da ditadura militar, "Jango" faz uma retrospectiva do governo João Goulart e dos acontecimentos que precederam a deposição do líder e a quebra do Estado democrático de direito. Assim, tornou-se inevitável a associação ao crescente movimento pela reconquista da democracia, em meados da década de 80.

Tomando Jango como personagem, Silvio Tendler utiliza imagens históricas do período da ditadura, para destacar a repressão às grandes manifestações populares em 1968. Os anos de chumbo – com o chamado “golpe dentro do golpe” – e as arbitrariedades do governo do ditador Emilio Garrastazu Médici têm grande destaque no filme, em cenas de forte impacto.

Assim, o filme une a abordagem da figura de João Goulart a reflexões sobre a história do Brasil, em um de seus mais emblemáticos períodos.


Wilker e “Coração de estudante”

Lançado em 1984, “Jango”, documentário de Silvio Tendler, com 117 minutos, também contou em sua trilha sonora com “Coração de Estudante”, de Wagner Tiso e Milton Nascimento. Considerada um dos grandes clássicos da música brasileira, a canção se tornaria um dos hinos da campanha pelas Diretas. O filme tem narração do ator José Wilker.


Cineclube Avenida 2012



Um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Assim é o Cineclube Avenida, que exibe documentários, curtas e longas-metragens de diretores cearenses e de outros estados. Sempre em sintonia com o cinema independente e/ou alternativo, além das obras de autores consagrados, mas de exibição menos recorrente ao grande público.

“A exibição do documentário de Silvio Tendler sobre João Goulart marca a retomada das atividades do Cineclube. A partir desta terça começa nossa programação 2012, que seguirá o formato de exibição de filmes, seguida de debate”, afirma Francis vale, coordenador do Cineclube Avenida. “Já exibimos outros filmes importante do Silvio Tendler, como ‘Utopia e Barbárie’, e temos autorização direta do cineasta para exibir toda a sua filmografia”, destaca Francis, também diretor do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. “A programação do Cineclube também contemplará cineastas cearenses e realizadores de outros estados, em uma interface com a programação do festival”, ressalta.


O espaço

O Cineclube Avenida se localiza no I Subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.




WANDO É UM DOS PERSONAGENS DO DOCUMETÁRIO “VOU RIFAR MEU CORAÇÃO”

Filme de Ana Rieper estreia em abril nos cinemas brasileiros

O cantor e compositor Wando é um dos personagens centrais do documentário “Vou Rifar Meu Coração”, da cineasta Ana Rieper. O filme trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Wando é dos entrevistados do longa, onde também aparece em apresentações ao vivo.

O longa, que já foi exibido nas últimas edições do Festival de Brasília, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Festival de Guadalajara e Quinzena dos Realizadores no Rio de Janeiro, deve estrear nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2012.

Em “Vou Rifar Meu Coração”, as letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois.

Em “Vou Rifar Meu Coração”, os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de indivíduos reais, em situações reais.

Trailer: http://www.vourifarmeucoracao.com/trailer.htm






CINEMA CEARÁ

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 3o FESTCINE MARACANAÚ

O FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, está com inscrições abertas para sua terceira edição. A partir desta quinta-feira (1) até o dia 15 de maio de 2012, a organização do festival recebe produções que participarão da seleção para concorrer em suas mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias.

Podem ser inscritos filmes e vídeos de qualquer país, estados e municípios brasileiros; e de cidades do estado do Ceará, produzidos a partir de 2009, finalizados no formato digital. Para a Mostra Rodolfo Teófilo, podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores da Região Metropolitana de Fortaleza, com duração de até 20 minutos. Na Mostra Novas Mídias, produções de até 05 minutos, realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros.
A ficha de inscrição e regulamento estarão no site www.festcinemaracanau.com.br

Desde a primeira edição realizada em dezembro de 2010, o FestCine Maracanaú se firmou como um dos eventos prestigiados pelo público como pela classe do audiovisual brasileiro e outros países, além do forte reconhecimento por parte da mídia brasileira e do exterior. Em 2011, na segunda edição, novamente foi marcado pelo pioneirismo. Pela primeira vez no Brasil, profissionais dos estúdios DreamWorks estiveram no país para ministrar workshop. Bill Tessier e Chris Kirshbaum ministraram workshop de animação e efeitos especiais. O festival também contou com as participações dos atores Jayme Matarazzo, Nathália Dhill e Cláudio Jaborandy, homenageado do ano.








III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital também abre inscrições

Festival acontece de 15 a 21 de junho e trará ao Ceará grandes nomes, além de uma seleção de novos realizadores. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br
Pelo terceiro ano consecutivo, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o planeta. O Festival de Jericoacoara – Cinema Digital chega à sua terceira edição. E mantém a mesma proposta de oferecer um nova olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada quanto ao conteúdo e à forma, através das facilidades da tecnologia digital.
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e contará, como principal atração, com a mostra dos filmes selecionados, entre os inscritos. Ano passado, a segunda edição do evento destacou um total de 50 filmes, selecionados em meio a 218 obras inscritas, consolidando a dimensão nacional do festival.
São aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental. Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual , de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros. “Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.
Para Francis Vale, o momento é de consolidação do festival, já inserido com brilho próprio no calendário audiovisual brasileiro. “Tivemos na segunda edição um festival memorável, com intensa participação de realizadores da maioria dos estados brasileiros, além de homenagens a grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos e Sérgio Ricardo. E de debates muito interessantes sobre cinema, história e sociologia, a partir da homenagem ao livro ‘Raízes do Brasil’ e a Sérgio Buarque de Holanda”, ressalta o diretor do festival.
SERVIÇO
O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital está com inscrições abertas. Podem participar realizadores de todo o País, com filmes produzidos em tecnologia digital. Inscrições pelo site www.jeridigital.com.br. O festival acontece em Jericoacoara, de 15 a 21 de junho de 2012.










Cine Ceará 2012 recebe inscrições até dia 31 de março

Já estão abertas as inscrições para a 22ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontecerá no período de 1 a 8 de junho, em Fortaleza. Os interessados podem inscrever seus longas e curtas-metragens até o dia 31 de março. O regulamento completo do festival, organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, encontra-se no site http://cineceara.com.

Os curtas-metragens devem ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos e ter até 20 minutos de duração, em qualquer formato. Devem ainda ser obras concluídas a partir de janeiro de 2011 e não podem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas devem ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2010 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha), em formatos profissionais.

Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos por um júri formado por membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de U$10.000,00. Haverá ainda a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes das universidades de Fortaleza.

Concorrem ao troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa-metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta-metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).

O 22° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Extinção de 35 mm provoca corrida por digitalização de salas

Os créditos finais devem rolar em breve para a película de 35 mm no Brasil. Criada pela Kodak no final do século 19, a tecnologia definha nos cinemas mundo afora, assim como a empresa que a fabricou. Após patinar por quase dois anos, a troca em massa dos projetores de 35 mm por equipamentos digitais deve enfim avançar nas salas de cinema brasileiras.
Já aprovado por deputados, um projeto de lei chega ao Senado para desonerar projetores digitais em até 30% e incentivar a construção de cinemas no interior. A previsão, ontem de manhã, era que fosse votado hoje --na quinta, perde a validade. Na prática, o texto implementa o Cinema Perto de Você, lançado com pompa pelo então presidente Lula em 2010. Para cidades de 20 mil a 100 mil habitantes, é visto como luz no fim do túnel para o escurinho do cinema.
De olho no cenário, 16 empresas, donas de quase mil salas de cinema no país (42% do total), formaram um grupo em janeiro para negociar a digitalização coletiva.






CINEMA DE ARTE

Mostra “Curta o Gênero” discute diferenças no Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco de cinco dias de promoção à liberdade, solidariedade e justiça entre homens e mulheres em suas múltiplas possibilidades performáticas. De 7 a 11 de março, a Coelce apóia a realização do projeto Curta o Gênero, promovido pela Fábrica de Imagens.
O público poderá ter acesso à mostra audiovisual, além de seminários, oficinas e mini-cursos com pesquisadores, acadêmicos e movimentos sociais ligados às temáticas de gênero. A programação ainda inclui lançamento de livros, apresentações artísticas, exposição fotográfica, além do I Encontro Gênero nos pontos que reunirá representantes dos Pontos de Cultura de todo o país. Após o lançamento em Fortaleza, o projeto passará por mais 11 cidades do Ceará, envolvendo educadores, alunos da rede pública de ensino, pontos de cultura, organizações de gênero/mulher e congêneres, governamentais e não governamentais.
A curadoria será composta pelo antropólogo Richard Parker, cientista político, diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) e diretor do Centro de Gênero, Sexualidade e Saúde da Columbia University (Nova Iorque, EUA); pela cineasta e coordenadora geral do Cine Ceará, Margarita Hernández; e pelo psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens, Marcos Rocha. Além da Coelce, as Secretarias de Cultura do Estado e da capital apóiam o evento, que ainda conta com patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania.



Programação



FORTALEZA



07/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
17:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix
[Detalhes]
17:30 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Abertura Oficial do Curta O Gênero 2012 Teatro Dragão do Mar Márcia Rollemberg (Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc), Christiane Ribeiro Gonçalves (Fábrica de Imagens), Raquel Viana (Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres de Fortaleza) Sérgio Araújo(Coelce), e representantes da Secretaria de Cultura do Ceará e da Petrobras [Detalhes]
18:30 Seminário Conferência de Abertura "Gênero, Cultura e Mudança" Teatro Dragão do Mar Richard Parker (ABIA e Columbia University-NY) [Detalhes]
19:15 Eventos Diversos Longa-metragem convidado "Leite e Ferro" (72'), de Cláudia Priscilla (SP) Teatro Dragão do Mar sinopse filme [Detalhes]
20:30 Eventos Diversos Show de lançamento "Verónica Decide Morrer" Espaço Rogaciano Leite Filho
[Detalhes]


08/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix Alunos de fotografia do projeto Cacto [Detalhes]
08:00 Oficina Roteiro Audiovisual - Narrativas e Linguagens promovendo questões de Gênero e Direitos Humanos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Vagner de Almeida (Cineasta) [Detalhes]
14:00 Seminário O Gênero da Mudança - Feminismo como Projeto de Radicalização Democrática Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Betânia Ávila (SOS Corpo), Zelma Madeira (UECE) e Miriam Pillar Grossi (UFSC) [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


09/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Seminário Produção Audiovisual e Compromisso Político para a Promoção da Equidade e da Diversidade Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Vagner de Almeida (Cineasta), Débora Breder (Antropóloga, realizadora audiovisual), Marcos Rocha (Fábrica de Imagens) e Paula Alves (FEMINA) [Detalhes]
14:00 Minicurso Políticas Culturais, Direitos Humanos e Gênero - Um Caso de Miopia Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha (Fábrica de Imagens) e Sandro Ka (Grupo Somos) [Detalhes]
14:00 Minicurso Religião e Gênero: Moralidades, Prescrições e Subversões Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Marcelo Natividade (UFC) [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


10/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
08:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix
[Detalhes]
08:00 Seminário Gênero e Masculinidades na Contemporaneidade Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Benedito Medrado (UFPE) , Laerte (quadrinista) e João Silvério Trevisan (escritor) [Detalhes]
14:00 Minicurso Cultura e Comunicação - Eixos Estruturantes para a Promoção da Equidade de Gêneros Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Bia Barbosa (Intervozes - SP) [Detalhes]
14:00 I Encontro Gênero nos pontos I Encontro Nacional Gênero nos Pontos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha (Fábrica de Imagens/ Ponto de Cultura Outros Olhares [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]


11/03/2012


Hora Tipo Atividade Local Convidado(a) Veja os...
09:00 Eventos Diversos Exposição Fotográfica "Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares" Espaço Mix Fábrica de Imagens [Detalhes]
09:00 Eventos Diversos I Encontro Nacional Gênero nos Pontos Miniauditório do Museu da Cultura Cearense - MCC Marcos Rocha e Pedro Domingues (Coord. Geral de Cultura e Cidadania da SCDC-DF) [Detalhes]
16:00 Eventos Diversos Lançamento de livros Livraria Cultura - Av. Dom Luís, 1010 (no Mezanino) - Meireles Laerte Coutinho, João Silvério Trevisan e João W. Nery [Detalhes]
18:00 Eventos Diversos Vídeo-instalação sobre Direitos Humanos Em frente ao Espaço Rogaciano Leite Fº
[Detalhes]
19:00 Eventos Diversos Mostra Audiovisual Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
[Detalhes]
20:15 Eventos Diversos Longa-metragem convidado "Positivas" (78'), de Susanna Lira (RJ) Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura sinopse filme [Detalhes]
21:35 Eventos Diversos Encerramento do Curta O Gênero 2012 Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Fábrica de Imagens [Detalhes]







CineSESC homenageia o diretor Carlos Saura

O Cine SESC Fortaleza, em parceria com a Vila das Artes, realiza de 5 a 9 de março a Mostra Carlos Saura. A exibição dos filmes acontece a partir das 18h30, na Vila das Artes, com entrada gratuita. Os filmes do diretor espanhol Carlos Saura têm prestígio internacional, e exploram a sétima arte recriando a cultura hispânica.

Considerado o mais espanhol de todos os diretores de cinema de seu país, Saura se tornou famoso por filmes como Cuenca (1958), Bodas de sangre (1981) com a colaboração do bailarino e coreógrafo Antonio Gades;Carmen (1983); nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Premio do Jurado no Festival de Cannes; ¡Ay, Carmela! (1990); vencedor de 13 Prêmios Goya; Fados (2007); Prêmio Goya para a melhor canção original para Carlos do Carmo.

Programação:


Dia 5/3

Bodas de Sangue (Bodas de Sangre, Esp, 1981)

Sinopse: Utilizando como pano de fundo o flamenco, o filme mostra um casal apaixonado de dançarinos, impedidos de ficar juntos, pois ela está de casamento marcado com outro homem. Inspirado na peça homônima de Federico Garcia Lorca. 72 min. Drama/Romance. 14 anos



Dia 6/3

Carmen (Idem, Esp, 1983)

Sinopse: Filme que integra a trilogia musical sobre o flamenco do diretor. Um grupo de dançarinos flamencos prepara uma versão da ópera Carmen, de Bizet. O coreógrafo acaba se apaixonando pela dançarina principal e a romance do casal encontra se confunde com a história de Bizet. 102 min. Drama Musical. 14 anos.



Dia 7/3

Tango (Idem, Esp, Arg, 1998)

Sinopse: Mario Suarez, autor e diretor teatral, apesar da fama está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango. Angelo Larroca, o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere a Mario que dê o papel principal sua protegida. Impressionado com o real talento e beleza da jovem, ele se torna seu amante. 115 min. Drama Musical. 14 anos.



Dia 8/3

Amor Bruxo (El Amor Brujo, Esp, 1986)

Sinopse: Candela e José foram prometidos por seus pais em casamento desde crianças. Quando adultos, eles se casam apaixonados e durante a festa de comemoração, José morre apunhalado numa briga. Carmelo é acusado da morte e preso. Candela passa a se martirizar e todas as noites vai ao local do crime em busca de visões do seu marido. Quando Carmelo sai da prisão, ele declara seu amor por Candela. 100 min. Drama Musical. 14 anos.



Dia 9/3

Fados Fados (Idem, Port, Esp, 2007)

Sinopse: Projeto do consagrado cineasta Carlos Saura, "Fados" traz uma mistura de Brasil, Portugal e África em uma produção que destaca o gênero musical que se tornou uma referência de patrimônio cultural dos portugueses no mundo. Com participações de Caetano Veloso, Chico Buarque e Toni Garrido. 90 min. Documentário. 14 anos.

SERVIÇO
Mostra Carlos Saura
Período: de 5 a 9/3
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221)
Horário: 18h30
::: Gratuito :::





HOLLYWOOD

Angelina Jolie recusou o roteiro de "Salt 2"

A atriz Angelina Jolie não gostou do roteiro de Salt 2, sequência do filme de ação que estreou nos cinemas em 2010.

No filme original, Angelina Jolie interpretou uma agente que cooperava com a CIA, e mais tarde é acusada de ser uma agente dupla da Rússia. A trama tornou Salt sucesso internacional, e fez de Jolie uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood na época.

Segundo o site Moviehole, a atriz recusou o roteiro da sequência que foi escrito por Kurt Wimmer, o mesmo roteirista do primeiro filme.

Apesar de poucos detalhes do projeto terem sido divulgados, sabe-se que isso só atrasará ainda mais a produção.

No ano passado, a Sony confirmou que o longa estava no estágio inicial de produção. O diretor do filme original, Phillip Noyce, desistiu da sequência ainda em 2010, dizendo que já havia feito tudo o que podia pela personagem Evelyn Salt.

Resultado: Kurt Wimmer está trabalhando em mudanças no roteiro que possam deixar Angelina Jolie mais feliz. Será que ele consegue?









Meryl Streep diz que arte não deve ser tratada como competição esportiva


Em entrevista publicada por um jornal alemão neste sábado (3), a atriz Meryl Streep disse ficar incomodada quando o Oscar leva as pessoas a falarem de arte e de cinema como competições esportivas. Ela se pergunta "até quando os cineastas aceitarão este estranho sistema". "De repente, todos começam a falar de arte em termos esportivos e a perguntar quem são os primeiros e quem são os perdedores. Eu não gosto disso", diz Streep ao diário "Berliner Zeitung".
Streep, que no último domingo ganhou o seu terceiro Oscar, desta vez pelo papel de Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro", admite que os prêmios sempre a alegraram, mas acrescenta que a ideia competitiva que há por trás deles lhe desagrada. "Os filmes tiram uns os espectadores dos outros, e no resto do ano as pessoas não podem voltar a assistir a um bom filme", avalia a atriz.