quarta-feira, 6 de julho de 2011

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

CCBNB-Fortaleza abrirá exposição meio_fio NON-SITE

Mostra coletiva com curadoria de Herbert Rolim terá vernissage no próximo dia 9 e faz parte da programação do projeto Agosto com Arte

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza abrirá no próximo dia 9 (terça-feira), às 19 horas, a exposição coletiva meio-fio NON-SITE, com curadoria de Herbert Rolim. A mostra apresentará trabalhos do Grupo Meio_Fio de Pesquisa e Ação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), cujos integrantes são: Alexandre Mourão, Cris Soares, Emanuel Oliveira, Herbert Rolim, Karla Iene, Leimisson Cassimiro, Nivardo Victoriano e Tom Almeida. A exposição integra a programação do V BNB Agosto da Arte, evento que pretende contribuir no fomento à reflexão sobre a Arte contemporânea. Com entrada franca, ficará em cartaz até 31 de agosto (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h
às 18h). No dia 25 (quinta-feira), às 18h30, haverá o lançamento do CD-Rom “Arte pública relacional como prática social: Semana de Arte Urbana Benfica – SAUB” e um debate com os coletivos Acidum, Balbucio, grupo cadaFalso, Cia. Pã de Teatro, Curto-Circuito e Meio_Fio. A ideia de escultura pública relacional, com que o Grupo Meio_Fio de Pesquisa e Ação do IFCE vem trabalhando desde 2008, se amplia com esta exposição, caracterizada pelo conceito operacional de non-site (não-sítio), a partir do pensamento do artista plástico Robert Smithson, na década de 1970, para quem uma obra realizada num determinado lugar (site), fora do eixo galeria, poderá ser deslocada para o espaço desta por meio de vestígios/registros (fotografias, textos, projetos, documentos, rascunhos), com os quais seu sentido se completa enquanto produção artística. As intervenções urbanas Praça/Casa (Dezembro de 2008, praça da feira da Gentilândia), Exercício de Calçada (Abril de 2009, calçada do IFCE) e Semana de Arte Urbana Benfica – SAUB (Agosto de 2010, Bairro Benfica), propostas pelo grupo, se expandem no tempo/espaço, deslocando-se, transformando-se e se desdobrando nesta exposição Meio_Fio Non-Site no CCBNB.
Com ela, a poética do processo, em torno das práticas reflexivas que se foram construindo ao longo desses anos, pelo Grupo Meio_Fio de Pesquisa e Ação, em parceria com vários artistas e coletivos, se deu (e continua agindo) no campo das tensões, dos atritos, das relações, dos afetos... configurando-se agora como exposição/obra.
Pode-se dizer que se trata de uma “cartografia” relacional, baseando-se no que a teórica Suely Rolnik entende por este termo, para além do seu sentido tradicional. É com essa dimensão cartográfica que o grupo Meio_Fio se apropria e desenha a “paisagem psicossocial” urbana do Bairro Benfica: resultado da “intensidade” imersiva com que contemporaniza o lugar e “desmancha” seu cotidiano ao mesmo tempo em que (re)cria redes de relações e de conhecimento, assim como oportuniza o desejo e a realização de formar novos códigos culturais e mundos possíveis.










ARTE DO MACIÇO

Baturité ganha exposição temática
em Fotaleza: obras de grandes artistas no Espaço Cultural Correios

O Espaço Cultural Correios e a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité promovem a exposição Arte no Maciço de Baturité, no Espaço Cultural Correios, de 28 de julho a 10 de setembro 2011. A exposição conta com 25 obras de diversos artistas plásticos do Maciço ou que têm a sua história ligada à região. Obras de Aldemir Martins, Alice Andrade, Ana Pimenta, Antonio Anjo, Arino Marques, Bob Necreto, Carmen Ferreira, Cláudio Amaro, Edhon Silva e de muitos outros artistas estão na Mostra, que tem curadoria de Francisco Tavares. A solenidade de abertura acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 17h.
A arte no Maciço de Baturité está ligada à própria vida do povo da região, seja nas serras ou sertões. Desde tempos imemoráveis algumas artes como a cerâmica e a cestaria já conviviam com os habitantes autóctones, num processo no qual a cultura e a natureza se completam.
As artes estavam presentes no início da ocupação colonial e resquícios da estética desses tempos podem ser vistos em detalhes dos fazeres tradicionais na arquitetura das antigas residências e igrejas, em santos, mobílias e outros trabalhos de madeira, nos antigos engenhos de cana, nas rodas d’água e bolandeiras. Na convivência cotidiana esses saberes foram repassados e hoje fazem parte da vida dos habitantes do Maciço. Um sentimento artístico que se faz sentir nos delicados trançados em cipó, nas bonecas de pano, nos utensílios de madeira e nos requintados bordados em ponto de cruz.
O mais antigo artista conhecido na região é o pintor Raimundo Siebra, de Pacoti, que chegou a freqüentar a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. São de Siebra as pinturas da capela mor da Igreja de Nossa Senhora da Palma, Matriz de Baturité. São mais ou menos da mesma época os irmãos Júlio e Otacílio de Azevedo, oriundos de Redenção. Otacílio é também autor de Fortaleza Descalça, importante livro de memórias onde delineia traços biográficos dos artistas cearenses de sua época.
No modernismo destaca-se Heloisa Juaçaba, de Guaramiranga, que construiu uma importante obra de influência cubista e construtivista que se estende até os dias de hoje. Nos anos setenta destacam-se Vicente Rhabello, de Aratuba, e Francisco Wagner, de Pacoti. O primeiro com um trabalho de cunho poético e forte colorido e o segundo com o registro da paisagem da serra em pinturas e desenhos de influência hiper-realista. Nos anos oitenta o artista Hilton Queiroz, nascido em Mulungu, tem se destacado por suas gravuras em metal, de inspiração abstrata.
Alguns outros, embora nascidos em outras plagas, viveram sua infância e juventude em cidades do Maciço e tiveram sua formação estética profundamente influenciada pela Região, entre os quais Aldemir Martins (Guaiúba) e Elizeu Joca (Palmácia).
São muitos também os artistas que desenvolvem sua produção no próprio Maciço: Ana Pimenta, Antonio Anjo, João de Deus, Gleison, Karllos Limma, Carlos Alberto, Evanilde Bezerra, Edhon Silva, Francisco Duarte, Eduardo e Francisco Flor são apenas alguns dos artistas cujas obras podem ser encontradas nas galerias e ateliês da região do Maciço.














Exposição sobre Luiz Gonzaga

Museu da Imagem e do Som lança nova mostra


O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) lançou a exposição “A Versatilidade de Luiz Gonzaga”. A exposição é uma homenagem antecipada ao centenário do mestre da sanfona e um dos maiores ícones da cultura brasileira Luiz Gonzaga. O evento, que ficará em cartaz durante todo o mês de julho, apresentará várias facetas do artista desconhecidas do grande público. De acordo com o diretor do MIS, Nireiz de Azevedo, o visitante terá a oportunidade de conhecer o Luiz Gonzaga carnavalesco, o Luiz Gonzaga chorão, Gonzagão tocando valsa, e outros. Durante a programação de abertura haverá uma apresentação do grupo musical Vozes da Cera, o lançamento do cordel Assim Cantou Gonzagão, de Paulo de Tarso, além de uma palestra com o historiador Nireiz de Azevedo sobre o tema da exposição.







Programa Arte Viva leva capacitação para as tardes do Mercado dos Pinhões


Com a finalidade de proporcionar terapia ocupacional e capacitação profissional, o Programa Arte Viva da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) continua a oferecer nas tardes do Mercado dos Pinhões mais integração na comunidade por meio do aprendizado e construção de peças de artesanato, buscando assim gerar renda. De temáticas variadas, direcionadas ao público em geral, as aulas são gratuitas. Neste mês de julho, entre os dias 12 e 15, das 14h às 17h, a instrutora Regina Guilhon vai ensinar os participantes a transformar o couro em porta-níqueis e porta-cartões. Dando continuidade à proposta, de 19 a 21, no mesmo horário, os participantes irão aprender a fazer sabonete líquido e sais para banho com a instrutora Lara Paz.

Além disso, durante a Quinta Cultural e o Chorinho no Mercado (Sexta), a partir das 18h, acontecerá uma feirinha de artesanatos com exposição de trabalhos de artesãos cearenses (Sindicato dos Artesãos), do Projeto Diferenciart e do Napae (Núcleo de Presidiários e Egressos). A feira conta com produtos diversificados e de ótima qualidade.

SERVIÇO \\

Programa Arte Viva - No Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

12 a 15 de julho e 19 a 21 de julho. Contatos e inscrições: 3251.1299.

Quinta Cultural - Dias 7, 14, 21 e 28, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli) a partir das 18h.

Chorinho no Mercado – Shows às sextas-feiras, 8, 15, 22 e 29, sempre a partir das 20h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).








XVI UNIFOR PLÁSTICA


A Unifor segue com inscrições abertas para a Unifor plástica até o dia 1° de agosto.


As inscrições estão abertas do dia 17 de maio a 1º de agosto

O Espaço Cultural Unifor será mais uma vez palco para a disseminação da arte e cultura brasileira. Trata-se da XVI edição da mostra Unifor Plástica, com inscrições abertas de 17 de maio a 1º de agosto.

Em 2011 os trabalhos terão de atender ao tema “Educação pela Arte” e não serão mais selecionados a partir de categorias, como nas edições anteriores. A exposição ficará aberta ao público de 13 de outubro a 18 de dezembro.

Regulamento- Poderão inscrever-se na Unifor Plástica artistas que tenham participado de, no mínimo, duas exposições coletivas. Cada artista poderá participar com até dois trabalhos inéditos, assinados, produzidos a partir de 2009. Serão selecionadas de 130 a 150 obras, com premiação para as cinco primeiras colocadas.

Inscrição- A inscrição é gratuita e deverá ser enviada pelos Correios para a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, ou pela internet, na homepage da Universidade de Fortaleza, www.unifor.br, no período de 17 de maio a 1º de agosto de 2011. Deverá ser entregue a ficha de inscrição companhada do dossiê do artista.

Premiação- Os três primeiros lugares com uma passagem aérea para visitar a Bienal de Veneza, com uma ajuda de custo no valor de R$ 3.000,00. Já o quarto e quinto lugares ganham passagem aérea para visitar a Bienal do Mercosul e ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00.

Resultado: O resultado da seleção será divulgado por meio da homepage da Unifor, no dia 1º de setembro de 2011.


Leia o regulamento completo para inscrição de trabalhos no site da Unifor.


XVI UNIFOR PLÁSTICA

Inscrição de trabalhos | 17 de maio a 1º de agosto
Resultado da seleção | 1º de setembro
Entrega das obras | 5 a 16 de setembro
Exposição das obras selecionadas | 13 de outubro a 18 de dezembro
Local | Espaço Cultural Unifor

Mais informações | 3477 3400

BARES, CAFÉS, SOVETES, SANDUÍCHES

Amici's apresenta noite especial com Samba de Gafieira, Sexta, 22/Julho

Venha dançar a noite inteira no Clube Amigos do Samba de Gafieira no Amici’s, Sexta, 22/Julho

Faça parte do “Clube Amigos do Samba de Gafieira”, cuja proposta criar a mais autêntica e mais animada noite de dança de salão da cidade ao som do tradicional samba de gafieira. Quem compareceu ao lançamento do projeto no mês passado pôde comprovar de perto.

A ideia é fazer uma visita ao passado com o objetivo de resgatar a cultura da vida noturna e boêmia que não existe mais e a magia dos grandes bailes de gafieira de outrora, onde predominavam a elegância, o ritmo, a ginga e o molejo típicos do brasileiro.



Foi convocada uma verdadeira seleção de craques da música cearense, que formam o Grupo Samba de Gafieira: Tarcísio Sardinha (violão 7 cordas), Márcio Rezende (sax tenor e flauta), Giltácio Santos (sax alto e clarinete), Ferreirinha (sax soprano e sax alto), Rômulo do Trombone (trombone), Cipriano (trompete), Denilson Lopes (bateria), Chico do Cavaco (cavaquinho), Fernando do Pandeiro (pandeiro), Igor Ribeiro (percussão). Direção musical: Tarcísio Sardinha.


SERVIÇO:

- CLUBE AMIGOS DO SAMBA DE GAFIEIRA
- Sexta, 22 de julho
- Início do evento: a partir das 22:00 horas, com o DJ Evison
- Horário do show da banda: a partir das 23:00 horas
- Cadastre-se no site www.buoniamicis.com.br e acompanhe promoções pelo twitter @buoniamicis e concorra a cortesias
- Realização: Buoni Amici’s/Letra Viva Cultura Inteligente/Lumiar Comunicação e Consultoria
- Patrocínio: Cerveja Eisenbahn
- Ingressos no local: R$ 20,00 (grátis 1 cerveja)
- Endereço: Rua Dragão do Mar, 80 (Centro Cultural)
- Informações: 3219.5454 - www.buoniamicis.com









PROJETO RÁDIO77 TODA QUINTA NO
FAFI BAR


DJ RORIX, discotecando o melhor do indie rock e classicos dos anos 80 e 90.

Toda Quinta Feira
Inciando sempre às 23h, até o ultimo cliente.
Não cobramos couvert
FAFI BAR: Rua Norvinda Pires, 55 Aldeota
Informações: 85 3261-3049

BELEZA


Adeus, estrias!

A Deep Laser oferece tratamento diferenciado com Dermaroller. O aparelho estimula a produção de um novo colágeno e elimina de vez as estrias

Companheiras indesejáveis, as estrias representam uma das principais preocupações das mulheres e também dos homens.

As estrias aparecem no corpo por diversos fatores, como o crescimento rápido na puberdade, engordar e perder peso frequentemente, o ressecamento da pele, gravidez e o excesso de exercícios.

Dermaroller_com_LEDAs estrias não escolhem idade e nem classe social, todos estão sujeitos a esse mal que aparece principalmente nas nádegas, no quadril, na barriga e nos seios.

Nas estrias há um processo de degeneração que leva a perda da integridade e elasticidade da pele, formando uma lesão como se fosse um corte. Com o tempo, forma-se uma espécie de cicatriz no local.

O problema motiva cada vez mais as mulheres a procurarem tratamentos eficazes para eliminar o inimigo que é até hoje é considerado sem solução.

Pensando nisso, a Deep Laser oferece um tratamento recente e diferenciado que estimula a produção de colágeno, proteína que confere a elasticidade à pele, e elimina de vez as estrias.

O tratamento com o Dermaroller é simples e pode ser realizado em diferentes tons de pele. O aparelho possui micro agulhas que vão penetrar na primeira camada Dermaroller-como-usarsuperficial da pele e ativar os nervos para iniciar a produção de colágeno. O processo permite a reconstrução da pele e o fim das estrias.

As sessões são feitas a cada dois meses na clínica e não há dor após o tratamento. A manutenção é feita em casa com um roller que contem agulhas menores, que ajudam em até 200% na penetração dos cremes através da pele.

O roller de agulhas menores acelera a eficácia dos produtos e mantém os resultados alcançados nas sessões realizadas no consultório com o roller profissional.

Mais informações pelo site www.deeplaser.com.br









REVALÉSKIN INTENSE RECOVERY ATUA COMO ALIADO DA PELE


Com menos luz e calor, o inverno é a estação do ano mais esperada pela maioria das mulheres que procuram tratamentos de pele não invasivos como peelings, lasers e/ou luz intensa pulsada. Isso porque, em geral, esse tipo de procedimento deixa a pele mais sensibilizada, o que exige ainda mais cuidados como, por exemplo, não se expor ao sol ou calor4.

“No inverno, a pele normalmente se torna seca e já há a necessidade de prescrever produtos que ajudem a regenerar essa pele mais intensamente”, afirma o dermatologista André Vieira Braz, professor assistente do setor de cosmiatria da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ)4. “Após um tratamento com luz intensa pulsada, por exemplo, - que ajuda a melhorar a textura da pele, clareando as manchas (melanoses solares) e os vasinhos (telangectasia) – é preciso recorrer a produtos ricos em princípios ativos, principalmente os antioxidantes, porque ajudam a reduzir a vermelhidão e acalmar a pele mais rapidamente.” complementa 4.

10 vezes mais potente17

RevaléskinTM é a primeira linha de produtos anti-idade que contém CoffeeBerry®, um antioxidante natural – extraído do fruto semimaduro do café (Coffea arabica), que ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento precoce5,11,18.

O CoffeeBerry® é um antioxidante 10 vezes mais potente que os antioxidantes tradicionais1,2,17. No extrato do fruto do café semimaduro são encontrados polifenóis que protegem contra os radicais livres e previnem o dano celular provocado pelos raios UVA e UVB6,7,8. Protegem ainda o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico presentes na pele9. Revaléskin reduz a vermelhidão induzido por radiação UVB7 e melhora da hidratação cutânea9.

Além de sua ação antioxidante, o CoffeeBerry® tem ação antiglicante3,10, pois, ao sequestrar os radicais livres, previne a formação de AGEs (advanced glycation end products) pela inibição do dano foto-oxidativo, dos lipídeos, das proteínas, das membranas celulares e do DNA3,10.


REVALÉSKINTM Intense Recovery: serum em frasco de 30 ml


REVALÉSKINTM Intense Recovery é um serum para uso diurno e noturno. Contém 1,5% CoffeeBerry®. Em sua formulação, também estão presentes o Licorice, vitamina E, Vitis Vinifera, peptídeos e mais nove agentes hidratantes.11 O licorice, extrato vegetal da folha do alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), reduz a vermelhidão da pele e ainda tem ação hidratante.12,13 A vitamina E confere prevenção ao estresse oxidativo (ou peroxidação lipídica) e proteção às proteínas do estrato córneo (camada mais superficial da pele). 14,15


Os peptídeos tem papel importante na estimulação do colágeno13 , e o Vitis Vinifera, polifenol extraído da semente da uva vermelha, contribui para a melhora da elasticidade e flexibilidade da pele, protegendo a degradação do colágeno e elastina, componentes importantes na estrutura da pele.8-10

O Serum RevaléskinTM Intense Recovery, com toque seco, é hipoalergênico, por isso, é indicado para todos os tipos de pele11.

Embalagens especiais

Os produtos da Linha RevaléskinTM possuem embalagens com tecnologia Airless que proporcionam a preservação e a manutenção da qualidade do produto durante todo o período de utilização, protegendo o conteúdo contra a degradação causada pelo contato com o ambiente, pois não há retorno de ar para o interior do frasco16.

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO - ESOTERISMO

CINEMA

HARRY 3D

Final de 'Harry Potter' será lançada sexta-feira

Com “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte Dois” chega ao fim a saga do bruxinho

Depois de sete filmes, o primeiro de 2001, a saga do bruxinho Harry Potter chega ao fim com a estreia do longa "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2", na sexta-feira. O fim da história de sucesso da escritora inglesa J.K. Rowling promete grandes surpresas e efeitos especias ainda mais surpreendentes. Para aqueles quem leu todos livros e já sabe o que os bruxos Harry Potter (Daniel Radcliffe), Hermione Granger (Emma Watson) e Ron Weasley (Rupert Grint) esperam pela frente, o filme trará uma imensidão de efeitos especiais, prometidos pelo diretor David Yates, e reviverá os últimos momentos de uma das narrativas mais lidas no mundo inteiro. Para aqueles que esperaram para saber o fim da história nos cinemas, o último capítulo da saga continua a mostrar os adolescentes em busca das três últimas Horcruxes, para conseguir finalmente destruir Voldemort, o Lorde das Trevas. Já crescidos e em seu último ano na escola de magia de Hogwarts, Harry, Rony e Hermione decidem terminar o trabalho começado pelo professor Dumbledore e tentam encontrar o restante das Horcruxes* para derrotar Voldemort, o Lorde das Trevas.


*Horcruxes: Objeto mágico no qual foi inserido a alma de um bruxo. Tom Riddle, o Lord Valdmort, pesquisou sobre as Horcruxes quando ainda estudava em Hogwarts. Os objetos mágicos foram revelados pela primeira vez no filme "Enigma do Príncipe". No total, existem sete Horcruxes espalhadas pelo mundo bruxo, São elas: O Diário de Tom Riddle, O Anel de Servolo Gaunt, O Medalhão de Slytherin, A Taça de Hufflepuff, A Cobra Nagini, O Diadema de Ravenclaw e a cicatriz de Harry Potter.

O produtor de Harry Potter, David Heyman, confirmou que a última parte da saga será lançada em 3D. No ano passado, a Warner Bros Pictures anunciou que não teria sido possível produzir uma versão 3D de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte Um a tempo de seu lançamento. "Apesar dos esforços de todos, não conseguimos converter o filme inteiramente e alcançar os padrões mais altos de qualidade", disse o estúdio em comunicado, na época. Mas, ao que tudo indica, não haverá problemas para lançar a segunda parte do longa em 3D. "Sim, haverá uma versão em 3D. Nós não fizemos isso com a primeira parte porque não sentimos que conseguiríamos fazer isso da maneira correta", disse Heyman. "Nós estávamos mergulhando no universo 3D pela primeira vez, era um mundo novo para nós. Não houve tempo para fazê-lo da forma certa e a Warner foi muito gentil e nos apoiou", declarou o produtor e parceiro de Heyman, David Barron.

"Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" estará em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, Via Sul e outros cinemas de Fortaleza. Confira horários e programação completa no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com) e saiba no site do Jornal O Estado














"Um Novo Despertar" de Jodie Foster

A atriz e Mel Gibson em cena do filme que está em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi

A maioria das pessoas imagina que quando chegar aos 60 ou 70 anos irá se aposentar, mas Jodie Foster espera continuar atuando nessa fase de sua vida, em uma espécie de renascimento profissional. A atriz de 48 anos, que iniciou a carreira ainda criança, vê seu novo drama "Um Novo Despertar", dirigido por ela, chegar aos cinemas – em Fortaleza está em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi. Ela disse à Reuters que nos próximos dez anos provavelmente vai se concentrar mais em dirigir que em atuar, porque os papéis que lhe são oferecidos na meia-idade simplesmente não são muito interessantes. "Acho que estou mais ansiosa pelos papéis que vou representar quando estiver na casa dos 60 ou 70", disse Foster no festival South by Southwest, em Austin, no Texas, onde "Um Novo Despertar" teve sua première.
A atriz premiada com o Oscar também se vê em papéis que exigem seu envolvimento pesado na promoção, "na capa de uma revista, coisa na qual não estou tão interessada". Neste momento, ela diz que prefere estar atrás das câmeras, explorando temas em filmes que sejam arriscados ou complexos, como "Um Novo Despertar".
Seu terceiro e mais recente trabalho como diretora é o primeiro desde "Home for the Holidays", de 1995. Seu outro trabalho na direção foi "Mentes que Brilham", de 1991. Os dois filmes foram bem recebidos, embora não universalmente apreciados, e até agora "Um Novo Despertar" vem recebendo críticas em sua maioria positivas vindas do festival South by Southwest.
Para o Hollywood Reporter, o filme é "uma aposta arriscada que dá certo" e que "sobrevive aos paralelos que traça entre vida e arte para transmitir um retrato esperançoso de doença mental que, apesar de bizarro, é sério e sensível".

CINEMA CEARÁ

Inscrições abertas para o 5º For Rainbow

O 5º FOR RAINBOW - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual está com as inscrições abertas até 25 de agosto. O Festival tem por finalidade levar ao público cearense a produção de cinema e vídeo do País com temática LGBT, possibilitando o intercâmbio entre os produtores dos diversos estados brasileiros e divulgando os novos talentos na área do audiovisual.

O FOR RAINBOW está consolidado como um dos mais importantes do Brasil, relacionado a esta temática e com acesso gratuito em todos os seus espaços. Nas quatro edições o FOR RAINBOW atraiu um público médio diário de mil pessoas, percorreu vários municípios cearenses, inaugurou sua itinerância nacional em Porto Alegre, João Pessoa e Santos. Capacitou duzentas pessoas e produziu dez vídeos com a temática da diversidade sexual, utilizados para ações educativas de respeito à diversidade sexual.

O Ceará tem um histórico permanente de práticas discriminatórias e de violência contra as populações LGBT e o FOR RAINBOW busca interferir nessa realidade incentivando uma cultura de paz e celebrando a diversidade humana.

CINEMA DE ARTE

Mostra Documentário: Desvio e descoberta

O Cineclube Vila das Artes dá continuidade, nesta quarta-feira (20), à Mostra Documentário: Desvio e descoberta. Serão exibidos, a partir das 17h, seis curtas de diferentes épocas e temáticas que refletem sobre o fazer documental. Dentre eles, estão Di Cavalcante (1977), curta de Glauber Rocha filmado durante o velório do pintor brasileiro Emiliano Di Cavalcanti, e Vista Mar (2009), produção de alunos do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes em que, a partir da força das imagens, é construído um discurso provocativo sobre o universo imobiliário de alto luxo.

A sessão será seguida de debate. A entrada é gratuita. Os interessados em receber comprovante de participação devem realizar pré-inscrição pelo e-mail estagioaudiovisualviladasartes@gmail.com. Mais informações pelo 3252-1444.
Programação

JULHO
Dia 20/07 - Vários curtas:
Da Janela do Meu Quarto, de Cao Guimarães (2004)
Man Road River, de Marcellus L. (2004)
Di Cavalcante, de Glauber Rocha ( 1977)
Ação e Dispersão, de Cezar Migliorin (2003)
Confessionário, de Leonardo Sette (2009)
Vista Mar, produzido durante o Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes (2009)
Dia 27/7 - Porto da Minha Infância, de Manoel de Oliveira (2001); Person, de Marina Person (2007)





A Mostra Bertolucci

Continua nesta quinta, às 18h30, com um clássico do diretor italiano: O Último Tango em Paris (1973). Marlon Brando e Maria Schneider protagonizam o drama erótico que se desenvolve a partir do encontro entre dois desconhecidos: uma bela jovem que procura um apartamento na capital francesa e um americano cuja esposa cometeu suicídio recentemente. Os dois iniciam uma tórrida relação e combinam não revelar seus nomes, profissões, nada de suas vidas. Mas a situação se complica quando ambos perdem o controle dos acontecimentos (trailer).

O grupo de estudos 24 Quadros, realizador da Mostra, reúne-se todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), para refletir sobre questões do audiovisual. As exibições dos filmes, seguidas de debate, acontecem às quintas. O grupo está aberto aos interessados em comparecer aos encontros. Informações pelo 3252-1444.

JULHO
Dia 21 – O Último Tango em Paris (1973)
Dia 28 – Assédio (1998)
Dia 29 - Os Sonhadores (2003)

CINEMA DIGITAL - 2º FESTIVAL DE JERICOACOARA

Os vencedores do 2° Festival de Jericocoara

O
jovem cineasta cearense Arthur Leite, de 19 anos, que ganhou o Troféu Pedra Furada de melhor documentário e direção, foi o grande vencedor do 2° Festival de Jericoacoara - Cinema Digital

Chegou ao fim na terça, 21 de o 2° Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. Após sete dias de muito cinema em um dos mais belos cenários do litoral cearense, foram conhecidos os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens, selecionados entre 50 filmes classificados, de realizadores de 16 estados. Disputam os prêmios em diversas categorias produções como documentários, filmes de ficção, animações e filmes experimentais.

A comunidade de Jericoacoara respondeu prontamente ao convite do festival, lotando o circo onde aconteceram as exibições da Mostra Competitiva de Curtas e da Mostra de Cinema Ambiental, além de produções especialmente selecionadas. Desde quarta-feira, 15/6, o cinema independente brasileiro e grandes nomes do audiovisual nacional estão se encontrando em Jeri, com o festival mobilizando a população da paradisíaca vila, que durante o evento ganha a oportunidade de um contato diário com a magia do audiovisual.
Realizado pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual, de forma descentralizada, propondo um olhar bem além dos grandes centros.

Objetivo que se vê, no festival, concretizado na prática, com a grande presença de moradores de Jericoacoara, com destaque para mães e filhos, sempre lotando as sessões de exibição. “Esta segunda edição do festival alcançou o objetivo de mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nos quatro cantos do País", afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival aconteceu na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.
O grande vencedor do 2° Festival de Jericocoara foi o jovem cineasta cearense Arthur Leite, de 19 anos, que ganhou o Troféu Pedra Furada de melhor documentário e direção.

Na noite de encerramento, os espectadores conferiram um filme produzido por crianças e adolescentes de Jericoacoara, ao longo do festival, na oficina de Prática de Cinema Digital. Os jovens realizadores também receberam certificados. A noite contou com apresentação do jovem músico Giuliano Eriston, outro promissor talento da região.

Como em todas as noites do evento iniciado em 15 de junho, o festival prestou homenagem a personalidades do cenário audiovisual e da cena artística e cultural em geral. Receberam o troféu Pedra Furada o cantor e compositor cearense Calé Alencar, o produtor de cinema Jackson Bantim, o ator Luiz Carlos Salatiel, a atriz mineira e moradora de Jericoacoara Lívia Matos; o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara, Osmar Fonteles, e o representante do Conselho Comunitário de Jericoacoara, Steban Franich.

Entre os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas, destacam-se filmes do Ceará, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Também houve a entrega do prêmio CEPIMA (melhor filme dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão) ao documentário cearense “O outro lado do Curral Velho”, de Felipe Ribeiro. O prêmio homenageia os estados integrados pela Rota das Emoções, iniciada em Jericoacoara, passando pelo Delta do Parnaíba e estendendo-se até os Lençóis Maranhenses.

“É muito interessante participar de um festival tão diverso. É importante receber esse prêmio em Jeri. Foi uma alegria imensa”, declarou o cineasta pernambucano Ionaldo Araújo, diretor de “Uma noite em 68”, produção vencedora como Melhor Filme Experimental. O filme presta homenagem ao cantor e compositor Geraldo Vandré, exibindo imagens do famoso festival de música em que, sob vaias incessantes, “Pra não dizer que não falei de flores” perdeu o primeiro lugar para “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque.

VENCEDORES DO TROFÉU PEDRA FURADA NO 2º FESTIVAL DE JERICOACOARA - CINEMA DIGITAL

MELHOR ANIMAÇÃO A MENINA DA CHUVA – ROSÁRIA MOREIRA, RJ.

MELHOR FILME EXPERIMENTAL UMA NOITE EM 68 - IONALDO ARAUJO, PE.

MELHOR DOCUMENTÁRIO MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA - ARTHUR LEITE, CE.

MELHOR FICÇÃO
TIMING - AMIR ADMONI, SP.

MELHOR FILME DE CEARÁ, PIAUI E MARANHÃO
O OUTRO LADO DO CURRAL VELHO - FELIPE RIBEIRO, CE
MELHOR EDIÇÃO
SILÊNCIO, POR FAVOR - FELIPE MATZENBACHER, RS.

MELHOR ATOR
JUVÊNCIO DE ASSIS - FILME: O SABIÁ - CINEASTA ZECA BRITO, RS.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
O FILHO DO VIZINHO - ALEX VIDIGAL, DF.

MELHOR TRILHA ORIGINAL
A MENINA DA CHUVA – ROSÁRIA MOREIRA, RJ.

MELHOR FOTOGRAFIA
TIC TAC - SYLVIO ROCHA, SP.

MELHOR ROTEIRO
A MENINA DA CHUVA – ROSÁRIA MOREIRA, RJ.

MELHOR DIREÇÃO
MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA - ARTHUR LEITE, CE

MENÇÃO HONROSA
É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO - ANA GUIMARÃES, SP.

RECICLANDO FORMAS: A ARTE DE ANA CRISTINA - ELIZACABRAL E LAURITA CALDAS, PB.

CURTA SARAUS - DAVID ALVES, SP.




TV DIVIRTA-CE


Veja vídeos da cobertura de Felipe Muniz Palhano no Festival de Jericoacoara - Cinema Digital 2011



























Raiz das artes

"Circo" leva inclusão c
ultural para Jijoca

Inusitado, independente, em um lugar distante e paradisíaco do Ceará, o Festival Jericoacoara - Cinema Digital chegou a segunda edição trazendo mais uma vez inovação, inclusão cultural, promovendo o cinema cearense e destacando os novos cineastas brasileiros, mesmo sem muitos patrocinadores, mas contando com a criatividade e energia do seu diretor, Francis Vale, que também criou outros festivais de cinema, como o Curta Canoa e o Cine Ceará. O Festival começou na quarta, 15/06 com a exibição de "Espelho Nativo", do cearense Philipi Bandeira, um documentário que registra a resistência dos índios Tremembés, nativos de Jijoca, em cultivar sua história em uma civilização que sufoca os primeiros habitantes do Brasil.

Antes houve apresentação do grupo de teatro infantil Lagarta Dourada de Jericoacoara, com uma peça que contou com a participação de crianças da região, e após o filme, para surpresa de todos, os índios Tremembés, juntamente com seu cacique, mostraram alguns rituais de sua tribo.
O Festival Jericoacoara mudou de local: na primeira edição acontecia na praça da Rua Principal de Jeri, que está em reforma, numa área prestigiada por turistas, com muitos bares e restaurantes ao redor, e consequentemente com muito barulho, o que atrapalhava a exibição dos filmes.

Dessa vez o "circo do cinema" montou sua lona numa área da periferia de Jericoacoara, ao lado do Centro de Artesanato, privilegiando uma população humilde da praia de Jijoca, a maioria, jovens, adultos e crianças que nunca tiveram acesso a uma sala de exibição. Foi assim com Syliane, que mora perto do Centro de Artesanato, e levou seus três filhos para assistir os filmes do Festival. "Adorei esse festival. Todo mundo aqui só faz eventos grandes para turistas. Muito bom terem montado o circo do cinema aqui, na parte pobre de Jericoacoara. Ano passado ficava muito distante da minha casa", afirmou a dona de casa, com suas crianças de quatro, seis e sete anos. Os moradores de Jeri e os turistas que se aventuraram a encontrar o "circo" puderam assitir produções independentes dos mais diversos temas e estéticas, feitas em sua maioria por jovens realizadores.

Além de montar sua estrutura com exibição de filmes e a participação de realizadores de todo o país, que disputam prêmios em dinheiro na mostra competitiva, apresentar teatro e até índios, o Festival de Jericoacoara produz cinema cearense: um documentário do cineasta Nirton Venâncio sobre o Pessoal do Ceará começou a ser filmado em Jericoacoara, com apoio do Festival. Mesmo com a ausência do principal convidado da segunda edição do evento, o diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos, que por motivos de saúde e idade (ele tem 83 anos) não pôde comparecer ao Festival, a justa homenagem que prestaram a essa lenda do cinema nacional não perdeu seu brilho, com a realização do seminário Raízes do Brasil, que contou com a participação dos convidados Osmar Fonteles (da Universidade Vale do Acaraú -UVA- e secretário de turismo e meio ambiente de Jijoca), Alexandre Fleming (professor de antropologia da Universidade Federal do Ceará), Sérgio Santeiro (professor do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense- UFF), Halder Gomes (diretor), Tuna Espinheira (roteirista) e Zeca Ferreira (diretor), além de exibição do filme homônimo, o documentário de Nelson Pereira sobre o historiador Sérgio Buarque de Hollanda dividido em dois capítulos. Outras grandes surpresas do 2° Festival de Jericoacoara foram os pré-lançamentos de filmes cearenses que ainda estão em pós-produção, como "O Gato Preto" de Clébio Viriato (cineasta de "O Auto da Camisinha" e diretor do Festival) e "O voo da beleza", de Alexandre Fleming, este último um documentário feito na França sobre as travestis brasileiras que lutam pela sobrevivência na Europa.

CINEMA NACIONAL

O filme do roubo no Banco Central de Fortaleza

O filme "Assalto ao Banco Central" é uma obra de ficção, inspirada no maior roubo a banco do século.

Envolvendo desde a preparação da quadrilha aos bastidores da investigação da polícia federal.

Em Agosto de 2005 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará.

Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento.

Foi um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil.

Quem eram essas pessoas? E o que aconteceu com elas depois? São as perguntas que todo o Brasil se faz desde então. Leia a entrevista com o Diretor do filme "O assalto ao Banco Central", Marcos Paulo.

Como foi dirigir um filme? O que você trouxe para o cinema da sua grande experiência em TV e vice-versa?

Eu trouxe da televisão quase quarenta anos, trinta, quarenta anos de experiência de direção. Mesmo sendo televisão, eu não posso menosprezar esses trinta, quarenta anos. Isso me deu muita experiência em direção, embora o processo televisivo seja completamente diferente do cinema (no vídeo, aqui ele fala televisão de novo) por várias razões. Mas, talvez, a coisa mais importante que eu tenha descoberto, chega uma hora em que o filme começa a ter uma vida própria, quer dizer, você começa a filmar, e a chegada dos atores, da direção de fotografia, de todos os elementos, de todas as pessoas envolvidas, até a própria direção do filme, todos vão se modificando e o filme vai tomando um caminho, uma vida própria, como se fosse uma pessoa que fosse crescendo; ele começa como um bebê e, de repente, ele vai se tornando adulto e, daqui a pouco, ele está indo para o mundo como se fosse um filho e vai embora. Então, nesse momento, é muito importante que você não perca a rédea dele. Isso eu aprendi muito neste primeiro filme. Você tem que deixá-lo tomar vida própria como um filho, mas, ao mesmo tempo, não pode perder o controle dele. Isso foi, talvez, a grande descoberta minha fazendo cinema. É claro que eu vou levar toda a experiência que eu tive para a televisão. Talvez a grande diferença, a maior diferença, é que o filme você faz e daqui a vinte, trinta, quarenta, cinquenta, cem anos, vai ter alguém assistindo e a televisão é uma coisa mais efêmera, ela pode passar duas, três vezes, talvez lá na frente passe de novo, mas não como uma coisa inteira, sempre como um documentário, ou a ilustração de um trabalho meu, a ilustração de um momento da televisão brasileira e tal, mas sempre como um documento, não como um trabalho completo. E o filme não. O filme a gente vai embora e o ele fica.

O que o público vai encontrar quando for ao cinema assistir ao filme?
Não esperem um filme de ação, não esperem um filme de tiroteio, ou de assassinatos. Na verdade, é um suspense. Como eu falei, ele é inspirado numa história real. Mas o filme tem humor, tem amor, e um pouco de ação, evidentemente, mas é um filme mais de suspense, onde você fica querendo saber o que vai acontecer daqui a pouco. É um filme mais de tensão, na verdade, do que um filme de ação.



Como é o túnel? Como foi dirigir as cenas dentro dele?
O túnel, na verdade, é um personagem do filme, sem dúvida nenhuma. A cenografia foi muito feliz na confecção desse túnel. Ele foi feito dentro de um estúdio, tinha em torno de uns vinte e cinco metros de comprimento e era todo modulado. Então, a gente podia tirar paredes e o teto na hora em que precisasse. É claro que depois demandava um tempo para remontar. Era bem complicado, porque a gente tinha que andar agachado o tempo todo, era difícil entrar com câmera lá dentro, era um trabalho complicado. Ele foi feito numa proporção um pouquinho maior do que era o túnel original, porque se não a gente não conseguiria trabalhar, mas tentamos ser o mais fiéis possíveis ao material que tivemos acesso. Quando entramos no túnel, levamos meio que uma surra porque a gente não sabia como se mexer lá dentro, por onde que a gente entrava, como começava, mas, no segundo dia, a gente já tinha feito, digamos, uma amizade com o personagem que é o túnel. Depois a coisa fluiu, em uma semana lá dentro a gente já estava dominando ele. Saíamos todos sujos de barro, mas era ótimo!
Como foi a parceria com a Total?
Eu estava fazendo o “Se Eu Fosse Você 2”, filmando com o Daniel, eu fazia uma participação no filme dele e, um dia, eu estava filmando, e a Walkiria chegou, e eu não a conhecia. Me apresentaram a ela e a gente ficou sentado ali com o Daniel conversando e tal e a Walkíria me perguntou se eu não tinha um projeto. Disse que estava na hora de eu estrear no cinema. Respondi que tinha sim, o Assalto ao Banco Central. Ela arregalou os olhos e disse pra gente conversar. E aí a gente começou a conversar e a coisa foi tomando corpo. Eu, no início, achei que era uma conversa, mas, de repente, quando vi, a coisa já estava tomando corpo, já estava começando a existir, já estava indo. Eles apostaram muito, inclusive, a nível financeiro, se viraram e, quando eu vi, já estava montando elenco. A Antonia estava escalando o elenco, eu estava montando equipe e, de repente, um dia a Walkíria fala assim: “Começamos a filmar daqui a vinte dias.”. Eu falei: “Como?”. E, de repente, em vinte dias, a gente estava filmando. Foi um casamento perfeito e durante aquelas seis semanas que a gente ficou filmando não tivemos nenhum problema, foi tudo tranquilo. Foi um amor à primeira vista, que acabou dando num casamento, que acabou dando neste filhote aí. Tomara que a gente tenha uma prole.


TV DIVIRTA-CE

Confira o trailer do filme "O Assalto ao Banco Central"










Curtas de Glauber Rocha e Cao Guimarães, dentre outros, em debate no Cineclube desta semana

O Cineclube Vila das Artes dá continuidade, nesta quarta-feira (20), à Mostra Documentário: Desvio e descoberta. Serão exibidos, a partir das 17h, seis curtas de diferentes épocas e temáticas que refletem sobre o fazer documental.

Entre eles, estão Da janela do meu quarto (2004), vídeo em que o diretor Cao Guimarães registra de forma poética a relação entre duas crianças que interagem sob a chuva; Di Cavalcante (1977), curta de Glauber Rocha filmado durante o velório do pintor brasileiro Emiliano Di Cavalcanti; e Vista Mar (2009), produção de alunos do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes em que, a partir da força das imagens, é construído um discurso provocativo sobre o universo imobiliário de alto luxo.

A sessão será seguida de debate. A entrada é gratuita. Os interessados em receber comprovante de participação devem realizar pré-inscrição pelo e-mail estagioaudiovisualviladasartes@gmail.com. Mais informações pelo 3252-1444.

Programação
JULHO
Dia 20/07 - Vários curtas:
Da Janela do Meu Quarto, de Cao Guimarães (2004)
Man Road River, de Marcellus L. (2004)
Di Cavalcante, de Glauber Rocha ( 1977)
Ação e Dispersão, de Cezar Migliorin (2003)
Confessionário, de Leonardo Sette (2009)
Vista Mar, produzido durante o Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes (2009)
Dia 27/7 - Porto da Minha Infância, de Manoel de Oliveira (2001); Person, de Marina Person (2007)

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

De olho na faixa e na coroa de Miss Brasil 2011

O concurso Miss Brasil 2011 já começou! Desde o dia 09, todas as 27 candidatas ao título se encontram em São Paulo, dentre elas, a Miss Ceará 2011, Anastácia Duarte. Com apenas 23 anos, 1m76, 55kg e medidas perfeitas (91-61-90), Anastácia é forte candidata ao posto de Miss Brasil 2011, encontrando-se sempre em primeira nas enquetes.


Acessando o site www.missbrasiloficial.com.br é possível votar na candidata cearense para que ela garanta uma vaga no top 15 através do voto popular.
O concurso Miss Brasil 2011 acontece no dia 23 de julho, em São Paulo, no HSBC Brasil, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes, a partir das 22 horas. A Miss Brasil será coroada pela Miss Universo 2010, Ximena Navarrete, que virá ao País especialmente para o concurso.





















Secult lança Edital de incentivo a formação de jovens músicos


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lançou o Edital Alberto Nepomuceno, que fará a cessão de 800 violões e 80 aparelhos de DVD, contemplando um total de 80 projetos, sendo 64 para o interior do Estado. Cada projeto habilitado receberá um kit contendo dez violões e um aparelho de DVD. De acordo com o secretário, Professor Pinheiro, este Edital é uma forma de dar continuidade a iniciativa pioneira do músico cearense Alberto de Nepomuceno, que no início do século XX quebrou paradigmas e democratizou o ensino desse instrumento, fortalecendo assim o desenvolvimento da música popular brasileira. O Edital é uma parceria com a Fundação Nacional de Arte e Secretaria da Receita Federal, destinado a pessoas jurídicas de direito privado sem fins econômicos e pessoas jurídicas de direito público que já desenvolvam projetos culturais, envolvendo atividades com violão. O envelope de inscrição deverá ser entregue no Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h30min, até o dia 18 de julho, ou encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na modalidade SEDEX, com aviso de recebimento (AR).

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Oficina gera reflexões sobre aspectos estéticos e estruturais na interpretação da música popular

Contribuir na formação musical de cantores amadores e/ou profissionais que desejem ampliar seus conhecimentos sobre a voz e suas possibilidades, enquanto instrumento musical inserido no contexto da performance, além de gerar reflexões acerca de aspectos estéticos e estruturais envolvidos na interpretação da música popular.

É este o objetivo da oficina de formação artística “Interpretação no canto popular: aspectos estéticos e estruturais”, que a cantora, compositora e professora de canto popular Anne Raelly ministrará no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), no período de 12 (terça-feira) a 15 (sexta-feira) deste mês, sempre de 14 horas às 18 horas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 12. Podem ser feitas pessoalmente na recepção do CCBNB-Fortaleza ou pelo e-mail cultura@bnb.gov.br.

Temas como a voz e suas possibilidades, as características gerais do canto popular, técnica vocal aplicada ao canto popular, interpretação e performance serão trabalhados no decorrer da oficina. Anne Raelly possui graduação em Educação Musical e mestrado em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Como intérprete, participou de vários festivais e eventos importantes, como o Projeto Seis e Meia, Projeto Afro Bossa Nova e Festival de MPB do SESC, entre outros. Atualmente, desenvolve pesquisas relacionadas com a estética, com a técnica e com interpretação vocal específicas do canto popular.

A oficina conta com um músico assistente: Fábio Geriz. Ele traz em seu currículo uma vasta experiência no campo da música popular. Como diretor musical, trabalhou durante 05 (cinco) anos em cruzeiros, dirigindo diversos espetáculos musicais, onde também atuou como pianista, violonista e cantor. Acompanhou artistas de destaque na cena musical, como Bruno e Marrone, Amelinha e os paraibanos Beto Brito e Renata Arruda. Atualmente, faz a direção musical do álbum da cantora Anne Raelly.








Nova Acrópole fala sobre Sabedoria: A Arte de Desvelar os Mistérios da Vida

Sabedoria e conhecimento são a mesma coisa? A vida possui realmente mistérios aos quais o homem pode acessar adquirindo essa Sabedoria? Para responder a estas e outras perguntas, a Organização Internacional Nova Acrópole de Fortaleza ministra nesta terça-feira, 12 de julho, às 19 horas, a palestra “Sabedoria: A Arte de Desvelar os Mistérios da Vida”. O evento gratuito pretende apresentar uma forma prática e natural de compreender a vida e a si mesmo.

Nova Acrópole é organização internacional não lucrativa, presente em mais de 50 países, que há 53 anos promove uma cultura ativa, que desperta as capacidades do homem e promove o resgate de valores atemporais, através da filosofia. Em Fortaleza, a escola de Filosofia à Maneira Clássica, Nova Acrópole, já tem sede há 8 anos.

Serviço: Nova Acrópole fica na Rua Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres. Mais informações pelos telefones 85 3257-2777, 8619-8997 ou no site www.acropole.org.br








UFC e Fundação Getúlio Vargas promovem encontro

O Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará e a Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas promoverão o V Encontro CAEN-EPGE de Políticas Públicas e Crescimento Econômico. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, em Fortaleza, e tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica em torno de questões relevantes nas áreas de Crescimento Econômico e Políticas Públicas. O prazo de submissão de artigos vai até 5 de agosto. No site www.caen.ufc.br, o interessado encontra todas as orientações.

Poderão participar professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos de órgãos públicos e o público em geral com interesse em meto-dologia de econômica aplicada. As inscrições estarão abertas até 5 de agosto e serão feitas exclusivamente on-line.

A confirmação das inscrições será mediante envio de correio eletrônico pela comissão organizadora do evento, a qual priorizará professores e alunos de pós-graduação em Economia e áreas afins. A ficha de inscrição deve ser enviada para: inscricoesvencontrocaenepge@caen.ufc.br. Mais informações sobre o evento no endereço: www.caen.ufc.br/vcaenepge2011/index.html.






Congresso internacional de Etnomedicina inscreve até 10 de agosto

Estão abertas, até o dia 10 de agosto, as inscrições para o XX Congresso Italo-Latinoamericano de Etnomedicina – “Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos”. O evento internacional, a ser realizado em Fortaleza, de 19 a 22 de setembro, reunirá trabalhos científicos sobre o uso de plantas medicinais, com base em até seis eixos temáticos: antropologia, etnobotânica, fitoquímica, produtos naturais marinhos, farmacognosia e alimentos.

O Congresso também homenageia o professor emérito da Universidade Federal do Ceará, falecido em 2008, Francisco José de Abreu Matos, idealizador do projeto Farmácias Vivas, que é modelo de assistência farmacêutica na área das plantas medicinais e fitoterapia. A organização é do Horto de Plantas Medicinais da UFC.

Em paralelo à apresentação de pesquisas científicas, está programada uma série de conferências sobre temas como: “Panorama mundial sobre as recomendações do uso de plantas medicinais”, “Alimentos funcionais”, “Etonomedicina à luz da ciência moderna”, entre outros. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Sociedade Italo-Latinoamericana de Etnomedicina (www.silae.org.br).





Release Curso de Pós-graduação Associação Brasileira de Acupuntura (ABA)

A Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) está com inscrições abertas para o seu curso de Pós Graduação, que terá início nos dias 03 e 04 de setembro.

O curso objetiva capacitar profissionais da área de saúde na prática da Acupuntura dentro dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Com certificação da ABA, confere título de Especialista – lato sensu, reconhecido pelo MEC e em 63 países. Professores vindos de SP.

O curso tem duração de 24 meses. As vagas são limitadas.

Mais informações: (85) 3253-3165/ 8898-4078 / 4011-0375.
Há também cursos livres em oferta:
Acupuntura auricular, dias 20 e 21 de agosto
Acupuntura estética avançada: outubro de 2011






Cinema de horror mundial e o universo macabro de Zé do Caixão.

Durante o mês de agosto, será realizado o curso Cinema de horror mundial e o universo macabro de Zé do Caixão. Ministrado pelo jornalista e pesquisador de horror Carlos Primati, o curso abordará, em nove módulos, a história do cinema de horror desde suas origens até a atualidade, o horror internacional, a história do cinema de horror brasileiro e o horror nos filmes de José Mojica Marins. Os interessados devem preencher uma ficha na secretaria da Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro) de 25 a 29 de julho, das 8 às 21h. Serão ofertadas 40 vagas. A divulgação dos resultados será feita por e-mail no dia 1º de agosto. O curso acontecerá paralelamente à mostra de filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, organizada pelo grupo de estudos 24 Quadros. Informações: 3105-1404.

DANÇA

DIVIRTA-CE COBERTURAS

ESPORTES

Luciano Rondi “Deco” e Teca Lobato vencem a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Wakeboard em Fortaleza

O evento ainda revelou campeões em mais cinco categorias

A Etapa Body Glove do Brasileiro de Wakeboard 2011, válida também para o Circuito Cearense, aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho em Fortaleza (CE) na linda Lagoa do Colosso que foi transformada na “Praia do Wake”. O público, cerca de 3500 pessoas, marcou presença durante os três dias do evento e pôde ver de perto os melhores atletas do país.

A competição reuniu 53 atletas de 08 estados brasileiros (Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas) divididos em 07 categorias: iniciante, feminino amador e intermediário (para competidores do Campeonato Cearense) e as categorias avançado, open, feminino open e profissional (para competidores do Campeonato Brasileiro).

O presidente da Associação de Wakeboard Cearense – AWC e organizador do evento, Rafael Wanderley, comemorou o sucesso da etapa. “A Lagoa do Colosso é excelente para a realização de competições, pois tem uma raia perfeita para os atletas em um local urbano que aproxima o público do esporte”, disse.

Na categoria Profissional Luciano Rondi “Deco”, de São Paulo, venceu a competição e manteve-se em primeiro no ranking brasileiro. Em segundo lugar ficou Felipe Myamoto, de Brasília, em terceiro Marcos Amato “Paçoca”, de São Paulo.

Na categoria Feminino Open, venceu a atual campeã brasileira, a mineira Teresa Lobato, a Teca. Em segundo lugar ficou Gabriela Rondi, de São Paulo, em terceiro Marcela Barros de Belém e em quarto Juliana Meirelles, de Fortaleza que ainda contaram pontos para o Circuito Cearense ficando respectivamente na primeira e segunda colocação.

Na categoria Open, Andrews Garcia, de Manaus ficou em primeiro, seguido por Rodrigo Lara e em terceiro Henrique Daibert, ambos de Minas Gerais. Na Avançado, Vitor Cordeiro, de apenas 12 anos, de São Paulo, ficou em primeiro, em segundo Antonio Rodrigues e em terceiro Daniel Garcia, ambos de São Paulo.

Pelo Circuito Cearense, Rui Ancelmo faturou a primeira colocação na categoria Intermediários, seguido de Fred Soares e Marcelo Feitoza. Já na iniciantes ficou em primeiro Renan Pontes, Joshua Burkhalter em segundo e Emmanuel Gadelha em terceiro.

O Circuito Brasileiro de Wakeboard ainda terá duas etapas, a terceira será realizada em Campo Grande (MS) nos dias 17 e 18 de setembro e a quarta e última etapa em Vinhedo nos dias 12 e 13 de novembro.

O evento contou com uma enorme estrutura projetada por Claudio Silveira. Uma grande praia artificial foi montada no local com o conforto e estrutura de um verdadeiro resort à beira mar. Além de um visual incrível, restaurantes à beira da “praia” com sanduíches naturais e açaí do Natural Leve e yogurt frozen da Yozenn.

A Body Glove marcou presença no evento lançando oficialmente no Brasil a sua linha de produtos premium, a Body Glove PR1ME. Ainda no evento a marca levou a Banda LEK'S e o wakeboarder profissional Rodrigo Frota, atleta local patrocinado pela Body Glove. O diretor da marca, Rodrigo Ferreira, elogiou a etapa. “Tivemos o privilégio de estar presente nesta linda etapa, na beira da Lagoa que está de parabéns. Ainda pretendemos fazer muitas ações em prol do wakeboard”, disse.

Festas também agitaram o final de semana na Lagoa do Colosso
Além de curtir o show de wake na Lagoa do Colosso, o público divertiu-se também com as festas oficiais do evento durante o final de semana. No primeiro dia (15), após os treinos dos atletas, aconteceu a festa de abertura “Wake Up! Open Bar”, uma das baladas mais famosas da cidade que só terminou ao amanhecer. No sábado (16) após as eliminatórias mais uma festa agitou os presentes, a “Wake ‘n’ Sound”, uma confraternização entre atletas e convidados. Durante o domingo aconteceram as finais com todas as categorias e no final de tarde o encerramento do evento com o pódio. Todos os atletas finalizaram a noite com sessions no Colosso Cable Park ao som da banda LEK´S.

FENDAFOR - 11° FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE FORTALEZA

FESTAS & BOATES

FORTALEZA ALTERNATIVA

GASTRONOMIA

A tradicional caranguejada tem espaço garantido no BNB Clube - Sede Aldeota.

Nesta quinta-feira (14), acompanhando a iguaria que é a cara do Ceará, uma seleção especial de sucessos da MPB com o cantor Paulo Márcio. A bandar Rubber Soul é a atração principal do Petiscos & Beatles desta sexta-feira (15) no BNB Clube. O grupo, que faz cover da banda inglesa há mais de 20 anos, apresenta uma seleção especial de músicas para fã nenhum botar defeito. Quem gosta de dança de salão tem o seu momento no Sexta com Classe, realizado no BNB Clube – Sede Aldeota. Nesta sexta (15), a partir das 22 horas, a banda Os Brasas toca músicas que marcaram gerações, mas o show é feito pelo público na pista de dança. A combinação de samba e feijoada é um sucesso nos sábados do BNB Clube – Sede Aldeota. Neste dia 16, a partir das 12h30, sócios, convidados e público em geral podem saborear a feijoada e curtir um o ritmo do grupo Sambolejo. Mais informações: (85) 4006.7200.








Moana Gastronomia & Arte apresenta exposição de Carlos Macêdo

O restaurante Moana Gastronomia apresenta a exposição Gravuras e Relevos, composta por cerca de 30 obras do premiado artista plástico Carlos Macêdo. Macêdo deu os primeiros passos nas artes ainda menino, na ourivesaria, em Juazeiro do Norte. Com oito, nove anos, o pequeno Antônio Carlos brincava de fazer arte ao manipular ouro e prata fundidos e ao dar forma às suas primeiras peças feitas de argila. A arte da ourivesaria, com sua fluidez e delicadeza, pode ser percebida nas suas obras, seja nos quadros ou nas esculturas. “Ainda hoje, todo o meu trabalho é pensado como joia, com um objetivo, um propósito definido, ao mesmo tempo em que tento suprir a minha necessidade de ‘falar’, de me comunicar, não importa a forma”, avalia Macêdo.

Serviço
Moana Gastronomia & Arte
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
Mais informações: (85) 3263.4887
* Restaurante (almoço e jantar a la carte). Funciona das 12h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.

HOLLYWOOD

Com bilheteria de US$ 900 mi, último "Harry Potter" supera "Avatar"

Cena do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2"

O último filme da saga do bruxo Harry Potter, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", ultrapassou a marca de US$ 900 milhões em bilheteria em apenas 15 dias em cartaz.

O valor ultrapassa o recorde de "Avatar", que só arrecadou essa soma após 18 dias em cartaz, informa o site Box Office Mojo.

Segundo estimativas do mercado, o longa deve passar de US$ 1 bilhão no início da semana que vem. Quando isso acontecer, o filme será o nono filme a conquistar esse número nas bilheterias em toda a história do cinema.

Os outros filmes que ultrapassaram esse valor são "Avatar", "Titanic", "Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", "Piratas do Caribe - O Baú da Morte", "Toy Story 3", "Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas", "Alice no País das Maravilhas" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas".





Tom Hanks diz que Julia Roberts é seu par perfeito

Os astros em cena de "Larry Crowne - O Amor Está de Volta"

O ator americano Tom Hanks declarou ontem que Julia Roberts, com quem trabalha em "Larry Crowne - O Amor Está de Volta", é a "melhor atriz" e "o par cinematográfico perfeito", que o fez dar o melhor de si durante as gravações.
Em entrevista concedida a vários veículos de comunicação franceses por ocasião da estreia do filme no Japão, Hanks, 54, afirmou ter escrito o papel especialmente para Julia, com quem já tinha trabalhado em "Jogos do Poder" (2007), de Mike Nichols. "Ela e eu temos as mesmas prioridades, tanto na vida quanto no estúdio. Acho que, por isso, há tanta química entre nós", declarou o ator ao jornal "Le Figaro", ao qual revelou ainda que junto a Julia se deu conta de pode dar o melhor de si.

"Larry Crowne - O Amor Está de Volta" narra a história de um homem de 50 anos que perde de um dia para outro seu trabalho e sua casa e, apesar de tudo, decide reinventar sua vida e voltar a estudar para completar sua formação acadêmica. É na sala de aula que ele conhece e se apaixona por Mercedes Tainot, interpretada por Julia, uma professora da universidade desiludida com seu trabalho e com seu casamento.

Hanks revelou que se identificou com o otimismo de seu personagem: "Se tenho algo em comum com ele é isso. Eu me levanto e a cada manhã me pergunto como posso aproveitar o dia da melhor maneira possível". Além de atuar no filme, Hanks foi o roteirista ao lado da canadense Nia Vardalos, conhecida por escrever, dirigir e protagonizar "Casamento Grego" (2002).

HOT DIVIRTA-CE

HUMOR

SHOW DO HUMOR NO SHOPPING BENFICA

Amanhã (20/07), O Shopping Benfica oferta a seus clientes, gratuitamente, às 19h, Show de Humor com uma das grandes revelações do humor cearense, SKOLASTICA. Local: Praça de Alimentação do Shopping Benfica.














Humorista Hiran Delmar se apresenta nesta quinta-feira (7) no BNB Clube


O Projeto Moleque de Pé do BNB Clube traz nesta quinta-feira (7) Hiran Delmar, a partir das 19h30, na Sede Aldeota. O cearense é um dos humoristas mais conhecidos nacionalmente, por ter atuado como uma das principais vozes no Programa Nas Garras da Patrulha da TV Diário. Seus personagens, como Coxinha, Bebel do Jereissati, Seu Silva, Zunni Zoião, Bia Sflait, Decio Rola, estão entre mais de 50 tipos que fizeram do programa um sucesso absoluto em todo País e até hoje permanece no imaginário popular.

Atualmente seus personagens Bebel do Jereissati e Coxinha estão no Programa do Coxinha & Só Forró diariamente na Rede SomZoom Sat para todo Brasil. Discípulo fiel do humor de Chico Anísio, Hiran Delmar faz shows para toda a família, onde o mais importante é propiciar boas gargalhadas à plateia, usando as situações jocosas do Brasil do dia-a-dia, dos ricos personagens que nos cercam.

Todo esse bom humor será acompanhado da tradicional caranguejada da quinta-feira e da voz de Gilmar Nunes, que mostra sua seleção de sucessos da MPB.

Serviço:

Hiran Delmar no Projeto Moleque de Pé
Local: BNB Clube – Sede Aldeota
Dia: 07 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h30
Mais informações: (85) 4006.7200

INFANTIL - TEEN

SESC apresenta espetáculo infantil Chapeuzinho Vermelho

A montagem conta a história clássica em nova versão

Contar a história clássica de “chapeuzinho vermelho”, que todo mundo já ouviu falar, mas com um toque contemporâneo. Esse é o desafio do grupo Abre Alas, que apresenta o espetáculo aos sábados e domingos do mês de julho, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, às 20h.

Nesta versão, a história de chapeuzinho vermelho tem a mesma base da original. Uma garota que se perde no caminho da casa da avó. Mas o que aconteceu neste trajeto? Como o caçador entrou na história? O lobo é realmente mau? Essa é a proposta do grupo Abre Alas nesta montagem divertida do conhecido conto infantil.

Serviço:
Chapeuzinho Vermelho
Período: aos sábados e domingos de julho

Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação livre









TEATRO DE FANTOCHES NO SHOPPING BENFICA

Está recheada de novidades a programação de férias do Shopping Benfica, e neste domingo (24/07) das 17 às 19h, acontecará a tão esperada Oficina Infantil de "Bonecos Agarradinhos " e Apresentação do Teatro de Fantoches "Romeu e Julieta no Sertão", pela Cia MiDê Alegria, além de poder participar do concurso cultural de Responsabilidade Ambiental, respondendo a seguinte pergunta: "O que você faz bem pelo meio ambiente" e concorrer a um passaporte para o Y-Park.



> Clique e amplie a foto para ver a progamação.

INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

DOSH lança feature inédita no cenário dos aplicativos de Facebook no Brasil

Usuários podem receber premiação em dinheiro, via PayPal, proporcional ao seu desempenho no jogo

Os usuários do jogo para Facebook, DOSH, já podem converter o valor acumulado na forma de Taxa de Performance em dinheiro real, utilizando uma taxa de conversão que varia diariamente, em função dos indicadores internos do próprio jogo.

Os usuários ganham e acumulam Taxa de Performance por meio da gestão de parte do dinheiro de seus seguidores, durante um intervalo de tempo definido. Uma parte do que eles obtêm de ganho acima do Ibovespa fica para eles, que podem optar ou não pela troca da Taxa de Performance, de acordo com o câmbio DOSH do dia, por dinheiro de verdade em sua conta do PayPal. “Acreditamos que esse mecanismo é parte de uma tendência conhecida como sites ‘GetPaidTo’ ou ‘GPT’, que está em expansão na Internet mundial”, afirma André Fonseca, sócio da ZukFab, empresa que idealizou e desenvolveu o DOSH.

Sobre o DOSH
Primeiro jogo simulador de operação na bolsa de valores feito para uma rede social, o DOSH reproduz um home broker real, em que o jogador pode experimentar como é investir na bolsa a partir de um universo com características particulares, como são as redes sociais. Com quase 35 mil usuários ativos, o jogo possibilita ao usuário misturar, em uma mesma carteira, ações operadas em três bolsas diferentes, assim, a experiência de poder comprar ações das marcas mais famosas do mundo é dada ao jogador. www.doshgame.com

Sobre a ZukFab
Criada em outubro de 2010, pelos empreendedores André Fonseca, Bruno Grossi e Leonardo Cardoso, a ZukFab surgiu especialmente para criar o DOSH, jogo que simula a operação no mercado de ações. A startup pretende oferecer aos usuários de seu jogo a experimentação do mercado de ações e, assim, ser a porta de entrada para novos investidores.

JERI ECO CULTURAL 2011





DIVIRTA-CE no Jeri Eco Cultural 2011


























































































































Ecologia e moda em Jericoacoara

Estilista Chiara Gadaleta traz a moda sustentável para o 4º Jeri Eco Cultural

Evento pretende destacar o trabalho das crocheteiras de Jericoacoara


Voltado para a promoção de ações que unem a cultura e a sustentabilidade, o 4º Jeri Eco Cultural, que acontece neste fim de semana na paradisíaca praia Jericoacoara, em Jijoca, no interior cearense, já está realizando oficinas com a Associação das Crocheteiras Mundo Jeri, ministradas pela consultora de moda e estilista Chiara Gadaleta e pelas mestras da Associação 7 Marias, de Fortaleza. “Nós queremos realizar uma verdadeira troca de saberes, capacitando essas artesãs e incentivando a sua concepção artística, ajudando a melhorar sua renda, além de ensiná-las a reaproveitar os resíduos recicláveis da região”, explica Cláudio Silveira, idealizador e coordenador do projeto de capacitação em moda sustentável.

A estilista Chiara Gadaleta irá ministrar uma oficina de biojoias, técnica que utiliza resíduos, como madeira e palha, aliados ao crochê na produção de joias artesanais e com técnicas sustentáveis. Além de Chiara, duas mestras da associação de crocheteiras 7 Marias irão desenvolver um trabalho especialmente voltado para as artesãs de Jeri, com a elaboração de sete tramas em crochê que serão transformadas em quadros e acessórios e estarão em exposição durante os dias do evento. Outro módulo das oficinas irá abordar as mais modernas técnicas de modelagem, onde as artesãs aprenderão a fazer moldes para saias, calças, shorts, blusas, vestidos etc, garantindo que as peças tenham tamanho e caimento perfeitos, valorizando a concepção artística de cada artesã.

O resultado das oficinas será apresentado ao público durante o desfile de abertura do evento, no dia 10/06, e em exposições montadas no lounge principal do evento, seguido por desfile de peças de lojas de empreendedores locais, que já tradição no Jeri Brasil Fashion. Os desfiles vão acontecer ao som da banda Tow In. Durantes os dois dias do Jeri Eco Cultural, o público também poderá conferir as peças, os quadros e as biojoias criadas pelas convidadas e desenvolvidas pelas crocheteiras da Associação Mundo Jeri numa exposição exclusiva, aberta ao público. O evento acontece nos dias 10 e 11 de junho (sábado e domingo) e conta com shows da cantora CéU, Mundo Livre S/A e banda Eddie.

Desde sua formação em moda, no Studio Berçot, em Paris, Chiara Gadaleta começou a experimentar e transformar objetos que não tinham mais utilidade. “Nasci em Nápoles, na Itália, onde se aproveitava de tudo. Esse conceito sempre esteve em minha expressão artística”, explica a estilista. Segundo Chiara, o crochê será a base de tudo durante a oficina. As crocheteiras irão unir materiais como garrafas PET e descarte de tecidos à técnica do crochê.
Esta será a primeira vez que a estilista vai a Jericoacoara. “Estou muito animada. Conheci algumas crocheteiras no Dragão Fashion e fiquei muito impressionada com a qualidade dos seus trabalhos”, diz Chiara. Para ela, as artesãs serão altamente beneficiadas com as técnicas da reciclagem e vão adquirir experiência na questão do design de moda e integrá-la com suas habilidades manuais. “Espero que seja o começo de um trabalho que pode se transformar em geração de renda e em novos produtos para o mercado” concluiu.

O evento conta ainda com diversas atividades ecológicas, gastronômicas e de artesanato. Uma feirinha com produtos de artistas da região vai mostrar o que há de melhor na produção local. Durante os dias do evento, serão distribuídas eco bags para o público no local do evento, incentivando-o a manter a areia da praia limpa e o lixo separado, utilizando as lixeiras seletivas que serão colocadas na praia. “Através das apresentações musicais nacionais, do envolvimento de artesãos e músicos locais e das diversas ações ecológicas, estimulamos e conscientizamos a população e visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explica Liége Xavier, diretora da Free Lancer Produções, que, junto com a 77Eventos, responde pela realização do evento.