terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DESTAQUES


Bruna Surfistinha

Filme estreia no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi e outros cinemas de Fortaleza


>Deborah Secco protagoniza a história real de Raquel Pacheco, a prostituta que virou escritora


Na TV, ela é a personagem Natalie Lamour, de Insensato Coração, novela das 21h da Globo, encarnando uma ex-participante do reality show Volúpia na Montanha, louca pela fama. Já no cinema, ela estreia na próxima sexta-feira como Bruna Surfistinha, ex-garota de programa, que contou sua vida em blog e livro. No teatro, planeja voltar com a peça Mais Uma Vez Amor, dirigida por Ernesto Piccolo. Só não sabe ainda quando. O ano de 2011 para Deborah Secco, 31 anos, começou com tudo. Para ficar com o corpaço da espevitada Natalie, mais um personagem que a atriz faz para a galeria do autor Gilberto Braga, Deborah intensificou o ritmo de malhação. A personagem usa modelitos, digamos, pra lá de econômicos. Está sempre com shortinhos curtíssimos e tops, exibindo as pernas de músculos bem-definidos e a barriga tanquinho. “Gosto de mim mais magrinha”, confessa.
Ao contrário de Natalie, a atriz, que também é amiga-irmã da cantora Ivete Sangalo, jura que jamais participaria de um reality show. “Nunca!”, esconjura, apesar de ter passado uns dias confinada, ainda que de brincadeirinha, na casa do Big Brother Brasil 8. Ela também não voltaria a posar nua. Mas não teve o menor problema em fazer as cenas de sexo e nudez no filme Bruna Surfistinha, baseado no livro O Doce Veneno do Escorpião, autobiografia de Raquel Pacheco, que adotou o codinome Bruna quando resolveu entrar para a prostituição.
Com produção da Tv Zero, o filme “Bruna Surfistinha”, que estreia na próxima sexta nos cinemas, conta a história de Raquel (Deborah Secco), filha de classe média paulistana, que um dia sai de casa e toma uma decisão surpreendente: virar garota de programa. Em pouco tempo, transforma-se em Bruna Surfistinha e passa a ser uma celebridade nacional, contando sua rotina em um blog na internet.
Raquel Pacheco iniciou seus esforços literários através de um blog, onde comentava sua rotina como prostituta. Esse blog se popularizou entre os internautas, atingindo cerca de dez mil visitas mensais ao site, devido ao seu conteúdo. Neste blog, Raquel referia-se sobre preferências e costumes de sua vida noturna de uma maneira análoga aos diários comuns aos adolescentes. Depois de algum tempo como prostituta, Raquel conheceu seu futuro marido, João Correa de Moraes — o qual ela se referia publicamente como "Pedro" ou "João Paulo". Após realizarem cerca de sete programas, João Correa abandonou a esposa para viver com Raquel. Nesta época, em 2006, no auge da fama de Raquel, ele chegou a fazer uma aparição pública no Programa do Jô.
No dia 27 de abril de 2006 o jornal americano The New York Times publicou um artigo sobre o fenômeno, intitulado, em tradução livre, “Aquela que controla seu corpo pode irritar seus compatriotas”, assinado por Larry Rohter, que falava da popularidade do livro de Raquel Pacheco no Brasil, que agora chega às telonas. Aí vem novo recorde do cinema nacional?
Raquel Pacheco, a verdadeira Bruna Surfistinha, contou no programa De Frente Com Gabi, no doming, no SBT, que planeja ter um filho: "Quero ser mãe ainda este ano. E, quando tiver, prefiro que ele saiba por mim sobre meu passado". A ex-garota de programa também revelou para Marília Gabriela: "Já usei cocaína e maconha. Comecei a escrever no blog depois que parei de usar drogas". E mais: "Uni o útil ao agradável. Queria ganhar dinheiro e gostava de fazer sexo. A prostituição é uma difícil vida fácil". Sobre fantasias dos clientes, entrega: "Tinha muitos homens que queriam que eu fosse o Bruninho e usasse brinquedinhos".

VEJA ABAIXO O TRAILER DO FILME "BRUNA SURFISTINHA" NA TV DIVIRTA-CE











CARNAVAL 2011

Prefeitura de Fortaleza anuncia programação


Shows gratuitos de Marcelo D2, Martinho da Vila, Teresa Cristina e dos grupos Fino Coletivo e Samba de Rainha (foto) acontecerão no aterro da Praia de Iracema


O Carnaval 2011 em Fortaleza contará com uma vasta programação, com atrações em vários espaços, consolidando a vocação da cidade para a festa popular. Já na sexta-feira (4 de março), o Baile da Cidade, uma grande festa à fantasia, ganha o o Mercado dos Pinhões, com direito a shows do bandolinista Macaúba e do grupo Perua do Barão.
No sábado (5) tem início a programação de shows no Aterrinho da Praia de Iracema, com o som contemporâneo e multifacetado da banda cearense Cidadão Instigado e com o samba-rapper carioca Marcelo D2, mostrando seu novo show, em tributo à Bezerra da Silva. No domingo (6), o samba pede passagem com a presença do grupo carioca As Chicas, de Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal. Pesquisador dos caminhos históricos do samba, o cantor e compositor capixaba Zé Renato também sobe ao palco, na noite que tem ainda a cantora potiguar Roberta Sá.
O suingue do Fino Coletivo é atração na segunda-feira (7), dia que também traz ao Carnaval de Fortaleza um dos mais aclamados autores e intérpretes do samba de todas as épocas: Martinho da Vila. Já na terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o palco é do grupo Samba de Rainha, com suas sete representantes da cena sambista de São Paulo; e da cantora Teresa Cristina, um dos nomes de maior projeção da retomada da efervescência do samba na Lapa carioca.
Estruturada e incentivada pela Prefeitura, a folia também conta com atrações distribuídas entre seis polos, em diferentes bairros. E segue além da quarta-feira de cinzas. Na sexta (11), acontece o Baile do Evaldo, no Mercado dos Pinhões, com show especial do grande homenageado do Carnaval: Evaldo Gouveia. E ainda com apresentações do bandolinista Macaúba e do grupo Cordas que Falam.
“Para cada saída de bloco, cada palco armado para shows, cada polo carnavalesco, gera-se um compartilhamento de esforços, anuências, concessões e responsabilidades. Juntos, Prefeitura, brincantes, moradores e visitantes constroem coletiva e harmoniosamente a festa, que não tem donos, nem tutelas, nem cordões de isolamento”, afirma a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.

<>>>>>>>PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2011

Sábado, 5 de março
Marcelo D2 e Cidadão Instigado

Domingo, 6 de março
As Chicas, Zé Renato e Roberta Sá

Segunda, 7 de março
Fino Coletivo e Martinho da Vila

Terça, 8 de março
Teresa Cristina e Samba de Rainha











Afoxé no Pré-Carnaval neste fim de semana

O destaque deste fim de semana é o afoxé da Banda Ijexá da Bahia no aterrinho da Praia de Iracema.

O significado do nome desse afoxé remete-se a África, pois a palavra Ijexá vem de uma tribo africana, no qual os membros marcam o rosto com três cortes. Ijexá também é um ritmo tocado na comunidade do candomblé da cidade de Salvador, sendo considerado, possivelmente, a matriz rítmica do próprio samba.

Os instrumentos base desse bloco se resumem nos atabaques que tocam uma música moderna e de expressão. Segundo Germano Cruz, criador da banda, o Bloco Ijexá da Bahia tem nas suas músicas influências de matrizes africanas, pois sem elas não faria sentido desfilar nas ruas da cidade durante o carnaval. Germano explica que é o candomblé o grande incentivador e a verdadeira essência do bloco, e que a música do Bloco Ijexá da Bahia é uma música que respeita as diferenças e é feita com muito amor e trabalho árduo.

Apoio logístico

A Prefeitura de Fortaleza apoia os blocos em geral, viabilizando as condições mínimas necessárias referentes à infra-estrutura e logística, o que compreende sinalização de trânsito, interdição de ruas, mudanças de rotas de ônibus, limpeza urbana, iluminação, segurança, controle do comércio ambulante e divulgação, além do desenvolvimento de campanhas educativas.

Após reunião de avaliação, a prefeitura reforçou o número de fiscais da Secretaria do Meio Ambiente para a fiscalização dos paredões de som em todos os pontos da folia.

Serviço:
Dia 12/02: Banda Bloco Ijexá da Bahia
Dia 19/02: Bangalafumenga (RJ)
Dia 26/02: Batucada Elétrica - Otho Júnior; Cazuariana (RJ) e o Lançamento do CD “O Trovador” de "Evaldo Gouveia"








O bloco dos jornalistas no Centro

"Matou a Pau...ta!" anima foliões em seu terceiro desfile neste sábado

O pré-Carnaval começou, e o bloco “Matou a Pau...ta!” já deu início à sua temporada de desfiles, que reúne os jornalistas cearenses, seus amigos e familiares, para uma grande folia nas ruas do centro da cidade. Neste sábado, a partir das 16 horas, em frente ao Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Floriano Peixoto, 941), os foliões irão se concentrar para a saída do bloco, que seguirá pela Rua Floriano Peixoto até a Praça do Ferreira, onde farão uma passagem pelo bloco “Concentra Mas Não Sai” e retornarão em seguida ao local de início. O Matou a Pau...ta! sairá ainda durante os dias 19 e 26 de fevereiro, com a animação das marchinhas carnavalescas executadas por uma orquestra.
Este é o sexto ano de folia do bloco, que já está nas ruas desde 2006, reunindo profissionais da imprensa, familiares, amigos e simpatizantes durante o período de pré-carnaval. “A ideia de montar o Matou a Pau...ta! surgiu durante um bate-papo entre jornalistas. Vimos que, apesar de muitas pessoas viajarem durante o Carnaval, existe um grande número de profissionais que fica de plantão e não pode brincar. Daí, resolvemos abrir essa oportunidade de diversão por meio de um bloco que fosse também um ponto de encontro de colegas de redação, de assessorias de imprensa, estudantes e professores”, explica Maurício Lima, diretor do Matou a Pau...ta! “Hoje, o bloco cresceu a ponto de unirmos centenas de pessoas em um momento de alegria, congraçamento e com muita tranquilidade”, afirma.
Como já é tradição, um profissional é escolhido por votação como Editor do Bloco, ganhando um boneco gigante à sua semelhança e que desfila junto com os foliões. Este ano, a escolhida foi a jornalista e apresentadora de TV Carla Soraya (TV Diário).
“Nossa expectativa é que esse seja o maior desfile do Bloco em todos os anos. A popularidade da Carla Soraya, a consolidação do bloco como forma de integração da categoria e dos amigos e a boa experiência nos anos anteriores nos dão a garantia de que teremos um excelente pré-carnaval”, comenta Maurício Lima. Informações: 3287-3634 ou 3272-2966








Unidos da Cachorra anima o Vila Camaleão


Embalados pela alegria de fevereiro, o bloco Unidos da Cachorra leva nesta quinta-feira (10), toda animação do Pré-Carnaval de Fortaleza para o Vila Camaleão. A festa começa às 19h30.

E para quem ainda não sabe, a casa de samba, além de ter estreado na avenida no último sábado (5) com a bateria Camaleões do Vila, está lançando uma banda de amigos apaixonados por samba. É a Camaleando, formada por Malena Monteiro (voz), Edinho do Cavaco, Leandro Monteiro, Paulinho Brasil (voz) e Ângelo do Pandeiro. A turma se apresenta logo após a cachorrada.

Unidos da Cachorra

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra foi fundado em 1997 por um grupo de amigos admiradores de sambas-enredos na Rua Marechal Deodoro (antiga Rua da Cachorra Magra), no bairro do Benfica, área central de Fortaleza.

O nome Unidos da Cachorra é uma referência à antiga denominação da rua, onde o bloco realiza anualmente seus cortejos de pré-carnaval. A partir de 2007, o bloco começou a realizar cortejos na Praia de Iracema, sendo o pioneiro no processo de revitalização do tradicional e boêmio bairro de Fortaleza. No primeiro ano, a bateria saiu com pouco mais de 20 componentes e atraiu milhares de foliões. Hoje já são mais de 150 ritmistas que arrastam milhares de foliões por diversos eventos na Capital.


Entendendo direitinho...

Visando agradar a dois tipos de público: o que gosta de sair na avenida e o que prefere um lugarzinho mais reservado, o Vila Camaleão está promovendo dois momentos de Pré-Carnaval durante a semana. O primeiro acontece às quintas na própria sede do Vila, sempre a partir das 19h30 com diversas atrações. Já o segundo, no Dragão do Mar, todos os sábados, a partir das 15h em frente à concessionária Guarautos. Quem puxa o bloco é a cantora Malena juntamente com o cantor Paulinho Brasil. A bateria é composta por 70 ritmistas, entre eles crianças da Fundação Ana Lima.

Serviço
Unidos da Cachorra e Camaleando no Pré-Carnaval do Vila
Endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 381 (casa 3) - Praia de Iracema
Quando: 10/02 (quinta), a partir das 19h30
Preço do ingresso: R$ 5 (até 21h30)
Ponto de venda: Vila Camaleão
Cortesias no twitter @vilacamaleao, orkut e facebook
Outras informações: (85) 3219 3539 ou (85) 8705 2601

Vila na avenida

Serviço
Bloco Camaleões do Vila no Pré-Carnaval de Fortaleza
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, s/n, Poço da Draga
Quando: 12/02 (sábado), a partir das 15h
Blusa do bloco: R$ 30
Ponto de venda: Vila Camaleão ou no local
Cortesias no twitter @vilacamaleao, orkut e facebook
Outras informações: (85) 3219 3539 ou (85) 8705 2601

Próximas apresentações:
19 e 26 de fevereiro
Concentração: 15h às 17 horas
Saída: às 17h da Rua Almirante Tamandaré, s/n, Poço da Draga (referências: em frente à Praça do Dragão do Mar).










Os filmes de heróis mais aguardados no cinema em 2011


> James Franco fará a nova versão de "Capitão América

TV DIVIRTA-CE mostra seis trailers dos filmes de heróis mais aguardados do cinema em 2011. São eles: "Batman: Asilo Arkhan","Capitão América", com James Franco (fotos ao lado), 'Thor", "Transformers 3"e adaptações inéditas como o novo "Lanterna Verde" e a versão com atores do desenhos "Thundercats". Clique abaixo e veja os trailers dos filmes citados.




















Framboesa de Ouro e azarão do Oscar

“Burlesque”, musical com Cher e Christina Aguilera, e “Bravura Indômita”, uma homenagem ao gênero faroeste, chegam aos cinemas


Em mais uma semana de contagem regressiva do Oscar 2011, estreiam nesse fim de semana nos cinemas o filme “Bravura Indômita”, novo filme dos Irmãos Coen, uma homenagem ao gênero faroeste, grande azarão do Oscar esse ano, e o musical “Burlesque”, musical com Cher e Christina Aguilera, líder em indicações ao Framboesa de Ouro 2011- a premiação que elege todos os anos os piores filmes.

Uma jovem ingênua do interior dos Estados Unidos vai para a cidade grande tentar a sorte no show business, mas antes de virar estrela tem de engolir muito desaforo, enfrentar competição desleal e perder sua inocência. Não, não se trata de uma nova versão de Showgirls, mas de Burlesque, musical que marca a estréia no cinema da cantora pop Christina Aguilera e a volta de Cher às telas. Sozinha no mundo, a garçonete Ali (Aguilera) junta seus parcos pertences e vai para Los Angeles com o sonho de se tornar cantora. Depois de dar com o nariz em várias portas, descobre um cabaré onde dançarinas em poucos trajes rebolam no palco. A proprietária, Tess (Cher), está prestes a perder o clube endividado e reluta em vendê-lo para um construtor milionário com ar de malvadão (Eric Dane). A pró-ativa Ali descola emprego de garçonete no clube, logo é promovida a bailarina e, na ausência da estrela da casa, consegue mostrar o vozeirão e vira a nova diva. De quebra, conquista o barman bonitão (Cam Gigandet) e o ricaço cafajeste. Os bons números musicais não disfarçam a trama anêmica, cheia de conflitos frouxos. Pior: sobra Aguilera – boa voz, mas pouco talento como atriz – e falta Cher, que fica na sombra e só canta duas canções (uma delas, “You Haven’t Seen The Last of Me” ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original). Sim, você já viu esse filme antes (Cabaré, Chicago e até Showgirls) – e ele era melhor.
O filme Burlesque lidera as indicações ao prêmio Framboesa de Ouro, que contempla o pior do cinema a cada ano. Ao todo, foram 5: pior atriz (Christina), pior atriz coadjuvante (Cher e Kristen Bell), pior ator coadjuvante (Cam Gigandet), pior diretor e pior roteiro. Pelo menos, o longa se livrou da indicação a pior filme. De acordo com a lista divulgada pelo jornal Los Angeles Times, são eles: Caçador de Recompensas, Os Mercenários, Gente Grande, Jonah Hex, Par Perfeito, O Último Mestre do Ar, Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família, Sex and the City 2, Eclipse, Vampiros que se Mordam e Zé Colmeia. Outra famosa que não se livrou da indicação a pior atriz foi Angelina Jolie, por O Turista. Detalhe: o mesmo filme lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor atriz.



Fotografia em contraluz, corte de cena em demoradas fusões e panorâmicas do cenário árido de um Oeste ainda desbravado por homens que passavam a vida inteira vestindo uma só roupa para os invernos mais cruéis e os verões mais escaldantes. Tudo isso sob uma trilha sonora instrumental de pianos e violinos que preenchem lugares ermos tal como o uísque que distrai um homem de sua solidão. O Bravura Indômita dos irmãos Coen é o faroeste respeitando todas as premissas clássicas do gênero que deu identidade à América conquistadora. E é por seguir à risca essas regras sendo, no entanto, dirigido por uma dupla acostumada a dar várias camadas emocionais e plásticas à violência, que este filme se engrandece e ganha corpo de um dos títulos mais nobres desta temporada.
Produção com o segundo maior número de indicações ao Oscar este ano - 10 no total, incluindo Melhor Filme, Direção, Ator e Roteiro Adaptado -, Bravura Indômita vem sendo vendido pelas esquinas como um remake do filme homônimo de 1969, com John Wayne no papel que hoje é de Jeff Bridges. Mas ainda que apresente cenas bem parecidas, quando não idênticas, à versão de 69, o filme dos Coen tem identidade própria e parece ser mais uma adaptação do livro de 1968 escrito pelo Best-seller Charles Portis do que um decalque da primeira leitura cinematográfica.
A nova versão, por tudo que ela apresenta em sua ficha técnica, é daquele tipo difícil de errar: elenco magistral, roteiro de diálogos sagazes e quase líricos em suas mensagens diretas, fotografia com cor de sol se pondo, montagem à moda antiga e dois diretores que souberam tirar o chapéu para o conceito que existe por trás de um filme de faroeste, dos tempos em que eles eram feitos para homens do porte de John Wayne e Clint Eastwood. Mas no topo de tudo isso temos ela, a história a ser contada, aqui representada pela incrível fábula de uma menina que decide, na omissão de justiça superior, vingar a morte de seu pai, dando o troco ao assassino na mesma moeda.



Jeff Bridges, nosso novo macho de respeito, é o homem que ela escolhe e contrata para prestar esse serviço sujo. As decisões que o roteiro dos Coen tomam parecem ser bastante ponderadas para que o filme não perca sua identidade maior do faroeste, o gênero que deu sentido, corpo e poesia ao ser destemido, selvagem e árido do Oeste. O desfecho, distinto do final do título de 1969, é corajoso e verdadeiro. Dignifica ainda mais os personagens dessa história cheia de mensagens pouco subliminares. Mas Bravura indômita é apontado também como o grande azarão do Oscar esse ano, podendo ser um grande vencedor, ou levar apenas prêmios técnicos. Deve agradar mais aos amantes do gênero faroeste.

>>>>>Clique aqui e veja mais notícias de CINEMA












LADY GAGA

A face oculta
da cantora em biografia

> Biografia não-autorizada "Poker Face: a Ascensão de Lady Gaga", escrito pela jornalista Maureen Callahan, revela uma mulher que é tão ve
rdadeira, quanto fabricada

Junte mais de cinquenta entrevistas com a opinião de amigos e colegas de Lady Gaga a tudo o que já saiu na mídia, adicione uma profunda pesquisa sobre sua vida e misture tudo com boas doses de análise crítica e de perspicácia. O resultado só poderia ser um petardo biográfico do porte de Poker Face: a Ascensão de Lady Gaga, escrito pela jornalista Maureen Callahan e que a editora Larousse está lançando no Brasil.

> Essa é a capa do novo CD "Born This Way", que dever

Maureen, que é repórter do New York Post, valeu-se bastante da investigação jornalística para escrever este perfil (não autorizado) de Lady Gaga. Assim, em Poker Face: a Ascensão de Lady Gaga podemos descobrir tudo o que fez e a que se submeteu a atriz burlesca Stefani Germanotta antes de encarnar a pele de Lady Gaga (nome extraído do sucesso do Queen, Radio Ga-Ga) e participar do memorável concerto de Chicago Lollapalooza o qual, meteoricamente, lançou-a ao topo do mercado internacional da música.
Esta biografia que a Larousse traz para o Brasil lança à luz a natureza de uma mulher que é tão verdadeira quanto fabricada, tão confiante quanto insegura, tão senhora de si quanto frágil. Poker Face: a Ascensão de Lady Gaga revela as fraquezas e as inconstâncias de uma personalidade ainda imatura que, num piscar de olhos, necessitou se abrigar sob o manto da celebridade que conduz, orienta e é modelo para milhões e milhões de fãs.
O livro de Maureen Callahan, por sua condição de independência e de compromisso com a verdade, acaba por mostrar a face não tão edificante de Lady Gaga. Por exemplo, seu lado perfeccionista e autoritário, que já a fez demitir cerca de 150 funcionários em poucos anos de trabalho. Ou ainda, a venenosa e maquiavélica bissexual que mantém um caso com a mulher de um ex-empresário só para se vingar dele.

Mas, o livro também mostra uma artista de saúde extremamente frágil, submetida a dietas e remédios para se manter no peso.
A autora construiu Poker Face: a Ascensão de Lady Gaga como uma observadora externa de um fenômeno midiático-cultural, entretanto seu texto conduz o leitor, como acompanhante, em um tour com a própria cantora. É certamente um livro para agradar todo o universo de influência de Lady Gaga: os fãs de carteirinha, os que simplesmente apreciam as músicas e as perfomances dela e também aqueles que a odeiam tanto ao ponto de necessitarem saber exatamente o quê de fato ela é.




TV DIVIRTA-CE

Achamos esse vídeo (o primeiro, abaixo) da Lady Gaga antes de ser famosa, participando em 2005 de um programa de pegadinhas. Ela é essa morena com cabelo cheio, até parecida com Amy Winehouse. Assista também outros dois vídeos engraçadinhos de Lady Gaga, e vários outros de shows exclusivos ao vivo e participações de nossa musa em programas da TV americana.

































+ LIVROS NÃO FICÇÃO


Freud foi salvo por um nazista


Em “A fuga de Freud”, o cineasta David Cohen conta como o pai da psicanálise fugiu de Viena com a ajuda do inimigo


Na década de 1930, Freud colhia os frutos de seu trabalho pioneiro sobre o inconsciente. Famoso tanto na Europa como nos Estados Unidos, fundador, em parceria com Carl Jung, da Associação Psicanalítica Internacional, seu sucesso se refletia também nas finanças e a família vivia confortavelmente em Viena. Mas o destino do clã Freud entrou em xeque pela anexação da Áustria pela Alemanha de Hitler, em 1938, e pelo período politica, economica e socialmente turbulento subseqüente.
Os nazistas obrigaram os judeus a declarar todos os seus bens, aos quais passaram a tratar como riquezas ilegalmente adquiridas. Comissários foram apontados para monitorar o processo. Designado para supervisionar os ganhos de Sigmund Freud, Anton Sauerwald afetaria profundamente o destino do pai da psicanálise. Estudante de Medicina, Química e Direito, fã dos livros e do trabalho de Freud, altamente intelectualizado, escondeu informações vitais de seus superiores, como provas de contas secretas na Suíça.

Em “A Fuga de Freud”, o jornalista e cineasta britânico David Cohen revela como Freud conseguiu deixar Viena, no famoso Orient Express, com vistos conseguidos por Sauerwald. Nesta cativante narrativa da dramática escapada de Freud para Londres, Cohen traz informações inéditas e uma série de personagens digna dos livros de Dickens, os preferidos de Freud. O autor se aventura em territórios ainda não desbravados, como a relação do psicanalista com o misterioso aliado nazista e quais as motivações deste para ajudá-lo. Trata, ainda, de sua prisão no fim da Segunda Guerra, acusado de roubar os bens de Freud - acusação retirada pela filha do psicanalista.
Em ritmo de thriller, Cohen disseca segredos de família, fraudes, suicídios, mortes misteriosas e transações bancárias. Refuta a percepção comum de que Freud desconsiderava sua herança judaica ao destacar a importância do mito de Moisés para a formação de sua personalidade. E abre uma preciosa janela para a psiquê de um dos homens mais importantes da era moderna. Recorrendo a pesquisas aprofundadas e documentos inéditos, desvenda os dois últimos anos de vida de Freud.
David Cohen é escritor, cineasta e psicólogo. Entre seus livros estão Psychologists on Psychology, um best-seller sobre a Princesa de Gales, Diana, Death of a Goddess, e biografias do terapeuta Carl Rogers e de John B. Watson, o fundador do behaviourismo. Entre seus filmes, Grace Kelly (da série Secret Lives, do Channel Four) e The Pleasure Principle. Ele realiza atualmente um DVD de 76 horas com a leitura da Bíblia, do Gênesis à Revelação. Seu filme sobre os homicídios de Soham, When Holly Went Missing, foi indicado para o prêmio BAFTA. David Cohen vive em Londres.










SHOWS

Mestres da guitarrada paraense fazem show de lançamento do 12º Festival Jazz & Blues

Aldo Sena e o criador da guitarrada, Mestre Vieira, trazem o repertório de seus novos discos, além de um apanhado de seus maiores sucessos

Considerados os “mestres da música amazônica”, Aldo Sena e Mestre Vieira fazem a festa de lançamento do 12º Festival Jazz & Blues, no próximo dia 26, no BNB Clube. No repertório, um apanhado dos maiores sucessos da carreira dos dois, além das músicas de seus novos discos. Eles trazem ao público cearense um pouco da Guitarrada, gênero musical que surgiu no Pará há mais de 30 anos, fruto da mistura inusitada de ritmos caribenhos com jovem guarda e o tradicional choro brasileiro. O Festival Jazz & Blues 2011 será realizado entre os dias 5 e 8 de março em Guaramiranga e de 10 a 12 de março em Fortaleza, com apresentações também em Sobral no dia 11.

Aldo Sena se apresenta ao lado do irmão Antônio Sena e de sua banda, solando em sua guitarra as músicas de maior destaque da carreira, que inclui mais de 200 composições mesclando cumbia (ritmo que se assemelha ao forró) arrocha, carimbós, tocados no melhor estilo da guitarrada. Entre os destaques estão de músicas do novo disco, O Rei da Guitarrada (2010), até versões de músicas que marcaram o início de sua carreira, como O Milionário, do grupo de jovem guarda Os Incríveis. Ele promete ainda homenagear o carnaval com um bloco do show dedicado às marchinhas.

Para a apresentação em Fortaleza, ele também preparou um dueto com Mestre Vieira, inventor do estilo e motivo pelo qual Aldo Sena se apaixonou pela guitarrada (ao ouvir o disco Lambadas das Quebradas).

Com mais de 20 discos lançados, Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, inclui em seu show carimbós típicos do Pará e músicas que marcaram sua carreira, como a Lambada Jamaicana, lançada em 1984, além de faixas do novo álbum, Guitarrada Magnética, lançado em 2010 pela Na Music de Belém. Em 2008, Mestre Vieira recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.

SERVIÇO

Show de lançamento do 12º Festival Jazz & Blues - Dia 26 de fevereiro em Fortaleza. Venda de ingressos antecipados do dia 16/02 a 24/02: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia e sócio do BNB Clube). Venda nos dias 25 e 26/02: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia e sócio). À venda no Local: Av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota. Tel: 85-4006.7200.

Festival Jazz & Blues 2011 – Guaramiranga, Fortaleza e Sobral – De 05 a 08 de março (carnaval) em Guaramiranga, de 10 a 12 em Fortaleza e dia 11 em Sobral/CE. Info: www.jazzeblues.com.br e 85-3262.7230.









Grupo Bora! se apresenta no Teatro SESC Emiliano Queiroz

O SESC apresenta o show do Grupo Bora! Ceará Autoral Criativo, que acontece na próxima quinta-feira (10), às 20h, no Teatro SESC Emiliano Queiroz. A apresentação faz parte do projeto Quinta Acústica, iniciativa que leva boa música de grupos autorais do cenário musical cearense.

O grupo é formado por diversos músicos e tem por intuito agregar artistas em um movimento pela liberdade da criatividade. Para tanto, alguns integrantes se reúnem neste show mostrando ao publico uma nova proposta de espetáculo.

Serviço:
Quinta Acústica
Grupo Bora! Ceará Autoral Criativo
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Rua Duque de Caxias, 1701 - Centro)
Dia: 10/02
Horário: 20h
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Informações: 3452-9090








BARES


Projeto NA TRILHA DO JAZZ & BLUES prepara o público de Fortaleza para o Festival



> Músico Mimi Rocha é uma das presenças certas pelo projeto do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga pelos bares restaurantes e casas de shows da capital cearense


O Festival Jazz & Blues chega à 12ª edição em março. Durante o Carnaval, de 05 a 08, acontece em Guaramiranga e depois da quarta-feira de cinzas, de 10 a 12, tem mais shows em Fortaleza e dia 11 também em Sobral. Enquanto isso, os apreciadores do jazz e do blues na capital cearense podem entrar em clima de Festival com o projeto Na Trilha do Jazz & Blues, que acontece durante todo o mês de fevereiro, numa parceria com bares que já têm uma tradição de jazz e blues em suas programações.

PROGRAMAÇÃO: Na Trilha do Jazz & Blues

Café Pagliúca
Rua Barbosa de Freitas, 1035 Bairro Aldeota. Tel: - 3224-1903. Couvert: R$ 8,80.
3ª feira às 21h: Mimi Rocha Trio
4ª feira às 21h: Márcio Resende
Sábado às 21h: Dunnas Jazz

Degusti
Rua Vilebaldo Aguiar, 352 – Papicu. Tel: 3262-1719. www.degusti.com.br
Couvert: R$ 3,50
4ª feira às 21h: Rodrigo Cardozo Trio

Bar Altas Horas
Rua Luís Girão, 135 Bairro: Seis Bocas. Tel: - 3278-4925. Couvert: R$ 4,90.
5ª feira às 20h: Cantora Nayra Costa com Mimi Rocha (guitarra) e Ricardo Pontes (bateria).

Confraria Sâo Tomé e Butiquim
Rua Frederico Borges 27 A (Confraria São Tomé) e Frederico Borges 27 B (Butiquim). Tel: 3267-1488. Couvert: R$ 3,50
5ª feira às 21h: Felipe Cazaux

Espaço Cultural Casa do Blues
Av. da Universidade 2327 – Benfica. Tel: 9937.8996
6ª feira. A casa abre as 18h. Show das 19h30 às 22h:
Dia 11: Puro Malte. Dia 18: Blues Label. Ingresso: R$ 8,00
Dia 25: Tributo a Jimi Hendrix com Artur Menezes e Felipe Cazaux. Ingresso: R$ 10,00

Sangria Desatada Grill
Rua República da Armênia, 1311, Água Fria. Tel: 3267.6975. Couvert R$ 3,50
6ª feira às 21h: Moacir Bedê e Pádua Pires
Sábado às 21h: Jordão Luz e Egídio

O Festival Jazz & Blues 2011 é uma realização da Via de Comunicação e Cultura, com patrocínio da Votorantim Cimentos, Indaiá, BNDES, Banco do Nordeste e Coelce. Apoio Cultural: Assembléia Legislativa do Ceará, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura). Promoção: Diário do Nordeste. Info: www.jazzeblues.com.br e 85-3262.7230.










DIVIRTA-CE RECOMENDA

Dança do Ventre ao som do Debarke

Bar Mistura Cenários é ótima opção para o sábado a noite


Sábado, dia 12 de fevereiro, DIVIRTA-CE recomenda que você vá conhecer um bistrô muito peculiar de Fortaleza, que aliás fica próximo e no mesmo quarteirão que a sede do jornal O ESTADO. Trata-se do Mistura Cenários (Rua Barão de Aracati, 1240 – Aldeota), um local que agrada com seu público eclético, bom atendimento e ótimas comidinhas e atrações musicais à noite, e que também funciona de dia como loja de decoração. O Mistura Cenários apresenta sábado uma atração especial: uma noite de Dança do Ventre com Raquel Zaahirah, Juliana Serra e Hérica Fernandes, ao som do derbakista Bruno Braga.
O derbake é o principal instrumento de percussão na música árabe, libanesa e egípcia. É também o principal instrumento presente nos “Solos de Derbake”, onde a bailarina realiza uma dança em sintonia com os toques do derbake.
O instrumento recebe inúmeras denominações: derbake, darbuka, dumbek, tabla entre outros dependendo do país, no Brasil é mais conhecido como Derbake. Quem toca derbake é derbakista, tanto homem quanto mulher. O derbake chegou ao Brasil nos anos 70, confeccionadas pelo percussionista Fuad Haidamus (pai da percussão árabe no Brasil).
Informações e reservas para o Mistura Cenários: (85) 3254-2520. Couvert para todos os eventos : R$ 5,00.









TEATRO



VOCÊ NÃO CONSEGUE PARAR!

Musical baseado em "Hairspray" em cartaz no Teatro Sesc

Nos sábados e domingos de fevereiro,o Teatro SESC Emiliano Queiroz apresenta o espetáculo "Você não consegue parar!" do Grupo Às de Teatro. Com direção de Glauver Souza, a peça é uma livre adaptação do famoso musical da Brodway “Hairspray”, de Marc Shaiman e Scott Whittman. A trama passeia pela vida de Tracy Turnblad, moradora de Baltimore, que sonha em participar da Galera Mais Legal de um programa de tv para jovens.

A protagonista enfrenta problemas por ser “diferente”: é gordinha. Com influência da dança dos negros, também desprezados, Tracy entra no programa e se torna um ídolo adolescente. “Você não consegue parar!” é um musical que abusa da alegria. As situações cômicas vão guiando o espectador na luta a favor da igualdade entre gordos e magros, negros e brancos. As canções animadas vão envolver a plateia, que vai sentir vontade de dançar junto com os atores.


SERVIÇO
VOCÊ NÃO CONSEGUE PARAR!
Dias: 5, 12, 19 e 26, sábados às 20h / 6, 13, 20 e 27, domingos às 20h30
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
Duração: 02 H. (em dois atos)
Classificação: Livre
Dramaturgia: livre adaptação do musical “Hairspray”
Direção: Glauver Souza
Grupo Ás de Teatro











"Pamonha e Panaca" em cartaz no projeto Grandes Espetáculos

Cristiane Pereira e Ricardo Blat estão no espetáculo que será apresentado no Teatro Celina Queiroz, na Unifor


Em cartaz de 25 a 27 de fevereiro, no Teatro Celina Queiroz, o espetáculo Pamonha e Panaca traz o talento dos renomados atores Cristiane Pereira e Ricardo Blat ao campus da Universidade de Fortaleza. A peça causa riso e simpatia já pelo nome, além de muita curiosidade. O que podemos esperar de personagens com esse nomes?

Com texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo, que também divide o palco com Ricardo Blat, o espetáculo é uma comédia inspirada nos personagens presentes nos circos, no cinema, na TV e nas histórias em quadrinhos. Sobe ao palco uma crônica sobre o comportamento de pessoas que são movidas pelo desejo de alcançar o sucesso contando apenas com a sorte. Mentiras e trapaças são soluções mais simples e de fácil aplicação quando qualquer esforço significa infelicidade. Dessa maneira Pamonha e Panaca, dois andarilhos sem rumo, tentam sobreviver.

O espetáculo se dirige ao público em geral, uma vez que a versatilidade do texto e da direção permite que ela tenha diferentes leituras: da mais ingênua e irreverente até a mais reflexiva e dramática. Vale a pena conferir.
Serviço
Pamonha e Panaca
Dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2011, Teatro Celina Queiroz, campus da Unifor
Sessões: sexta-feira e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: 3477-3033/3175






Classe teatral cearense se revolta com Cid Gomes

Governo do Ceará pagou R$ 627 mil por peças de Zé Celso e gera protestos


O investimento público de R$ 627 mil para levar o diretor Zé Celso Martinez Corrêa e a série "Dionisíacas" para Fortaleza causou polêmica entre artistas do Ceará. O dinheiro investido em quatro dias de apresentação supera os R$ 500 mil que o setor de teatro cearense recebe por ano do governo estadual via edital de incentivo, segundo a Secretaria de Cultura do Estado.
"A gente não é contra o Zé Celso aqui. Mas é uma quantia fora da nossa realidade", disse o ator Carri Costa, da Cia. Cearense de Molecagem. Carri deu início à discussão ao se manifestar em uma carta aberta que repercutiu na internet. Alguns artistas, como ele, não compareceram às apresentações, que ocorreram na semana passada. "Estou de luto e protestei", disse Edson Cândido, do Grupo Imagens.
O boicote não foi unanimidade entre artistas do Estado. "Fui ver o espetáculo e estava lotado. Não houve hostilidade ao grupo", disse o ator e diretor Ricardo Guilherme. O ator e diretor Marcelo Drummond, do Oficina, também disse que o protesto não foi sentido nas peças. "Acho que, em vez de se manifestarem contra o Oficina, eles deviam se manifestar a favor da cultura própria."
A secretaria de Cultura afirmou que R$ 200 mil usados para levar o Oficina foram investidos pela pasta e o restante foi liberado pelo Tesouro do Estado para a comemoração do centenário do Theatro José de Alencar, onde ocorreram os espetáculos. A secretaria informou ainda que o incentivo à cultura no Estado é feito também de outras formas.
Na festa de Réveillon da cidade, um show de Caetano Veloso também causou polêmica. A prefeitura gastou R$ 714 mil, incluindo cachê, 19 apartamentos para a equipe e 20 passagens aéreas. A apresentação, porém, foi feita no estilo "banquinho e violão", sem banda. A prefeitura alega que o dinheiro não foi gasto apenas com o cachê do artista, mas também com a logística do show.









O ADORÁVEL E OUTROS CONTOS com o grupo TEATRO EM PELÍCULA

Espetáculos de Rafael Barbosa estarão em cartaz nos dias 11 e 12 no palco principal e no porão do Teatro José de Alencar

O dramaturgo Rafael Barbosa é prestigiado no Teatro José de Alencar, que apresenta nesse fim de semana dois espetáculos do Grupo Teatro em Película, no porão e no palco principal, baseados em textos do autor. "O adorável e outros contos" é adaptado dos contos de Rafael Barbosa - possui cinco estórias independentes - todas trabalham com a participação do público como agente dramático. O espetáculo, foi apresentado em vários locais, entre eles banheiros, universidades e teatros, mostrando que a literatura pode alcançar as pessoas através do novo teatro que vai além das "quatro paredes", mas dessa vez serão apresentados neste sábado e domingo, às 20h, no palco principal do TJA (ingressos: R$ 6).

Os contos encenados, que são monólogos, são os seguintes.

O adorável: em um ambiente asséptico e intimista, uma homem vê-se diante da oportunidade de expor seus pontos de vista a respeito da eutásia e suas variante.Entretanto, a platéia vai descobrindo que este homem pode esconder muitas coisas a respeito da sua estadia neste local de reflexoes e idéias.

Os palhaços moram em Luxemburgo: Um atriz descobre estar grávida e têm que lidar coma problemática que está lhe consumindo. Então, ela discute diante de um microfone, a possibilidade de deixar a criança e fugir para Luxemburgo com a sua amante.

O fim é na demência: Juvenal é deixado pela sua esposa, traumatizado, ele resolve mudar a sua vida completamente.Ele dixa o futebol e entra em um grupo de teatro, descobre-se como homossexual e começa a estudar francês.

Antes do espetáculo no palco prinipal, às 18h, sábado e domingo, no porão do Teatro José de Alencar, será apresentado “Quando as Galinhas Gemem”, a mais nova criação do grupo Teatro em Película, também baseado no texto do escritor carioca Rafael Barbosa, que também é ator e diretor. Apoiado no naturalismo das ações e investindo em uma forma metalingüística, o ator Toni Benvenulti interpreta um velho de sessenta e seis anos que sofre com a solidão e com o fato de que as pessoas tentam controlar sua vida como o que diretor faz com os seus atores. Cansado dessa solidão, pedi para que alguém transforme sua vida em uma peça de teatro e dê um final feliz para ela. Se o espectador espera ver sangue, enforcamentos, brigas, assassinatos, discussões ou até mesmo uma grande comédia, este não é o melhor local.










Espetáculo “O Cantil” em cartaz no Teatro SESC Emiliano Queiroz

O grupo Teatro Máquina apresenta o espetáculo “O Cantil” durante as sextas-feiras de fevereiro, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, às 20h. A história nasce de uma leitura específica de “A Exceção e A Regra”, de Bertold Brech, onde a palavra é suprimida para que o gesto seja enfatizado e o trabalho dos atores possa ser refuncionalizado pelo exercício de demonstração e manipulação. Trata, portanto, de uma viagem sem espaço e nem tempo definidos.
Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão, a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil. O espetáculo tem produção de Levy Mota e direção e dramaturgia de Fran Teixeira.


SERVIÇO
Espetáculo “O Cantil“
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701)
Dias: 04, 11, 18 e 25/02
Ingressos: R$10,00 (inteira); R$5,00 (meia)
Classificação: Livre









Limiar entre arte e vida

Centro Dragão do Mar apresenta espetáculo “Mixórdia” nas quartas de fevereiro

O Curso de Princípios Básicos em Teatro - CPBT, programa de formação em teatro do Governo do Estado do Ceará, completa 20 anos em 2011. Para marcar a data, os alunos do curso estreiam em fevereiro, no palco do Teatro Dragão do Mar, a temporada de Mixórdia. O espetáculo de conclusão da turma noite do CPBT será encenado todas as quartas-feiras de fevereiro, às 20h, com ingressos a R$ 2 e 1.
No enredo, os bastidores de uma companhia teatral vai desnudando a vida de cada um de seus integrantes. O espetáculo tem direção de Silvero Pereira e revela as angústias, os processos criativos e os momentos pessoais que delimitam as fronteiras tênues entre ficção e realidade. A palavra Mixórdia significa mistura, desordem e, neste conceito, a peça recria os prazeres e as dores daqueles que desejam reconhecimento artístico.
Serviço
Mixórdia – mistura desordenada fragmentos – Espetáculo da turma CPBT – Noite – 2010 com direção: Silvero Pereira. Todas quartas-feira de fevereiro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00 e 1,00. 60min. Classificação: 16 anos. Informações: (85) 3488-8600










SOLEDAD BRANDÃO EM: "O CIRCO DOS BEATLES"

Dias 05, 12, 19 e 26 de FEVEREIRO - no Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar ---- às 19h

Soledad Brandão comando o picadeiro e interage com músicos fantásticos e seres circenses, todos embebidos pelas músicas do grupo britânico The Beatles. Além dos artistas, a iluminação cria uma ambientação fantasiosa e psicodélica, convidando o público a viajar cada vez mais com eles. O Show Espetáculo conta também com projeções que complementam ainda mais o cenário.

O projeto “Soledad Brandão em: O Circo dos Beatles” é, além de um Show Espetáculo, um projeto coletivo, que integraliza as diversas artes desenvolvidas pelos artistas conterrâneos, buscando cada vez mais o fortalecimento do espaço cênico cultural cearense.
O que é?! “Soledad Brandão em: O Circo dos Beatles” é um projeto que integra quatro vertentes:
· Circo
· Fantasia
· Magia
· Psicodelia

Surgindo a partir do trabalho solo exercido pela artista no meio musical, pensou-se em como poderíamos unir todos elas em um único projeto musical, possuindo como base um repertório beatlemaníaco, já que o grupo britânico usou essas vertentes em boa parte de sua carreira, nos discos como Revolver, Abbey Road e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, por exemplo, cujo repertório é:

1. Wild honey pie
2. Because
3. Being For the Benefit Mr. Kite
4. I Saw Her Standing There
5. The Ballad of John and Yoko
6. Taxman
7. Come Together
8. Lucy in the Sky with Diamonds
9. Something
10. I am The Walrus
11. Strawberry Fields Forever
12. With a Little Help From My Friends
13. Got to Get Into My Life
14. Eleanor Rigby
15. Tomorrow Never Knows
16. I want you

Em palco, a cantora e os músicos interagem com seres circenses, como palhaços clownianos, mágicos, mulheres dionisíacas em tecidos, malabaristas, pernas de pau, na verdade eles próprios se transformam com toda a magia contagiante e transcendente.

Além dos artistas, a iluminação cria toda uma ambientação fantasiosa e psicodélica, convidando o público a viajar cada vez mais junto com os artistas. Contamos também com projeções que complementam ainda mais o cenário.

SERVIÇO
SOLEDAD BRANDÃO EM: O CIRCO DOS BEATLES
Data da temporada: 5, 12, 19 e 26 de fevereiro (todos os sábados)
Horário: 19h
Duração: 1h30min
Classificação: livre
Ingressos: R$ 10,00














Alvoroço por uma promessa

O espetáculo "O Pagador de Promessas" volta ao Teatro Dragão do Mar para a temporada de 2011 e traz novidades no elenco


Selecionado pelo edital de ocupação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, O Pagador de promessas está no programa Teatro da Terça de fevereiro. O espetáculo tem a direção de Fernando Lira e será encenado nos dias 01º, 8, 25 e 22 de fevereiro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2 (inteira) e 1 (meia).
O Pagador de Promessas, sucesso nos palcos, minissérie e cinema, é carregado de traços regionalistas em música e movimento. Com 20 atores em cena, a peça é recheada de cantos religiosos (rezas, benditos, incelenças), capoeiras e emboladas que levam o público para rever uma dos enredos mais memoráveis da dramaturgia brasileira: a saga de Zé do Burro.

A peça escrita por Dias Gomes em 1959 conta a história de um agricultor simples, Zé do Burro, que, em vias de perder o seu burro, faz uma promessa a Santa Bárbara, Iansã no candomblé, para salvar o animal. O pagamento é carregar uma pesada cruz de sua roça em Monte Santo, interior baiano, até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Creditada como heresia, o padre tranca a porta da igreja e com sua insistência, Zé do Burro cativa a população, mas enfrenta problemas com polícia e com a imprensa. Um grande rebuliço na cidade é armado com muito humor, mas também toques dramáticos que apontam a situação nordestina permeada por miséria, inocência, religiosidade e política.
O espetáculo é resultado do trabalho coletivo dos alunos de artes cênicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e reverencia o grande mestre da dramaturgia, Dias Gomes. O texto também levou o Brasil a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962, graças a sua adaptação para o cinema.
Serviço: Teatro da Terça – O Pagador de Promessas – Espetáculo com direção: Fernando Lira. Toda terça de fevereiro, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. 80min. Classificação 12 anos. Ingressos: R$ 2,00 e 1,00. Informações: (85) 3488-8600










UM GOLE DIVINO – 3ª temporada

Em FEVEREIRO- Na sala Nadir Papi Saboya (anexo ao Theatro José de Alencar)... às 19h

O espetáculo "Um Gole Divino", montagem de conclusão do Curso de Princípios Básicos de Teatro-manhã 2010, é uma peça de teatro ritual musicado, norteada pelo estudo do mito do deus grego Dioniso, seu nascimento, morte e renascimento, e o surgimento do teatro a partir do culto a esta divindade. Motivado pela comemoração de cem anos do Theatro José de Alencar, Um Gole Divino celebra as origens do teatro, investigando a transição do mito grego para a cena por meio de uma ode a Dioniso.

Com direção de Juliana Veras, o espetáculo une elementos do teatro feito na Grécia antiga, como a presença do Coro como narrador participante da ação, com a organicidade proposta pelo teatro Ritual, que busca envolver o público despertando sentidos além da visão, aproximando a relação ator-espectador. Para consagrar esta relação, vem a música, inspirada no canto lírico coral, mesclado à percussão corporal, trazendo a atmosfera da delicadeza e a visceralidade, próprias do deus Dioniso que, em si, carrega ambas as potências, sendo ao mesmo tempo suave e arrebatador.

O espetáculo vem proporcionar uma interpretação mais completa do deus Dioniso, comumente conhecido como símbolo da histrionia e perversão, trazendo também o seu oposto, o lado suave. A música é um elemento de fundamental importância na peça, e está presente em forma de Coro. Os atores são convidados a produzir o som a partir da organicidade que o Teatro Ritual propõe. Mesclando musicalidade e interpretação cênica, o espectador é convidado para uma cumplicidade cênica a partir do despertar de sensações primitivas.

SERVIÇO
UM GOLE DIVINO – 3ª temporada
Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20,26 e 27 de FEVEREIRO- Na sala Nadir Papi Saboya (anexo ao Theatro José de Alencar... às 19h
CURSO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEATRO-CPBT MANHÃ/2010
19h na sala Nadir Papi Saboya
Ingressos R$ 6,00 - R$ 3,00
Duração: 30min










"AZULEJO BRANCO" com Grupo Teatro suspenso

Dias 16, 17 de FEVEREIRO - no Palco Principal do Theatro José de Alencar às 19h


Ela muda-se frequentemente de casa por vontade do marido e perde-se em meio a tantas caixas de mudanças que parecem fazer parte de si. Seu cotidiano é o de uma dona de casa e está repleto de lembranças da sua finada mãe e de ordens do seu marido, só as cinco da manhã Ela consegue ser feliz e plena ao observar o azulejo branco do banheiro.

Concepção

Compartilhar com o público o universo de uma dona-de-casa reprimida por lembranças de sua finada mãe e presença do seu atual marido, cujo seu maior prazer é observar o azulejo branco do banheiro, esse é um elemento neutro, estranho e curioso que representa a “válvula de escape” que cada indivíduo tem para sentir-se pleno e longe de tantas repressões que são ocasionadas por questões sociais. Metaforicamente falando, é como se subíssemos até a superfície do mar em que vivemos imersos para poder respirar.

Na cena são utilizados diversos signos que vão se repetindo e, assim, criando relações e formando compreensões diversas pelo público. Existem meios concretos para questionamentos filosóficos serem fomentados dentro da individualidade de cada espectador. A interpretação encontra-se no limiar entre o realismo e expressionismo para, propositalmente, causar estranheza. A interpretação mecânica está em algumas cenas através de ações coreografadas com músicas. Essa ideia mecânica vem da pesquisa teórica onde o iluminismo (corpo-máquina) foi assimilado com o cotidiano de uma personagem que permite que sua vida seja programada pelo meio. Deste modo, o espetáculo contêm uma estética que concentra-se entre o realismo-expressionismo, com picos interpretativos nos dois pontos extremos, que são as duas estéticas, enfatizando o trabalho do ator (expressão corporal, englobando nessa a expressão vocal).

O Grupo Teatro Suspenso nasce em 2009 com a pesquisa Azulejo Branco (espetáculo teatral, que leva o mesmo nome da pesquisa, e a performance Espelho Sem Reflexo). Em maio de 2010 o trabalho teatral Azulejo Branco, ainda no formato esquete, foi reconhecido no XIV Festival de Esquetes de Fortaleza (FESFORT) como "Melhor Ator" (Gabriel Matos) e "Melhor Texto Original", tendo sido selecionado para participar em julho do mesmo ano no VII Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA). Em 2010 é desenvolvida a pesquisa performática de Volúpia tendo como base poemas eróticos renascentistas e textos de Arnaldo Jabor, onde o erotismo é abordado com sutileza e poesia. Atualmente o grupo encontra-se em processo de montagem do espetáculo Borboleta Acorrentada, com direção e dramaturgia de Gabriel Matos e atuação de Jesuíta Barbosa e Thaís Paz, tendo previsão para estreiar em abril

O solo Azulejo Branco, de Gabriel Matos, já avança um ano de pesquisa e foi apresentado no ano de 2010, ainda no formato esquete, nos festivais: XIV Festival de Esquetes de Fortaleza (FESFORT) e VII Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA), sido reconhecido no primeiro como “Melhor Ator” e “Melhor Texto Original”, e no segundo indicado para “Melhor Ator Revelação” e “Melhor Texto Original”. A partir de necessidades da obra, o esquete foi transformado em espetáculo, e a pauta solicitada torna-se especial para a estreia do mesmo.

SERVIÇO
"AZULEJO BRANCO" com Grupo Teatro suspenso
Dias 16, 17 de FEVEREIRO - no Palco Principal do Theatro José de Alencar às 19h
Grupo Teatro Suspenso
Horário: 19h
Duração: 50min
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 6,00(VINTE REAIS ) INTEIRA
R$ 3,00 ( DEZ REAIS) MEIA




MODA

TENDÊNCIAS DO VERÃO 2011

Azul Turquesa: A cor se destacou no Fashion Rio Primavera-Verão 2011, tanto em roupas, quanto na beleza. A tendência da cor promete ser presença marcante na próxima estação.

Babados: Os babados estão em alta desde o verão passado e nas ultimas semanas de moda apareceram nos desfiles de vários estilistas. Acredito que sempre são ótimas apostas para as fashionistas que adoram um look meio romântico. Veja como usar babados valorizando seu corpo.

Brasileirismo: Estampas com referências regionais e bem brasileiras são ótimas apostas para o verão 2011 e tem tudo para durar várias estações.

Cortes e recortes: Os cortes e recortes foram predominantes nos maiôs e biquínis e já podem ser considerados a modelagem das peças na próxima estação.

Chapéus: Os Chapéus chegaram como novidade nas tendências de moda do inverno 2010 e se depender das ultimas semanas de moda no Brasil vão ficar em alta por um bom tempo. Veja os chapéus da moda verão 2011!

Cintos: A cintura do verão 2011 é bem marcada, aposte nos cintos, dando preferência aos fininhos em uma vibe meio vintage.

Decotes: Os decotes foram democráticos nas semanas de moda e tem modelo para todos os gostos, encontre um que lhe valorize e arrase na moda verão 2011.

Estampas: Muitas estampas desfilaram nas semanas de moda no Brasil. Aposte nas estampas animais, florais, gráficas, étnicas e brasileiríssimas.

Flores: A tendência de flores foi tão grande que preferi destacá-las além das estampas. Flores grandes, flores pequenas, flores de todas as formas são grandes apostas para os tecidos da moda no verão 2011.

Geometria: Estampas geométricas são também são grandes apostas para o verão 2011. Aposte nelas em detalhes, calças, blusas, saias e acessórios.

Insinuação: A insinuação da moda verão 2011 vem em forma de transparências, mas aconselho a maneirar na audácia e mostrar o mínimo possível. Veja como usar roupas transparentes!

Legging: As leggings também apareceram nas semanas de moda do verão 2011 e creio que devem continuar em alta, já que muitas das fashionistas que aderiram ao look adoraram o conforto que as mesmas proporcionam. Aposte nas leggings coloridas e estampadas.

Maxi Colares: Os maxi colares da moda verão 2011 são mais longos que os modelos em alta no inverno 2010( os maxi colares do inverno 2010 são volumosos e curtinhos, lembra?). Usar e abusar do acessório em cores e misturando vários materiais são ótimas ideias.

Nude: A cor nude sobrevive como tendência fashionista e fica em alta por mais uma estação. Ótima aquisição na época de liquidações; fique de olho!

Olhar Destacado: Muitas cores, sombras e muito delineador formarão a maquiagem do verão 2011.

Oxford: A ankle boot é o sapato do inverno 2010, mas, ao que parece, no verão 2011 é a vez do Oxford, baixinho, grudar em nossos pezinhos.

Paletós curtos: Paletós, blazer e casaquinhos curtos são ótimas apostas para o verão 2011, principalmente para as noites, e muitas marcas investiram nas peças, fique de olho!

Pescador: O verão 2011 é das calças curtas e enroladas no melhor estilo pescador, pelo menos elas foram presença marcante nas semanas de moda brasileira.

Redes: Sabe as redes que os pescadores usam? Se encontrar camisas furadinhas ou qualquer peça de roupa no estilo, agarre, pois no verão 2011 elas estarão super em alta.

Saias Cintura Alta: A Saia cintura alta permanece super em alta na moda do verão 2011, vale a pena investir no modelo.

Unhas Coloridas: Esmaltes coloridos já podem ser considerados os novos batons, ou seja, indispensáveis em qualquer look fashionista. No verão 2011 as variedades em cores só tendem a crescer, então é só encontrar as que melhor te valorizem, já que o fato de uma cor ser linda e ficar ótima em uma amiga, não a torna perfeita para todo mundo, né? Bom senso sempre é fundamental.

Vestidos: Vestidos e mais vestidos são as peças chaves da estação. Vale destacar os vestidos florais, a cara da próxima estação, e a lei dos extremos, em resumo, os vestidos da moda verão 2011 serão ou muito curtos ou muito longos.

Xadrez: A moda xadrez continua em alta no verão 2011 e é mais uma tendência que levaremos do inverno 2010 para a próxima estação.







Estilista cearense Ivo Viana fará coleção para loja da bailarina Ana Botafogo

Queridíssimo estilista cearense Ivo Viana esteve cumprindo agenda de trabalho semana passada, na capital carioca. O experiente e moderno profissional da moda, que atualmente mora em São Paulo, vai fazer uma nova coleção para a loja da bailarina Ana Botafogo. Feliz com a nova fase, Ivo ainda encontrou tempo para rever amigos. "O Rio de Janeiro continua lindo...", disse ele.













Três temas na Kaele


Acompanhando as tendências para o inverno apresentadas nas passarelas mais famosas do mundo, a Kaele traz para a estação mais fria do ano três temas que vão agradar a todos os estilos.

O primeiro deles é o minimal onde podem ser encontradas formas puras e tons monocromáticos. Como o nome já sugere, as peças dessa linha apresentam um minimalismo através de cortes impecáveis que dão as peças um caimento quase feito sob medida. A coleção foi pensada, principalmente, para as mulheres elegantes que não abrem mão de um bom acabamento.

Os looks desse tema são mais cleans com tons mais neutros como o bege e o malve. Mas algumas cores fortes como páprica aparecem em um contraste perfeito.

Para o segundo tema da coleção aparece o Traveller com uma mistura de texturas e estampas em peças com modelagens confortáveis e despojadas. São malhas com aspectos de lã, texturas aconchegantes com malhas fluidas.

Aqui aparecem as parkas e os casacos leves ótimos para aqueles dias de friozinho. Nos tons predominam o caramelo, o azeitona e o tabaco.

O último tema da coleção de inverno 2011 Kaele volta um pouco no tempo e traz a tona o estilo cinquentinha das Pin-Ups com formas bem sensuais e femininas.

As peças dessa linha apresentam uma silhueta mais curvilínea para destacar o corpo feminino. As cores abusam do vermelho rouge e do black total para um ar sexy aos looks.







Beleza e conforto na linha underwear da Scala

A coleção Inverno 2011 da SCALA vem repleta de beleza e conforto tanto na linha underwear quanto outerwear, oferecendo opções para todos os corpos e estilos. Na linha Underwear Básica, a SCALA desenvolveu uma ampla coleção de calcinhas e soutiens feitos com tecidos e acabamentos de última geração. Os produtos foram criados com atributos para diferentes ocasiões, proporcionando o máximo de conforto.

Alinhada às principais tendências da moda, a linha Underwear Fashion apresenta uma coleção inspirada nos temas Ilusion, Antique e Rustic, com estampas exclusivas, ampla cartela de cores e modelagens variadas, tudo com muito estilo. Os lingeries Ilusion apresentam uma abordagem totalmente moderna, produzidos com o que existe de mais novo em fios e acabamentos. Uma paleta de cores neutras, que varia entre os cinzas, preto e branco com os “accent colors” rosa, azul e vermelho, com destaque para as listras multicoloridas e os desenhos geométricos.

Com um tema sofisticado, que busca inspiração no luxo e no requinte do barroco, a Antique traz a riqueza da tapeçaria, os brilhos e brocados, coordenados com a renda, hoje obrigatória em qualquer ocasião. Estampas em arabescos e gravataria, com uma cartela de cores que vai entre o azul marinho e os violáceos, complementada pelo verde militar. Já a linha Rustic, que tem forte inspiração nos anos 70, oferece produtos com aspectos artesanais, com efeitos crochet e tricô, estampas de jacquards, em xadrez e listras que se coordenam com os tradicionais florais campestres. Ela tem uma cartela de cores com tons neutros como beges e marrons, fortes tendências da estação, que se contrapõe com os azuis e vermelhos escuros como “accent color”.

Para as ocasiões especiais, a SCALA tem a linha Underwear Luxury, uma ampla coleção de calcinhas e soutiens com a mais alta tecnologia em acabamentos especiais, como rendas e cristais. Pensando nas pré-adolescentes que buscam o máximo de conforto no seu primeiro soutien, a SCALA criou a linha Teen underwear, com modelos básicos para serem usados no dia-a-dia. A SCALA também pensa nos homens e traz para eles a linha Underwear Masculina, com uma extensa família de produtos de última geração. Leves e com secagem ultra-rápida, as cuecas foram desenvolvidas especialmente para os exigentes, que buscam conforto e inovação.

Desenvolvida com alta tecnologia e fios de última geração como o bouclê, molinê ou microfibra, as peças da linha básica Outerwear não têm costuras laterais, proporcionando conforto e um ajuste perfeito ao corpo. A SCALA apresenta para a estação uma coleção de peças que são essenciais no guarda roupa feminino. Unindo versatilidade e tecnologias às tendências de moda e comportamento, a linha oferece modelos exclusivos com conforto e qualidade, representados em três coleções, as mesmas da linha underwear: Ilusion, Antique e Rustic. O design desses modelos tem as mesmas características da linha underwear.

Com amplo mix de produtos, a coleção de meias foi desenvolvida com fios especiais, aliada a mais alta tecnologia e às tendências de moda e comportamento, podendo ser coordenada com os looks de cada tema sugerido.































Cyann Inverno 2011

Mix de texturas e transparências marcam a nova coleção da marca feminina

Com peças atemporais marcadas, principalmente, pela sofisticação e qualidade de matéria-prima e acabamento, a marca de moda praia Cyann amplia seu mix de produtos e apresenta uma linha multifacetada em sua coleção de Inverno 2011. A essência da mulher Cyann continua urbana, independente, sexy e com atitude. Essa mulher elege para seu closet, peças reinterpretadas para os dias de hoje, que podem ser usados em diversas situações, em balneários ou na cidade.

Vestidos, caftans, leggings, cardigans, blazeres, calças, tops e biquínis compõe o mix de produtos da coleção. A construção das peças foi desenvolvida a partir de um mix de texturas, como o tule que contrasta com o veludo, a renda ou a Lycra® microfibra, em combinações de brilho e opaco, com recortes transparentes que revelam o corpo na medida adequada.

A expertise em beachwear viabilizou a construção elaborada de uma linha de bodies, confeccionados com tecidos como veludo com Lycra®, tricô com elastano, neoprene acetinado, jacquard, tule com Lycra® e bordados com pedrarias e cristais Swarovski.

A cartela de cores é composta por tons fortes como marrom, mooca, castanho, cinza e preto, além de detalhes em ouro velho. O animal print aparece em várias versões das estampas de onça e zebra, desenvolvidas a partir dos tons da temporada. Outro destaque são as estampas exclusivas, como as de cavalos, que formam uma espécie de pied-de-poule estilizado, uma tatuagem oriental e um barrado abstrato com a imagem ampliada além do design da peça.



Os produtos Cyann são criados para serem usados na "vida real". Ou seja, para a marca não basta ter um item com design desejável. Ele deve ser possível para diversos momentos de uma mesma mulher. O minucioso trabalho no acabamento é uma espécie de “atelier”, que proporciona qualidade impecável na finalização das roupas. Os aviamentos são realizados com materiais nobres e as peças forradas com poliamida com Lycra®, o que garante maior conforto.

Para a campanha, a Cyann escolheu como cenário uma atmosfera que remete o universo sofisticado dos haras. A mistura de tecidos, texturas e cores dão o tom sensual e sofisticado, além das transparências, franjas, decotes e recortes encontrados nos bodies e hot pants.






Ficha técnica:
Fotos: Fernanda Calfat
Styling: Thidy Alvis (Gloss)
Beleza: Johnny Lazz
Modelo: Bruna Finotti (Elite)

Estilo: Lis Witcoske, Marcio Ito

Assistente de fotografia: Rafael Chacon, Anderson Oliveira

Tratamento de Imagem: Studio Fernanda Calfat

Agradecimentos: Haras Carrera e equipe, Joça e Vera Calfat, Indusfios, Padronagem Tecidos


Cyann
Telefone (11) 3337-2331
www.cyann.com.br











REVISTAS


NOVA EDIÇÃO DA EXOTIC VIP/GOURMET

O publisher Paulo Matta publica a 81ª edição da revista Exotic, a ser lançada no próximo dia 14/02, às 20 horas, em coquetel para convidados no Restaurante Sobreiro.

Nesta edição, com o formato duas revistas em uma, Exotic Vip com perfis de famosos e da sociedade cearense, entrevistas e variedades, e Exotic Gourmet, o anuário de gastronomia mas respeitado da cidade.

Na Vip de 2011, a publicação apresenta as personalidades mais influentes em vários setores e ainda a sociedade consular do Ceará e alguns cônsules. Entre elas: Ciro Ferreira Gomes, Maria Célia Habbib M. Ferreira Gomes (1ª dama do Estado), Sarah Philomeno Gomes, Edilmar Norões, Gentil Barreira, Patriolino Ribeiro Neto, a organizadora da Casa Cor Ceará, Neuma Figueiredo, o advogado e músico Ricardo Bacelar, os cantores Italo e Renno, Luiz Gastão Bittencourt, o secretário especial da copa de 2014 Ferruccio Feitosa, os deputados, Sérgio Aguiar, Raimundo Gomes de Matos, Patrícia Saboya, Arthur Bruno, além do cirurgião plástico Dr. Marcio Crisóstomo. E um dos grandes destaques desta edição, é a designer de jóias que conquistou Hollywood, a paulista Letícia Linton, que inclusive já é presença confirmada para este grande lançamento.

Mas vips não são somente os entrevistados - são, principalmente, os leitores convidados, pois é a eles que se dirige a Exotic Vip: pessoas de bom gosto, refinadas e elegantes, na mais ampla acepção da palavra; que apreciam as boas coisas da vida e das pessoas, fazendo a diferença com sua participação neste belo planeta azul

A publicação apresenta ainda Exotic Gourmet, com a análise de alguns dos melhores endereços gastronômicos da cidade, auxiliando o leitor na escolha do tipo de restaurante onde deseja ir num determinado momento. Editor da Exotic Gourmet desde a sua criação, o editor de cultura do jornal O Estado e organizador do blog DIVIRTA-CE, Felipe Muniz Palhano assina algumas matérias desta edição. Um dos destaques é a cobertura do Festival do Camarão da Costa Negra.

Tudo isso numa edição primorosa, num formato fácil de manusear e levar, com belas fotografias, que tornam a leitura da Exotic Vip um renovado prazer.


Serviço:
Lançamento da Revista Exotic Vip/Gourmet
Dia 14 de fevereiro de 2011, às 20hs.
Local: Restaurante Sobreiro – Rua Manoel de Queirós, 511 - Dunas.
Informações: (85) 3268 3901 / 3224 5785 / 8867 7071.









MÚSICA


A música pop e sua orgia organizada


Filosofia une integrantes de bandas alternativas brasileiras


Não é de bom tom iniciar a apresentação de grupo estalando de novo com trocadilho. Mas vá lá. Em This is an Organized Orgy os quatro integrantes organizam a orgia da música pop. E pronto. O título do disco é, assim, menos pretensioso do que este início de texto, pois cada um dos quatro é mestre no campo de atuação. Fredi Chernobyl Endres tem a guitarra da Comunidade Nin-Jitsu e produção do Bonde do Rolê no currículo. Seu par masculino no grupo é exímio guitarrista também, Rodrigo O’Reilly Brandão, do Leela, e aficionado por timbres e sonoridades. Bianca Jhordão divide guitarras com Rodrigo no Leela e é dona exclusiva do microfone. E no Brollies & Apples divide sensualidade e microfone com a escritora e filósofa Carol Teixeira.
Faça as contas. Dois casais. E são dois casais pra valer – Rodrigo & Bianca e Fredi & Carol. Agora faça as contas musicais. É a soma de todos os elementos perdidos no suíngue musical pop. Você percebe os timbres das guitarras com efeitos devidamente aplicados, enquanto os vocais passeiam pela melodia de Bianca e rouquidão sexy de Carol. O som é costurado entre a vibração do electro e a energia do rock.
A combinação começou a ser desenhada quando os casais se encontraram nos bastidores de uma premiação televisiva. Carol e Bianca ficaram amigas e no ano passado os quatro se reencontraram em Londres e perceberam que era um casamento musical que poderia ser interessante. As letras de Carol Teixeira seguem o clima dual e confessional de seus livros com misturas de referências pop e menções a escritores e pensadores. Evocam também a imagem de uma personagem feminina forte que circula por todas as letras – em alguns momentos insatisfeita, como na música She (“She can’t live in peace / Perfection isn’t perfect for her / She wants the damage she can’t find in your kiss”), em outros doce como em Lack of Ability (“Sorry for my lack of ability to hold your heart in my hands”) ou até pretensiosa, como em Not My Fault (“I’m a Hendrix’s solo / a Nietzsche’s book / a play by David Hare/ You’re just a project of something”).
A imagem dessa personagem ganha vida no vocal de Bianca Jhordão (de forma mais melódica e vigorosa) e no vocal de Carol Teixeira (com métricas e equalizações que puxam para a música eletrônica). Mas é um álbum de dois casais. E o teor feminino das letras e vocais em contraste com a visceralidade masculina das bases e instrumentais dão o tom dessa orgia organizada.










Quem é rei nunca perde a majestade

Recente pesquisa do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) apontou o ranking das dez músicas mais regravadas do Rei Roberto Carlos. “Emoções”, “Como é grande o meu amor por você” e “Sentado à beira do caminho” lideram a lista, que segue com outras obras como: “Detalhes”, “Se você pensa”, “Quero que vá tudo pro inferno” (a proibida!), “De tanto amor”, “Jesus Cristo”, “Proposta” e “Olha”.

O estudo também mostra que as músicas do Rei foram regravadas por, aproximadamente, 1000 intérpretes brasileiros, de diversos estilos, que vão desde o brega até clássico, incluindo grandes nomes do sertanejo, axé e da MPB. A análise da Gerência de Distribuição não considera as regravações internacionais.

Mesmo com todo o sucesso que o sertanejo vem fazendo e que o funk e pagode fizeram no passado, Roberto Carlos lidera o ranking dos autores com maior rendimento nos últimos 10 anos, provando que um rei nunca perde a sua majestade.


EMOÇÕES > 57
COMO E GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ > 43
SENTADO À BEIRA DO CAMINHO > 35
DETALHES > 34
SE VOCÊ PENSA > 29
QUERO QUE VÁ TUDO PRO INFERNO > 28
DE TANTO AMOR > 27
JESUS CRISTO > 27
PROPOSTA > 27
OLHA > 26














A sobrevida das lojas de discos e o mercado da música digital

> Em Fortaleza, a Desafinado é uma das poucas que ainda existe


Reportagem de Ana Paula Sousa e Marcus Preto publicada na Folha de S. Paulo indica que apesar da desmaterialização de músicas, filmes e livros ter atingido negativamente muitas empresas, existe uma luz no fim do túnel quando o assunto é sobrevivência das estruturas comerciais físicas em meio ao desenvolvimento da tecnologia.

“Há oito anos, se me perguntassem se ainda estaríamos vendendo CDs hoje, eu provavelmente diria que não”, disse aos jornalistas o diretor de marketing da Livraria Cultura, Fábio Herz. O mercado de locação de vídeo e DVD caiu pela metade no Brasil entre 2006 e 2009. E nos últimos cinco anos, estima-se que pelo menos 4 mil videolocadoras tenham sido fechadas.

No entanto, há quem tenha crescido nesse período, como a Livraria Cultura e a 2001 Vídeo, que teve um aumento de 10% nas locações ano passado e abriu nesta semana mais uma loja, nos Jardins. Segundo a sócia da rede, Sônia de Abreu, os consumidores ainda procuram a loja em busca de interlocução e convivência. Além disso, a indústria do entretenimento no século 21 está pautada nos nichos, e não nos hits. Essa é a tese de Chris Andersen, editor-chefe da revista de tecnologia “Wired”, em seu livro “A Cauda Longa”.

Na prática, isso pode ser notado quando o consumidor vai à loja em busca de um catálogo diferenciado. “O mercado em crise é aquele focado no best-seller”, diz Herz. Tendo isso em vista, lojas e gravadoras têm apostado em ações como relançamentos de catálogo histórico e caixas com discografia completa de artistas mais conhecidos.

Isso pode não garantir a vida eterna – a famosa Modern Sound, no Rio de Janeiro, que apostava em ações desse tipo, fechou em dezembro -, mas tem possibilitado uma sobrevida a algumas marcas.

Música no celular

A reportagem também aborda a questão do download de música e filmes e como o mercado tem buscado soluções para recuperar o público do comércio legal. Uma das principais saídas tem sido aproveitar a tecnologia dos aparelhos de telefonia celular.

A Som Livre, por exemplo, lançará em fevereiro o Escute, um site de música por assinatura no qual o consumidor paga um valor fixo por mês para baixar certo número de faixas de um vasto catálogo, nacional e internacional, negociado com grandes gravadoras e artistas independentes. O conteúdo pode ser baixado no computador, no mp3 player e também no celular.

O gerente do departamento digital da Universal Music, Danillo Ambrosano, informou que a música digital representa 30% da receita da gravadora, sendo 30% disso vindo de venda on-line e 70% da venda para celular. “O Brasil é o inverso do resto do mundo, que vende 80% on-line e 20% em telefone. Talvez porque a maior parte dos usuários que consomem música no celular seja das classes C e D, sem computador em casa”, afirmou.

A grande questão, no entanto, ainda é saber como estimular as pessoas a pagar por algo que elas podem ter de graça, já que os argumentos legais não surtiram efeito. De acordo com o professor Carlos Affonso de Sousa, da FGV, “as pesquisas mostram que as pessoas sabem que estão fazendo algo ilícito, mas não se sentem constrangidas pela lei” .

Experiências em outros países mostram que as melhores soluções são aquelas que permitem que as pessoas continuem baixando conteúdo, mas fora da “clandestinidade”. Na Europa, o site do momento é o Spotify (ainda não disponível no Brasil), que possibilita ouvir e compartilhar qualquer música, de qualquer artista, de graça e legalmente. Criado na Suécia em 2008, o Spotify já tem 10 milhões de usuários em sete países e acaba de anunciar o lançamento de um aplicativo para celulares.

A manutenção do site e o pagamento dos direitos autorais são pagos com anúncios e uma assinatura mensal que oferece serviços especiais, como o direito de carregar a música no iPod ou não visualizar anúncios na tela.

Para o professor da FGV, “ouvir música é só parte da experiência. As pessoas compartilham, remixam, criam comunidades”. Isso é o que fará o mercado crescer, desde que as pessoas tenham acesso.










O punk rock da banda Sabonetes

Grupo de Curitiba lança CD com distribuição nacional e se destaca na cena pop brasileira


O punk renasceu. Não mais em espírito, agressividade, revolta, três acordes + needles & pins, mas em espírito do it yourself. Em Curitiba. E na forma de uma banda que trafega entre Cartola e Pixies com naturalidade de quem sabe que música boa é música boa, e não apenas um invólucro ou uma roupa. São indies sem usar barba e camisa xadrez. São punks sem necessidade de atacar o sistema. São pop radiofônico sem abrir mão da qualidade e das influências, que mais uma vez vão de Cartola a Pixies.
São os Sabonetes, que lançam CD homônimo neste início de 2011 em uma parceria dos selos Cornucópia/Midas Music. Ano que nem começou direito e já tem um candidato às listas de melhores daqui uns 300 e poucos dias. Na banda, Wonder toca guitarra, Artur também empunha seis cordas mais o microfone, Alexandre tem as baquetas, e João, as quatro cordas do baixo. Mas isso é em cima do palco ou no estúdio. Na casa deles, a sala é escritório, onde um edita vídeos, outro faz contatos para show, um terceiro cuida das economias e ainda sobra espaço para outro organizar a logística de turnês, estúdio, viagens etc. Porque eles querem assim. Porque eles sabem que eles só funcionam assim. E porque eles sabem que na atual realidade da música é só assim que funciona.
O disco foi gravado pelo baiano Tomas Magno, nos estúdios Toca do Bandido, no Rio, e Máfia do Dendê, em São Paulo. Com grana do suor da banda, que entra e é reciclada na íntegra em capital de giro. E nenhum dos quatro reclama disso. “A gente é o socialismo em forma de banda”, resume Artur. Como num socialismo à risca, os outros três concordam.
E quando deixam de ser empresa, agência, editora, partido político e o disco começa a rodar, são uma usina de hits. Duvida? Aperte o play. Adianto que “Nanana” é novo rock com pegada de punk 77, “Haicai” tem frescor de boa canção brasileira, “Descontrolada” é disco punk com flerte de new wave, “Hotel” tem cheiro de balada de estrada, numa rota que segue em 11 músicas e arremate de powerpop bem composto.







QUADRINHOS

Conrad lança a história dos Beatles em quadrinhos

Hervé Bourhis é o mesmo autor de O Pequeno livro do Rock

Os fãs de rock and roll acabam de ganhar um tributo a uma das mais importantes bandas do gênero, os Beatles. A Conrad Editora lança este mês O pequeno livro dos Beatles, do francês Hervé Bourhis, mesmo autor de O pequeno livros do rock, obra que já vendeu no Brasil duas edições e foi sucesso por aqui.

A nova obra de Bourhis conta a trajetória dos "Fab Four" de 1940 a 2009, período que compreende o nascimento dos integrantes, a pré-formação da banda, os anos da beatlemania, a separação do grupo até a careira solo de cada integrante. Bourhis ainda ilustra as curiosidades, as brigas, os shows, os discos, as ações ativistas e diversas curiosidades sobre a banda.

Em passagem pelo Brasil no final de novembro do ano passado, o autor confessou ser muito fã da banda. Para ele, seu integrante favorito era Paul MacCartney, "o trabalhador". Segundo Bourhis, Lennon era gênio, mas nunca botou a mão na massa pela banda, ao contrário de Paul que se interessava pela produção dos shows, contratos e pela perfeita execução das músicas.

O pequeno livro dos Beatles torna-se assim mais que um tributo. Hervé Bourhis concentra seu lápis na remontagem e biografia do mais mítico de todos os grupos de rock. No final do livro, o autor ainda provoca: "Stones ou Beatles? (um debate polêmico desde 1964)". Será que vem outro por aí?

Sobre o autor: Hervé Bourhis nasceu em Chambray-lés-Tours, em 1974. Apaixonado por histórias em quadrinhos de super-heróis, aos 7 anos escreveu sua primeira HQ. Com sucesso de O pequeno livro do rock na França, passou a colaborar como roteirista e ilustrador para jornais e revistas francesas. Em 2002, ganhou o prêmio Goscinny como quadrinista mais jovem por Thomas ou le retour du tabou, inédito no Brasil.

Serviço:
Livro: O pequeno livro dos Beatles
Autor: Hervé Bourhis
Editora: Conrad
Páginas: 164
Preço: R$ 44,90











INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

Replace participa do Sonora Chat Show

Banda é destaque na programação do portal Terra

No próximo dia 10, quinta-feira, a banda Replace estará no Sonora Chat Show. Durante o programa, que será exibido no portal Terra das 18h30 às 19h30, os garotos tocarão músicas de seu novo álbum “Até Aqui” e responderão perguntas dos internautas, no site http://www.terra.com.br/chatshow/.

Formado por Beto (vocal), Pedro (guitarra e backing-vocal), Vine (guitarra), Koala (baixo) e Caio C. (bateria) o Replace une diversos elementos e tendências musicais que resultam em uma sonoridade alto astral. O objetivo das canções é trocar os maus pensamentos pelos bons. Daí o nome da banda, que vem do inglês “substituir”.









Está no ar o segundo episódio da websérie transmídia Alma e Sangue

Projeto é uma parceria da Editora Aleph e da Delicatessen Filmes

Nessa segunda-feira (07/02), foi ao ar o segundo episódio da websérie Alma e Sangue. O projeto é uma co-produção da Editora Aleph em parceria com a Delicatessen Filmes, e o roteiro foi baseado na saga de livros Alma e Sangue, da autora maranhese Nazarethe Fonseca. A série foi dividida em três episódios, cada um com aproximadamente 4 minutos de duração, e os dois primeiros estão disponíveis no site: www.almaesangue.com.br. O terceiro, e último, será lançado no dia 22/02.

É a primeira vez que uma editora brasileira se associa a uma produtora e juntos produzem uma série de curtas-metragens com enfoque na narrativa transmídia – quando partes de uma mesma história são contadas a partir de diferentes plataformas de mídia, aprofundando a experiência do entretenimento.

"Acreditamos que a narrativa transmídia é o futuro do mercado editorial. A ideia foi seguir o conceito à risca. Ou seja, desenvolver um roteiro inédito, que agregasse experiência ao fã, mas que, ao mesmo tempo, fosse atraente para conquistar novos leitores", explica Adriano Fromer Piazzi, publisher da Editora Aleph. Para Fabio Zavala, produtor executivo da Delicatessen Filme, esta websérie é um primeiro passo de todas as possibilidades que estão em torno do tema. “A ideia é desenvolver, sempre com o pensamento transmidiático, uma série para TV e um longa-metragem”, afirma.

A trilha e os efeitos sonoros são da Jukebox, e a finalização da Casablanca. O roteiro e a direção são de Caio Cobra, diretor do premiado curta Crônicas de um Assassino, e montador dos filmes O Bem Amado, de Guel Arraes, e Corpos Celestes, de Marcos Jorge.
As cenas da websérie foram rodadas em um casarão na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo, e o diretor buscou ambientes sombrios para ilustrar o universo vampiresco.

No www.almaesangue.com.br o internauta encontrará ainda contos inéditos de Nazarethe Fonseca, ambientados no universo de Alma e Sangue, além da página A Saga, na qual a autora explica em detalhes a rica mitologia de Alma e Sangue.

A história da saga Alma e Sangue

Criada em 2001, a saga de Nazarethe Fonseca é composta por 4 volumes - O Despertar do Vampiro, O Império dos Vampiros, O Pacto dos Vampiros, e Kara e Kmam (o quinto e último livro será lançado no segundo semestre de 2011).

Alma e Sangue é uma história de amor, horror e sedução. Protagonizada por Kara Ramos e Jan Kmam , ambientada em São Luís, Maranhão. Ela, uma jovem restauradora, mortal e audaciosa. Ele, um angustiado vampiro de 400 anos. Sua história começa em um velho casarão abandonado, quando, involuntariamente, Kara acaba mergulhando em um universo misterioso e cheio de perigos. Raptada pelo vampiro recém-despertado, ela vê sua vida e seu mundo mudarem completamente, levada pelas revelações e pelo fascínio de Jan Kmam.

Kara e Kmam se apaixonam e, em meio a inimigos do passado e do presente, descobrem que apenas o amor irá salvá-los. Gradativamente, Kara aprende a lidar com seus poderes e com os segredos de seu novo universo.

Sobre a autora

Nazarethe Fonseca nasceu em São Luís, Maranhão. Começou a escrever aos 15 anos, após um sonho que se tornaria seu primeiro livro, uma trama policial. É autora da saga Alma e Sangue, iniciada com O despertar do vampiro e que prossegue em O império dos vampiros e O pacto dos vampiros. Também publicou contos nas coletâneas Necrópole: Histórias de Bruxaria, Anno Domini e Meu Amor é um Vampiro. Mora atualmente em Natal, Rio Grande do Norte. É autora do blog Alma e Sangue www.almaesangue.blogspot.com e do Twitter @Nazarethe (atualmente com mais de 1.400 seguidores).









Portal MSN no Carnaval com Daniela Mercury

A Microsoft Advertising fechou uma parceria com Daniela Mercury para realizar um projeto chamado Direto do Trio no Portal MSN. A partir do dia 16 de fevereiro, os usuários do Portal MSN poderão conferir um canal especial com conteúdos exclusivos sobre a cantora baiana que comanda um dos Trios Elétricos mais tradicionais de Salvador. Durante um mês, as pessoas encontrarão Vídeos com shows, notinhas e perfil. Além de acompanhar toda a energia da cantora no dia-a-dia do carnaval.
Para o Carnaval de Salvador neste ano, Daniela irá homenagear diversos artistas com o tema “Carnaval é Arte” e agitará o público com o seu som misturando teatro, dança, fotografia e artes plásticas.








Relatório traz dados sobre o mercado digital no mundo

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, sigla em inglês) divulgou seu relatório anual nesta quinta-feira (20/1), em Londres. Durante a apresentação, a responsável executiva da instituição, Frances Moore, mostrou-se otimista com relação à evolução do negócio digital. Apesar dos dados sobre downloads ilegais em 2010 terem sido negativos – cerca de 19 em cada 20 faixas baixadas da internet foram ilegais -, em seis anos, a receita das vendas pela internet passou de 2% para 29%.

De acordo com as estimativas da IFPI, os catálogos de músicas à disposição dos internautas superaram os 13 milhões de títulos em 2010, distribuídos por meio de mais de 400 serviços legais, como a loja virtual da Apple e serviços como o Spotify.

Para o presidente da área digital da Sony Music, Thomas Hesse, o maior crescimento nos próximos anos virá dos conteúdos “em nuvem”, ou seja, aqueles ficam sempre disponíveis na internet por meio do pagamento prévio de uma inscrição, mas que não são baixados pelo usuário.

Apesar das boas perspectivas, 95% dos downloads em todo o mundo continuam sendo ilegais. Moore informou que pesquisas independentes apontaram uma queda de 1,2 milhão de postos de trabalho nas áreas de lazer, cultura e entretenimento na Europa até 2015 se não forem tomadas medidas contra a pirataria. O relatório da IFPI informa ainda que os setores audiovisual e editorial “simplesmente deixarão de existir” se nada for feito.








Dois bilhões de pessoas no mundo usam internet


O número de usuários da internet alcançou a marca de 2 bilhões de usuários, de acordo com dados divulgados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira (26/1). O número representa o dobro do registrado em 2005. Em 2010, foram 555 milhões de pessoas utilizando banda larga fixa, aumento de 17,8% em relação a 2009. Usuários de banda larga somaram ainda mais: 940 milhões.

A UIT diz que 1,2 bilhão dos usuários de internet está nos países em desenvolvimento. O maior crescimento, segundo o estudo, foi na Ásia e no Pacífico (857 milhões de internautas). A China, com 420 milhões de usuários ativos de web, é o país com maior número internautas do mundo. Mas a maior densidade de acesso ainda é na Europa, seguida pelas Américas, países que faziam parte da república soviética e países árabes.

A única região na qual quase não tem havido crescimento é a da África, onde apenas 9,6% da população utiliza internet, índice bem inferior à média global, que é de 30%.

A UIT apontou também que 90% da população mundial têm acesso a redes móveis de telefonia. O número de usuários de telefones celulares atingiu a marca de 5,3 bilhões no mundo no fim do ano passado, comparado a 4,66 bilhões de 2009. Do total, 940 milhões são assinantes de 3G.














SONY INICIA PRÉ-VENDA DE KILLZONE 3 ESTA SEMANA

Este será o primeiro jogo da Sony para PlayStation 3 que contará com áudio e legendas em Português do Brasil

Um dos jogos mais aguardados de 2011 já pode ser reservado pelos consumidores brasileiros. A pré-venda do Killzone 3 será feita pelos revendedores oficiais e pelo www.sonystyle.com.br. Este será o primeiro jogo da Sony para PlayStation 3 que contará com áudio e legendas em Português do Brasil. O jogo tem tecnologia 3D, além de ser compatível com o controle de movimento PlayStation Move. Killzone 3 é o quarto título da franquia de jogos de tiro em primeira pessoa exclusivos da Sony. O jogo dá continuidade à trama apresentada em Killzone 2 e coloca os dois protagonistas da edição anterior atrás das linhas inimigas. Novas armas e itens, além de um diferente design de cenários, são os diferencias desta seqüência. O preço sugerido do produto é R$ 199,00.
Visite o site www.sonystyle.com.br









Fortaleza em todos os sentidos
Vila das Artes lança edital audiovisual para comemorar o aniversário de Fortaleza


Olhar a cidade através das sensações e mergulhar no universo sensorial imagético tendo como cenário a cidade de Fortaleza é tema do edital que a Vila das Artes, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) lança para comemorar o aniversário de 285 anos de Fortaleza.
Fortaleza em Todos os Sentidos vai reunir em um vídeo coletivo 5 obras que apresentem a cidade através dos sentidos - tato, audição, olfato, visão e paladar. A proposta é contribuir para o desenvolvimento da livre-expressão e afetividade audiovisual entre os cidadãos e a cidade. Qualquer pessoa pode participar enviando um roteiro ou uma proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 5 minutos. O candidato selecionado deverá participar de oficinas técnicas oferecidas gratuitamente. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade. As inscrições podem ser feitas de 11 a 28 de fevereiro de 2011, na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h. O Edital estará disponível no site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br a partir do próximo dia 11.
Este ano todos os vídeos terão padrão de acessibilidade - adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva – para ampliar o acesso à cultura, entretenimento e lazer.
O projeto existe desde 2008. O primeiro vídeo da série foi Fortalezas 24h, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Ano passado Se Essa Rua Fosse Minha contou histórias que passam nas ruas. A intenção é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a vida e a Cidade. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes.
Serviço:
Inscrições para participar do vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos
De 11 a 28 de fevereiro de 2011
Na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, das 9h às 20h. Info:: (85) 3252-1444 ou 3105-1410.









Prefeitura incentiva artes cênicas

Edital aberto para “Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro e Fortaleza”


A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza(Secultfor), lançou no último dia 14 de janeiro o Edital de Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro de Fortaleza. As inscrições seguem abertas até 21 de fevereiro e são gratuitas.
O projeto de “Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro de Fortaleza” tem o objetivo de compartilhar experiências entre grupos de teatro da cidade, incentivando o convívio, a socialização de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural da cidade.
A proposta do edital se articula com a política de formação e incentivo ás artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza(Secultfor) , atingindo seis regionais, beneficiando doze grupos da cidade e trabalhando na perspectiva de aprimoramento da linguagem teatral e da estética dos grupos envolvidos. A Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro de Fortaleza tem como finalidade uma formação realizada em dois estágios:
O Primeiro consiste na troca estética, conceitual e prática entre dois grupos de teatro: Um Grupo Visitante possuidor de uma trajetória reconhecida e amparada pela pesquisa e pela produção teatral há no mínimo 04(quatro) anos e um Grupo Anfitrião com, no mínimo, 02(dois) anos de produção teatral comprovada.
No segundo estágio será apresentado um resultado final do intercâmbio experimentado entre os dois grupos que circulará na cidade de Fortaleza, durante a realização do VII Festival de Teatro de Fortaleza, em locais a serem definidos pela Coordenação do evento. Este resultado final poderá ser de qualquer natureza artística teatral, como: espetáculos, peças de pequena duração(com no mínimo 25 minutos)e perfomances.
Serão contemplados seis propostas de intercâmbio de práticas criativas entre grupos de teatro. Para a manutenção do Grupo Visitante serão cinco parcelas mensais consecutivas de R$ 3mil e para a manutenção do Grupo Anfitrião, cinco parcelas mensais e consecutivas de R$ 1.500mil. Os repasses financeiros ficam condicionados a entrega de uma diário de campo, um blog, um relatório com fotografias, filmagens - relatando as experiências vividas a cada mês.
As inscrições gratuitas serão efetuadas através de formulário padronizado e disponibilizado no formato impresso pela Secultfor, ou na através do site http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/, cabendo aos proponentes a impressão e preenchimento dos mesmo, bem como a entrega presencial na sede da Secultfor – Rua Pereira Filgueiras, 4 – centro. Não serão aceitas inscrições via correios.