terça-feira, 4 de maio de 2010

DESTAQUES

I Festival da Juventude

Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Tribo de Jah e a nova versão de Os Mutantes (foto ao lado) são atrações no Clube da Cofeco


De 03 a 06 de junho, o Ceará recebe o I Festival da Juventude – América Latina e as lutas juvenis. O evento, que acontece no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/ nº, Sabiaguaba), irá reunir mais de três mil jovens que participarão de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, seminários e apresentações culturais. Os participantes também irão assistir aos shows de O Teatro Mágico, Mutantes, Actitud María Marta (Argentina), Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Luiz Melodia e outras 40 bandas e grupos locais.

> Luiz Melodia

O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação, discussão e manifestação cultural. Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”.

A programação do Festival será descentralizada e autogestionada. Com exceção das conferências, todas as outras atividades, que serão realizadas no evento, foram propostas por jovens de todo o Brasil e demais países da América Latina, por meio de inscrição gratuita no site. Dentre as atividades, está o Encontro Nacional da Juventude Kalunga; o Seminário “Transformação Social na Rede: Perspectivas de transformação social no contexto das novas tecnologias na comunicação”; oficinas de batucada, de dança, de vídeo e de artes marciais; apresentações de grupos de teatro, de dança e de música; exposições de artes; e saraus de poesias.

> Tribo de Jah

Também será realizada uma Feira de Economia Solidária, na qual as pessoas terão a oportunidade de comercializar materiais criados por jovens empreendedores em um local aberto e com uma grande variedade de produtos. Na feira, irá circular uma moeda social, otimizando a comercialização local dos produtos.

Programação

Quinta-feira - DIA 3

9h às 15h – Credenciamento
14h às 17h - Atividades autogestionárias
17h30 – Cortejo com o grupo Cia Bate Palmas
18h - Abertura oficial
18h30 – Apresentação do grupo Coda
19h30 - Apresentação do grupo Alegoria da Caverna
20h30 - Apresentação do grupo Unidos da Cachorra
21h30 - Show d’O Teatro Mágico
23h - Show d'Os Mutantes

Sexta-feira - DIA 4

08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
18h – Conferência
Mesa 1 - Mobilização Social: “A Participação da Juventude nos Processos de Mudança na América Latina”
19h30 - Apresentação do grupo Vitrola São Jorge
20h30 - Apresentação do grupo Dona Zefinha
21h30 - Show da Actitude María Marta (Argentina)
23h - Show da Tribo de Jah

Sábado - DIA 5

08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
15h às 16h30 - Conferência
Mesa 2 - “Apontando os desafios da PPJ no Brasil” -;
18h às19h30 - Mesa 3 - “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes - É Possível Unificas as Lutas das Juventudes?”
19h30 – Apresentação da banda ZàZ
20h30 – Apresentação da banda Fulô da Aurora
21h30 - Show de Luiz Melodia
23h - Show de Zeca Baleiro

Domingo - DIA 6

08h às 11h - Atividades autogestionárias
Encerramento










Sucesso de público e crítica, comédia "Cândida" está em cartaz no Teatro José de Alencar


Amor e casamento são os temas centrais da comédia Cândida, do dramaturgo irlandês Bernard Shaw (Prêmio Nobel de Literatura), com a atriz Bia Seidl no papel-título. O espetáculo cumpriu longa e vitoriosa carreira em São Paulo, além de passar por Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras capitais. Completam o elenco os atores do Núcleo Experimental: Fernanda Maia, João Bourbonnais, Sergio Mastropasqua, Thiago Carreira e Thiago Ledier. A direção é de Zé Henrique de Paula (indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2009).

Escrito em 1895 pelo dramaturgo irlandês Bernard Shaw, o texto ameaça colocar em cena um adultério a ser praticado por Cândida (Bia Seidl) - a devotada esposa do reverendo Morell (Sergio Mastropasqua), um pastor anglicano de ideologia socialista. Cândida encanta-se pelo aristocrata Marchbanks (Thiago Carreira), um jovem poeta. Ao invés de seguir os rumos esperados, porém, a peça tem um final surpreendente. “Uma das grandes questões da peça se coloca para Cândida: O que completa mais a mulher? Um marido provedor, um porto seguro, com quem ela vive uma rotina que não é necessariamente entediante, mas serena, um bom alicerce? Ou viver a aventura de compartilhar momentos intensos com um jovem poeta de 18 anos que a faz perder o fôlego com suas declarações de amor?”, conta o diretor.

Ironia e irreverência marcam os personagens, incutindo ao enredo um tom de inteligência e alta teatralidade. Além dos três personagens que formam o triângulo amoroso central, completam a história o pai de Cândida, o capitalista insaciável Sr. Burgess (João Bourbonnais); a secretária do reverendo Morell, Srta. Prosérpina (Fernanda Maia), e o assistente do pastor, reverendo Lexy Mill (Thiago Ledier). A natureza da fé religiosa, o embate socialismo versus capitalismo, a decadência da nobreza e a Londres da era vitoriana também estão presentes na comédia.

A montagem busca, esteticamente, a limpeza e a síntese, com cenografia enxuta e funcional, figurinos sóbrios em paleta de cores reduzida, música e iluminação de natureza narrativa e cenográfica. "Há um foco altamente dirigido para o trabalho de interpretação dos atores e para a descoberta de uma linguagem cênica que 'revele' o espírito de Shaw, um autor com carpintaria teatral impecável e sofisticação de pensamento. O ator, nesse sentido, é a peça fundamental", explica Zé Henrique.

Cenário e figurinos, assinados pelo diretor, são pautados pela sobriedade: no palco, somente os elementos necessários. Há uma predominância de cores escuras, acentuando a sisudez desse lar londrino da era vitoriana e funcionando como tela de fundo para a ação dos personagens. Nos figurinos, há uma busca por concretude e verdade, utilizando-se modelagens, tecidos e padronagens típicos do período.

A trilha original, composta pela diretora musical Fernanda Maia especificamente para a encenação, apresenta um quarteto formado por piano, violoncelo, violino e clarineta acompanhados por uma solista feminina. A música pontua as passagens de tempo dentro da peça e musicaliza as entradas de cada personagem com a sonoridade correspondente às características de cada um deles. A iluminação de Fran Barros evidencia a passagem do tempo (a peça se passa em um só dia, da manhã à noite) e também cria símbolos que contribuem para a construção da narrativa.

FICHA TÉCNICA:

Texto - Bernard Shaw

Tradução e Direção - Zé Henrique de Paula

Elenco - Bia Seidl, Fernanda Maia, João Bourbonnais, Sergio Mastropasqua, Thiago Carreira, Thiago Ledier, Patricia Pichamone (stand-in para Cândida)

Produção Executiva – Claudia Miranda

SERVIÇO:
Teatro: Theatro José de Alencar
Datas: 28, 29 e 30 de maio
Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 20 horas
Preços: R$ 30,00 e R$ 15,00
Informações: 3101.2583







Atores de "Rãmlet Soul" são agredidos com a conivência e estímulo de policiais


O espetáculo Rãmlet Soul, que esteve em cartaz ao longo do mês de maio no Theatro José de Alencar, sofreu de violência física e verbal, nesta terça-feira (25/05), pouco depois das 18h, sob estímulo e conivência de PMs. Os atores Junior Barreira, Saymon Moraes e Sol Mouffer foram agredidos e o ator George Alexandre e o músico Saulo Raphael ameaçados durante a apresentação da primeira parte da peça, que ocorre na Praça José de Alencar.

Inicialmente, os PMs (de nomes Geraldo, França e Lacerda) abordaram os atores de modo truculento, abusivo e confrontador, alegando que não podiam estar na rua, interpretando seus papéis de michês, apenas de toalha, o que configuraria “atentado ao pudor” – nas seis apresentações no TJA e dez apresentações na Praia de Iracema, bem como em sua participação em festivais, o espetáculo jamais teve problemas similares. Os policiais exigiram que os atores se retirassem da praça, onde a peça iniciava a penúltima apresentação desta temporada. Os atores reivindicaram por seu direito de trabalho em espaço público. Os PMs, cada vez mais agressivos, insistiram que aquilo não era trabalho, mas sim "sem-vergonhice”. Um deles, o mais velho, quando questionado pelo ator George Alexandre sobre sua postura, ameaçou-o com expressões do tipo: “não tenho medo de nada; eu nasci foi pra morrer”. O policial, abusando de suas atribuições e de sua função pública, foi aglomerando os transeuntes da praça em torno dos atores da peça, em mobilização contra o elenco (temos este registro em vídeo). Pouco depois, sob esse clima tenso, numa das cenas peça em que os michês, em triste paródia da vida real, são expulsos de seus pontos e correm acossados, um dos PMs, novamente o mais velho, insuflou transeuntes e deu a ordem contra o elenco: “mostra pra eles o que é teatro”. Armados de porretes e de facas, os agressores aplicaram socos, tapas e pontapés nos atores Junior Barreira e Saymon Morais. Dois outros atores da peça, Yasmin Elica e Jhon Jonas, presenciaram o momento em que o policial instigou tal agressão. A atriz da peça, Sol Mouffer, também próxima da confusão, em cena que carrega uma pedra na mão (parte do espetáculo já tantas vezes apresentada naquele espaço), foi agarrada pelo braço por um dos policiais, que, “pressupôs”que ela iria agredi-lo com o objeto. Finalmente, após a violência sofrida (sob ameaças de ser furado à faca pelos agressores), o ator Junior Barreira, ignorando que partira da polícia o comando para atacá-lo, procurou o referido efetivo policial para queixar-se do que aconteceu, e obteve esta resposta de um dos PMs: “Defender você? Não estou aqui pra lhe defender. Isto que você faz é uma baitolagem. Você mereceu". Situação que justificou as lágrimas do ator, abalado como outros artistas da peça que também sofreram agressão, incluindo o músico Saulo Raphael, que, por tentar proteger os atores da situação de perigo, fora “jurado” pelos agressores, em promessa de violência para a apresentação seguinte, nesta quarta-feira, dia 26/05. Fato que justificou que Rãmlet Soul encerrasse a temporada do TJA sob proteção de - outra - escolta policial, solicitada pela direção do teatro, num deplorável quadro de "polícia protegendo da polícia".

A “baitolagem” a que se referiu o pm instigador da agressão aos atores, e que, na sua visão, justifica tanta violência, faz parte de um espetáculo premiado nacionalmente, pela Funarte/Petrobras, bem como pela Prefeitura de Fortaleza, tendo obtido repercussão em dezenas de veículos de comunicação e que, apenas três dias antes, havia lotado o Porão do Theatro José de Alencar em plena meia-noite.

Rãmlet Soul é uma peça que procura se inserir no que a cidade é, de fato.
Será por isso que a polícia mandou bater?

Thiago Arrais
(diretor do RÃMLET SOUL)








Festival de Cinema Digital

Jericoacoara recebe novo evento de 9 a 13 de junho

O cinema digital começa a dominar a cena no presente e aponta para o futuro. É a partir deste foco que a vila de Jericoacoara, no litoral cearense, torna-se o palco do I Festival de Cinema Digital, que acontecerá de 9 a 13 de junho. Ao escolher Jeri vislumbraram-se seus encantos naturais e também a quebra de seu isolamento geográfico, afinal, a tecnologia digital permite isso.
Durante os cinco dias do Festival, o público assistirá a uma programação diversificada. Além da Mostra Competitiva, haverá a Mostra Informativa de Cinema Ambiental, Debates, Oficina de Vídeo e Seminário. Também será apresentada uma seleção de filmes, das últimas cinco décadas, com foco em temas como história, esporte, saúde e outros, traçando um panorama da produção audiovisual tradicional e moderna.
A Mostra Competitiva exibirá 40 produções vindas de diversos estados de todas as regiões brasileiras; do Ceará, foram escolhidos seis trabalhos. Os vencedores nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental receberão do Júri oficial, o Troféu Pedra Furada, elaborado pelo artista plástico cearense, reconhecido internacionalmente, José Tarcísio, além de um prêmio de R$ 5.000, em dinheiro. Já a melhor produção do eixo Ceará, Piauí e Maranhão, também receberá um prêmio especial no mesmo valor.







Canções do Festival da Meruoca

Calé Alencar, Nelson Augusto, Haroldo Holanda, Augusto Moita, Arnóbio Santiago, Pingo de Fortaleza: organização divulga selecionados do VII Festival de Inverno da Serra

Durante três meses, o cenário musical brasileiro foi movimentado com as inscrições da seletiva para a Mostra Competitiva de Música do VII Festival de Inverno da Serra da Meruoca-CE. As inscrições foram realizadas do dia 01 de março até o último dia 12 de maio. O VII Festival de Inverno da Serra da Meruoca-CE acontece nos próximos dias 03, 04 e 05 de junho na referida cidade da região Norte do Ceará.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Meruoca em parceria com a Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR) na coordenação de sua mostra musical competitiva, o Festival é um termômetro da produção musical brasileira e desde a sua primeira edição em 2003, se consolida a cada ano. Único em seu formato no Estado do Ceará, este ano a organização recebeu 160 inscrições para as categorias Regional e Geral revelando assim, a importância e a credibilidade do Festival no cenário artístico cearense e nacional. Entre os inscritos que participaram desta seleção, estão compositores premiados em festivais nacionais e artistas participantes de vários movimentos culturais como Massafeira (Fortaleza-1979); e também novos compositores e intérpretes, desta forma unindo a experiência musical ao ineditismo autoral.
“A Solar está feliz pela credibilidade depositada através das inscrições realizadas no Festival e parabeniza o nível das composições”, declara o coordenador da Mostra Competitiva, Pingo de Fortaleza. Ceará (em sua maioria), São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados representados nesta edição na Categoria Geral, que também contemplou a valorização dos artistas da Região do Vale do Acaraú, criando a Categoria Regional, onde figuram artistas de Sobral, Meruoca, Marco e Massapê.
As canções inscritas na categoria geral foram avaliadas por uma comissão constituída por nomes respeitados da música do Ceará. Confira todas as canções selecionadas no blog DIVIRTA-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).

Clique aqui e confira todas as canções selecionadas na seção PELO INTERIOR








Damas do teatro na Unifor

“Sopros da Vida” é destaque do mês no Projeto Grandes Espetáculos

Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg estarão este mês no Teatro Celina Queiroz

Dentro da programação do Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos, a Universidade de Fortaleza recebe, nos dias 28, 29 e 30 de maio, o espetáculo Sopros de Vida, com Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg.
A peça narra a história de duas mulheres que dividiram o mesmo homem por 25 anos. Agora, chegou a hora de se enfrentarem. De um lado, a esposa Francis, interpretada por Rosamaria Murtinho; do outro, a amante Madeleine, por Nathalia Timberg. Em “Sopros de Vida”, elas remexem o passado e falam sobre o presente revelando suas sensações, sentimentos e preconceitos.
O espetáculo foi escrito pelo autor inglês David Hare, em 2002. Sopros de Vida tem a direção brasileira assinada por Naum Alves de Souza. A tradução e a adaptação são de Nathalia Timberg. Ao escrevê-la, Hare buscava descrever duas mulheres no exato momento em que, mesmo tendo um longo passado atrás delas, possuem a expectativa de um futuro considerável.
Para Nathalia Timberg, o espetáculo é a realização de uma parceria há muito pretendida e só agora realizada. “A peça é um reencontro com Rosamaria, com quem, tenho certeza, vou mais uma vez dividir as alegrias de um belo trabalho”.
Rosamaria Murtinho elogia o trabalho da colega dizendo que Nathalia é “uma atriz que realmente contracena e joga limpo”. Os trabalhos do diretor não poderiam ser deixados de lado. Para Rosamaria, “Naum é uma pessoa desarmada e um diretor de grande percepção”.






“Labirinto Alienígena” no Via Sul

Mostra temática permanece no shopping até o dia 30 de maio

Devido à intensa procura, o Labirinto Alienígena tem sua temporada estendida no Via Sul Shopping: a atração permanece até o dia 30 de maio, na Praça de Alimentação, 3º. piso (Av. Washington Soares, 4335, Seis Bocas, telefone 3404-4000), das 14h às 22h.


O Labirinto é um espaço temático, com réplicas de ovnis, ET’s e personagens em um cenário de arrepiar, baseado em mitos, filmes, casos polêmicos da ufologia e no imaginário popular.

Recortado por inúmeros corredores e salas, o Labirinto apresenta os greys (seres extraterrestes com estatura variando de 0,50 cm a 1,30 m de altura), com pele cinza a amêndoa, olhos grandes e negros, boca e narinas mínimas e corpo desproporcional ao tamanho da cabeça), além de experiências extraterrestres em seres humanos abduzidos.

Em diversos locais da atração, atores profissionais estarão interpretando tanto monstros quanto ET’s.

Para enfrentar o Labirinto Alienígena, são permitidos grupos de até 6 pessoas por vez.

Segundo Walmir Lopes, organizador do espaço, os visitantes podem escolher até quatro modalidades para entrar no Labirinto: “Desafio Kids”, “Adrenalina”, “Apagão Total” e “Fuga Alucinante”.

“O ‘Desafio Kids’ é criado especialmente para crianças abaixo dos 7 anos, acompanhadas dos pais, e de pessoas que não gostam de grandes sustos. Já o ‘Adrenalina’ tem forte emoção, acompanhada de sons, luz e perseguição. A modalidade ‘Apagão Total’ é voltada para grupos que entram no Labirinto com apenas uma lanterna e muita coragem para enfrentar o terror de alienígenas e monstros. Por fim, na ‘Fuga Alucinante’, as pessoas deverão estar dispostas a vivenciar pura adrenalina e a correr”, orienta Walmir Lopes.
Os ingressos para o Labirinto Alienígena são de R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira). O Labirinto não é recomendado para gestantes, hipertensos e crianças de 7 anos desacompanhadas dos responsáveis. Mais informações: www.shoppingviasul.com.br, www.twitter.com/shopping_viasul e (85) 3404-4000.






Casa Cor Ceará 2010

Evento acontece na antiga sede da Coelce

Esse ano, a versão cearense da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, a Casa Cor, acontece na antiga sede da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Nesta quarta-feira (5/5), um acordo foi firmado entre a empresa e a organização do evento, selando a realização da Casa Cor Ceará 2010 no terreno de 6200 metros localizado à av. Barão de Studart, 2917.
A Casa Cor Ceará 2010 se realiza de 20 de outubro a 30 de novembro com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, privilegiando espaços voltados para a qualidade de vida. A mostra reúne esse ano mais de 80 profissionais assinando cerca de 60 ambientes. O diferencial fica por conta de áreas diferenciadas de Morar - com condomínios de estúdios/flats e apartamentos - Comercial, Social e Gastronomia. A moda produzida no Estado também ganha espaço especial, com mais de 300m², onde se situam lojas, acontecem desfiles e exposições.
De acordo com as organizadoras da Casa Cor Ceará, Neusa Oliveira e Neuma Figueiredo, o evento prossegue promovendo a conscientização sobre duas temáticas bem atuais: acessibilidade e sustentabilidade. Com tantas novidades e devido à localização privilegiada, a 12ª edição do evento deve superar o recorde de visitações de 2009, projetando público de 35 mil pessoas.
Serviço
Casa Cor Ceará 2010
Av. Barão de Studart, 2917 – Fortaleza (CE)
(85) 3261.3533
www.casacorceara.com.br







TV DIVIRTA-CE


Christina Aguilera rasga seu xinin em novo clipe: depois de fazer "Dirty", casar com um milionário, sumir da mídia, ela retorna mais maquiada que as putas da Beira Mar, mais provocante e xerox de suas ídolos rivais do que nunca!





VOCÊ NÃO LEMBRA DA CRISTINA? - VEJA "DIRTY" E REFRESQUE A MEMÓRIA - ELA MAIS SUJA DO QUE NUNCA







BASTIDORES
ANA MARIA BRAGA LEVA TOMBO







HUMOR

Bicésar e Serginho, a guerra das frutas






CEARÁ


Show de Ítallo e Renno no lançamento do Guia do Sabor









Vem aí a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia

Evento apresenta um leque da diversidade musical de Fortaleza

> Banda Breculê, que acabou de lançar novo CD, é uma das atrações

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), realiza neste mês de maio a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. São 54 músicos e grupos musicais locais que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês, em três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra teve início nos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará).

> O reggae da banda Faculdade mental também estará na Mostra de Música de Fortaleza

Os grupos e músicos selecionados representam toda a diversidade musical de Fortaleza, indo do instrumental ao forró, do rock à música popular cearense, passando pelo reggae, ska, batuque percussivo, chorinho, frevo, marchinha, rap e blues. A seletiva aponta algumas surpresas, como o Quarteto de Trombones do Ceará. “Para nós, que já estamos há três lutando pela causa do trombonista no Estado, é uma satisfação imensa participar de um evento tão importante, que traz diversos estilos e gêneros musicais na sua pauta. Nosso trabalho é bem diferente do que está sendo feito aqui, portanto ter esse reconhecimento é muito bom”, avalia Isaías Alexandre, integrante do quarteto.



Os integrantes do grupo Bonecas da Barra fazem coro. Hoje formada por Glauco King (vocais), Felipe Sapo (baixo), Victor Bubu (guitarra), Rafael Sobral (bateria) e André Ressaca (guitarra), a banda de rock surgiu em 2004 sob a alcunha de Barra Doll’s com integrantes que não levavam a carreira musical muito à sério.

A partir de 2007, com uma nova formação, o grupo trocou de nome e decidiu seguir com mais profissionalismo.


> Banda Obskure mostra seu hea
vy metal

Com influências do punk rock e do rock clássico, de bandas como Sex Pistols e Rolling Stones, a Bonecas da Barra possui um repertório de canções autorais que tratam das experiências pessoais dos integrantes da banda e do dia a dia da Barra do Ceará.

Algumas dessas músicas compõem o CD “Batom Navalha”, o primeiro do grupo. “A nossa proposta ao participar da Mostra Petrúcio Maia é apresentar para a cidade a realidade do nosso bairro através da música”, planeja o guitarrista André Ressaca.

> Jazz e blues do guitarrista Felipe Cazaux

A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no CUCA Che Guevara, a partir das 18h; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19h; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), a partir de 18h.

Durante a realização do evento, um júri selecionará os doze melhores músicos ou grupos musicais para apresentação de shows na programação da IX Feira da Música, que se realiza em Fortaleza entre 18 e 21 de agosto.

>Regionalismo do grupo Fulô da Aurora

Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos.

Depois de realizadas duas edições nos anos 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.


> Renegados: puro rock

A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.

Programação
1ª etapa
Local: CUCA Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Horário: a partir das 18h

DIA 14
18h - Coral Todos os cantos
18h45 - Esquina Brasil
19h30 - Breculê
20h15 - Babau do Pandeiro (foto)
21h - The Good Garden
21h45 - Quilombo Favela

DIA 15
18h - Grupo Murmurando
18h45 - Marimbanda
19h30 - Alegoria da Caverna
20h15 - Fulô da Aurora
21h - Ska Brothers
21h45 - Dona Zefinha

DIA 16
18h - Argonautas
18h45 - Assaré Band
19h30 - Fátima Santos
20h15 - Batuqueiros da Caravana Cultural
21h - Concreto e Asfalto
21h45 - Faculdade Mental

2ª etapa
Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)
Horário: a partir das19h

DIA 21
19h - Fulô de Araçá
19h45 - ZAZ
20h30 - Cumpade Barbosa & as Cumade
21h15 - Fabrício Pinheiro Diniz
22h - Plastique Noir
22h45 - Bonecas da Barra


DIA 22
19h - The Starlets
19h45 - Obskure
20h30 - Jonnata Doll & Os Garatos Solventes
21h15 - Facada
22h - My Fair Lady
22h45 - Thrunda

DIA 23
19h - Grupo Chorinho na Praia
19h45 - Eudes Fraga
20h30 - Babi Guedes
21h15 - Lúcio Ricardo
22h00 - Macula
22h45 - Joseph K?

3ª etapa
Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)
Horário: a partir das 18h


DIA 28
18h - Vozes de Cera
18h45 - Bernadinho Mota
19h30 - Marta Aurélia
20h15 - Renegados
21h - Gustavo Portela
21h45 - Francisco Adriano Costa

DIA 29
18h - Regional Chega e Chora
18h45 – Don’L
19h30 - Vitoriano
20h15 – Sanatório Geral
21h – Baque Lírico
21h45 - Messias Holanda

DIA 30
18h - Quarteto de Trombones do Estado do Ceará
18h45 - Fernando Rosa
19h30 - Felipe Cazaux
20h15 – Artigo 19
21h – Água de Quartinha
21h45 - Tailândia Montenegro

Serviço
III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. Mais informações nos sites: www.fortaleza.ce.gov.br / www.fortaleza.ce.gov.br/cultura ou através dos telefones: 3105-1358 (Secultfor) ou 3262-5011 (Prodisc).








PENSE E DANCE

Espetáculos abordam as distintas formas de habitar a cidade


Permanências Urbanas. Apresentações acontecem no Centro Dragão do Mar e Sesc Senac Iracema


Fazer dançar o pensamento. Esta é a essência do projeto Permanências Urbanas, que apresenta, gratuitamente, nesta quinta e sexta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e nos dias 18 e 19, no Sesc Senac Iracema, sempre às 20h, os criativos espetáculos dos alunos que estão encerrando a 2ª turma do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Dança. Parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/CE, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC e a Secretaria de Cultura do Estado, o curso vem sendo pioneiro na democratização do acesso à formação profissionalizante de qualidade numa área com carência de oportunidades formativas no Estado: a dança.
Ao todo são 31 alunos que estão concluindo a 2ª turma do curso, que iniciou em setembro de 2008, a partir de um processo seletivo que disponibilizou 40 vagas, das quais 25% do total (10 vagas) foram preenchidas por alunos residentes em outros municípios, como Paracuru, Guaiúba, Russas, Horizonte, Maracanaú, Cascavel e Caucaia. Selecionados mediante audição (aulas práticas, entrevistas e mostra de trabalhos autorais), bem como análise de currículos, os alunos tiveram a oportunidade de estudar e aprofundar, gratuitamente, os conhecimentos acerca da dança, através de um programa pedagógico, devidamente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, distribuído ao longo de aproximadamente dois anos, incluindo estágios supervisionados, contando com disciplinas gerais e específicas, teóricas e práticas, contabilizando um total de 1.316 horas / aula. O quadro do corpo docente foi formado por especialistas, mestres e doutores do Ceará e de outros estados do Brasil.

A grande maioria dos inscritos tem origem em bairros periféricos de Fortaleza, registrando passagem por projetos sociais, academias (como bolsistas, a maioria) e de grupos independentes, profissionais e amadores, com renda familiar equivalente ou pouco superior a um salário mínimo. A média de idade ficou entre 18 e 23 anos. Muitos já atuavam como professores, sem terem tido, no entanto, formação adequada para tal. Este perfil revela que a grande demanda de profissionalização na área da dança realmente provém das classes média e baixa da população.
De acordo com a diretora de Educação Profissional do Senac/CE, Mazza Maciel, a iniciativa do curso foi de extrema importância para os profissionais em nosso Estado ligados a arte. “O resultado proporcionado são coreografias e espetáculos grandiosos que nos emocionam ao constatarmos que novas perspectivas técnicas, artísticas e profissionais foram adquiridas com o curso”, afirmou a diretora. Ela ressaltou ainda que, como o Ceará ainda não dispõe de uma Graduação em Dança, e nenhuma outra iniciativa credencia ou legitima o ensino formal da dança além das academias particulares.

Clique aqui e confira a programação completa na seção DANÇA








TEATRO

Babado forte na Praia de Iracema

“Engenharia Erótica” fecha trilogia de espetáculos iniciada com “Uma flor de dama” e "Cabaré da Dama"

> No Teatro do Sesc Senac Iracema: Denis Lacerda (Deydiane Piaf), Diego Salvador (Yasmin Shirran), Jomar Carramanhos (Verônica Valentino) e Silvero Pereira (Gisele Almodóvar)

Partindo da pesquisa realizada pelo ator e diretor Silvero Pereira, iniciada em 2004 sobre o universo das travestis e transformistas, e que resultou nos trabalhos “Uma flor de dama” e “Cabaré da Dama”, estreia esta semana o espetáculo que fecha a trilogia: “Engenharia erótica: uma fábrica de travestis”. A peça tem como referência o livro “Engenharia erótica: travestis no Rio de Janeiro”, do fotógrafo e psicanalista Hugo Denizart, e relatos subtraídos de entrevistas realizadas com travestis e transformistas de diversas cidades do Estado do Ceará.

“Engenharia erótica: uma fábrica de travestis” parte de uma pesquisa empírica e científica, para além do estereótipo e dos preconceitos, do modo de vida das travestis do nosso estado na preocupação de quebrar conceitos impostos pela sociedade tentando desmistificar sua relação com a marginalização e prostituição e lançando um olhar sobre a diferença entre história de vida e condição de vida. A peça é o terceiro passo de uma pesquisa, pautada em atividades empíricas (entrevistas, observações e laboratórios) e científicas (livros e artigos), que busca entreabrir a cortina de silêncio do teatro do sonho, de aparência, que envolve as travestis.

A partir da montagem do espetáculo “Uma flor de dama” (2004), livremente inspirado no conto “Dama da noite”, de Caio Fernando Abreu, e da experiência com “Cabaré da Dama” (2008), sentimos uma enorme necessidade em procurar compreender ainda mais o mundo dessas pessoas para além do estereótipo e preconceitos.

O espetáculo “Engenharia erótica: uma fábrica de travestis” tem no elenco Denis Lacerda (Deydiane Piaf), Diego Salvador (Yasmin Shirran), Jomar Carramanhos (Verônica Valentino) e Silvero Pereira (Gisele Almodóvar), está com temporada no Teatro Sesc/Senac Iracema, e fica em cartaz todas as quintas de maio, sempre às 20h. Ingresso: R$ 20 / 10 (meia).






EXPOSIÇÃO

Cangaço é tema de exposição no Espaço Cultural Porto Freire

A saga de Lampião e seu bando volta a ser tema de exposição em Fortaleza. No próximo dia 6, com a presença da neta do “Rei do Cangaço”, Vera Ferreira, que virá especialmente para o evento, será aberta, com um coquetel temático, às 19h30, no Espaço Cultural Porto Freire (Parque del Sol), a exposição “Cangaceiros”. São fotos, recordes de jornal da época e objetos, como armas, roupas e bijuterias, que revelam as principais etapas da história daqueles cujas façanhas trafegam entre o mito e a realidade.

Em um cenário que remete aos tempos do cangaço, com um bar tematizado de cachaça, apresentação do Grupo de Tradições Raízes Nordestinas, com a dança do xaxado homenageando Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira fará uma palestra contando a sua experiência como neta de um dos ‘fora-da-lei’ mais procurados e temidos de todos os tempos, no Brasil.

Filmes e artesanato

Haverá ainda a exibição do filme realizado pelo mascate libanês Benjamin Abrahão, que, munido de uma carta de recomendação do Padre Cícero, conseguiu adentrar na caatinga e no mundo do Capitão Virgulino Lampião, transformando-se em seu fotógrafo e cineasta oficial.

Durante o mês de maio, a cada sábado, será apresentado, no local, um filme sobre o cangaço. Após cada exibição, haverá discussão do tema por grupos formados por críticos de cinema.

No primeiro mês da exposição, será lançado o “Projeto Escola, Amigos da Arte”, onde alunos de colégios circunvizinhos serão convidados a conhecer a exposição e assistir aos filmes. Estes estudantes serão instigados a escrever redações sobre o que viram e ouviram e seus trabalhos serão expostos no Espaço Cultural Porto Freire durante todo o tempo de permanência da exposição.

Em junho, ainda em continuidade as manifestações do evento, aos sábados, acontecerá uma feira mix com artesanatos, comidas típicas e danças regionais no espaço externo do Parque del Sol.

Imagem


O apreço que os famosos cangaceiros tinham pela imagem está retratado no livro "Cangaceiros", da historiadora francesa Élise Jasmin, que reúne um conjunto significativo de fotografias sobre Lampião e seu bando e que resultou na exposição homônima.

Para a autora, Lampião tinha prazer em posar para fotografias. “Lampião passou de indivíduo a personagem graças à mídia impressa dos anos 30. O cangaceiro fez uso de um senso inato de marketing para se comunicar com o mundo exterior, manipulando jornais e jornalistas na construção de seu mito”, afirma.

Serviço
Exposição “Cangaceiros”
Coordenação: Ricardo Albuquerque – Instituto Chico Albuquerque – 9621.5000
Curadoria: Lidia Sarmiento – 8829.9060
Local: Parque del Sol – Rua Joãozito Arruda, s/n – Cidade dos Funcionários
Período: 06 de maio a 30 de julho
- Terça à sexta: das 9 às 19 horas
- Sábados e domingos: das 14 às 19 horas

Agenda da Exposição
- Lançamento e palestra inaugural: 06 de maio - 19h30
- Exposição: 06 de maio a 30 de junho
- Cine Cangaço: todo sábado do mês de maio, às 10hs (no Espaço Cultural Porto Freire)
- Feira Mix: todo sábado do mês de junho, a partir das 17horas (no Parque del Sol)
- Projeto Escola, Amigos da Arte: durante o período da exposição







“Vinte aos Pedaços” na Unifor


Projeto é premiado pelo primeiro edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência

A Universidade de Fortaleza realiza, a partir do dia 13 de maio, a exposição do artista cearense Francisco de Almeida, em cartaz no Espaço Cultural Unifor Anexo até o dia 13 de junho. Em 2009, o artista foi convidado para a 7ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que teve como o tema “Grito e Escuta”. Para a Bienal, Almeida construiu, ao longo de nove meses, um trabalho significativo para a xilogravura no mundo, através de um processo tecnicamente inovador.
Sua xilogravura impressiona pela alegoria e pelas frases enigmáticas. O gesto pelo grande formato e pelos meios rudimentares de impressão particulariza e reforça a dramaticidade do seu trabalho. Almeida está constantemente reinventando as próprias ferramentas, linguagens e métodos de gravação. A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. O público também pode agendar exposições guiadas pelo (85) 3477 3239, através do Projeto Arte-Educação.








LIVROS - FICÇÃO

Inspiração na obra de Renato Russo

Livro apresenta contos inspirados em letras do líder da Legião Urbana

Lançado no sábado, 27 de março de 2010, data em que Renato Russo (1960 - 1996) faria 50 anos, o curioso livro “Como Se Não Houvesse Amanhã” (Editora Record, 160 páginas, R$ 32,90) apresenta 20 contos inéditos inspirados em letras escritas por Russo para músicas da Legião Urbana e do Aborto Elétrico (deste, há Que País É Este? e Faroeste Caboclo).
Com edição organizada por Henrique Rodrigues, os 20 contos são dispostos no livro na ordem cronológica dos álbuns que apresentaram as 20 músicas. Com exceção do conto inspirado em Há Tempos, em que o autor Carlos Henrique Schroeder cita nominalmente a música lançada em 1989 no disco As Quatro Estações, os escritores criaram histórias sem links explícitos com as letras. Em sua grande maioria, os contos estão impregnados da melancolia que permeava as letras de Russo e - não raro - versam sobre amor e perda. Rosana Caiado Ferreira flagra Eduardo e Mônica em processo doído de separação. Ramón Mello junta os cacos emocionais de uma relação em Sereníssima, único conto de viés mais explicitamente gay.
Destaque, Pais e Filhos é conto em que o autor João Anzanello Carrascoza remói sentimentos amargos das relações familiares sob a ótica de um filho que não deu a devida atenção ao pai.






O judeu que condenou Jesus


Romance histórico da espanhola Beatriz Becerra remonta a vida e os mistérios de Caifás

Tendo Poncio Pilatos lavado as mãos para não se envolver diretamente no julgamento de Jesus Cristo, este acabou condenado à morte por José Caifás, supremo sacerdote do Templo de Jerusalém. Caifás era um dos judeus mais ricos daquela época e vivia suntuosamente. Em 1999, seus ossos foram encontrados numa urna de cobre, juntamente com os de uma mulher, um adolescente e dois meninos. De quem eram aqueles ossos? Que segredo Caifás levou para o túmulo?
Em torno desse mistério, a romancista espanhola Beatriz Becerra escreveu um dos mais fascinantes romances históricos dos últimos tempos, capaz de rivalizar com o próprio Dan Brown em seu “Código da Vinci”. Miriam, criada do palácio de Caifás, é quem nos vai fazer a revelação, numa história em que se entrecruzam os personagens mais proeminentes de seu tempo: Jesus, sua mãe Maria, os apóstolos, Pilatos, Maria Madalena.
O romance histórico “O Segredo de Caifás” (Geração Editorial, 304 páginas, R$ 34,90) da espanhola Beatriz Becerra, começou a nascer em 1990, com uma fascinante descoberta arqueológica no Monte Talpiyot, que fica a mais de três quilômetros de Jerusalém em 1990.
A autora, ainda uma jovem judia e filóloga bíblica trilíngue, foi chamada para participar da expedição, onde foram achadas de cinco a seis ossadas de pessoas diferentes numa tumba mortuária com a inscrição “Yehosef bar Qafa”, ou seja, “José, filho de Caifás”.
Depois de cinco anos de estudos e pesquisas, Beatriz Becerra decidiu criar um romance a partir do que se pôde apurar, mas também do que se pôde imaginar. Foi assim que ela deu vida, de forma emocionante, à criada Miriam – uma criada especial do palácio do Sumo Sacerdote e contemporânea de Jesus e seus apóstolos que guarda um segredo sobre a vida do poderoso Caifás.
“O Segredo de Caifás” é um best-seller na Espanha, com mais de 100 mil livros vendidos. Um dos motivos para o sucesso é a forma precisa e contagiante das recriações de fatos históricos; como a vida dos judeus e romanos em Israel, o magnífico Templo de Jerusalém, os conflitos entre os povos, a disputa pelo poder, o surgimento de Jesus e as suas pregações, a crucificação, as traições e os encontros eróticos dos principais personagens.







NOVELAS


Mais um gringo para Tony Ramos

Aos 61 anos, ator interpreta quarto personagem estrangeiro na novela "Passione"


Em "Passione", novela que a Globo estreia no dia 17 na faixa das 21h, Tony Ramos vai interpretar Antonio Mattioli, o Totó. O personagem nasceu no Brasil, mas vive na Itália e é descrito pelo autor Silvio de Abreu como "um homem com coração e alma de italiano". Aos 61 anos e há 46 na TV, Tony está acostumado a viver personagens d'além mar. "Passione" será o quarto trabalho --dos últimos cinco na TV-- no qual faz um estrangeiro. De 2005 até agora, o ator paranaense, nascido em Arapongas (PR), foi brasileiro apenas em "Paraíso Tropical", como o empresário Antenor Cavalcanti. Nas demais, viveu um americano, um grego e um indiano.
Segundo Silvio de Abreu, que também escalou Tony como o grego Nikos de "Belíssima", o personagem italiano estava prometido ao ator há tempos. "Tony é um excelente ator, de uma emoção verdadeira e que está sempre disposto a aprender mais --e isso inclui outras culturas", diz Silvio. Tony acredita que a recorrência no papel de estrangeiro é "mera coincidência". Ele admite, porém, que seu tipo é "multirracial", fruto da ascendência, que mistura sangue português, espanhol, inglês e italiano.
O ator conta que recorre até ao dicionário de alemão para ler poemas no idioma original. E concorda com o novelista sobre seu interesse em conhecer outras culturas e línguas. "Viajar para mim não é só olhar por olhar, é olhar o lado de lá do cartão-postal. E é o que eu faço como ator", afirma.
Na lista de seus destinos favoritos estão Portugal, Espanha, França, Escócia, Irlanda e Japão. E será que daria para viver um japonês? "Aí seria um exagero. Mas porque não um cônsul brasileiro no Japão ou um empresário que vive no Japão?", sugere. Para chegar à "musicalidade" --que ele diz transcender o sotaque-- de seus estrangeiros, Tony faz uma preparação que envolve desde assistir a filmes a fazer uma longa estada no país onde nasceu o personagem.
Por opção pessoal, ele chegou à Itália antes de a produção da novela começar. Ao todo, passou quase dois meses por lá. Procurou pequenos produtores, colheu azeitonas, conheceu o processo de fabricação do azeite de oliva e até dirigiu um trator. Isso tudo porque Totó é um pequeno agricultor na Itália e virá ao Brasil quando sua mãe, interpretada por Fernanda Montenegro, reencontrá-lo. "Isso tudo [a experiência no campo] aconteceu comigo, ninguém foi me contar."
A preparação envolveu também aprender o idioma. Tony está fazendo aulas de italiano desde outubro para convencer no que ele chama de "portiliano", um português com sonoridade e expressões italianas. O recurso é diferente do usado para fazer o Opash de "Caminho das Índias", que falava um português perfeito, apenas com expressões indianas. "O mais difícil foi na Grécia, porque eu tinha que contracenar com atores gregos em grego. A minha atenção tinha que ser redobrada", lembra. Como todo ator, ele ressalta que não se trata só de fazer o sotaque, mas sim de encontrar a "alma" de seus personagens.










CINEMA NACIONAL

'As Melhores Coisas do Mundo' é vencedor no 14º Cine PE, principal festival de Recife

Filme está em cartaz em Fortaleza, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, às 14h

As Melhores Coisas do Mundo venceu os principais prêmios do 14º Cine PE, encerrado nesse domingo (2), no Cine São Luiz, no Recife. O filme de Laís Bodanzky, que trata de diferentes descobertas na vida de um adolescente em São Paulo recebeu os troféus Calunga por melhor direção de arte, edição de som, fotografia, direção e melhor filme. Francisco Miguez, que interpreta o adolescente Mano, ganhou o prêmio de melhor ator.
As Melhores Coisas do Mundo também dividiu com Sequestro, documentário de Wolney Atalla, o prêmio de melhor roteiro. Laís Bodanzky falou para uma platéia com cerca de mil pessoas sobre as alegrias de ganhar tantos prêmios. A diretora de Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade comentou a respeito das dificuldades para se fazer cinema no Brasil e como era gratificante ver um trabalho reconhecido. "É muito bom comemorar. Vamos carregar esses prêmios com muito orgulho", disse Laís, ao lado do ator Francisco Miguez e do produtor de lançamento do filme, Fred Avellar.
O ator Rogério Fróes recebeu o prêmio especial do júri pela contribuição ao cinema brasileiro. Fróes atuou em Não se Pode Viver Sem Amor, de Jorge Durán. O filme O Homem Mau Dorme Bem, de Geraldo Moraes, foi escolhido como o melhor pelo público e também recebeu os prêmios de melhor ator coadjuvante, para Bruno Torres, e de melhor atriz coadjuvante, para Mariana Nunes. O filme Léo e Bia, primeiro do músico Oswaldo Montenegro, levou o prêmio de melhor trilha sonora e de melhor atriz, para Paloma Duarte. O documentário Sequestro ganhou a Calunga para a melhor montagem.
A sessão que teve a apresentação dos melhores da mostra competitiva começou com mais de uma hora de atraso e teve a exibição do documentário Continuação, de Rodrigo Pinto, sobre o cantor e compositor Lenine, antes da entrega dos troféus Calunga. O próprio músico apresentou o filme. "Nos shows, a adrenalina é tão grande que não me sinto exposto como agora", disse Lenine, que elogiou a restauração do Cinema São Luiz, "uma paixão com mais de 35 anos, na minha vida".
Entre os filmes curta metragem em 35 mm, o documentário Bailão, de Marcelo Caetano, recebeu a principal Calunga. A Noite por Testemunha, de Bruno Torres, foi o escolhido do púbico e dividiu a melhor fotografia com A Montanha Mágica, do cearense Petrus Cariry. O filme Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, recebeu os prêmios de melhor direção de arte, roteiro e direção. A trilha sonora escolhida pelo júri foi do filme Revertere Ad Locum Tuum. O documentário Geral ganhou melhor edição de som e Amigos Bizarros de Ricardinho ficou com melhor montagem e melhor ator, para Ricardo Lilja, que atuou como Ricardinho, ele mesmo. A melhor atriz em curtas de 35 mm foi Zezita Marques em Azul.
O destaque nas premiações de curta metragem digital foi Áurea. O filme teve o prêmio especial do júri, melhor montagem e melhor filme. Sweet Karolynne ganhou a menção honrosa. O melhor roteiro foi para Se Meu Pai Fosse de Pedra. O escolhido do público foi Tanto.









HOLLYWOOD


'Capitão América' começa a ser filmado em junho

Ator Chris Evans, que faz o Quarteto Fantástico, irá encarnar o herói


Segundo o site da revista Production Weekly, a produção de Capitão América já tem data para começar: 28 de junho. O filme, que está programado para estrear nos cinemas no dia 22 de julho de 2011, será dirigido por Joe Johnston e estrelado por Chris Evans.
A história vai contar a origem de como Steve Rogers se torna o personagem-título depois de uma experiência militar pelo "soldado perfeito".
O longa traz ainda no elenco Hugo Weaving, Hayley Atwell e Sebastian Stan. O personagem interpretado por Evans também está escalado para a produção de Vingadores, que reunirá os principais heróis da Marvel, incluindo Homem de Ferro, Hulk e Thor.




ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Casa Cor Ceará 2010

Evento acontece na antiga sede da Coelce

Esse ano, a versão cearense da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, a Casa Cor, acontece na antiga sede da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Nesta quarta-feira (5/5), um acordo foi firmado entre a empresa e a organização do evento, selando a realização da Casa Cor Ceará 2010 no terreno de 6200 metros localizado à av. Barão de Studart, 2917.
A Casa Cor Ceará 2010 se realiza de 20 de outubro a 30 de novembro com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, privilegiando espaços voltados para a qualidade de vida. A mostra reúne esse ano mais de 80 profissionais assinando cerca de 60 ambientes. O diferencial fica por conta de áreas diferenciadas de Morar - com condomínios de estúdios/flats e apartamentos - Comercial, Social e Gastronomia. A moda produzida no Estado também ganha espaço especial, com mais de 300m², onde se situam lojas, acontecem desfiles e exposições.
De acordo com as organizadoras da Casa Cor Ceará, Neusa Oliveira e Neuma Figueiredo, o evento prossegue promovendo a conscientização sobre duas temáticas bem atuais: acessibilidade e sustentabilidade. Com tantas novidades e devido à localização privilegiada, a 12ª edição do evento deve superar o recorde de visitações de 2009, projetando público de 35 mil pessoas.
Serviço
Casa Cor Ceará 2010
Av. Barão de Studart, 2917 – Fortaleza (CE)
(85) 3261.3533
www.casacorceara.com.br




Salão de Abril 2010

Fotos do lançamento da maior mostra de artes plásticas promovida pela Prefeitura de Fortaleza

Balões azuis suspendiam uma boneca inflável de sorriso aberto, que divertia os convidados, logo na entrada da Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor. Era a performance “A pessoa busca seu lugar” (referência ao tema do 61º Salão de Abril - Qual o lugar da arte?), uma das selecionadas para a tradicional mostra de artes visuais realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua secretaria municipal de Cultura. O Salão permanece em cartaz até 31 de maio, no local e ruas adjacentes do centro da cidade. “Conseguimos retomar a realização do Salão em abril, especialmente no mês do aniversário de Fortaleza, e estamos muito felizes por isso. Este ano, mais do que nunca, a mostra assume seu feitio nacional e se consolida como Salão nacional de arte contemporânea”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Fátima Mesquita, saudando a todos os artistas presentes e ao público em geral, em particular o artista plástico e gravurista cearense Francisco de Almeida, homenageado do Salão em 2006.

Maíra Ortins, Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor e organizadora do Salão, disse que um dos objetivos é o de tentar agregar os novos artistas a nomes reconhecidos nacionalmente, como os curadores Ivo Mesquita, Suely Rolnik e Jaqueline Medeiros. “Com este intuito, realizamos neste sábado, às 10h, aqui na Galeria Antônio Bandeira, um bate-papo entre os artistas, os curadores e o público em geral, que debaterão sobre a arte contemporânea, o Salão e, especialmente, o tema em questão: qual o lugar da arte”, informa. Ivo Mesquita, curador e pesquisador de arte em São Paulo, diz que o resultado final da mostra é bastante positivo: “ Está muito bonito, sóbrio, simples, porque os trabalhos são corretos e dialogam entre si, um critério que nós, curadores, levamos em conta”.
Entre tantos artistas presentes à abertura, o paulista Flávio Cerqueira (SP), 26, ficou surpreso com a receptividade do seu trabalho. “É a terceira mostra que participo este ano. Uma pessoa chegou pra mim e disse que estava se vendo na minha escultura e é isso o que quero, mexer com as pessoas”, diz. Sua obra, Ex Corde, é feita em metal, e une uma linguagem tradicional, a escultura, com uma visão contemporânea, mais arrojada. “Quis fazer uma figura que tem o peso do metal, mas a pintura eletrostática branca dá uma leveza, acentuada pelo buraco no peito, a ausência de coração”, explica.

Flávio Cerqueira tem graduação na Escola Paulista de Arte, mas somente há um ano começou a expor seu trabalho: participou de 10 mostras coletivas, duas delas em Portugal. “Em julho vou fazer residência artística de um mês em Camarões e aprofundar ainda mais meus estudos. Vir a Fortaleza está sendo muito importante, sobretudo pela troca com outros artistas, por ver de perto uma produção tão competente como a do Salão e ter a oportunidade de conviver com curadores de nível tão elevado”, concluiu.
O cearense Júnior Pimenta, 27, maquiou um prédio histórico com dois tons de batom vermelho e um rosa, respeitando a arquitetura do local, na intervenção “Maquilagem de Fronte”, realizada no início da tarde de ontem. “Foi muito legal porque as pessoas perguntavam se ali seria uma nova boate, se eu era um decorador de fachada e algumas mulheres brincaram, dizendo que eu estava acabando com o batom da cidade”, diverte-se.

Depois do coquetel servido aos convidados, o grupo Mesa de Luz (DF), apresentou a performance ”Mesa de Luz: cotidiano”, que une, imagem, som, projeção e manipulação de objetos. São quatro ações simultâneas que dividem o olhar do público: um integrante do grupo faz edição de vídeo ao vivo, outro edita som ao mesmo tempo em que toca um instrumento, e um terceiro manipula objetos e materiais, enquanto um telão projeta as imagens. “É um cinema ao vivo, que se faz enquanto as pessoas assistem. As pessoas se envolvem e os resultados são surpreendentes. Estamos participando pela primeira vez do Salão de Abril, que já está no mapa das artes, e é uma experiência importante para o grupo”, diz Marta Mencarini, artista plástica, graduada pela Universidade de Brasília e mestre em Arte e Tecnologia.

Dividem a cena com ela, Hyeronimus do Vale, artista plástico (Artes Plásticas/UNB) e Tomás Seferin (Especialização em Engenharia de Áudio em Paris).
Este ano, o Salão confirma sua legitimidade perante à classe artística local e nacional: foram 405 obras inscritas, de 19 estados brasileiros, sendo São Paulo o estado com maior participação (123 inscritos). Em seguida, o Ceará, com 77 trabalhos inscritos, e o Rio de Janeiro, 53. Entre os 30 selecionados, estão pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos. Todos os selecionados receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5mil. Além do caráter contemporâneo e não-competitvo, as obras possuem alto nível técnico e trazem idéias inovadoras, que instigam o espectador. Hoje, sábado, os curadores vão decidir qual o artista receberá da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, uma bolsa de formação no valor de R$ 10 mil.


































































































































































































































































































Aquarelas

Veja flashes do lançamento da mostra "Águas de abril" em cartaz na Casa D'Arte

Na quinta-feira, dia 29 de abril, com coquetel a partir das 20h, aconteceu na galeria Casa D´Arte, a abertura da exposição "Águas de Abril".

São lindas aquarelas assinadas pelos artistas plásticos Vando Figueiredo, Cecilia Castellini, Nicia Bormann e Zeina Romcy.

A exposição seguirá até o dia 14 de maio.

Serviço

Coquetel abertura exposição "Águas de Abril"
Dia 29 de abril, quinta-feira, 20h, na galeria Casa D´Arte
Rua Barbosa de Freitas, 1035 - Aldeota
Fones : 3224-1903 / 3224-9870
www.casadarte.com.br
Visitação exposição até o dia 14 de maio 2010
Segunda à sexta - 10h às 19h
Sábado - 10h às 13h

























































































































































Vik Muniz no Espaço Cu
ltural Unifor

O artista plástico brasileiro, sucesso internacional, revela a sua singularidade em 141 obras que traçam uma retrospectiva do seu trabalho

Confira fotos da vernissage by Felipe Muniz Palhano

A Universidade de Fortaleza oferece ao público cearense a Exposição do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz, que estará em cartaz no Espaço Cultural Unifor a partir do dia 16 de abril, que contará com 141 obras do artista. Há 25 anos radicado em Nova Iorque, o paulistano ganhou projeção no cenário artístico internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais quase sempre inusitados.

Marca Registrada- Vik Muniz imprime sua marca ao lidar com a memória, a ilusão e, sobretudo, o humor, apoiado no uso de materiais pouco convencionais. “Sempre levei o humor muito a sério.” Ele não apenas registra a sua versão do mundo, como o recria. Antes de seu olhar como fotógrafo captar o que se tornará o produto final de sua obra, cria um verdadeiro teatro, com cenas, retratos, objetos e imagens, alguns em escala gigantesca, usando elementos tão diversos como papel picado, sucata, molhos e algodão, em processos de construção que podem levar semanas ou até meses. Dessa forma surgiram algumas das obras como a Mona Lisa de geléia e pasta de amendoim; o soldado composto por inúmeros soldadinhos de brinquedo; a Medusa de macarrão e molho marinara; o Saturno devorando um de seus filhos, de Goya, refeito com sucata; e retratos das atrizes Elizabeth Taylor e Monica Vitti compostos por centenas de pequenos diamantes, todos presentes na mostra.

Vik Muniz- O artista nasceu no centro de São Paulo, em 1961. Filho único de um garçom e uma telefonista, passou parte de sua infância morando na periferia da cidade. Trabalhou em vários empregos, entre eles uma agencia de anúncios que despertou nele o poder de persuasão e a possibilidade de manipulação. Na década de 80 um acidente foi decisivo para a mudança de sua vida. Vik Muniz acabou sendo baleado na perna quando presenciou um briga entre dois homens. Para evitar uma queixa policial o atirador o ofereceu uma razoável quantia em dinheiro, fato que possibilitou sua ida para os Estados Unidos. Vik passou dois anos em Chicago com os familiares e em 1986 mudou-se para Nova York, lugar onde acabou naturalizando-se norte - americano. Em 1989 realizou a sua primeira mostra, onde expôs esculturas denominadas Relíquias – Objets Trouvés fabricados ou falsas descobertas arqueológicas, como a Máquina de Café Pré- colombiana. Os trabalhos do artista já evidenciavam a sua arte bem humorada que marca sua trajetória.

Fotógrafo por acaso - O artista começou a sua carreira como escultor e tornou-se fotógrafo à medida que fotografava suas peças para documentá-las. Através da fotografia, Vik Muniz conseguia encontrar o ângulo perfeito, a iluminação perfeita e a exposição perfeita para capturar o efeito que havia imaginado quando começou a produzir a escultura. A partir desse momento a fotografia se torna mais interessante do que a escultura propriamente dita.

Reconhecimento - Vik Muniz foi descoberto pelo crítico de arte do jornal The New York Times, Charles Haggan, nos anos 90. em 2001, foi escolhido como representante do Brasil na Bienal de Veneza. Já em 2005, escreveu o livro Reflex: A Vik Muniz Primer. Recentemente Vik foi convidado para ser o primeiro brasileiro a participar como curador na nona versão Artist´s Choice (2008- 2009), um projeto criado pelo museu de Arte Moderna de Nova York. Atualmente, a originalidade da sua obra o estabeleceu como um dos criadores mais respeitados da arte contemporânea, presente em acervos dos principais museus do mundo.

Exposição Vik Muniz
Abertura: 15 de abril
Visitação: 16 de abril a 8 de agosto
Local: Espaço Cultural Unifor
A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.