terça-feira, 3 de junho de 2008

DESTAQUES


Fortal 2008 anuncia primeiras atrações

Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, Asa de Águia, Aviões do Forró, Banda Eva, Alexandre Peixe e Jamil e Uma Noites são as atrações que já estão confirmadas para o Fortal 2008, que acontece de 24 a 27 de julho. O concorrido carnaval fora de época de Fortaleza se consolida como o evento cultural de maior participação popular do estado do Ceará e que mais atrai turistas de outros estados. Em sua 17ª edição, o Fortal mantém os quatro dias de festa e confirma expectativa de público de 100 mil pessoas por noite. A organização irá oferecer transportes alternativos, linhas especiais de ônibus, táxis credenciados, bares, praça de alimentação, banheiros químicos, telões, iluminação amplificada e completo sistema de primeiros socorros e de segurança. Mais informações, inclusive sobre vendas, podem ser obtidas no site www.fortal.com.br. Abaixo, segue a programação diária, com as atrações já confirmadas e seus respectivos blocos:

- QUINTA (dia 24) - BLOCO NANA BANANA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO AVIÕES ELÉTRICO - AVIÕES DO FORRÓ
BLOCO EVA - BANDA EVA

- SEXTA (dia 25) - BLOCO CERVEJA & COCO - ASA DE ÁGUIA
BLOCO SIRIGUELLA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO EH LOCO - CLÁUDIA LEITE

- SÁBADO (26) - BLOCO CERVEJA & COCO - IVETE SANGALO
BLOCO SIRIGUELLA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO EH LOCO - JAMMIL E UMA NOITES

- DOMINGO (27) - BLOCO CERVEJA & COCO - ASA DE Á GUIA
BLOCO SIRIGUELLA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO HARÉM - ALEXANDRE PEIXE




IVETE NO PALCO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO!

Ivete Sangalo, a cantora nº 1 do nosso País, gravará seu próximo DVD ao vivo dia 6 de setembro de 2009, no Madison Square Garden, em Nova Iorque. No palco, três convidados inacreditáveis já confirmaram presença: Sting, James Morrison e Justin Timberlake! Não é só Madonna que conquistou o guapo...

A diva cantará algumas músicas em inglês de olho no mercado americano, a última fronteira que lhe falta atravessar. Depois do DVD do Maracanã, hit absoluto do ano passado, nada mais grandioso para Ivete que o MSG, que é simplesmente a arena mais famosa do mundo.

É a casa do time de basquete New York Knicks e um dos cenários mais célebres da NBA. Também foi palco do último show de John Lennon, de concertos de Madonna, U2, Barbra Streisand, entre tantos artistas. Só faltava mesmo nosso furacão baiano que entra nos States com o pé direito.




CACAU BRASIL: LIVRO, PERFORMANCE E EXPOSIÇÃO

O músico, artista plástico e poeta Cacau Brasil lançou no Espaço Mariana Furlani Arte Contemporânea, o livro OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS. O livro é fruto da exposição multimídia que leva o mesmo nome e foi sucesso de público e crítica quando esteve em cartaz em Fortaleza em julho do ano passado. Editado pela Fundação Demócrito Rocha, será o primeiro livro de arte publicado pela editora e contém, além da poesia de Cacau Brasil, imagens de suas telas. No mesmo dia, a exposição multimídia será reaberta, mostrando aos convidados quatro momentos: exposição de telas, vídeo-instalação, pilares da poesia e performance cênico-musical, propondo a interatividade entre imagem, poesia, arte cênica e música.
A exposição multimídia OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS ficará aberta à visitação pública de 09 a 29 de junho, onde os amantes da arte poderão também adquirir o livro. Em um ambiente de pouca luz e cores contrastantes, a proposta é que a exposição comece quando o espectador chegar, e termine quando ele for embora. “A arte de Cacau Brasil é como a natureza, que não pede para ser bela, mas simplesmente o é. É uma beleza bruta, pura, natural, que arrasta todos os nossos sentidos. O preto representa a ausência de luz, mas na arte de Cacau, a escuridão gera cor e luminosidade”, avalia o artista plástico e poeta Mano Alencar.
O livro OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS é uma junção de imagens e palavras, e mostra nas suas 80 páginas a poesia existente no cotidiano de cada um.

EXPOSIÇÃO

Telas
A mostra terá 15 painéis trabalhados com óleo sobre tela (técnica mista) com poesias escritas e símbolos universais em cores metálicas (cobre, ouro, prata). Placas de acrílico com poesias também poderão ser apreciadas neste ambiente, ao som de músicas coletadas pelo artista.

Vídeo-Instalação
O vídeo-instalação, com duração de sete minutos, propõe uma vivência espacial através da exibição de um vídeo com símbolos e ambientes imaginários, a animação induz o espectador a ser o próprio personagem. A trilha sonora fica a cargo de Paulo Rafael, que criou um mantra contemporâneo ao utilizar instrumentos metálicos. Roteiro e direção são de Cacau Brasil.

Pilares da Poesia
Através da utilização da técnica de luz negra, as palavras “formam e sustentam” os pilares da poesia. Uma escultura de corpo feminino com marcas de símbolos e letras no corpo poderá ser observada sob a perspectiva dos pilares. Esta é mais uma passagem sensorial da mostra, que incentiva novas percepções.

Performance Cênico-Musical
A performance cênico-musical possui técnicas de teatro de rua e, mesmo acontecendo fora da estrutura da exposição, os atores fazem parte da mesma obra do artista. O texto poético e provocativo é escrito por Cacau Brasil e representa o seu sétimo espetáculo teatral.

Serviço:
ONDE: Espaço Mariana Furlani Arte Contemporânea Rua Canuto de Aguiar, 1401 Meireles
TELEFONE: (85) 3242.9791
QUANDO: de 08 a 29 de junho
HORÁRIO: Telas, Pilares da Poesia e Vídeo-Instalação de segunda a sexta, das 14h às 19h; Performance Cênico-Musical: sextas, sábados e domingos, das 19h às 21h
QUANTO: entrada franca. Censura livre

LIVRO - OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS
Editado pela Fundação Demócrito Rocha80 páginasPontos de venda: Espaço Mariana Furlani Arte e Contemporânea e Fundação Demócrito RochaPreço promocional: R$ 29,00



V Festival Música na Ibiapaba

A quinta edição do Festival Música na Ibiapaba inscreve participantes nas 45 oficinas ofertadas mais nove oficinas de musicalização que acontecerão nas cidades da Ibiapaba uma semana antes do V Festival. Este ano a Coordenação Pedagógico-Artístico ficou a cargo de uma comissão formada por professores dos cursos de Música da Universidade Estadual do Ceará - UECE, CEFET-Ce e docente de escolas de música da capital. O evento, que acontece de 19 a 26 de julho em Viçosa do Ceará, comemora 100 anos do nascimento de Cartola e 50 Anos da Bossa Nova.




ARQUITETURA DE MUSEUS

Estão abertas as inscrições para a oficina "Arquitetura de Museus", ministrada pela professora Marina Byrro. As aulas serão realizadas entre os dias 25 e 27, no Museu da Imagem e do Som (Barão de Sturdat, 410, Meireles). A oficina é gratuita e os interessados podem realizar uma pré-inscrição através do e-mail mis@secult.ce.gov.br. Outras informações: (85) 3101.1201.




FOTOGRAFIA UNIVERSITÁRIA


Em cartaz, até o próximo dia 12 de julho, a remontagem da 2ª Mostra de Fotografia Universitária. Trata-se da cidade de Fortaleza, clicada por vinte estudantes universitários da capital cearense. A Exposição, que acontece no Espaço Cultural dos Correios da cidade (Senador Alencar, 38 – Centro), é gratuita e o horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda à sexta, e de 8h às 12h aos sábados. Outras informações: (85) 9947.5777.




Os filmes do casal Madonna

Seqüência de "Na Cama com Madonna" comemora 50 anos da cantora

Marido de Madonna rodará novo filme sobre Sherlock Holmes

A cantora norte-americana Madonna pretende fazer uma seqüência de seu documentário "Na Cama com Madonna" (1991), em comemoração aos seus 50 anos.

8.jun.08/Max Nash/AP A cantora Madonna ao lado do marido, Guy Ritchie; ela lançará novo documentário sobre sua vida em comemoração aos seus 50 anos O filme terá o mesmo diretor do primeiro documentário, Alex Keshishian, e a mesma equipe de produção.
O diretor planeja seguir a cantora durante três semanas, acompanhando seu cotidiano em Londres, segundo informou o jornal "The London Paper".
"Será como em 'Na Cama com Madonna', mas filmado na atualidade. Ela está desfrutando de um grande sucesso e Alex acha que é hora de realizar outro documentário sobre sua vida e carreira", declarou uma fonte próxima a Madonna.
O documentário original seguiu os passos da cantora durante a turnê "Blonde Ambition". O filme fez grande sucesso, arrecadando cerca de US$ 30 milhões no mundo todo.

O cineasta britânico Guy Ritchie, marido da cantora Madonna, tentará revitalizar sua carreira com um novo filme sobre Sherlock Holmes, publica hoje o "Sunday Times".
Ritchie, que nunca conseguiu repetir o sucesso de seu longa de estréia ("Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes", 1998), assinou com a Warner Bros para rodar a produção, prevista para estrear em 2010.
No filme, o famoso personagem criado por Arthur Conan Doyle deixaria de ser retratado como uma pessoa calculista e cerebral, e apareceria como um detetive moderno, capaz de brigar e empunhar uma espada, acrescenta a publicação.
O roteiro do filme, que se chamará "Sherlock Holmes", vai ser baseado em uma história em quadrinhos do britânico Lionel Wigram, que vive em Los Angeles.




Novidades apaixonantes da Boticário

As novidades para o Dia dos Namorados já conquistaram o público nas lojas Boticário de todo o Brasil. A coleção L.O.V.E Music traz oito produtos com diferentes trechos de músicas românticas (claro) e mais os perfumes Linked She e Linked He, que farão parte do portfólio.


A linha para os apaixonados brinca com a imaginação de qualquer casal, como a vela Paixão em Chamas. Quando acesa, ela se transforma em um óleo de massagem. E por aí vai: Prazer em Gotas, Sabonete Maçã do Amor, Romance em Espuma, Atração Eletrizante, Sedução em Creme, Paixão em Calda e Suspiros de Amor.





O charminho extra fica por conta das etiquetas que acompanham as embalagens com trechos de sucessos de Ivete Sangalo, Cazuza, Adriana Calcanhoto, Fábio Jr., Cidade Negra e Banda Eva. Para quem quiser ir além do "aperitivo", é só fazer o download no site.




Sobre os perfumes, as fragrâncias Linked (ligado, conectado) foram criados pelos perfumistas Evelyne Boulanger (She) e Thierry Bessard (He). Os frascos e as tampas têm toque suave e textura emborracha, uma inovação na perfumaria.


De acordo com as informações (bem) técnicas, a fragrância criada por Evelyne traz em sua nota de saída o acorde caipirinha misturado a elementos refrescantes, como folhas de abacaxi e limão siciliano, glaceados por acordes cremosos de maçã do amor e sorvete de côco.


O corpo, ousado e sensual, é composto por um coquetel de frutas e flores nos quais se destacam pêssego, framboesa, pétalas de rosas e lírio vermelho. O fundo mescla madeiras nobres como sândalo e cedro com um toque levemente caramelizado, tornando Linked potente e marcante. Na versão masculina desenvolvida por Thierry Bessard, há uma combinação jovial de notas cítricas naturais e acordes aquáticos refrescantes enriquecidos por corpo floral transparente e moderno. O exclusivo acorde Dancing Woods personaliza o fundo amadeirado e envolvente trazendo maior intensidade.



Quinta do Blues no Mercado dos Pinhões


Quem não gosta de forró tem lugar garantido para diversão: o Projeto Quinta Cultural de junho traz uma programação pautada no blues

Primeira manifestação musical dos negros na América. Surgido a partir da saudade da África e da necessidade de manter a cultura tradicional viva, o blues, que nasceu como canções de trabalho dos negros nas lavouras de algodão à beira do Mississipi, é que dá o tom da programação do Quinta Cultural durante as próximas quintas de junho. Quem não gosta de forró, certamente vai aproveitar a pauta definida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Os shows acontecem sempre a partir das 19h.

A primeira atração das quintas do blues será a banda Renegados. O grupo formado desde 1993 por Marcelo Pinheiro (guitarra e voz), Ricardo Pinheiro (bateria e voz) e Romualdo Filho (baixo) é referência do rock and roll de qualidade feito no Ceará. No Quinta Cultural, os três apresentam o projeto "Renegados Hard Blues".

Segundo Ricardo, a relação entre os dois estilos musicais é histórica: "O blues é a base de tudo, o pontapé inicial do rock", explica. E as origens do rock são influência direta para a banda, que revive a energia e a criatividade das épocas "áureas" do rock and roll (anos 50, 60 e 70) e aglutina elementos musicais de várias partes do mundo, principalmente brasileiros e nordestinos. Ainda na próxima quinta-feira, dia 12, o DJ Victor é responsável pela abertura da noite. Nas pick-ups, o DJ coloca muita música brasileira.

Já no dia 19, é a vez de Lenynha do Crato participar da programação do Quinta Cultural. O DJ Correia faz a abertura, e o Poeta de Meia-Tigela lança o livro "Memorial Bárbara de Alencar e outros poemas". Na quinta-feira seguinte, dia 26, o blues fica por conta do ExperiHendrix Trio, que leva toda a inspiração psicodélica de Jimi Hendrix para o palco do Mercado dos Pinhões. DJ Henrique Dídimo faz a discotecagem.


QUINTA CULTURAL \\ Quinta-feira, a partir das 19h. Shows de blues com Renegados no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro).



Pedacinho da França em plena Praia de Iracema

Risoto de Bacalhau com cream cheese é uma das boas opções do Moranga

O restaurante Moranga foi reformado. O burburinho corre na cidade há alguns dias. Há seis anos numa discreta rua da Praia de Iracema, o Moranga tem público fiel, que foge do zunido de badalados restaurantes. Agora, o lugar está ainda mais aconchegante e as famosas pizzas e crepes abriram espaço para a cozinha francesa. A portinha vermelha que abre da rua para o interior da casa, transporta quem chega para uma experiência gastronômica lúdica. À luz de velas, belos castiçais e lustres, vale a pena deixar os olhos divagarem pelo lugar e se prenderem em detalhes graciosos de quadros, esculturas e nos formatos das mesas. O atencioso serviço sugere voltar a atenção ao cardápio. A Trouxinha de Carangueijo servida como entrada (R$ 18) tem molho de coco para acompanhar a massa fina e o recheio sequinho e saboroso.

Como prato principal Risoto de Bacalhau com Cream Cheese (R$ 40). Serve muito bem uma pessoa, tem a consistência ideal para um risoto e os pedacinhos de tomate dão ainda mais tempero ao prato. Há quem não resista aos tradicionais crepes da casa. O Azul do mar (R$ 23) recheado com camarão e catupiry justifica as boas referências do Moranga. Camarões grandes gratinados com pouco catupiry em massa crocante enchem os olhos e a boca.

O maitrê oferece flambar a fruta de preferência do cliente para servi-la com calda de chocolate e sorvete de creme. Arma o espetáculo de fogo e aroma ao lado da mesa. Morangos cozidos mergulhados em calda de chocolate quente e toques gelados de sorvete (R$ 15) é uma daquelas comidas deliciosas cheias de referências nostálgicas, de infância, viagens e bons restaurantes. O Moranga é um lugar assim, rearfima o prazer de um bom jantar e faz lembrar que esses assuntos de comida mexem com todos os sentidos.

Serviço:
Moranga - Rua Xavier de Castro, 100 - Praia de Iracema. Aceita cartões de crédito. Horário de Funcionamento: das 18 horas até o último cliente, de terça a domingo. Informações: 3219 7078.

Confira outros RESTAURANTES



Anuário traz perfil completo da Justiça brasileira

Acaba de ser lançado o Anuário da Justiça 2008. Produzida pela equipe do site Consultor Jurídico (http://www.conjur.com.br/), a publicação traz em suas 300 páginas 97 perfis de ministros do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar e Tribunal Superior Eleitoral. O material traz ainda as resenhas das 333 principais decisões tomadas por esses tribunais em 2007. A publicação tem apoio institucional da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).



Inscrições para o Festival Tangolomango

ATÉ 30 DE JUNHO

Os grupos interessados em participar do Tangolomango - 7º Festival de Diversidade Cultural - que acontece esse ano no mês de agosto, em Fortaleza, já podem conferir o edital no site www.tangolomango.com.br

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho.

Desde 2002, o Tangolomango estimula o intercâmbio e a produção compartilhada entre grupos populares. Cerca de 200 grupos de diferentes regiões do país já participaram das edições anteriores, entre eles, Cia Aplauso, Magê Mole, Dona Zefinha e Maracatu Leão Coroado. O Tangolomango - Festival da Diversidade Cultural faz parte do Programa Petrobras Cultural e é uma criação da produtora Mil e Uma Imagens.

Em 2008, o Tangolomango ampliará, ainda mais, a sua ciranda, trazendo convidados latino-americanos, vindos de diferentes países da América do Sul, para integrar suas diferenças, e participar dessa grande troca de saberes, ritmos e cores.

ANIVERSÁRIOS

Dia 1 - Alanis Morrisette, Roseana Sarney, Bibi ferreira, Morgan Freeman, Zuenir Ventura, Antero Coelho Neto, Napoleão Viana, Renata Jereissati, Rose Batista.

Dia 2 - Caio Blat, Alice Tamborindeguy, Charlie Watts, Flora Gil, Dulcinéia Carneiro, Nadsa Porto, Therezinha Accioly

Dia 3 - Tony Curtis, Paula Magalhães, Adauto Bezerra, Humberto Bezerra, Ana Virgínia Ribeiro, Waleska Miranda, Wellington Rolim

Dia 4 - Antonio Ermírio de Moraes, Adib Jatene, Angelina Jolie, Hugo Carvana, Alberto Carneiro, Ariane Saboya, Binho Bezerra, Leda Farias, Nadya Cabral, Patrícia Macêdo

Dia 5 - Brian McNight, Kenny G, Mark Wahlberg, Wanderléa, Ana Luiza Castro, Antônio Pitanga, Dora Vergueiro, Erasmo Carlos, Roberto Requião, Ananias Cysne, Hermano Franck, Sônia Queiróz, Vanda Machado

Dia 6 - Luiz Gastão de Orleans e Bragança, Carlos Moreno, Simone Moreno, Marcos Rola, Luís Gentil Neto

Dia 7 - Liam Neeson, Anna Kournikova, Flávia Alessandra, Aguinaldo Silva, Helô Pinheiro, Prince, Irismar Linhares, Paulo Sérgio Guimarães, Sérgio Cals

Dia 8 - Sônia Braga - Barbara Bush, Dom Eudes de Orleans e Bragança, Eduardo Moscovis, Eliene Santos, Ira Frota, Olinto Oliveira, Pádua Lopes

Dia 9 - Natalie Portman, Michael J. Fox, Alvaro Augusto Vidal, Johnny Depp, Daniel Machado, Mairton Lucena, Rosita Rossi

Dia 10 - Elizabeth Hurley, Judy Garland, Elizabeth Shue, Mylla Christie, Bia Lessa, Lúcia Cochrane, Olívio Dutra, Príncipe Phillip, Aprígio Girão, Ary Ramalho, Gabriela Justa, Isabel Barroso

Dia 11 - Shia LaBeouf, Reginaldo Faria, Carla Vilhena, Francisco Brennand Isabela Garcia, Aunésia Ayres, Byron Queiroz, José Sá Cavalcante, Lêda Romcy, René Freire, Sandra Palhano

Dia 12 - Antônio Grassi, George Bush, Eduardo Patrício, Gerardo Bastos, Pedro Henrique Antero, Heloísa Helena Rodrigues, Teresa Monteiro

Dia 13 - Isadora Ribeiro, Tim Allen, Denise Rolim, Gracilene Aquino, Noberto Pinheiro, Mary-Kate and Ashley Olsen, Malcolm McDowell, Liris Zaia

Dia 14 - Camila Pitanga, Donald Trump, Lavínia Vlasak, Steffi Graf, Dinah Paiva, Elenir Liberato, Ecilda Girão, Frank Borges, Boy George

ARQUITETURA - DECORAÇÃO - DESIGN


FEIRA DO ARTESANATO MUNDIAL

20 a 29 de junho 2008

A Charph Promoções com o apoio o Salinas Casa Shopping estará promovendo de 20 a 29 de junho, a V FAM - BRASIL - Feira do Artesanato Mundial -Edição Fortaleza - CE - no Salinas Casa Shopping.

Horário das 15h00 às 22h00. Vale a pena conferir! Mais de 20 Países e diversos Estados Brasileiros.

Mais informações. www.fambrasil.com.br







Denaná inova o tradicional mercado de redes


Marca da Ramalho Têxtil, empresa genuinamente cearense, que produz e comercializa redes de descanso desde 1944, a Denaná tem como diferencial apresentar o produto como objeto de decoração voltado ao descanso e relaxamento e não um item substituto à cama, como tradicionalmente é utilizado no interior do Nordeste. A marca, que também oferece brindes promocionais, acaba de lançar loja virtual para atender o consumir final em todo o território nacional.



As coleções de redes são anuais, divididas em 7 linhas de produtos (Petite, Prática, Comfort, Comfort Premium, Décor, Cadeira Natural e Brindes) e se diferenciam pela cartela de cores, padrões dos tecidos (lisos e listrados), além da variação de tipos de franjas. A grife também oferece cadeiras suspensas com as mesmas especificações das redes. A linha Brindes apresenta três opções de tamanhos, onde o cliente pode estampar a sua própria marca.

A empresa tem como foco clientes atacadistas / lojistas e consumidor final. No Brasil, os mercados do Sul, Sudeste, Centro-oeste concentram os pedidos de compra da grife de redes da Ramalho Têxtil. A exportação também já é uma realidade consolidada para a empresa desde 1974. Dentre os países importadores constam atualmente Alemanha, França, Holanda, Espanha, Suécia, Polônia, Suíça, Itália, Áustria, Eslovênia, Portugal, Grécia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Israel, Rússia, Caribe e Peru.

A estréia da comercialização dos produtos pela internet busca oferecer mais agilidade e qualidade ao atendimento do consumidor brasileiro, que tem a sua disposição lançamentos exclusivos para o público nacional. A capacidade produtiva da Denaná é de 10.000 unidades/mês, itens desenvolvidos e lançados para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Saiba mais sobre a Ramalho Têxtil

Fundada em 1944, a Ramalho Têxtil é um grupo empresarial que produz redes de descanso. A sede e a unidade fabril estão instaladas no município do Eusébio, a 10 km de Fortaleza (CE). Conta com 25 colaboradores diretos e gera vários empregos indiretos em função da terceirização da confecção de franjas em crochê para acabamento de redes e cadeiras.

A empresa já foi agraciada com os prêmios Destaque de Comércio Exterior – 2000/Categoria Pequeno e Médio Exportador, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Finep de Inovação Tecnológica – 2002/Categoria Pequena Empresa e Projeto IBEROEKA 02-262 (MODINNOVA) – 2003, os dois últimos concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Serviço:

Ramalho Têxtil – Rua João Paulo II, 111 – Autódromo - Eusébio – Ceará

Fone: (85) 3260.5500 / 9981.7641

www.denana.com.br/loja/ www.ramalhotextil.com.br







Torém apresenta nova linha de móveis e objetos de decoração


Para apresentar as novidades recebidas em móveis e objetos de decoração, Cláudia e Márcio Bonavides, da Torém, receberam na loja do Porto das Dunas com uma feijoada no sábado (14), a partir das 12h, arquitetos, decoradores e imprensa. Na ocasião, os convidados poderão também conhecer a completa e exclusiva linha de produtos náuticos que a Torém oferece.

Em um verdadeiro city tour cultural. É assim que se sentem as pessoas que visitam a Torém, visitada não só por turistas mas também por fortalezenses que gostam de decorar suas casas com objetos de arte e bom gosto. Além de produtos brasileiros, com peças vindas do Sul de Minas, e do artesanato cearense, a loja comercializa produtos do México, Peru e Colômbia.

Segundo Claúdia e Márcio, Torém é uma dança de roda originada na tribo dos Tremembés, acompanhada por canções que misturam palavras em português com outras de origem indígena na forma de quadras. No centro do círculo, fica um ou dois dançarinos, os toremzeiros, que dançam por meio de passos compassados e alguns razoavelmente estilizados. Os dançarinos são acompanhados pelo som do maracá. Ao longo da dança, os dançarinos consomem uma bebida fermentada de caju, conhecida como mocororó.

Mais informações: 3361-7443.

ARTES PLÁSTICAS


SECULTFOR divulga lista de selecionados para 59º Salão de Abril

Fotos de trabalhos de Celia Macedo, uma das selecionadas
Parte integrante do calendário oficial da Cultura da cidade, o Salão de Abril é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Desde sua primeira edição realizada em 1943, o Salão de Abril vem se estabelecendo com um dos mais tradicionais do País, e um instrumento importante para a difusão da produção artística local e sua ligação com artistas de todo o território nacional.

Os 461 trabalhos inscritos na 59ª edição do Salão do Abril passaram pelo olhar apurado dos curadores Ricardo Resende, Andrés Hernández e Siegbert Franklin, nos últimos dias 08, 09 e 10 de junho. Do total de inscritos, 45 foram selecionados para compor esta edição (veja a lista completa logo abaixo), entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. As obras estarão expostas no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e Siqueira, entre os dias 11 de setembro e 21 de outubro.

Além de integrar a mostra oficial, cada artista selecionado será agraciado com cachê no valor de R$ 1,5 mil (Hum Mil e Quinhentos Reais), algo inédito no Salão, que optou por ampliar a quantidade de selecionados, em detrimento dos três prêmios concedidos na edição anterior, no valor de R$ 3 mil cada um, para os trabalhos de maior destaque.

"Na 59ª edição do Salão de Abril eliminamos o caráter competitivo da exposição para dar espaço a um número maior de artistas brasileiros, mantendo o caráter nacional da mostra instaurado no ano passado", explicou Maíra Ortins, da curadoria geral e da comissão organizadora do Salão. Your browser may not support display of this image.

A mostra irá contar com obras de diversas regiões do País. Os estados com o maior número de selecionados são Ceará (21) e São Paulo (11), seguidos por Rio Grande do Sul (03), Minas Gerais (03), Paraná (03), Santa Catarina (01), Mato Grosso do Sul (01), Pernambuco (01) e Rio de Janeiro (01). Para Ricardo Resende a quantidade e a qualidade das inscrições reforçam a importância conquistada pelo Salão no Ceará e no restante do Brasil. “Fortaleza é considerada hoje um pólo de arte contemporânea nacional”, disse.

Já Andrés Hernández falou sobre os critérios de seleção. “Observamos a qualidade do trabalho juntamente com a possibilidade de ocupar um dos espaços onde a mostra irá acontecer”, disse. O mesmo argumento foi utilizado por Resende, que afirmou ter optado “por trabalhos que vão facilitar a fruição da exposição”. Siegbert lamentou ter de deixar outras tantas inscrições de fora da Mostra. “É muito difícil, diante de obras tão boas, ter de selecionar menos de 10% dos trabalhos inscritos”, afirmou.

Com o tema Arte: Desejo e Resistência, a 59ª edição do Salão de Abril manteve sua abrangência nacional e trouxe novidades, a principal delas diz respeito à descentralização do evento, que esse ano incorpora ao circuito exibidor dos trabalhos selecionados espaços não-convencionais, como os terminais de ônibus. A iniciativa vem afirmar uma política de democratização do acesso à produção artística contemporânea.

A comissão julgadora, por sinal, trabalhou ainda na curadoria conceitual do Salão, assumindo a responsabilidade de definir a disposição dos trabalhos, distribuindo-os entre os locais de realização do Salão. O projeto museográfico desses lugares, por sua vez, está a cargo do arquiteto André Scarlazzari, um dos especialistas mais bem renomados do Brasil. Outra novidade da exposição é o reforço na segurança, que será feita por 80 homens, alternadamente em diferentes turnos, e na monitoria, que irá contar com um total de 42 monitores.

Para participar da seleção, as obras deveriam ser inéditas, tendo sido produzidas a partir de 2006. Os artistas precisaram preencher uma ficha de inscrição e apresentar um portfólio, com um dossiê das obras candidatas ao Salão e currículo. Os artistas que foram premiados na 58ª edição da mostra não puderam participar
este ano. A proposta do Salão de Abril de 2008 é resgatar uma política que contemple o desejo inquieto, questionador, que quer transformar, mudar; que amplia as possibilidades da arte. Your browser may not support display of this image.


SERVIÇO

59º Salão de Abril

Período de Realização: 11 de setembro e 21 de outubro.

Mais informações: www.salaodeabril.org


SELECIONADOS PARA 59º SALÃO DE ABRIL
1 A. Rocha - Fortaleza (CE)
2 Adriane Hernandez - Porto Alegre (RS)
3 Alex Benedito dos Santos - Jaboticabal (SP)
4 Alexandre B. - Belo Horizonte (MG)
5 Amanda Mei - São Paulo (SP)
6 Ana Aita - Porto Alegre (RS)
7 Bruno Faria - Belo Horizonte (MG)
8 Caio Danieli de Araújo - Fortaleza (CE)
9 Camila Barbosa - Santa Catarina (SC)
10 Célia Macedo - São Paulo (SP)
11 Charles Kltzke - Curitiba (PR)
12 Claudia Sampaio - Fortaleza (CE)
13 Claudia Sandoval - São Paulo (SP)
14 Diego de Sousa Santos - Caucaia (CE)
15 Evandro Prado - Campo Grande (MS)
16 Gentil Barreira - Fortaleza (CE)
17 Geraldo Zamproni - Curitiba (PR)
18 Gilles W. Robert - Fortaleza (CE)
19 Gracielly Dias - Fortaleza (CE)
20 Heloísa Etelvina - São Paulo (SP)
21 José Maringille - São Paulo (SP)
22 Ivanize Braga - Fortaleza (CE)
23 Járed Domício - Fortaleza (CE)
24 Jussara Correia - Fortaleza (CE)
25 Luiz Sales - Fortaleza (CE)
26 Meire Guerra - Fortaleza (CE)
27 Michel Zózimo - Porto Alegre (RS)
28 Milena Travassos - Fortaleza (CE)
29 Nirvado Victoriano - Fortaleza (CE)
30 Olivia Niemeyer - Campinas (SP)
31 Paulo Mendes Faria - Petrópolis (RJ)
32 Pedro David - Belo Horizonte (MG)
33 Ricardo E. Machado - Curitiba (PR)
34 Rogério da Silva Dias - Petrolina (PE)
35 Solange Pompeu - Fortaleza CE
36 Simone Barreto - Fortaleza (CE)
37 Sônia Guralh - Fortaleza (CE)
38 Tainá Azeredo - São Paulo (SP)
39 Talita Caselato - Campinas (SP)
40 Themis Memória - Fortaleza (CE)
41 Victor de Castro - Fortaleza (CE)
42 Waléria Américo - Fortaleza (CE)
43 Weaver Lima - Fortaleza (CE)
44 Vara Dewachter - São Paulo (SP)
45 Yukie Hori - São Bernardo do Campo (SP)



PERFIL DOS CURADORES

Ricardo Resende - Mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Tem carreira centrada na área museológica. Trabalhou de 1988 a 2002 entre o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Desde 1996, coordena o Projeto Leonilson. De março de 2005 a março de 2007, foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceará. De Novembro de 2007 a Janeiro de 2008, fez residência curatorial no Lugar a dudas, Cali, Colômbia.

Andrés Inocente - Mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo. Ocupa, atualmente, a função de Coordenador Executivo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Tendo participado de cursos de “História da Arte no Ocidente” e “Museus e Exposições no Século XXI: Vetores e Desafios Contemporâneos”, Andrés desenvolve também atividades pedagógicas como professor do curso de curadoria escola EDEN - São Paulo.

Siegbert Franklin - Pintor desenhista e gravador desenvolve trabalhos com instalações, multimídia, computação gráfica e infogravura. Desde o início de sua atuação profissional participou de exposições, curadorias e palestras que contribuíram para sua formação.






CLIQUE NA FOTO E OBTENHA AS INFORMAÇÕES SOBRE UMA NOVA GALERIA EM FORTALEZA

ARTIGOS

O VERDADEIRO INVESTIDOR



*Ricardo Melo



Em época de economia estável e boas perspectivas futuras, tem sido cada vez mais comum vermos pessoas que correm riscos propositais, em busca de rendimentos financeiros. Porém, não só na corrida por dinheiro, existem pessoas com esse perfil investidor. Na verdade, a ação de "correr o risco" deve ser aplicada não só no campo financeiro, mas sim em todo o âmbito da vida, por todas as pessoas. Fora do mercado, todos nós devemos saber como investir, seja na vida pessoal, amorosa ou profissional.



Em primeiro lugar, a idéia de investir está atrelada ao risco. Há investidores com grande fascínio por esse perigo, que estão sempre em busca de bons resultados. No mercado financeiro, os investidores conservadores preferem a certeza de ganhar pouco a correr o risco desconfortável de ganhar muito. O investidor é alguém que pensa a longo prazo, abrindo mão do consumo imediato para aplicar seu capital em busca de uma rentabilidade atrativa. Em outras palavras, essa rentabilidade atrativa pode ser considerada como aquele sonho que temos medo de buscar, ou aquele desafio, que não encaramos por medo.



Todos devemos ser investidores. O fato é que não dá para se viver com a ilusão de que não corremos riscos, já que a questão aqui é aprender com a mente do investidor, que procura correr riscos que sejam congruentes com seu estilo. Um investidor profissional sempre evita entrar em um negócio que não combine com sua forma de atuar, e assim ele mostra que há horas de dizer sim e há momentos muito importantes para se dizer não, e que ter sabedoria para distinguir um instante do outro é essencial para os riscos que ele vai ou não se submeter.



Tanto no contexto executivo como no pessoal, é sempre desafiador fazer escolhas sem saber ao certo qual será seu "reflexo" no futuro, pois é preciso ter a consciência da conseqüência em cada ação que tomamos. Na esfera profissional, pode haver a dúvida se devemos ou não arriscar uma nova carreira. Na vida a dois, saber momento exato dizer algo ou mesmo de se separar é um período delicado, em que um passo em falso pode nos colocar frente a algumas perdas, muitas vezes irreparáveis.



Viver é correr riscos em todas as áreas, em todos os momentos. Desde o instante que não temos certeza absoluta de nada, fazemos escolhas com um determinado nível de risco. A grande questão é: e quando, justamente por sermos conservadores e ficarmos imóveis, sem fazer nada, estagnados em nosso comodismo, acabamos correndo riscos maiores de termos problemas do que se ousássemos fazer algo diferente do que temos feito? Não investir, ou seja, não atuar a favor do que desejamos, é correr o risco maior de não ter uma segunda chance.



Por isso, devemos pensar bem nos riscos que estamos correndo ao fazer - ou não - alguma coisa. Normalmente, nossa impulsividade nos causa muito mais danos que imaginamos, nos colocando em perigos desnecessários. Porém, definitivamente, não investir é um risco que não vale a pena correr.



*Ricardo Melo é escritor, especialista em Coaching de executivos e de atletas profissionais, trainer em Programação Neurolinguística e diretor do Instituto Ricardo Melo, com reconhecimento internacional da ONU. www.institutoricardomelo.com.br

ASTROLOGIA

O céu de junho para você

Nós temos mapas natais diferenciados, cada um com suas características próprias, porém o céu é um só para todos e as configurações celestes definem uma tônica geral para o atual presente em que vivemos. Os planetas estão transitando em determinados Signos e nos ofertam dicas interessantes sobre como podemos compreender agora, as tendencias para nossos comportamentos, entendendo o que cada situação pode provocar, podemos nos guiar em busca da harmonia e da realização, assim como evitar dissabores.

Vamos ver as posições celestes dos sete planetas mais rápidos e procurar sabedoria para extrair conselhos práticos para nossa vida diária.

A posição dos planetas é de caráter extrovertido e pede ação:

-aproveite para cuidar dos seus interesses(Marte em Leão),

-pesquise, pergunte e se mexa(Sol, Mercúrio e Vênus em Gêmeos), é uma boa configuração para que você vá em busca de suas realizações, há mais impulso para tal.

O Sol que representa vitalidade está em gêmeos, de 20 de maio a 19 de junho, o Sol caminha por Gêmeos. Boa época para nos dedicar a aprender algo, aos estudos, a buscar aquela conversa, ou a aperfeiçoar nossa comunicação. Favorece também as pequenas viagens, então se der para você fazer aquela viagem necessária há algum tempo, a época é bem propícia. a busca ou a troca de informações serão privilegiadas pelo sol em gêmeos. Isso pode ser utilizado no trabalho, na escola, na família, ou mesmo consigo mesmo, ou apenas lendo, ou buscando na internet, nos jornais. Esse trânsito nos faz perceber que as coisas mudam, então fique atento para o que possa ser novidade, mudança, e procure aplicar isso a seu favor em sua vida, gêmeos nos mostra que as coisas não ficam na mesma sempre e que as mudanças estão sempre acontecendo e são para nosso melhor aproveitamento.

Mercúrio que rege gêmeos, se encontra nesse signo até dia 9 de junho, reforçando a comunicação, nos levando a pensar de forma mais rápida, a buscar mais o diálogo. Nossa mente fica mais inquieta, como a procura de respostas para as mais diversas curiosidades, necessidades ou perguntas elucidativas. Mercúrio nos faz querer saber, faz nossa mente raciocinar em prol de obter os dados significativos que nos interessa, repare pois se você não vai ficar mais atiçado mentalmente em algum setor de sua vida, para pensar, analisar e sair em busca de respostas.

Até 18 de junho a venus também estará em gêmeos, os laços afetivos estarão mais soltos, bom momento para buscar fazer as pazes com alguem, ou simplesmente melhorar algum relacionamento, inclusive os amorosos. é momento para socializar, ser mais amável, perceba que as pessoas estarão mais afáveis, mais amorosas, buscando mais o prazer de viver e as oportunidades de crescimento finaceiro, de estabilidade, há maior compreensao entre esses assuntos. Igualmente o momento é bom para se fazer novas amizades.
Marte fica até 1 de julho em Leão. Aumento de energia. Por mais que se gaste energia, marte irá repor. Mais energia para buscarmos diversão e realização pessoal, como é de praxe em Leão. Precisaremos nos expressar, mostrar a que viemos. É favorável que cuidemos mais dos nossos assuntos mais importantes, dando mais atenção a eles. Demarcamos nosso território com maior facilidade. Em compensação, estaremos com nosso orgulho mais suscetível e poderá gerar briguinhas desnecessárias. Brilhe no que realmente vale a pena, para ter o melhor uso da sua energia, só em fazer isso você se sentirá recompensado.

Júpiter passa o mês todo em capricórnio, ampliando tudo que você fizer esforçadamente. Fique atento as oportunidades de trabalho, melhorias no emprego, aos concursos públicos, pois júpiter dará maior enfase aos assuntos corriqueiros de capricórnio, que é ser realizador, buscar o sucesso e ser determinado. É um bom mês para mexer em estruturas, seja de uma casa, de um estilo de comunicação, e até para obter excelentes melhorias em fisioterapia, menos medo do fracasso, e mais ousadia, mais otimismo, algo difícil que você venha adiando, nessas questões, analise, busque a informação, encontre a amabilidade, e faça acontecer, reestruture-se, ou dê a estrutura que algo em sua vida merece para maior felicidade. Bom momento para determinar e realizar.

Saturno em virgem torna as pessoas mais sistemáticas, a dedicação ao trabalho, as tarefas, será maior, como por seu armário em ordem, como escrever um roteiro de coisas que precisa realizar, o uso da fala, da mente analítica, pode vir a corrigir os desvios desnecessários, focalizando nos objetivos finais. Bom momento para se cortar os excessos, inclusive os que não fazem bem a saúde. Saturno em Virgem nos pedirá para nos enquadrarmos na realidade, e tentemos tirar o melhor proveito dela. Saturno vai nos lembrar que temos o que merecemos, para ter mais, é necessário maior empenho e menos dispersão.

ASTRONOMIA




O Ovo do ET e a Bola de Cristal

"De repente, aquelas três tochas de fogo compridonas passaram e ficou todo mundo aperreado, gritando, meu Deus, meu Deus, já vai se acabar o mundo agora”, contou Gonçala Souza da Silva. Falava sobre o fenômeno nos céus do estado do Piauí e Ceará que interrompeu a festa de casamento de seu filho no fim de julho de 2004.

Em outra festa a cinqüenta quilômetros de distância de Gonçala, João Batista de Souza também relata o que testemunhou: “Eu olho para o céu e vejo aquilo vindo, com a velocidade mais monstro do mundo, como se fosse um anjo de braços abertos. Eram três bolas de fogo, uma no lugar de cada mão e outra na cabeça, e eu disse para o Genival, meu genro: 'Rapaz, vamos correr daqui senão vai morrer todo mundo'. Ele disse que não era caso, mas mal as bolas de fogo tinham passado ouvimos três estrondos e começou a ficar escuro, escuro. Parecia que ia chover, mas como, se o céu estava estrelado? Depois, logo clareou, e quedê o povo? Um bocado de gente correu para o mato e ficou escondida embaixo dos cajueiros”.

Apenas meia hora depois as pessoas temerosas com o fim do mundo começaram a retornar. “Continuou a festa; se fosse para morrer, o povo morria se divertindo”, completou João. Eles haviam pago para entrar na festa, afinal.

O fenômeno em questão foi bem real, testemunhado por centenas, talvez muitos milhares de pessoas. Ele deixou evidências físicas claras, destroços chegaram ao chão e foram recolhidos. Mas a forma simplória e supersticiosa como foi visto – e temido – pela população se torna ainda mais curiosa quando descobrimos o que afinal caiu sobre o nordeste brasileiro.

O objeto foi parte de um dos maiores feitos científicos da história humana. Ou pelo menos do ano de 2004. E de fato teve a ver com “coisas de outro mundo”.


Trajetória da reentrada do objeto (Cords)


NASA
Passados dias, mesmo semanas depois da queda do objeto, sua identidade permanecia uma incógnita, apesar das autoridades terem visitado o local e partes dele terem sido enviados para perícia. Talvez a parte mais interessante, uma esfera apelidada pelos locais do município de Cabeça de Vaca, Ceará, como “Ovo do ET”, deixava evidente que era um objeto artificial. Mas considerá-lo “ET” de pronto seria apenas outra superstição, não muito diferente de pensar que seria o fim do mundo.

Todo esse mistério poderia ser resolvido com uma busca na internet pelos termos “reentrada” e “atmosfera”, em inglês. Através deles, já na primeira página, o venerável Google revela o sítio do Center for Orbital and Reentry Debris Studies (Cords), com sede na Califórnia, EUA. Foi o que encontrei quando fiz a busca em 31 de julho. Encontrei lá a lista de reentradas previstas para objetos em órbita, e o possível culpado.

Entre os dias 24 e 25 de julho de 2004, justamente a data da queda, o segundo estágio de um foguete lançador Delta II deveria ter reentrado na atmosfera. Não só a data e o horário coincidiam, a previsão da trajetória do objeto passava justamente pelo norte e nordeste do Brasil. Contatei o Cords e solicitei informações que confirmassem que a queda de objetos no Brasil fosse de fato devida à reentrada prevista. Fui rapidamente atendido pelo diretor do centro, que agradeceu a informação e prometeu uma confirmação.

Em 4 de agosto, finalmente recebi uma confirmação da identificação, e ela veio da própria NASA, através de Nicholas L. Johnson, cientista-chefe e coordenador do Orbital Debris Program Office, do NASA Johnson Space Center.

“Sr. Mori,
Sou o Cientista-Chefe e Gerente do Programa de Destroços Espaciais na NASA. Uma de minhas responsabilidades é monitorar a queda orbital e reentrada de espaçonaves e estágios superiores de veículos lançadores da NASA. A reentrada do segundo estágio Delta 2 foi acompanhada de perto no fim do mês, e notamos que a reentrada inicial ocorreu sobre o norte do Brasil durante a noite de 24-25 de julho, de fato apenas poucos minutos depois de 25 de julho GMT”, confirmou Johnson. “Hoje fui informado de que alguns fragmentos desse estágio podem ter sido recuperados no Brasil e que você está familiarizado com a situação”, completou.

Estava finalmente identificado o objeto, o segundo estágio de um foguete lançador Delta 2. Partindo em 7 de julho de 2003 do Cabo Canaveral, ele lançou uma carga muito especial: o segundo Rover marciano, Opportunity. A mesma missão dos Rovers marcianos, que no momento em que escrevo estas linhas continuam funcionando em Marte, e que foi reconhecida como o maior avanço científico do ano de 2004 pela prestigiada revista Science.

Depois de lançar com sucesso a sonda rumo ao planeta vermelho, cumprindo sua parte na sofisticada missão científica, o estágio do foguete Delta 2 permaneceu em órbita por pouco mais de um ano, até que reentrou na atmosfera sobre o nordeste de um país ao sul, provocando pânico e todo tipo de especulações, do supersticioso apocalipse até a pseudociência dos extraterrestres.

O “Ovo do ET” era da NASA.


Dois momentos da mesma esfera pressurizada: antes de seu lançamento,
sendo examinada no Cabo Canaveral, EUA; e depois da reentrada na atmosfera,
no município de Cabeça de Vaca, Ceará: o "Ovo do ET"


Mídia e autoridade
Os relatos da senhora Gonçala e do senhor João Batista, no início deste texto, são parte de uma boa matéria publicada pelo jornal Estado de São Paulo, “Bolas de fogo no céu e os cabras todos aperreados”, do enviado Valdir Sanches, abordando outras histórias e relatos locais. Com tal enfoque, a imprensa pareceu mais interessada no curioso pânico da simplória população local do que exatamente no que havia caído. Publicada em 8 de agosto, quatro dias depois que a NASA já havia confirmado a identificação do objeto, a matéria ainda informava que “até hoje não se sabe o que provocou as luzes e a explosão”.

Talvez a imprensa tenha assumido que seria apenas um desinteressante lixo espacial, e também porque confiasse que as instituições nacionais resolvessem o mistério. Contudo, não só a mídia não havia identificado o objeto, tudo indica que nenhuma autoridade brasileira tampouco o havia feito corretamente, e assim a própria NASA desconhecia que fragmentos haviam de fato chegado ao solo e sido recuperados.

A precariedade da situação se torna evidente quando ficamos sabendo que justamente o “ovo do ET”, em verdade uma esfera pressurizada de titânio e o fragmento mais relevante, acabou sendo roubado antes que fosse encaminhado à perícia. Ainda não foi recuperado.

Todas essas falhas e confusões são mais decepcionantes quando lembramos que em 20 de janeiro do mesmo ano um evento praticamente idêntico ocorreu na Argentina, ao sul da cidade de Corrientes. Lá também, a população ouviu um estrondo, assustou-se, encontraram-se fragmentos de objetos, especulou-se sobre uma origem alienígena, constatou-se uma origem terrestre e mesmo confundiu-se a origem terrestre: teriam visto a inscrição "Made in Italy" em um dos fragmentos.

Mas, no caso argentino, apenas um dia depois da queda a Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Conae) emitiu comunicado à imprensa identificando corretamente o culpado: também um foguete lançador Delta 2, americano, mas de seu terceiro estágio. Jornais como Clarín divulgaram a nota imediatamente. Gol dos argentinos, que identificaram seu “ovo de ET” prontamente.

Nem tudo é lamentação. Em se tratando de “ovos de ET”, o caso ainda é engraçado pela atuação de alguns ufólogos dedicados.


“Foguete chinês”
Talvez por seu enfoque centrado na curiosidade do evento, os veículos de notícia também consultaram “ufólogos”, que não se saíram muito melhor que a senhora Gonçala, uma humilde lavradora, em esclarecer o que havia ocorrido nos céus. É bem verdade que reconheceram ser mera sucata espacial, e não uma nave extraterrestre. Mas além deste acerto, houve uma comédia de erros.

“O objeto é apenas sucata espacial e pode ser o pedaço de um foguete chinês que partiu ao espaço há 20 dias para o lançamento de um satélite”, teria declarado o ufólogo Reginaldo de Athayde para a Folha, em nota publicada no dia 30 de julho. Procurei contatar o ufólogo para saber qual poderia ser esse foguete, já que aparentemente o único foguete chinês lançado no mês de julho o foi no dia 25 – o próprio dia da reentrada dos objetos sobre o Brasil. Mas o ufólogo não respondeu a minha mensagem.

As confusões de ufólogos não pararam em declarações à imprensa, pois todo o caso foi pouco depois matéria de capa da revista “UFO” de agosto de 2004, uma “publicação dedicada ao estudo dos discos voadores”. Sendo Athayde co-editor da publicação, o artigo não foi muito melhor que sua declaração sobre o satélite chinês – explicação que, a propósito, não é mencionada no artigo da revista.

Em “Alerta no Nordeste”, o artigo cita um suposto relatório de “N. L. Johnson”, “postado no site da Agência Especial [sic] Norte-Americana dias após o fato”, identificando o objeto e “encerrando a polêmica acerca dos acontecimentos”. Está-se falando de Nicholas Johnson, que de fato confirmou a identificação do objeto, mas não em um site da “Agência Especial” americana, e sim em mensagem a este autor, que logo a divulgou em um blog que mantém na internet. Devo esclarecer que meu blog não é um site da NASA.

O bizarro é que, apesar de atribuir uma informação circulada por mim a um suposto site da NASA, o artigo de fato cita meu trabalho. Mencionado como um “jornalista” – não o sou –citam uma frase do artigo “A Queda do Não-Investigado”, que publiquei no “Observatório da Imprensa” sobre o assunto.

A citação não é de crédito, e sim de crítica: “Comentou um jornalista, aproveitando o fato para fazer piadas”. Sim, este autor, que identificou o objeto, que contatou as instituições apropriadas, que divulgou abertamente os esclarecimentos que obteve, “aproveita o fato para fazer piadas”. Ou pelo menos, é o que o artigo de capa da revista dedicada a estudar discos voadores afirmou.

Se o problema fosse apenas de crédito, menos mal. Se fossem apenas ataques, apenas um tanto menos mal. Mas nem mesmo o “Ovo do ET” tais ufólogos compreenderam. Em certo ponto, menciona-se o “engenheiro do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e consultor da Revista Ufo Ricardo Varela Correa”. Bem informado, Varela oferece um comentário essencialmente acertado sobre o “Ovo do ET”:

“Trata-se de um tanque de combustível de satélite, onde fica armazenado um líquido em alta pressão, expelido para fora quando o artefato precisa mudar de posição ou para manter uma determinada atitude”.

A partir deste comentário o artigo entende um falso dilema. Perguntam: “se esse fragmento é apenas um tanque de combustível de satélite, e não os restos do foguete Delta 2, onde foram parar estes últimos?”.

A esfera de titânio sim é uma espécie de “tanque de combustível”, que armazena gás (que, devido à pressão, se liquefaz). Mas não é exclusiva a satélites, estando também presente em estágios, principalmente superiores, de foguetes lançadores. Aos que confiam mais na NASA do que em ufólogos dedicados a estudar discos voadores, Nicholas Johnson enviou em mensagem a este autor:

“A esfera na foto [da esfera de Cabeça de Vaca] realmente parece muito similar às esferas de titânio que fazem parte do segundo estágio do Delta 2”.

Supor que a esfera era de um suposto satélite (quem sabe chinês?) que teria caído ao mesmo tempo que o foguete lançador Delta 2, e perguntar “aonde foram parar” os destroços do foguete ajuda a entender como tais ufólogos também defendem que, além de tudo, “vários casos ocorreram naquele período, numa mistura de observações de UFOs – em vôo solitário e em formação – com a queda de pedaços de um foguete norte-americano”.

A tais ufólogos, mesmo que a queda tenha sido a de sucata espacial (seja de um satélite ao mesmo tempo em que a de um foguete!), também houve o acompanhamento de “UFOs” autênticos, “em vôo solitário e em formação”. Falam dos discos voadores a que se dedicam. Tudo ao mesmo tempo.


De novo!
Toda essa longa história deveria levar a algo. Todos cometem erros, e por vezes aprendem com eles. Ou não. Poucos meses depois a história se repetiria, em uma ironia de proporções astronômicas.

No dia 6 de novembro de 2004, Allyson Santos, do “Instituto de Pesquisas Ufológicas do Rio Grande do Norte”, enviava a listas eletrônicas de discussão sobre ufologia o relato:

“Hoje exatamente às 17h35min, eu estava no bairro Redinha da cidade de Natal/RN quando alguns amigos me alertaram para ver algo que parecia ser fogos de artifício. Na verdade não eram fogos!!! Algum objeto, ainda não identificado, entrou na atmosfera, logo acima da cidade de Natal, no sentido Norte/Sul! O objeto estava em intensa combustão, com fragmentos menores se desprendendo do objeto maior e se desintegrando (parecia quando o ônibus espacial explodiu ao tentar entrar na atmosfera da Terra). Parecia que os destroços iriam cair sobre a cidade, mas, exatamente no momento que eu estava vendo o objeto queimar no céu, meu celular tocou, era um amigo que reside na cidade que nasci, Caicó/RN, distante 280 km da capital do estado, na qual me encontro, ele estava dizendo que estava também naquele exato momento vendo alguma coisa caído em chamas do céu, assim, indicando que o objeto não estava tão baixo quanto, no momento do ocorrido, pensávamos. Era eu e ele ao celular vendo e relatando um ao outro. Durou cerca de 3 a 5 minutos, o avistamento”.

Santos ainda comentava:

“Até o momento, nada saiu nos meios de imprensa. Quem estiver em outros Estados que tenha visto algo, por favor, pronuncie-se”.

Dois dias depois, ele desabafava:

“Amigos, já passam das 48 horas do ocorrido e nenhuma pronunciação dos órgãos ‘competentes’. Como pode algo que entra na atmosfera cruzando o céu em chamas do RN até PE (até agora que temos notícia) e ninguém ver, por exemplo o pessoal do INPE.... Nada saiu em nenhum jornal, nenhuma chamada na tv local... Agora se aparecesse um infeliz dizendo que tinha viajado num camelo voador, teria muitos programas dando atenção a ele....”.

Mas Santos realmente não estava sozinho. Outras testemunhas partilharam seus relatos, sempre nas listas de ufologia. Na lista da revista UFO, Ceiça Medeiros escreveu:

“Aqui em João Pessoa muita gente viu o objeto cruzando os céus e ninguém entendeu o motivo da falta de notícias por parte da imprensa”.

E Rafael:

“Eu vi isso daqui de Pernambuco! Estava num hotel de campo (Hotel Campestre de Aldeia, no km 11 aproximadamente, no município de Camaragibe, que é colado com Recife, exatamente nessa hora eu e mais três pessoas vimos essa bola incandescente com outras menores cruzando o céu, mas passaram por trás de uma nuvem grande, e a gente perdeu de vista, porém só a maior deixou um rastro de fumaça quase como de um jato, que ia praticamente de um extremo a outro do céu!”

Em outra lista de discussão, a “Ufolista”, Jaime Galvão comentava:

“Sou natalense e moro em Fortaleza no bairro Pio XII, e do apartamento onde moro tenho uma visão de praticamente 150 graus (horizontal) de um ceu sempre limpo e sem nenhum obstáculo a interferir minha bela paisagem. Mais ou menos às 17:30 horas estava na cozinha (lado oposto do apartamento) quando meu filho chamou minha atenção para um objeto que se deslocava no sentido norte/sul e que deixava um rastro esbranquiçado que soltava alguns fragmentos com a mesma intensidade de luz e velocidade. Tudo durou mais ou menos 1 minuto. Esse acontecimento foi visto também por minha mulher. Da minha posição de observador isso aconteceu quase na linha do horizonte. Não soube de nenhum comentário na cidade, apesar de ter perguntado inclusive a alguns vizinho do prédio, ninguém viu nada”.


A Bola de Cristal
O ufólogo Allyson Santos e todas essas testemunhas participantes de listas de discussão sobre ufologia não estavam delirando. Houve realmente a reentrada de um objeto na atmosfera sobre suas cabeças, no início de novembro de 2004. A primeira coisa que fiz foi, outra vez, visitar o website do Center for Orbital and Reentry Debris Studies e consultar a lista de previsões de reentrada.

Havia uma reentrada prevista para o dia 6 de novembro de 2004, e o horário e a trajetória também eram compatíveis com o evento avistado. A história se repete, e novamente entrei em contato com o Cords, através de seu diretor, o doutor William Ailor, além de com Nicholas Johnson, da NASA. Em poucas horas, recebi as valiosas respostas:

“Sr. Mori,
Embora o local e hora exatos da reentrada do FSW-3 2 não estejam disponíveis, a descrição que você fornece é certamente consistente com a trajetória da espaçonave.
Atenciosamente,
Nicholas L. Johnson”

E de Ailor:

“Kentaro--
Obrigado pela informação. O horário relatado (6 Novembro 2004 às ~20:35 UTC), direção (aproximadamente Norte a Sul), área do avistamento (Natal, Brasil), e duração (3-5 minutos) são todos completamente consistentes com a reentrada do objeto 28402 (FSW-3 2). Além disso, nenhum outro objeto rastreado reentrou durante o período de 5-7 de novembro de 2004.
Iremos notar na página reentrynews.com que a reentrada foi vista. Não temos informações sobre se algum destroço foi recuperado ou aonde poderiam ter caído.
Obrigado novamente pela informação.
Bill”

Solucionado mais um caso, este levanta considerações interessantes sobre a precisão dos testemunhos e a utilidade das listas de discussão na internet sobre ufologia. Apenas interessados em OVNIs parecem ter se importado em partilhar o que viram. Certamente muitas outras pessoas devem ter visto a reentrada, mas o caso não ecoou na imprensa. Também indica que há ufólogos sensatos, interessados em partilhar o que viram de forma precisa, sem especular gratuitamente sobre o que viram. Começando com a mensagem de Allyson Santos, várias das outras testemunhas limitaram-se, mesmo em listas sobre ufologia, a relatar o que viram. Sem dedicar-se a “discos voadores”.

Este segundo caso ainda é interessante por um pequeno detalhe. Embora não se tenham recuperado os restos do objeto que reentrou, a própria reentrada pode ter sido fotografada. Devo um agradecimento a Rosângela Vilar por avisar que Maria Gorete de Figueiredo havia publicado em seu blog (http://fuleiragem.typepad.com/fuleira/) uma fotografia do evento, com o título “Juro que vi!”. Viu sim, Gorete, e felizmente fotografou, com sua câmera Sony DSC-P72, no restaurante Golfinho em João Pessoa, Paraíba.


Fotografia de Maria Gorete de Figueiredo (link)

Estes não são os únicos casos em que reentradas de satélites e foguetes na atmosfera foram motivo para todo tipo de confusão. Mas os dois casos em particular que abordamos aqui levam à grande ironia de proporções astronômicas que mencionamos antes.

Nesta segunda reentrada em novembro, meses depois da primeira, o objeto que reentrou na atmosfera foi nada menos que... um satélite chinês. Sim, chinês como o que não caiu no primeiro caso de fim de julho, ao contrário do que o ufólogo Reginaldo de Athayde havia sugerido, sabe-se lá por qual fonte de pesquisa.

A coincidência se torna ainda mais curiosa quando notamos que o satélite chinês que reentrou sobre o nordeste no início de novembro foi lançado apenas no fim de agosto de 2004, muito depois que o ufólogo proferisse sua incorreta especulação.

Talvez não tão incorreta assim, supondo que sua fonte de pesquisa seja uma bola de cristal, estava apenas alguns meses adiantado com seu foguete chinês.

BARRACAS DE PRAIA

DIVIRTA-CE RECOMENDA

Crocobeach


Com parque aquático, fraldário, 16 atrações musicais por semana, charutaria e cachaçaria, e sorveteria, a Crocobeach possui uma das melhores estruturas da Praia d Futuro. A cozinha conta com opções em carnes grelhadas e frutos do mar (à la carte) e um buffet com mais de 40 tipos de salada e dez pratos quentes. Com o quilo a R$32,90, destacam-se a salada de polvo ao vinagrete, a paella tradicional e o bacalhau à Gomes de Sá. De entrada, o cliente pode escolher entre as opções mais pedidas do cardápio: camarão ao alho e óleo (R$27,90 a porção de 300g), picanha trinchada e grelhada na chapa com macaxeira frita (R$22,90) e as bolinhas de peixe, camarão ou queijo (12 unidades saem a R$10,80 para os três recheios). À la carte, a dica é o medalhão de filé à soberbo, composto de dois filés mignons tipo medalhão regados com molho madeira, champignon e, ao redor do prato, creme de espinafre (R$R$36,90). O filé de peixe à moda do chefe traz sirigado grelhado acompanhado de batata cozida, camarão, champignon, palmito e arroz branco. R$42,90 para duas pessoas. Na sobremesa, a pedida é visitar a sorveteria do local, com sabores regionais como graviola, cajá, tapioca, a R$3 uma bola e R$4,50 duas. Na Avenida Zezé Diogo,3125, Praia do Futuro. Telefone: (85) 3265-6667. Site: www.crocobeach.com.br


América do Sol

Uma das mais tradicionais da Praia do Futuro, é freqüentada por famílias e surfistas. A América do Sol possui fraldário, playground e piscinas para a criançada aproveitar o dia na praia com segurança. A programação é extensa e conta com música ao vivo, show de humor nas terças de férias, e pagode na quinta de caranguejada. Durante a semana, aliás, o caranguejo sai a R$1,99. Em fins de semana e feriados, R$ 2,90. Além do crustáceo, a barraca oferece opções em entradas e petiscos: o arrumadinho, prato pelo qual é conhecida, fica por R$9; a tilápia frita (600g) sai a R$10. Para o almoço, a dica é o escondidinho de carne de sol, feito com carne de sol desfiada coberta de purê de macaxeira e gratinada. Acompanhado do arroz branco, o prato fica a R$14,50 e serve duas pessoas. O pargo completo traz o peixe com 1kg, fritas (macaxeira ou batata) e baião (R$29,90). Para relaxar, cerveja gelada (R$3,20) ou caipirinha (R$2,50). Fica na Avenida Zezé Diogo, 4265, Praia do Futuro. Telefone: (85) 3234-6461

Beach Park
O complexo Beach Park dispensa apresentações. A excelência na qualidade e no atendimento já são conhecidos. Para este verão, a cozinha, comandada pelo chef Bernard Twardy, ganha novos pratos, todos com pargo. As sugestões do chef são o Pargo Para Dois, assado no forno e com alho torrado (R$71), e o Badejo na chapa (R$69), grelhado, servido com arroz de brócolis e acompanhado de manteiga de alho. Uma nova opção para os amantes da cozinha vegetariana: a Fornada de Legumes é feita com um jato de calor e vem com abobrinhas, batatas, tomates cereja, cebola, alho e outros ingredientes, tudo por R$25. Todos os quatro novos pratos passam pela cocção a jato de calor, processo rápido e sadio de cozimento gradual Para abrir o apetite, bolinho de camarão (R$ 5 a unidade), anéis de cebola (R$15) ou de lula, que saem a R$33. O caranguejo, tido como o melhor da cidade, vem em uma porção com quatro unidades e custa R$19,90. Para acompanhar tudo, a pedida é a cerveja gelada, a R$4,40 a garrafa de 600ml. Nos fins de semana e feriados, o restaurante da praia tem apresentações de bandas locais de pop rock. Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas, Aquiraz. Telefone: (85) 4012-3000. Site: www.beachpark.com.br


Itapariká
Com loja de conveniência e parque aquático infantil, a Itapariká é sinônimo de segurança e boa infra-estrutura. Tradicional, traz opções clássicas de entradas e petiscos como a casquinha de caranguejo a R$7 e a patinha de caranguejo à milanesa (R$14 a porção com 12 unidades). A ostra aparece em dois formatos: fresca, com a dúzia saindo a R$16, e gratinada, com a mesma quantidade grelhada e coberta por uma camada de queijo, que fica por R$19. Para almoçar, o carro-chefe é o abaitolado (R$24), um risoto de frutos do mar feito com lula, polvo, mexilhão e camarão puxado no açafrão. Para os cearenses da gema, a panelada sai a R$18 e pode ser acompanhada de uma meiota de cana (R$7) ou caipirinha (R$3). Para entrar no clima do verão, vale a batida de kiwi, que sai a R$4,50 se feita com vodca e R$4 para a cachaça. Na Avenida Zezé Diogo, 6801, Praia do Futuro. Telefone: (85) 3265-3213. Site: www.itaparika.com.br

Marulho
Com mais de 15 anos, a barraca tem salão e gramado, além da parte de areia que se enche de tochas às quintas-feiras. Os petiscos vão do espetinho de picanha (com salada de repolho na chapa, farofa e vinagrete, R$6,50) à agulhinha frita (R$14,90 por 500g). A casquinha de caranguejo tem ótima saída e custa R$6,60 a unidade. O cardápio possui uma seção extra e exclusiva chamada Pacote Econômico. Nela, os pratos Fome Zero (sururu, arraia, vatapá, carne de caranguejo ao molho de azeite de dendê e acompanhado de arroz branco, R$16,90) e Bolsa Família (filé de peixe à dorê, camarão ao molho e arroz à grega, R$31,90 para três pessoas) fazem sucesso entre os jovens que freqüentam o local. Os sanduíches também constituem um diferencial desde o nome: Sem noção (três fatias de pão com gergelim, filé, presunto, queijo, bacon, alface e tomate, R$8,50), Irado (três fatias de pão carne de sol desfiada, queijo coalho, ovo, alface e tomate, R$7,50) e Saradão (três fatias de pão integral, peito de frango na chapa, presunto e requeijão lights, alfate, tomate e cenoura ralada , R$7,50). A cerveja gelada (véu de noiva) sai a R$3,20. Para finalizar, o charlote da Tia Neide vem em uma porção de quase 300g e sai a R$4,20. A Marulho fica na Avenida Zezé Diogo ,3007, Praia do Futuro. Telefone: (85) 3458-3689

BASTIDORES



Para Max Fercondini, comprar avião é mais urgente do que apartamento

O ator Max Fercondini, 22, que atualmente vive Conrado Cassini na novela global "Ciranda de Pedra", afirmou que pretende comprar um avião antes de ter sua casa na edição de junho da revista "Nova".

"Quero juntar dinheiro para ter o meu avião, talvez antes de comprar um apartamento", afirma o ator em entrevista na publicação.

O ator, cujo nome verdadeiro é Max Kablukow Fercondini, revela ainda que se tornou piloto de avião, realizando um de seus principais sonhos.

"Tirar o brevê era um sonho antigo. E descobri que a maioria das mulheres adora voar", comenta o ator.

Na entrevista, Fercondini afirma também que pretende estudar cinema fora do país, mas que antes pretende concretizar um trabalho no Brasil.

"Ainda está em fase embrionária, mas posso adiantar que [o projeto] tem relação com meio ambiente", disse.

No início de maio, Fercondini estaria começando a se envolver com Paola Oliveira.

A atriz, que interpreta a irmã do personagem de Fercondini na novela das seis da Globo, se separou há poucos meses de Maurício Mattar.

"Adoro compartilhar sonhos com alguém especial. Sou insistente e tento fazer a relação funcionar, mas não suporto obsessão. Se uma mulher não dá tempo para o namoro amadurecer, perco o interesse", afirmou Fercondini sobre sua vida amorosa na "Nova".







Amy Winehouse está com enfisema desenvolvido por uso de drogas

A cantora britânica Amy Winehouse, 24, está com enfisema, uma doença pulmonar crônica que desenvolveu ao fumar crack e cigarros, segundo o pai da artista, Mitch Winehouse. Em uma entrevista ao jornal "Sunday Mirror", o pai da cantora explicou que a doença de sua filha, internada na última segunda (16) em um hospital de Londres após sofrer um desmaio, ainda está em uma fase inicial. "Os médicos lhe disseram que se voltar a fumar drogas isto não apenas arruinará sua voz, mas a matará", declarou. Os problemas de saúde de Amy Winehouse colocam em dúvida a sua participação no show que acontecerá na próxima sexta (27) no Hyde Park, de Londres, para celebrar o aniversário de 90 anos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.





Ronaldinho e Gisele estão entre famosos mais poderosos do mundo

O jogador Ronaldo de Assis Moreira, 28, conhecido como Ronaldinho Gaúcho, e a modelo Gisele Bündchen, 27, são, nesta ordem, as celebridades brasileiras mais poderosas do mundo. A informação é da lista anual da revista "Forbes", publicada nesta quarta-feira

O ranking da "Forbes" analisa os ganhos acumulados nos últimos 12 meses. Neste ano, foram analisados os lucros dos famosos entre junho de 2007 e junho de 2008.
A revista também leva em consideração a notoriedade e a influência das personalidades, medidas segundo critérios de exposição na mídia como número de ocorrências no Google, menções em emissoras de rádio e TV e aparições nas capas das 32 principais revistas dos EUA.
O meia-atacante brasileiro do Barcelona ocupa o 38º lugar na lista, com um patrimônio, adquirido no último ano, avaliado em US$ 37 milhões (R$ 60,5 milhões). Já Bündchen foi considerada a 66ª celebridade mais poderosa do mundo. Seus lucros, no mesmo período, foram de US$ 35 milhões (R$ 57,3 milhões).

No topo do ranking está a apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey. De acordo com a publicação, Winfrey ganhou US$ 275 milhões entre os meses avaliados, permanecendo, assim como já havia ocorrido no ano anterior, como a celebridade mais rica do planeta.
Em segundo lugar aparece o astro do golfe mundial Tiger Woods, seguido pela atriz Angelina Jolie, cujo namorado, Brad Pitt, também está no ranking, na décima colocação.
Uma das surpresas da lista é a boa colocação de Justin Timberlake. Atualmente considerado pupilo (ou protegido) de Madonna, Timberlake --em 12º lugar-- superou a cantora, que aparece na 21ª posição.
Kaká
No início de maio, foi a vez de outro jogador de futebol brasileiro fazer parte de uma lista mundial de poderosos, criada por outra revista.
Kaká, que acaba de ter seu primeiro filho, foi considerado pela "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Confira a lista completa :

1 Oprah Winfrey2 Tiger Woods3 Angelina Jolie4 Beyonce Knowles5 David Beckham6 Johnny Depp7 Jay-Z8 The Police9 J.K. Rowling10 Brad Pitt11 Will Smith12 Justin Timberlake13 Steven Spielberg14 Cameron Diaz15 David Letterman16 LeBron James17 Jennifer Aniston18 Michael Jordan19 Kobe Bryant20 Phil Mickelson21 Madonna22 Simon Cowell23 Roger Federer24 Alex Rodriguez25 Jerry Seinfeld26 50 Cent27 Kanye West28 Celine Dion29 Bruce Willis30 Dr. Phil McGraw31 Tom Cruise32 Jay Leno33 Sean "Diddy" Combs34 Stephen King35 Miley Cyrus36 Kimi Raikkonen37 Jeff Gordon38 Ronaldinho39 Shaquille O'Neal40 Judge Judy Sheindlin41 Howard Stern42 Tyler Perry43 Fernando Alonso44 Leonardo DiCaprio45 Donald Trump46 George Lucas47 Keira Knightley48 Jerry Bruckheimer49 Nicolas Cage50 Spice Girls51 Matt Damon52 Dale Earnhardt Jr.53 Bon Jovi54 Jennifer Lopez55 Ben Stiller56 Kevin Garnett57 Nicole Kidman58 James Patterson59 Rush Limbaugh60 Reese Witherspoon61 Maria Sharapova62 Ryan Seacrest63 Gwen Stefani64 Daniel Radcliffe65 Alicia Keys66 Gisele Bündchen67 Gwyneth Paltrow68 Tyra Banks69 Serena Williams70 Eva Longoria Parker71 Ellen DeGeneres72 Sarah Jessica Parker73 Katherine Heigl74 Regis Philbin75 Tom Clancy76 Rachael Ray77 Cate Blanchett78 Heidi Klum79 Carrie Underwood80 Jon Stewart81 Justine Henin82 Judd Apatow83 Kate Moss84 Patrick Dempsey85 Charlie Sheen86 Drew Carey87 Steve Carell88 Lorena Ochoa89 Jonas Brothers90 Howie Mandel91 Wolfgang Puck92 Zac Efron93 Annika Sorenstam94 Ashley Tisdale95 Gordon Ramsay96 Jennifer Love Hewitt97 Lauren Conrad98 Vanessa Williams99 Tina Fey100 Paula Deen





Courtney Love quer se matar após roubo de cinzas de Kurt Cobain

A cantora e viúva do roqueiro Kurt Cobain, Courtney Love, disse que quer se matar. A declaração foi dada após ela ter notado o roubo das cinzas de seu marido, que ficavam guardadas em sua casa, em Hollywood (EUA).
Hotel de Londres rejeitou agendar reserva para a roqueira Courtney Love devido a incidente
Revoltada, cantora Courtney Love disse que quer se matar após descobrir roubo das cinzas

Os restos mortais do amado estavam escondidos dentro de uma mochila cor-de-rosa, em formato de ursinho de pelúcia, que ficava em um dos armários da casa. A informação é do jornal inglês "The Guardian".

"Eu não posso acreditar que alguem roubou as cinzas do Kurt de mim! Acho isso tudo revoltante, estou com vontade de me matar", declarou a cantora. Love disse ainda que não sabe o que será capaz de fazer se o ladrão não devolver as cinzas de Cobain.

Ela revelou ainda que desconfia de um velho amigo, mas não revelou o nome do suspeito.

Kurt Cobain era líder da banda Nirvana. Ele suicidou em abril de 1994. Seu corpo foi cremado, e a maior parte das cinzas foram levadas a um templo budista de Nova York e depositadas no rio Wishkah, no Estado de Washington. O restante ficou com Love. Segundo ela, as cinzas eram tudo o que havia sobrado do marido morto.

Ainda de acordo com o jornal, Courtney Love está sempre envolvida em controvérsias. Em março deste ano, ela alegou que alguém havia usado o número da Segurança Social do marido para roubar mais de US$ 200 milhões (cerca de R$ 325 milhões) de seu espólio.

BELEZA


Novo produto combate os sinais de envelhecimento


Fluído Bergére promete conquistar consumidoras preocupadas com a saúde da pele

Como parte de sua linha para cuidados especiais, a Bergère lança mais um produto que potencializa a hidratação, contribuindo para uma pele mais suave, firme e com melhor elasticidade. É o novo Fluído Anti-envelhecimento Tripla Ação Anti-sinais, que possui em sua fórmula ácido glicólico e alfa-hidroxiácidos.
O ácido glicólico apresenta resultados muito satisfatórios na melhoria da textura e aparência da pele, enquanto os alfa-hidroxiácidos combatem com eficiência os primeiros sinais de envelhecimento, atenuando as rugas e estimulando a renovação celular.
O novo produto foi desenvolvido através de pesquisas constantes pelo laboratório da marca, e pode ser usado no rosto e pescoço, promovendo uma pele mais bonita, brilhante e saudável.
Preço Médio Fluído Anti-envelhecimento Tripa Ação Anti-sinais: R$ 58,90
A Bergère possui uma linha completa de tratamento corporal, facial, capilar, solar e perfumes que podem ser encontrados através de revendedoras espalhadas por todo o país. Mais informações sobre a marca ou seus produtos através do SAC 0800.114.001 ou pelo site http://www.bergere.com.br/





Maciez, brilho e liso perfeito

Cabelos lisos e tratados com extrema maciez e brilho. Esses são os benefícios que os consumidores da Yamá Cosméticos terão com o lançamento da nova linha Escovas de Tratamento Yamasterol. Uma das marcas mais respeitadas e reconhecidas do mercado, Yamasterol conta, agora, com um sistema completo de tratamento capilar, que hidrata e promove o fortalecimento dos fios, proporcionando efeito liso perfeito. De resultado imediato, o efeito liso da Escova dura até a próxima lavagem. Tudo isso sem a utilização de química de transformação ou formol.
A nova linha foi desenvolvida em três versões: Chocolate e Queratina; Cristal Gloss e Queratina e Lumina Color e Queratina-esta última, com um conceito inédito. Foi formulada para três cores específicas de cabelos: castanhos, loiros e vermelhos. Ao todo são 23 itens, compostos por Shampoo Ultra Hidratante, Máscara Hidratante, Reconstrutor Capilar, Defrizante e Fluido Reparador.
Escova Chocolate e Queratina - Com ativos como o chocolate (cacau), queratina e nanosferas, é indicada para a hidratação e restauração dos cabelos ressecados ou danificados por processos químicos. Proporciona tratamento intenso e efeito liso imediato.
Escova Cristal Gloss e Queratina - Com o exclusivo complexo de silicones, além de queratina e nanosferas, é indicada para a hidratação e restauração dos cabelos danificados por processos químicos porosos e sem brilho. Cristaliza os fios doando brilho super intenso e efeito liso imediato.
Escova Lumina Color e Queratina: Composta por um blend de silicones, proteínas, queratina e nanosferas, essa Linha oferece um tratamento intenso e o reavivamento da cor dos cabelos tingidos, além da cristalização dos fios e efeito liso imediato. A Linha Lumina Color & Queratina é encontrada nas versões: Vermelho Intenso, Castanhos Incríveis e Louro Espetacular. Cada versão vai prolongar a vida da coloração, tratando e reavivando o brilho de cada tom.
Outras informações pelo telefone (11) 4612- 9444 ou pelo site http://www.yama.com.br/

PREÇOS SUGERIDOS:
Shampoo Ultra hidratante R$ 7,65 / Máscara Hidratante R$ 9,25 / Reconstrutor Capilar R$ 8,75 / Defrizante R$ 9,95 / Fluido Reparador R$ 9,95


DIA DOS NAMORADOS MERECE KIT NEMAWASHI

O cheiro e o toque fazem parte do jogo da sedução e para encantar no Dia dos Namorados a Nemawashi Cosméticos indica como sugestão de presente o Kit Pura Sedução, composto por Sabonete Esfoliante, Loção Hidratante e Body Splash. Com notas frutais e um aroma delicado o Kit Pura Sedução vai garantir o sucesso do dia ou da noite.

· O Sabonete Esfoliante tem micro esferas e extrato de ostra e retira todo o excesso de células mortas, preparando a pele para a hidratação. Preço R$ 24,90.
·
· A Loção Hidratante tem ação regeneradora e é ideal para ser usada após a esfoliação. Preço R$ 24,90

· O Body Splash tem uma essência suave e agradável, como devem ser os perfumes femininos. Ele pode ser usado no corpo todo sem medo de exagerar. Preço R$ 24,90.

Informações pelo SAC (11) 5622-2466. http://www.nemawashi.com.br/.



CHEGA AO BRASIL A MENOR CHAPINHA DO MUNDO
Grande sucesso nos USA e na Europa, a Chapinha TS 2 é uma exclusividade da empresa Valeries's Hair para o mercado brasileiro.


Compacta, eficiente e bonita. Essas são as características da minichapinha TS 2 "By Valerie", que a empresa Valerie´s Hair apresenta com exclusividade na Hair Brasil 2008. Considerada a menor chapinha do mundo com 15 centímetros de comprimento, a Chapinha TS 2 by Valerie, permite alisar os cabelos desde a raiz. Perfeita para acabamentos e cachos pode ser utilizada até por quem tem cabelos curtíssimos. E, o melhor, tudo isso com a praticidade de poder carregar a chapinha no bolso.

Sem similar no mercado brasileiro, a Chapinha TS 2 by Valerie´s Hair atinge a temperatura de 220° em poucos minutos, proporcionando um ótimo resultado no alisamento, sem danificar os fios. Disponível nas cores preta e vermelha, vem acompanhada de uma luvinha e embalagem térmica, se o cliente assim preferir. Tem nas voltagens 110v e 220v com garantia de 1 ano e assistência técnica.

Sobre a Valerie's Hair
Empresa brasileira, especializada em importação de produtos cosméticos, a Valerie's Hair iniciou suas atividades com foco em produtos de qualidade reconhecida, principalmente nos Estados Unidos e Europa. "Firmamos parcerias com empresas de prestígio e estamos trazendo o que há de mais moderno e sofisticado no mundo dos cosméticos, começando pela minichapinha", afirma Waléria Misiara, diretora.
Preço R$140,00.
Atendimento ao consumidor: (11) 3284.6471.



Sabonete de Aveia hidrata profundamente

Os ativos presentes na Aveia oferecem diversos benefícios à pele
Com a chegada do inverno nada melhor do que hidratar a pele, e para isso a Bergère possui uma extensa linha de produtos para o corpo todo, entre eles o Sabonete Líquido de Aveia, produto que promove a manutenção da beleza através de elementos presentes nesse importante cereal.
Desenvolvido após extensas pesquisas pelos laboratórios da empresa, o produto é indicado especialmente para peles secas, auxiliando a acalmar também as irritações de peles muito sensíveis, e regenerando o manto defensor natural da mesma.
Essas ações são possíveis graças a presença de beta-glucanos na aveia, que possuem ação semelhantes ao ácido hialurônico normalmente presente na pele. Dessa forma o cereal é muito utilizado para hidratação, pois forma uma fina camada que retém a água da superfície da pele, protegendo e acalmando.
A novidade fabricada em prática embalagem (150ml) pode ser encontrada através das milhares de revendedoras espalhadas pelo país, ou através do site: http://www.bergere.com.br/ .
Preço Sabonete Líquido de Aveia: R$ 19,90
A Bergère possui uma linha completa de tratamento corporal, facial, capilar, solar e perfumes que podem ser encontrados através de revendedoras espalhadas por todo o país. Mais informações sobre a marca ou seus produtos através do SAC 0800.114.001 ou pelo site: http://www.bergere.com.br/



ADCOS Cosmética lança Campanha Dia dos Namorados

Seis opções de kits para tornar o dia ainda mais especial

Paixão, amor, união e romance. Os quatro sentimentos despertados pela relação a dois inspiram a Campanha Dia dos Namorados ADCOS 2008. Unindo beleza, desejos e sonhos, os produtos foram combinados em seis opções de kits que tornam a data inesquecível tanto para quem é presenteado, quanto para quem presenteia. Confira os kits:

1 - kit Charme - Traz Óleo Seco de Algodão, que hidrata, nutre e deixa a pele com um toque acetinado. Acompanha uma prática nécessaire vermelha.

2 - Kit Inspiração - Com Leite de Arroz, hidrata e estimula a sensação de bem-estar. Também acompanham nécessaire vermelha.

3 - Kit Amor Perfeito - A mulher amada também pode ser surpreendida com este kit, que além dos produtos Vinoserum e Vinohidra, que revitalizam, promovem firmeza, hidratam e combatem os radicais livres, traz uma linda frasqueira marrom.

4 - Kit Romance - Com Esfoliante de Arroz Doce e Leite de Arroz, que elimina as impurezas da pele, hidratando e estimulando a sensação de bem-estar. Acompanha Espuma Cremosa de Algodão.

5 - Kit Coração Apaixonado – Conta com Espuma para Barbear e Gel Pós-Barba que hidratam, protegem e suavizam a pele com uma agradável sensação de frescor. Traz uma linda nécessaire masculina.

6 - Kit Sedução - Para homens que sentem prazer em se cuidar, o kit traz Bderm, Emulsão Facial e Shampoo Cabelo e Corpo, para hidratar, prevenir, reduzir rugas de expressão além de promover ação calmante e refrescante. Também acompanha uma nécessaire masculina.

Serviço:
http://www.adcos.com.br/
Loja 01 - ECAP – Rua José Vilar, 1874 Tel. 3486.3500
Loja 02 - Av. Dom Luis, 1040 Tel. 3268.2962
Loja 03 - Quiosque Iguatemi – 2º piso Tel. 3241.3796
Loja 04 - Shopping Aldeota – piso L2 3458.1187