quinta-feira, 3 de abril de 2008

DESTAQUES

Exposição apresenta grafite como linguagem artística
Mostra gratuita do grupo Grafitecidade aberta no Centro Cultural Banco do Nordeste

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abriu a exposição coletiva “Graphein na Cidade”. Participam da mostra grafiteiros e artistas de rua do grupo Grafitecidade: Leandro Alves, José Carlos, Ely Fabrício, Edenísio da Silva, Leonardo Mendes e Tanayana Teles. Gratuita ao público, a exposição fica em cartaz até 25 de maio deste ano.

Hoje o grafite é considerado uma linguagem artística que, como prática de intervenção urbana, na maioria das vezes tem o intuito de interagir com as pessoas nos espaços da cidade, divulgando uma idéia. O objetivo dessa exposição é realizar uma interação entre a arte de rua e a arte de galeria, levando o grafite para o interior do cubo branco (ou espaço expositivo), mas também chamando o espectador para fora dele.

Confira EXPOSIÇÕES



PRESIDENTE DO JORNAL O POVO COMETE SUICÍDIO

O empresário do ramo de comunicação, Demócrito Rocha Dummar, diretor-presidente do Grupo de Comunicação O Povo, que publica o octogenário jornal O POVO, de Fortaleza - CE, suicidou-se na manhã desta sexta-feira (25), disparando um tiro de revólver na própria cabeça.

Demócrito ultimamente vinha demonstrando sintomas de depressão, possivelmente em função da precária situação financeira e das diversas ações judiciais que enfrenta o grupo O POVO.
Neto de Demócrito Rocha - fundador do O POVO, Demócrito tinha sessenta e três anos de idade, era casado e tinha 04 filhos e 03 enteados.
Sua formação acadêmica era de bacharel em direito.
Seu sepultamento foi realizado no sábado (26), às 16 horas, no Cemitério Morada da Paz, em Fortaleza - CE.


Comentários dos leitores

Os encômios à postura de Demócrito em todos os depoimentos contrasta com a ocultação deliberada do real motivo de sua morte. O elogio à verdade a todo custo, citada por muitos como caracteristica marcante do jornal, vê-se comprometida com o argumento da dor familiar. Fatos são fatos e é disso que se alimentam os jornais se são fatos dolorosos cumpre noticiá-los dentro de uma ética de compromisso à verdade doa a quem doer. O POVO deve aos seus leitores a verdade neste momento de dor.

Cícero, no site de "O Povo"


Encerra-se um ciclo depois de perder-se Edson Queiroz, José Afonso Sancho e Venelouis Xavier. É uma perda irreparável. Demócrito era um homem de projetos arrojados. Suas idéias não tinham limites. Nunca se distanciava de suas bandeiras e seus sonhos. Solidarizo-me com os funcionários d´O Povo e com a família Rocha Dummar. O Povo era a menina dos olhos dele. Demócrito tinha um amor especial pelo jornal.

Deborah Lima
Presidente do Sindjorce




Premiados do 18º CINE CEARÁ

Em cerimônia realizada quinta no Sesc Luiz Severiano Ribeiro, que abrigou entre os dias 10 e 17 de abril grande parte das exibições do 18º Cine Ceará, foram conhecidos os filmes vencedores da edição 2008 do festival ibero-americano de cinema, realizado em Fortaleza.

Clique e veja lista completa dos prêmios concedidos pelo festival




Suspense policial

Keanu Reeves e Forest Whitaker: "Os Reis da Rua" é uma das novidades nos cinemas


O policial 'Os Reis da Rua' tem semelhanças com o filme brasileiro 'Tropa de Elite'. A principal delas é abordar o universo dos policiais que, investidos da máxima autoridade, tornam-se tão ou mais criminosos do que os bandidos. Tom Ludlow (Keanu Reeves) é um detetive de Los Angeles. Mergulhado num inferno pessoal depois da morte da mulher, ele tornou-se autodestrutivo, bebendo ao volante e tratando com violência todos os suspeitos que atravessam seu caminho.

Confira outras notícias de CINEMA clicando aqui




Lançamento literário e exposição sobre a história dos transportes no Ceará no Sest/Senat

O Sest/Senat promove dia 30, quarta, lançamento do livro “De ônibus, cento e quarenta anos nas estradas e cidades do Ceará”, às 18h30 no auditório. O livro, que tem prefácio de Gilmar de Carvalho e apresentação da professora Adísia Sá, traz fotos e relatos históricos. A obra é o resultado de dois anos de pesquisa, envolvendo quatro historiadores e sociólogos, e é composta de 239 páginas, com cerca de 480 ilustrações coloridas obtidas junto a acervos públicos e particulares e ordenadas pelo Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte do Ceará. Também na noite do lançamento do livro, será aberta uma Exposição de Carros Antigos.


Matéria completa na seção PATRIMÔNIO HISTÓRICO



Secultfor

A presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), Fátima Mesquita, comunicou o cancelamento da solenidade de anúncio da criação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), marcada para esta segunda (28), no Paço Municipal. A decisão se dá em virtude do falecimento do presidente do grupo O Povo de comunicação, Demócrito Dummar.



Nove anos de Dragão do Mar

A abertura da exposição “300% Spanish Design”, na segunda, no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar, uma mostra ampla e significativa da trajetória do design espanhol, de 1900 até a atualidade, foi uma das atrações deste mês em que o principal centro cultural do Ceará comemora nove anos.

Programação de 1° de maio
(Todos os eventos serão gratuitos neste feriado)

Tai-Chi Ch’uan no Dragão do Mar
Método Chinês de exercícios para harmonia de mente e corpo. Retarda o envelhecimento, elimina as tensões e aumenta o equilíbrio físico, mental e espiritual.
Às 18h20, na Praça Verde

Quinta com Dança apresenta “Corpos Aprisionados”
CEM - Centro de Exp. em Movimentos Coreografia e Direção: Silvia Moura
Uma história de palavras silenciadas e gestos contidos - a expressão da alma que se mostra no corpo. 60 min. Censura 16 anos
Às 20h, no Teatro


Museus
Visitas das 16h às 20h :

Memorial da Cultura Cearense
Em cartaz: “Vaqueiros” (o universo do vaqueiro, cenografia, ensaios fotográficos e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro), “Artes em Flandres” (Flandre, latão e zinco transformados artisticamente em lamparinas votivas, instrumentos musicais, coroas, navios, aviões e diversas outras obras), e “Fabuloso Mundo do Barro” (exibidos vários cenários originais feitos em barro. Um trabalho quase único no país).
Museu de Arte Contemporânea
Em cartaz: “300% Spanish Design”, mostra vinda da Grécia, China, Portugal e Espanha. Os trabalhos mostram obras do design espanhol de 1900 até a atualidade. Trabalhos de Picasso, Salvador Dali e outros mestres desenhistas e arquitetos são mostrados pela primeira vez no país)

Outras informações:85. 3488.8600
.



TV DIVIRTA-CE na Feijoada do Fortal


Suely Rolnik lança livro Fazendo Rizoma no Mercado dos Pinhões

O projeto Quinta Cultural conta com a presença da pesquisadora Suely Rolnik, que discorre em palestra sobre arte e política e lança o livro Fazendo Rizoma, patrocinado pela Funcet

Debate qualificado no Mercado dos Pinhões. O projeto Quinta Cultural desta próxima quinta-feira, 1º de maio, conta com uma convidada especial que vem à Fortaleza lançar o livro "Fazendo Rizoma", financiado pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), com selo da Editora Hedra. Suely Rolnik reside em São Paulo, é Professora Titular da PUC-SP (Pós-graduação em psicologia clínica: Núcleo de estudos da Subjetividade) e docente de três instituições européias. Formada em Sociologia e Filosofia pela Sorbonne, Université de Paris 8, e em Psicologia pela Sorbonne, Université de Paris 7, tem ainda Mestrado e Pós-Graduação Latu Senso em Psicologia Clínica pela Sorbonne, Université de Paris 7 (1978) e Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP (1987). Psicanalista, curadora e pesquisadora transdisciplinar, é autora, entre outros, de Micropolítica. Cartografias do desejo, em colaboração com Félix Guattari (Vozes, 1986; 8a ed. 2007). No livro "Fazendo Rizoma", organizado pelos professores e pesquisadores Beatriz Furtado e Daniel Lins, ela assina o artigo "Geopolítica da Cafetinagem", onde imprime um olhar transdisciplinar sobre a arte contemporânea. Na ocasião do lançamento, a partir de 19h, discorre sobre "arte e política", tendo à mesa os dois organizadores do livro. Após o debate, quem sobe ao palco armado no Mercado dos Pinhões é a banda Vigna Vulgaris. Com a proposta de militância musical e cultural e estímulo à arte na educação, o grupo Maracatu Vigna Vulgaris surgiu no intuito de revisitar a cultura popular, partindo de seu alicerce maior, o maracatu cearense, com sua filosofia afro-descendente, miscigenado à cultura indígena do Ceará, à musicalidade e a estética de retintos mestres.Criado em 2003, o grupo mescla instrumentos de percussão como tambores, alfaias, chocalhos, calimba, zabumba, pandeiro, agogô, apitos com guitarra, baixo, bateria, pífanos. A mistura também alcança os gêneros e as linguagens: rock, blues, jazz, MPB, poesia, dança e artes plásticas dizem sobre a mestiçagem típica do povo brasileiro. O grupo possui um repertório que vai desde compositores cearenses a músicas autorais, resgatando e revisitando a identidade popular. A origem do nome Vigna Vulgaris merece destaque: Vigna vem do latim, é o nome cientifico do feijão de corda (Vigna unguiculata); Vulgaris é o nome científico do feijão mulatinho, mais conhecido como carioquinha (Phaseolus vulgaris). Vigna vulgaris resume a cultura fundamental do país.Quem encerra a noite é o DJ Felipe Araújo. Jornalista e organizador do Bloco Carnavalesco das Cachorras, Felipe revisita em bases eletrônicas a musicalidade brasileira de todos os tempos. QUINTA CULTURAL \\ 1º de maio, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo). Lançamento do livro "Fazendo Rizoma", show com a banda Vigna Vulgaris e discotecagem com o DJ Felipe Araújo. Maiores informações para imprensa na Assessoria de Comunicação da Funcet, com Isabelle Câmara: 3105.1386/8899-8705


TV DIVIRTA-CE no Cine Ceará 2008
























Denaná inova o tradicional mercado de redes

Marca da Ramalho Têxtil, empresa genuinamente cearense, que produz e comercializa redes de descanso desde 1944, a Denaná tem como diferencial apresentar o produto como objeto de decoração voltado ao descanso e relaxamento e não um item substituto à cama, como tradicionalmente é utilizado no interior do Nordeste. A marca, que também oferece brindes promocionais, acaba de lançar loja virtual para atender o consumir final em todo o território nacional.
As coleções de redes são anuais, divididas em 7 linhas de produtos (Petite, Prática, Comfort, Comfort Premium, Décor, Cadeira Natural e Brindes) e se diferenciam pela cartela de cores, padrões dos tecidos (lisos e listrados), além da variação de tipos de franjas. A grife também oferece cadeiras suspensas com as mesmas especificações das redes. A linha Brindes apresenta três opções de tamanhos, onde o cliente pode estampar a sua própria marca.

A empresa tem como foco clientes atacadistas / lojistas e consumidor final. No Brasil, os mercados do Sul, Sudeste, Centro-oeste concentram os pedidos de compra da grife de redes da Ramalho Têxtil. A exportação também já é uma realidade consolidada para a empresa desde 1974. Dentre os países importadores constam atualmente Alemanha, França, Holanda, Espanha, Suécia, Polônia, Suíça, Itália, Áustria, Eslovênia, Portugal, Grécia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Israel, Rússia, Caribe e Peru.
A estréia da comercialização dos produtos pela internet busca oferecer mais agilidade e qualidade ao atendimento do consumidor brasileiro, que tem a sua disposição lançamentos exclusivos para o público nacional. A capacidade produtiva da Denaná é de 10.000 unidades/mês, itens desenvolvidos e lançados para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Saiba mais sobre a Ramalho Têxtil

Fundada em 1944, a Ramalho Têxtil é um grupo empresarial que produz redes de descanso. A sede e a unidade fabril estão instaladas no município do Eusébio, a 10 km de Fortaleza (CE). Conta com 25 colaboradores diretos e gera vários empregos indiretos em função da terceirização da confecção de franjas em crochê para acabamento de redes e cadeiras.
A empresa já foi agraciada com os prêmios Destaque de Comércio Exterior – 2000/Categoria Pequeno e Médio Exportador, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Finep de Inovação Tecnológica – 2002/Categoria Pequena Empresa e Projeto IBEROEKA 02-262 (MODINNOVA) – 2003, os dois últimos concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Serviço:

Ramalho Têxtil – Rua João Paulo II, 111 – Autódromo - Eusébio – Ceará
Fone: (85) 3260.5500 / 9981.7641
www.denana.com.br/loja/ http://www.ramalhotextil.com.br/



TV DIVIRTA-CE no show de Roberto Carlos




O movimento da dança

A temporada 2008 do projeto Quarta em Movimento, do Núcleo de Dança da Funcet acontece no Mercado dos Pinhões

A conquista de espaços para circulação de espetáculos de dança na cidade passa pelo projeto Quarta em Movimento, concebido e viabilizado através do Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) desde 2005. Na proposta original, objetivos complementares entre si: o estímulo à produção local, à descentralização, à experimentação e à dessacralização dos espaços instituídos para a dança. “Trata-se de uma política pública de difusão em dança, já que são pouquíssimos os espaços que se abrem para a dança contemporânea e experimental. Uma iniciativa de suma importância para o segmento”, sustenta Isabel Botelho, coordenadora do Núcleo de Dança da Funcet.

O Quarta em Movimento, que começou na própria sede da Funcet, entre escadas, terraços e jardins, foi dar no Mercado dos Pinhões, hoje palco oficial do projeto. Todas as quartas-feiras, a partir de 20h, é sob a estrutura de ferro que bailarinos, coreógrafos e grupos de dança têm espaço garantido para apresentar performances e trabalhos autorais ou de caráter experimental.
Confira os espetáculos da Quarta em Movimento e outros em cartaz na seção DANÇA



AGITOS NO “AMICI’S”


O tradicional Projeto Cultural FARRA NA CASA ALHEIA, que acontece todas as sextas-feiras no Buoni Amici’s, dando continuidade às comemorações de seu 6° aniversário, sempre promovendo a boa música brasileira e provando, acima de tudo, que é um projeto de resistência na agitada e disputada noite de Fortaleza, começa o mês de abril com uma programação mais que especial.


• No dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, O Buoni Amici’s apresenta THAT 80’S PARTY, uma das mais tradicionais festas de anos 80 de Fortaleza, com os DJ’s Marquinhos e GVale tocando os maiores clássicos da década. Ingresso: R$ 10,00

• E em Maio, grande show com GENIVAL SANTOS, o expoente máximo da música brega brasileira. Quem tiver dor de corno para chorar, a hora vai ser essa!!! PRÊMIO ESPECIAL - O Buoni Amici’s foi eleito pela Revista Veja Fortaleza 2007/2008 “o melhor lugar da cidade para dançar”. BUONI AMICI’S - Promovendo cultura e entretenimento - Endereço: Rua Dragão do Mar, 80 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE - Informações: 3219.5454 - http://www.buoniamicis.com.br/





A VOLTA DA ‘FEIJOADA DO BEACH’

O Beach Park oferece novamente aos sábados a famosa feijoada servida em uma área especial com vista para o mar Aos sábados, das 12h às 16h, a “Feijoada do Beach” volta a mostrar porque a iguaria é uma das preferidas de brasileiros. Oferecida em um espaço exclusivo, criado especialmente para eventos gastronômicos, a “Feijoada do Beach” é apreciada no Beach Gourmet, localizado em frente à praia, com vista para o mar. A “Feijoada do Beach” é composta das tradicionais delícias que acompanham o prato principal, como couve na manteiga e farofa com bacon. Entre os 22 itens, a feijoada dispõe ainda do caldo do feijão com pimenta, tutu, banana a milanesa, macaxeira frita, batata doce frita, além da lingüiça calabresa picante e paio. Os ingredientes são rigorosamente selecionados e separados, facilitando a montagem do prato ao gosto de cada um. No cardápio também estão carnes grelhadas, saladas e sobremesas de qualidade, como tortas, saladas de frutas, queijadinha e pudim.

Serviço: Feijoada do Beach Todos os sábados, das 12h às 16h Preço: R$ 35,50 (Adultos) e R$ 25,50 (crianças até 10 anos). Bebidas são pedidas à parte. Mais informações: 4012.3000.


Patrícia Pillar na TV DIVIRTA-CE





Adams lança novo sabor de Bubbaloo Radical

A Cadbury Adams, maior empresa de confeitos do mundo, lança novo sabor de Bubbaloo Radical: morango com limão. O produto chegou ao mercado em 2006, trazendo um novo conceito para a já consagrada goma de mascar: tem o formato quadrado, diferente do produto principal da franquia, e cada embalagem vem com quatro gomas cada.

Bubbaloo Radical tem como público-alvo pré-adolescentes com idade entre 11 e 12 anos.

No ano passado, a submarca patrocinou a transmissão do musical High School Musical, na rede Record. Houve também veiculação de filme publicitário específico para a marca, no Sul do país.

Em fevereiro último, Bubbaloo trouxe uma outra novidade para o mercado brasileiro: gomas de marcar nos sabores Chocolate e Napolitano. Os lançamentos receberam investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões.


TV DIVIRTA-CE

CLIQUE ABAIXO E CONFIRA UM VÍDEO EXCLUSIVO NOS BASTIDORES DO DESFILE NO CINE SÃO LUIZ DO DRAGÃO FASHION BRASIL


ANIVERSÁRIOS


Dia 28 de abril é o dia da educação

Dia 28 de abril é o dia da educação. Neste país tão carente de boas referências na formação dos jovens é bom aproveitarmos esta data para falarmos do assunto.
Na escola aprendemos a ler, a escrever, a fazer contas, a decorar tabelas periódicas, datas históricas e muitos outros assuntos que podem ou não ser úteis em nossas vidas.
Porém, uma grande falha no sistema educacional é a falta de informações sobre caráter, ética e orientação para que os jovens desenvolvam uma personalidade íntegra.
Ao atingir a idade adulta, trazemos dentro de nós modelos de relacionamentos que não atendem às necessidades de uma vida plena. O resultado são relacionamentos de péssima qualidade, senão desatrosos.

Sergio Savian, diretor da Escola de Relacionamento Mudança de Hábito e presidente da ONG Mudança de Hábito diz:

“A primeira escola de relacionamento que tivemos foi em nossa infância, com nossos pais, com nossos professores. Mas, com toda a boa vontade deles, o modelo que nos ofereceram nem sempre foram os melhores. Os conceitos em que se baseiam as nossas relações chegam a becos sem saída, cheios de contradições.
Exemplo disso é o ensinamento de que somos vítimas e que existiriam sempre carrascos ou em outras situações, salvadores, que determinariam os nossos destinos. O tempo todo você é levado a acreditar que o mal está sempre com os outros e que a culpa nunca é sua.
Se pensarmos em uma reeducação dos nossos sentimentos, para que nos tornemos pessoas mais felizes e humanas, devemos ampliar a consciência de que somos, muito mais do que imaginamos, responsáveis por nós mesmos.
Sentindo-se vítima dos outros, quer seja do seu parceiro amoroso, da sociedade ou até mesmo do governo, ficamos impotentes e não encontramos muitas saídas. Você culpa os seus pais, a falta de dinheiro, a falta de sorte, a maldade alheia. E reclamando, não sai do lugar.
É preciso ter muita dignidade para assumir seus próprios erros, para sair da inércia, para progredir, apesar dos medos. O comum é a falta de coragem e a acomodação.
O bonito é quando você arregaça as mangas e põe a mão na massa. Você pára de acusar os outros e concentra toda sua energia para melhorar a vida. Desta forma, sai da dependência, sentindo-se mais potente para dar um bom rumo à sua vida.”



Aceita um cafezinho?

Dia nacional do café (14/04): a especialista Daniela Hueb fala sobre os benefícios dessa infusão feita a base dos frutos do cafeeiro

Companheiro de todas as horas, o café é uma bebida indispensável no cardápio dos brasileiros, até mesmo por conta da sua versatilidade e por se adaptar a diversos tipos de receitas. Quente ou gelado, com o pãozinho ou como ingrediente de alguma sobremesa, abrindo o apetite no café da manhã ou dando aquele toque final após as refeições, além de saboroso, o café é um alimento que possui propriedades nutricionais benéficas ao organismo e também é um importante aliado para manter a saúde econômica do País.



Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), em 2007, o Brasil manteve a posição de maior exportador mundial de café verde, faturando U$1,25 bilhão, com 27 milhões de sacas. E com relação ao consumo interno, ele também continua crescendo. Entre novembro de 2006 e outubro de 2007, a ABIC registrou um acréscimo de 4,74% em relação ao período anterior (total de 17,1 milhões de sacas), o que confirma que os consumidores estão ingerindo mais xícaras de café por dia.



Mas de onde vem esse hábito e o gosto pelo café?



Um pouco de história



Apesar de já existir a aproximadamente mil anos, o primeiro registro comprovado da existência do café veio do século XV, em Kaffa, na Etiópia. Tudo começou com um pastor chamado Kaldi que, percebendo que seus animais ficavam mais espertos ao comerem as folhas e frutos do cafeeiro, decidiu experimentar. Como realmente sentiu-se mais alegre e bem-disposto para trabalhar, a notícia se espalhou rapidamente. Tanto que um monge da região começou a utilizar essa infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.



Durante os séculos XV e XVI, o conhecimento sobre os efeitos da bebida se disseminou rapidamente e o café também passou a ser consumido no Oriente. Porém, foi na Pérsia (hoje o Irã) o local onde ele foi torrado pela primeira vez. Mas foram os árabes que iniciaram efetivamente o cultivo da planta. Por conta disso, uma das espécies mais importantes de café tem como nome científico Coffea arabica.



Pontos positivos



Segundo a nutróloga Daniela Hueb, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), quando consumido com prudência (até quatro xícaras ao dia), o café é utilizado no tratamento do alcoolismo, da bronquite asmática, das dores de cabeça, da obesidade, das flatulências, do reumatismo, da artrite e da tosse, pela medicina alternativa. "Ele ainda pode ser usado como digestivo, diurético e também como estimulante", disse a especialista.



Estudos constataram que pessoas idosas que bebiam uma xícara de café normal antes de se submeterem a um teste de memória, obtiveram melhores resultados do que aquelas da mesma idade que optaram pelos sucos naturais.



Pontos negativos



Por ser diurético, Daniela Hueb alerta que o consumo abusivo de café pode provocar enfraquecimento geral no corpo por causa da perda de sais minerais, aminoácidos e vitaminas essenciais. Além disso, pode reduzir a taxa de oxigenação dos neurônios, provocar maior secreção de ácido clorídrico no estômago, o que aumenta a irritação nas mucosas e pode resultar em ulcerações. Com relação a sua característica mais acentuada, a perda do sono, a nutróloga dá uma dica: "As pessoas com propensão à insônia, devem ingerir a bebida até às 14hs, para não comprometer ainda mais o sono".



Cafeína: seu principal composto



A cafeína é o estimulante legalizado mais usado no mundo e está associada ao café e aos refrigerantes a base de cola. Entre os benefícios está o aumento da vivacidade, do desempenho mental e da coordenação motora, no entanto, sem produzir euforia.



"Outros efeitos também são conhecidos, como a estimulação do coração (aumento do ritmo e da potência) e da diurese (aumento do volume de urina). Embora em menor proporção, a substância também pode ser utilizada para o tratamento de asma, uma vez que dilata as vias respiratórias", afirmou Daniela Hueb.



A cafeína pertence ao grupo de compostos das metil-xantina. As xantinas são substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta, porém de curta duração. Mas engana-se quem pensa que a cafeína está presente apenas no café e no chá. O refrigerante a base de cola, o cacau, o chocolate, alguns remédios do tipo analgésico e contra gripe também possuem a substância em sua formulação. Por conta dessa diversificação, a cafeína pode ser considerada, seguramente, a droga psico-ativa e estimulante mais popular e mais consumida em todo o mundo.



De todos os estudos científicos já publicados, nenhum apresentou dados que comprovassem de forma incontestável que a cafeína é prejudicial à saúde e ao organismo.



Abaixo, segue a proporção de cafeína duas xícaras de alguns tipos de grãos de café:



1) Café expresso: contém de 250 a 330mg de cafeína;

2) Café descafeinado: contém de 1 a 5mg de cafeína;

3) Café solúvel: contém de 30 a 120mg de cafeína.



Propriedades nutricionais



Para quem é aficionado por calorias, a nutróloga Daniela Hueb revela uma novidade: o café fornece apenas 2Kcal, quando isento de açúcar. Quanto ao seu teor de carboidrato, proteína, gordura e fibra, ele apresenta quantidade pouco significativa. Em compensação, a água representa 98,8% em apenas 100g do alimento. O café contém ainda traços de cálcio, fósforo, ferro, sódio e vitaminas B1, B2 e B3.



Para quem está de dieta, o café este liberado, desde que sem adição de açúcar, isto é, deve ser ingerido puro ou com adoçante.



Algumas curiosidades:



1) Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia do mundo;

2) O Brasil participa com cerca de 25% da produção mundial de café;

3) Historicamente, somos o maior produtor e exportador do mundo;

4) A produção anual brasileira é de 30 milhões de sacas, sendo que metade é exportada;

5) Além de exportar, o País é o segundo maior consumidor mundial de café;

6) O consumo nacional anual beira 13 milhões de sacas, o dobro da década de 90;

7) Apenas um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano.



Sobre a especialista:



Daniela Hueb é médica graduada pela Universidade de Alfenas, com especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Ribeirão Preto (SP); em Dermatologia pela Fundação Carlos Chagas (RJ); e Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto (SP), especialidade médica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e orientação sobre alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade. Cursou também Medicina Estética na Argentina e nos Estados Unidos e foi chefe do Centro de Saúde de Piratininga (SP).



Hueb é ainda membro efetivo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Academia Brasileira de Dermatologia, Sociedade Francesa de Medicina Estética e Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Também participa da Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento, Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Laser. Daniela Hueb é sócia-diretora da clínica médica integrada que leva o seu nome, especializada em diversos tipos de tratamentos, como acne, obesi­dade, celulite, cirurgia estética sem cicatrizes, peeling, entre outros.






13 de abril é o dia do Beijo



No próximo dia 13 de abril vamos comemorar o dia do beijo. Não se sabe quem foi o responsável por conceber uma data para tal expressão de carinho, mas o beijo comemora seu “aniversário” neste mês, no domingo dia 13, e a festa acontecerá em todo o mundo.



Segundo o consultor de relacionamentos Sergio Savian existem muitas formas de beijar, e na hora do beijo você sente qual é a conexão que tem com a pessoa. Você percebe se é um encontro qualquer ou se você tem vontade de beijar mais, de namorar. Quem nunca beijou fica na expectativa de como será o primeiro beijo. Mas uma coisa é certa: você só aprende beijar, beijando. Não há outro jeito, não há curso, não há aula, nem livro que ensine isso.



Um beijo bom significa muita coisa, ele significa que em outros níveis o contato de vocês pode ser muito bom também. O beijo é um marco no seu encontro amoroso, é um parâmetro de afinidade. Você conversa, toca a outra pessoa, mas quando beija muda alguma coisa. É o começo de uma nova etapa. Você se entrega, se mistura.



Existem vários tipos de beijo e cada um deles tem a ver com a personalidade de quem beija:



Beijo selinho. É um beijo bem sequinho, sem muito compromisso. Muita gente o usa para cumprimentar amigos e amigas. Ou pode ser o começo de uma história ou de um grande beijo.


Beijo seco. É o começo. Você está experimentando a outra pessoa. Mas, se ficar só nisso indica que está com medo de se entregar.



Com os olhos abertos . Este tipo de pessoa pode estar no controle, querendo saber tudo o que passa com o outro ou com o que está se passando em torno. Às vezes beijar olhos nos olhos também pode ser muito bom, sublime.



Beijo rápido. Ansiedade, falta de entrega. Uma das coisas mais deliciosas no beijo é exatamente quando você beija sem pressa, com meditação, totalmente inteiro naquilo que está fazendo.


Beijo demorado. Entrega total. Capacidade de desfrutar do momento presente. Beijo de todo o corpo. O melhor beijo é aquele que você dá com todo o seu corpo envolvido, dos pés à cabeça. As mãos percorrem o corpo, o rosto, os cabelos da outra pessoa.

Beijo de língua. Depois de experimentar o contato dos lábios é bem interessante que se use a língua no beijo. Mas tem que fazer pouco a pouco. Pessoas que vão de cara com a língua dentro da boca do outro podem estar sendo precipitadas e invasivas.



Mais alguns tipos: beijo com paixão, beijo burocrático, beijo com os olhos fechados, beijo na portaria do prédio, beijo proibido, beijo no altar, primeiro beijo, beijo tântrico, beijo cinematográfico, beijo na chuva, beijo com afeto, beijo de Judas, beijo do vampiro.



Existem exercícios que preparam a sua boca para um bom beijo. Estes exercícios envolvem os músculos do pescoço, do maxilar, dos lábios e da língua. Quanto mais flexibilidade você tem na sua boca, melhor será o beijo. Sergio Savian ensina alguns exercícios para melhorar o beijo, dentre eles o kung fu da língua.



Sergio Savian é autor de nove livros sobre relacionamentos e diretor da Escola de Relacionamento Mudança de Hábito. Trabalha como terapeuta corporal, professor de meditação e consultor de relacionamentos há 26 anos e está disponível para falar sobre o assunto. Saiba mais sobre seu trabalho no site www.sergiosavian.com.br

ARQUITETURA - DECORAÇÃO - DESIGN

Nova coleção da Ouvidor Interiores

A Ouvidor Interiores promove nesta quinta, dia 10, coquetel de lançamento de sua coleção 2008. “O verdadeiro sentido da vida é sentir. Afinal, o que é viver senão deixar-se envolver por sensações?” Este é um trecho do convite “Design para Todos os Sentidos”, concebido para o evento. Estão nomes como Sérgio Rodrigues (RJ), André Bastos & Guilherme Leite (SP), e Sérgio Fahrer (SP), designers renomados que comercializam seus produtos, com exclusividade no Ceará pela Ouvidor Interiores.
O destaque da noite ficará por conta do estilista Lino Villaventura, que “vestirá” uma ripple chair (poltrona da italiana Moroso), do designer e arquiteto israelita contemporâneo Ron Arad. Ao lado, uma modelo exibe look do estilista sob mesmo conceito. O evento, para 300 convidados, terá cardápio assinado por Fernando Barroso.

Serviço:
Lançamento nacional/internacional de mobiliário dos designers Sérgio Rodrigues, Sérgio Fahrer, André Bastos & Guilherme Leite, Graça Kazan & Luiz Mário, Flávio Borsato & Maurício Lamosa, Silvio Romero, Marcus Ferreira, Marcelo Ligieri e Porfírio Valadares.
Data – 10 de abril
Horário – 19h
Local – Av. Santos Dumont, 3621






Setor de decoração e brinquedos à espera do Natal




Na próxima edição da Toys, Parties & Christmas Fair, que acontecerá de 17 a 20 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, fabricantes e compradores terão a chance de conferir de perto as principais tendências do comércio para as datas comemorativas do calendário mundial. Estrategicamente realizada no mês de maio, a feira permite que lojistas e decoradores antecipem-se às tendências e consigam planejar suas compras ao longo do ano.

Este que já é o principal evento da América do Sul do setor de artigos para o Natal, brinquedos, festas sazonais, artesanato e acessórios vai reunir público de todas as regiões do Brasil e do exterior, em uma área útil de 12.000 m². São esperados expositores da China, Holanda, Canadá, México e de toda a América do Sul.

Na edição passada, a Toys, Parties & Christmas Fair reuniu mais de 12,5 mil visitantes de 10 países. Em 2008 a expectativa dos organizadores é superar o número de visitantes e proporcionar mais volume de negócios. Um ciclo de palestras gratuitas com temas voltados à educação corporativa, marketing, design, vendas, merchandising e logística serão apresentados por grandes especialistas do mercado.

Serviço:

13ª Toys Parties & Christmas Fair South América

Data: de 17 a 20 de maio de 2008

Horário: das 9h30 às 20h

Local: Transamérica Expo Center - São Paulo - Brasil

Pré-credenciamento até 18/04*: www.grafitefeiras.com.br

*após esta data somente nos guichês do evento.

Sobre a Grafite Feiras e Promoções - A Grafite é uma empresa especializada na produção de feiras profissionais há mais de 17 anos. Realiza anualmente três eventos: House & Gift Fair South América, a Toys, Parties & Christmas Fair e a Tools & Hardware Fair - o mais novo evento promovido pela empresa. Publica três revistas: a Christmas News (semestral), a HG Casa (quadrimestral), a HG Made in Brazil (anual com distribuição no exterior)





Zupi lança buscador de sites de design

Nova seção RADAR e alterações no conteúdo do Portal são as iniciativas da Zupi para 2008


Em substituição da seção Links do site, a Zupi tem o prazer de anunciar sua mais nova agenda internacional de links: o RADAR. Trata-se de um buscador de sites de variadas áreas ligadas à arte e ao design, em função bilíngüe (português e inglês). O conteúdo de links engloba as áreas de Propaganda, Arquitetura, Associações, Blogs, Cinema, Coletivos, Concursos, Decoração, Design, e-Zines, Eventos, Moda, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Software, Ilustração, Revistas, Museu, Música, Fotografia, Editoras, Cenografia, Escolas e Top Sites. De fácil navegação, o RADAR também funciona com a colaboração do internauta na postagem de links e está disponível a partir desta semana.

Fora a nova seção, o Portal Zupi tem passado por algumas reformulações desde o começo do ano para melhor atender às necessidades do internauta. As editorias Top Sites e Portfolio foram configuradas de maneira que agreguem praticidade e simplicidade na navegação - agora é possível acessar todo o conteúdo dessas seções sem sair da mesma página. Além disso, o conteúdo jornalístico do site está passando por alterações diárias e atualizações cada vez mais breves de eventos, cursos, concursos e exposições por todo o Brasil. Em breve, a Zupi anuncia o lançamento da versão do site na língua inglesa.

Para conferir o novo conteúdo do site da Zupi e acompanhar as novidades do RADAR acesse www.zupi.com.br/radar . Fique ligado e ABASTEÇA COM IDÉIAS.

+ Informações:
Julia ou David
Assessoria de Imprensa

(11) 5084 9040

www.zupidesign.com (studio)
www.zupi.com.br (portal)
www.zupihost.com (hospedagem)
www.pixelshow.com.br (conferência)


Sobre a Zupi: A Zupi é uma marca criada pelo artista gráfico Allan Szacher. A revista Zupi (www.zupi.com.br) está no ar desde 2002, em conjunto com outras conquistas como a coletânea Zupi is Art e a Conferência de Design Pixel Show (www.pixelshow.com.br). Por tais realizações, a Zupi é a primeira revista de design brasileira reconhecida pelo International Council of Graphic Design Associations (Icograda/IDMN), por sua atuação como veículo de comunicação. A revista impr! essa já está em sua oitava edição, traduzida e exportada para a América Latina e Europa.






Arquitetos brasileiros realizam mostra em Milão

Multidoor incentiva profissionais em exposição pioneira

A arquitetura brasileira será representada por profissionais do Estado de Alagoas na primeira MilanoMostraAlagoas, a MiMostra. A mostra acontece de 17 a 20 de abril, na sala Donzelli do Palazzo Afarri da cidade de Milão, Itália. A Multidoor, líder na fabricação do kit porta pronta, está entre os patrocinadores do evento que é organizado pelo Núcleo de Arquitetura, Decoração e Design da Associação Comercial de Maceió.



A MiMostra será realizada simultaneamente ao I Saloni 2008, a mais importante feira do mundo de arquitetura, decoração e design. “Pela primeira vez obras de arquitetos brasileiros poderão ser vistas durante a semana de arquitetura mais influente do setor. Contribuímos para tal acontecimento com orgulho”, diz a arquiteta Leila Pimentel Lopes, diretora técnica da Multidoor.



A mostra reúne os trabalhos mais recentes de 24 profissionais alagoanos premiados pelo Núcleo de Arquitetura, Decoração e Design da Associação Comercial de Maceió. O arquiteto Edalmo Lobo é um dos premiados e terá 15 obras em exposição no evento. Ele acredita que a experiência mais interessante será presenciar a reação dos italianos e profissionais de outros paises ao ver projetos de brasileiros. “Fora do Brasil apenas as obras de Oscar Niemeyer são conhecidas. A mostra será uma boa oportunidade de apresentar a competência de outros arquitetos”, ressalta Lobo.



As obras Baracat, Cassis, Desiree, Luxor, Monalisa, Pharaons e Unique são edifícios projetados arquiteto Edalmo Lobo, que utilizaram produtos da Mutidoor e estarão na exposição. Para o arquiteto só seria possível participar do evento apresentando projetos de qualidade que contam com tecnologia avançada. “Utilizo as portas da Multidoor na maioria dos meus trabalhos. Os produtos são de alto padrão e têm potencial para ganhar o mundo”, diz o arquiteto.



Arquitetos Expositores

Ana Karina Cansanção, Andréa Mendonça e Clarissa Lopes, Cláudia Maia Nobre e Karla Duarte, Cláudia Quintela Calheiros, Creuza Lippo e Sandra Leahy, Edalmo Lobo, Jadson Amorim, Humberta Farias, Luciana Wanderley, Mariano Teixeira, Mário Aloisio Melo, Osvaldo Tenório, Paulo Gusmão e James Passos, Ruben Wanderley Filho, Simone Marinho e Soraya Persianno, Tuana Almeida e Adriana Permann, Valéria Cox, Waleska Agra e Daniel Lemos.



Serviço:

MilanoMostraAlagoas - MiMostra

Data: 17,18, 19 e 20 de abril

Horário: das 9 às 18h

Local: Sala Donzelli do Palazzo Afarri da cidade de Milão, Itália. O Palazzo Affari está localizado na Piazza Mercanti 2, a poucos metros da famosa Piazza Duomo, e é um dos mais importantes edifícios históricos da cidade de Milão.

Entrada gratuita

ARTES PLÁSTICAS


Inscrições para 59º Salão de Abril terminam dia 19

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), segue até o próximo dia 19 de abril com as inscrições para o 59º Salão de Abril – ARTE: DESEJO E RESISTÊNCIA. Nesta edição, a mostra vem reformulada e traz algumas novidades, tanto em seu conceito quanto na sua relação com a comunidade artística e com o público em geral.

A principal inovação é a realização da exposição no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e do Siqueira, simultaneamente, no período de 12 de junho a 21 de julho. A idéia é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil, instituindo novos espaços para fruição artística inseridos em lugares de intenso fluxo urbano, dentro de um circuito cultural descentralizado. O projeto museográfico desses lugares ficará a cargo do arquiteto André Scarlazzari, um dos especialistas mais bem renomados do Brasil.

De acordo com o edital, serão selecionados 45 artistas de todo o país, 15 a mais que em 2007, e cada um deles irá receber R$1.500. Em função desse aumento na quantidade de artistas contemplados, o prêmio concedido na edição anterior do Salão de Abril foi extinto. Segundo Maíra Ortins, da curadoria geral e da comissão organizadora do Salão, a proposta é melhor distribuir os recursos públicos. "Na 59ª edição do Salão de Abril eliminamos o caráter competitivo da exposição para dar espaço a um número maior de artistas brasileiros, mantendo o caráter nacional da mostra instaurado no ano passado", explica. Your browser may not support display of this image.

Os trabalhos candidatos ao Salão de Abril de 2008 serão selecionados por uma comissão julgadora/curadoria formada por três membros, sendo dois nomes nacionais e um local. Outra novidade da exposição é o reforço na segurança, que será feita por 80 homens, alternadamente em diferentes turnos, e na monitoria, que irá contar com um total de 42 monitores.

Cada artista poderá inscrever até três trabalhos em somente uma das categorias das artes visuais, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo uma categoria diferente. As categorias definidas pelo edital são: desenho, escultura, gravura, instalação, fotografia, objeto, pintura, performance, intervenção urbana, videoarte ou outras do gênero.

Para participar da seleção, as obras devem ser inéditas, tendo sido produzidas a partir de 2006. Os artistas precisam preencher uma ficha de inscrição e apresentar um portfólio, com um dossiê das obras candidatas ao Salão de Abril e currículo. Os artistas que foram premiados na 58ª edição da mostra não poderão participar
neste ano.

O tema ARTE: DESEJO E RESISTÊNCIA foi pensado a partir da constatação de que, na configuração atual do sistema das artes visuais, as diretrizes de uma ótica de mercado estabelecem a existência de alguns nós que amarram o sistema e sufocam o desejo. Dessa forma, a proposta do Salão de Abril de 2008 é resgatar uma política que contemple o desejo inquieto, questionador, que quer transformar, mudar; que amplia as possibilidades da arte. Your browser may not support display of this image.

A exposição se propõe a apresentar uma mostra da produção contemporânea das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, assim como afirmar a política pública municipal voltada para as artes visuais que contemple uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade.

O edital na íntegra, com mais informações sobre as inscrições e a seleção, pode ser conferido no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br).

CRONOGRAMA DO EDITAL DO SALÃO DE ABRIL
Inscrições: 04 de março a 19 de abril
Seleção das Obras 25, 26 e 27 de abril
Divulgação do resultado 29 e 30 de abril
Recepção das obras 01 de maio a 31 de maio
Período de Exposição 12 de junho a 21 de julho



CONTATOS: Maíra Ortins (85) 31051358 e Paulo Amoreira (85) 8724.3010, curadores gerais e comissão organizadora do 59º Salão de Abril.

ARTIGOS

MEDIAÇÃO: A VERDADEIRA SOLUÇÃO DO CONFLITO

* Carolina Memran Schreier

“Convidar para a mediação é convidar o outro para um lugar de legitimidade”

(Jimmy Carter)


Antes de definirmos o que é a mediação, precisamos entender o que é o conflito. O conflito é, sob a ótica do antigo paradigma, nada mais que percepções e interpretações divergentes das partes sobre um determinado assunto. É sempre visto como algo negativo, um rompimento, um fim. Pela nova ordem sistêmica, o conflito é um meio, uma oportunidade de reconstrução de realidades e motor gerador de energia criativa.

Dentro dessa nova visão, surgem novas formas de lidar e resolver conflitos dentro de uma postura geradora e construtiva. A mediação é uma das modalidades alternativas à solução litigiosa de conflitos, por meio do restabelecimento de um canal de comunicação entre as partes.

A premissa básica desse instituto é a comunicação. A mediação se vale de um instrumento inerente à condição humana, o que nos distingue dos demais seres: a capacidade de dialogar.

Esse diálogo deve ser entendido como a possibilidade de expressão de nossos interesses e de conhecer o interesse da outra parte por meio da escuta. O conflito advém justamente da ausência da prática dessa última: somos altamente expressivos com as palavras, mas bastante incapazes de escutar o outro, o que o outro deseja, o ouvir atento e desarmado.

A mediação pretende facilitar esse diálogo, abrindo canais de comunicação obstruídos pela ausência do exercício da escuta e o posicionamento dos interesses acima das posições que passamos a defender quando estamos em situação conflituosa. Promove, ainda, um trabalho conjunto onde é criado um contexto que favorece a geração de condições e oportunidades para uma solução possível, para ambas as partes, sem ganhadores e perdedores, mas satisfeitos.

O mediador funciona como facilitador desse diálogo e age de forma a não interferir na decisão das partes - atua de forma acolhedora, porém absolutamente imparcial. Suas ferramentas de trabalho são as perguntas (circulares, diretas), metáforas e principalmente a escuta objetiva, e é nesse ponto que difere do terapeuta. Exerce o terceiro olhar nessa relação, a visão externa, a que nos negamos a enxergar quando tomados de posições acerca de determinada questão. Qualquer pessoa é mediadora, dada a capacidade de dialogar dos seres humanos, mas estar mediador depende de uma formação profissional e qualificação especializada na área.

A mediação visa o futuro, como a relação vai se estabelecer do momento da resolução do conflito para frente. Exemplificando, de forma bastante didática, com um casal que se separa e tem filhos. Enquanto a terapia vai buscar as causas da separação, a mediação vai focar no futuro da nova relação que surge: ex-marido e mulher, eternos pai e mãe. A mediação não busca a satisfação imediata (saciar um desejo de vingança), mas os ganhos que advém de uma relação pacificada no futuro.

A mediação aplica-se nos mais diferentes contextos: familiar, escolar, empresarial e judicial. As experiências vêm demonstrando que o índice de reincidência em casos mediados é praticamente inexistente - quando todos ganham de fato, quando se entende os limites possíveis de cada parte e o exercício dos acordos estabelecidos, há a verdadeira solução do conflito.



* Carolina Memran Schreier é especialista em mediação e advogada do KLA (Koury Lopes Advogados) - cschreier@klalaw.com.br



Cultura: o milagre da economia
Leonardo Brant

O release oficial proclama: "com um público estimado entre 3,5 e 4 milhões de pessoas, a Virada Cultural já se tornou o maior evento cultural do país e o maior do gênero do mundo. Com um aporte de R$ 90 milhões à economia local, o festival consolida-se como grande evento da cidade de São Paulo. Não houve registros relevantes de ocorrência policial", o grande fantasma da edição passada.

Recheado de elogios e frases de efeito do prefeito-candidato Gilberto Kassab, o material distribuído à imprensa comprova a pujança da Virada, que cresce um pouco mais a cada ano e ganha novos espaços.

Na edição passada, foram cinco grandes palcos no Centro. Neste ano, aumentou para 26 - dos quais, 24 tiveram programação nas 24 horas da festa. "As pessoas responderam bem à Virada de 2007 e sentimos que havia espaço físico para ampliá-la", ressalta o secretário de Cultura do município, Carlos Augusto Calil. "Nunca houve tanta gente no centro de São Paulo", comemora o secretário.

O coordenador da Virada Cultural, José Mauro Gnaspini, também celebrou a presença dos paulistanos e visitantes nas ruas da Cidade. "Foi sensacional, mesmo nos locais onde não funcionavam palcos ou atrações programadas havia pessoas caminhando, sentadas em bares ou restaurantes. Fechamos o Centro, tiramos os automóveis e a Cidade voltou a ser como era. As pessoas redescobriram o Centro, que virou um grande boulevard".

Parte significativa dos 4 milhões de pessoas que passaram pela Virada é formada por turistas, que vêm sobretudo das cidades do entorno metropolitano e do interior do Estado. Dada a grande oferta de atrações de qualidade, o evento chama cada vez mais atenção de outras regiões do país e até do exterior. Este ano, SPTuris trouxe 120 operadores de turismo, do Brasil e América do Sul, para conhecerem o evento, que já se transforma num importante produto turístico da cidade, a exemplo da Fórmula 1 e da Parada GLBT.

Apesar da grande movimentação econômica, a Virada Cultural não recebe nenhum tipo de patrocínio privado. "Foi uma decisão que tomamos, de que a Virada é um evento da cidade e de todos os cidadãos", afirma Caio Carvalho, presidente da SPTuris. Ele explica que o montante de R$ 90 milhões é calculado a partir das sondagens feitas na edição passada, quando foram pesquisados os gastos per capita e o tempo de permanência dos turistas na cidade em função do evento. "A Virada representa muito bem o posicionamento de São Paulo no Brasil e no Exterior como o grande pólo cultural da América Latina, além de reforçar o estilo diverso de uma cidade que pulsa 24 horas por dia", afirma.

A Fórmula 1 e a Parada GLBT são os dois eventos mais lucrativos da cidade e movimentam um montante de R$ 200 milhões e R$ 150 milhões, respectivamente. Também superlativos são os números da SP Fashion Week (R$ 85 milhões), do Salão do Automóvel (R$ 55 milhões) e do Carnaval (R$ 40 milhões), que esquentam o setor de turismo na cidade, com grande ocupação da grade hoteleira.

E o release antecipa o tom de campanha eleitoral: "o governador José Serra marcou sua passagem pela madrugada na Virada Cultural com um enorme sorriso de orgulho, afinal foi ele o criador do evento".

O diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, observou que "o paulistano se faz presente nos mais diversos espaços culturais quando tem as condições para isso, tais como transporte, segurança e uma programação de qualidade à sua disposição. Mais uma vez, a Cultura demonstra sua força como agente motivador da participação social, da economia e da educação para a cidadania. A rede SESC integrou-se plenamente neste espírito, atraindo um publico de 55 mil pessoas até as 10 horas da manhã de domingo".

Ao final, só faltou o release explicar o segredo da mágica: como um investimento de R$ 6,8 milhões transforma-se em R$ 90 millhões de retorno?

ASTROLOGIA

ASTRÓLOGA DÁ DICAS PARA O PRESENTE IDEAL PARA O DIA DAS MÃES

Acessórios para a casa, roupas, perfumes. Os filhos podem aproveitar a informação sobre o signo da mãe para comprar um presente adequado para agradar no Dia das Mães.

A astróloga Sandra Perin, que é responsável pelo site: www.astronetway.com.br, autora de livros astrológicos e do álbum esotérico do bebê explica que "os signos podem ser uma ótima ajuda na hora de encontrar um mimo para todos os perfis de mães, porque pelo signo é possível identificar as características coletivas, como um guia”.

Sandra Perin dá algumas dicas para que ninguém tenha medo de errar no próximo Dia das Mães:



Áries – guerreira e generosa - roupas práticas, jeans ou tênis.

Touro – calma e discreta - vestido chique, perfumes, um anel, flores.

Gêmeos – comunicativa e extrovertida - um dos dez livros mais vendidos, roupas modernas e práticas, DVD das músicas que ela curte.

Câncer - determinada e dedicada - porta-retratos para ela encher de fotos suas, um cd gravado por você com as "suas" músicas, uma bijoux com cara de “antiguinha”.

Leão – responsável e criativa - adora dourado e se ganhar um anel, ficará encantada.

Virgem – organizada e detalhista - blusinhas transadas, caixinha com muitas divisórias para guardar bijoux.

Libra –- atraente e charmosa - uma peça de roupa bem moderna, bijoux bem chique.

Escorpião – reservada e disciplinada - perfumes exóticos, uma blusinha preta, camisetas tipo baby-look, acessórios étnicos.

Sagitário – idealista e impulsiva - um agasalho esportivo, um cachorrinho de verdade.

Capricórnio – tímida e realista - agenda ou caderno novo ou qualquer outra coisa que seja verdadeiramente útil.

Aquário – idealista e original - bijoux excêntrica, um secador de cabelos sem fio, um livro sobre um tema polêmico

Peixes – sensível - loções para o banho e para o corpo, livros e cadernos coloridos para colar poesias.

ASTRONOMIA




O Ovo do ET e a Bola de Cristal

"De repente, aquelas três tochas de fogo compridonas passaram e ficou todo mundo aperreado, gritando, meu Deus, meu Deus, já vai se acabar o mundo agora”, contou Gonçala Souza da Silva. Falava sobre o fenômeno nos céus do estado do Piauí e Ceará que interrompeu a festa de casamento de seu filho no fim de julho de 2004.

Em outra festa a cinqüenta quilômetros de distância de Gonçala, João Batista de Souza também relata o que testemunhou: “Eu olho para o céu e vejo aquilo vindo, com a velocidade mais monstro do mundo, como se fosse um anjo de braços abertos. Eram três bolas de fogo, uma no lugar de cada mão e outra na cabeça, e eu disse para o Genival, meu genro: 'Rapaz, vamos correr daqui senão vai morrer todo mundo'. Ele disse que não era caso, mas mal as bolas de fogo tinham passado ouvimos três estrondos e começou a ficar escuro, escuro. Parecia que ia chover, mas como, se o céu estava estrelado? Depois, logo clareou, e quedê o povo? Um bocado de gente correu para o mato e ficou escondida embaixo dos cajueiros”.

Apenas meia hora depois as pessoas temerosas com o fim do mundo começaram a retornar. “Continuou a festa; se fosse para morrer, o povo morria se divertindo”, completou João. Eles haviam pago para entrar na festa, afinal.

O fenômeno em questão foi bem real, testemunhado por centenas, talvez muitos milhares de pessoas. Ele deixou evidências físicas claras, destroços chegaram ao chão e foram recolhidos. Mas a forma simplória e supersticiosa como foi visto – e temido – pela população se torna ainda mais curiosa quando descobrimos o que afinal caiu sobre o nordeste brasileiro.

O objeto foi parte de um dos maiores feitos científicos da história humana. Ou pelo menos do ano de 2004. E de fato teve a ver com “coisas de outro mundo”.


Trajetória da reentrada do objeto (Cords)


NASA
Passados dias, mesmo semanas depois da queda do objeto, sua identidade permanecia uma incógnita, apesar das autoridades terem visitado o local e partes dele terem sido enviados para perícia. Talvez a parte mais interessante, uma esfera apelidada pelos locais do município de Cabeça de Vaca, Ceará, como “Ovo do ET”, deixava evidente que era um objeto artificial. Mas considerá-lo “ET” de pronto seria apenas outra superstição, não muito diferente de pensar que seria o fim do mundo.

Todo esse mistério poderia ser resolvido com uma busca na internet pelos termos “reentrada” e “atmosfera”, em inglês. Através deles, já na primeira página, o venerável Google revela o sítio do Center for Orbital and Reentry Debris Studies (Cords), com sede na Califórnia, EUA. Foi o que encontrei quando fiz a busca em 31 de julho. Encontrei lá a lista de reentradas previstas para objetos em órbita, e o possível culpado.

Entre os dias 24 e 25 de julho de 2004, justamente a data da queda, o segundo estágio de um foguete lançador Delta II deveria ter reentrado na atmosfera. Não só a data e o horário coincidiam, a previsão da trajetória do objeto passava justamente pelo norte e nordeste do Brasil. Contatei o Cords e solicitei informações que confirmassem que a queda de objetos no Brasil fosse de fato devida à reentrada prevista. Fui rapidamente atendido pelo diretor do centro, que agradeceu a informação e prometeu uma confirmação.

Em 4 de agosto, finalmente recebi uma confirmação da identificação, e ela veio da própria NASA, através de Nicholas L. Johnson, cientista-chefe e coordenador do Orbital Debris Program Office, do NASA Johnson Space Center.

“Sr. Mori,
Sou o Cientista-Chefe e Gerente do Programa de Destroços Espaciais na NASA. Uma de minhas responsabilidades é monitorar a queda orbital e reentrada de espaçonaves e estágios superiores de veículos lançadores da NASA. A reentrada do segundo estágio Delta 2 foi acompanhada de perto no fim do mês, e notamos que a reentrada inicial ocorreu sobre o norte do Brasil durante a noite de 24-25 de julho, de fato apenas poucos minutos depois de 25 de julho GMT”, confirmou Johnson. “Hoje fui informado de que alguns fragmentos desse estágio podem ter sido recuperados no Brasil e que você está familiarizado com a situação”, completou.

Estava finalmente identificado o objeto, o segundo estágio de um foguete lançador Delta 2. Partindo em 7 de julho de 2003 do Cabo Canaveral, ele lançou uma carga muito especial: o segundo Rover marciano, Opportunity. A mesma missão dos Rovers marcianos, que no momento em que escrevo estas linhas continuam funcionando em Marte, e que foi reconhecida como o maior avanço científico do ano de 2004 pela prestigiada revista Science.

Depois de lançar com sucesso a sonda rumo ao planeta vermelho, cumprindo sua parte na sofisticada missão científica, o estágio do foguete Delta 2 permaneceu em órbita por pouco mais de um ano, até que reentrou na atmosfera sobre o nordeste de um país ao sul, provocando pânico e todo tipo de especulações, do supersticioso apocalipse até a pseudociência dos extraterrestres.

O “Ovo do ET” era da NASA.


Dois momentos da mesma esfera pressurizada: antes de seu lançamento,
sendo examinada no Cabo Canaveral, EUA; e depois da reentrada na atmosfera,
no município de Cabeça de Vaca, Ceará: o "Ovo do ET"


Mídia e autoridade
Os relatos da senhora Gonçala e do senhor João Batista, no início deste texto, são parte de uma boa matéria publicada pelo jornal Estado de São Paulo, “Bolas de fogo no céu e os cabras todos aperreados”, do enviado Valdir Sanches, abordando outras histórias e relatos locais. Com tal enfoque, a imprensa pareceu mais interessada no curioso pânico da simplória população local do que exatamente no que havia caído. Publicada em 8 de agosto, quatro dias depois que a NASA já havia confirmado a identificação do objeto, a matéria ainda informava que “até hoje não se sabe o que provocou as luzes e a explosão”.

Talvez a imprensa tenha assumido que seria apenas um desinteressante lixo espacial, e também porque confiasse que as instituições nacionais resolvessem o mistério. Contudo, não só a mídia não havia identificado o objeto, tudo indica que nenhuma autoridade brasileira tampouco o havia feito corretamente, e assim a própria NASA desconhecia que fragmentos haviam de fato chegado ao solo e sido recuperados.

A precariedade da situação se torna evidente quando ficamos sabendo que justamente o “ovo do ET”, em verdade uma esfera pressurizada de titânio e o fragmento mais relevante, acabou sendo roubado antes que fosse encaminhado à perícia. Ainda não foi recuperado.

Todas essas falhas e confusões são mais decepcionantes quando lembramos que em 20 de janeiro do mesmo ano um evento praticamente idêntico ocorreu na Argentina, ao sul da cidade de Corrientes. Lá também, a população ouviu um estrondo, assustou-se, encontraram-se fragmentos de objetos, especulou-se sobre uma origem alienígena, constatou-se uma origem terrestre e mesmo confundiu-se a origem terrestre: teriam visto a inscrição "Made in Italy" em um dos fragmentos.

Mas, no caso argentino, apenas um dia depois da queda a Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Conae) emitiu comunicado à imprensa identificando corretamente o culpado: também um foguete lançador Delta 2, americano, mas de seu terceiro estágio. Jornais como Clarín divulgaram a nota imediatamente. Gol dos argentinos, que identificaram seu “ovo de ET” prontamente.

Nem tudo é lamentação. Em se tratando de “ovos de ET”, o caso ainda é engraçado pela atuação de alguns ufólogos dedicados.


“Foguete chinês”
Talvez por seu enfoque centrado na curiosidade do evento, os veículos de notícia também consultaram “ufólogos”, que não se saíram muito melhor que a senhora Gonçala, uma humilde lavradora, em esclarecer o que havia ocorrido nos céus. É bem verdade que reconheceram ser mera sucata espacial, e não uma nave extraterrestre. Mas além deste acerto, houve uma comédia de erros.

“O objeto é apenas sucata espacial e pode ser o pedaço de um foguete chinês que partiu ao espaço há 20 dias para o lançamento de um satélite”, teria declarado o ufólogo Reginaldo de Athayde para a Folha, em nota publicada no dia 30 de julho. Procurei contatar o ufólogo para saber qual poderia ser esse foguete, já que aparentemente o único foguete chinês lançado no mês de julho o foi no dia 25 – o próprio dia da reentrada dos objetos sobre o Brasil. Mas o ufólogo não respondeu a minha mensagem.

As confusões de ufólogos não pararam em declarações à imprensa, pois todo o caso foi pouco depois matéria de capa da revista “UFO” de agosto de 2004, uma “publicação dedicada ao estudo dos discos voadores”. Sendo Athayde co-editor da publicação, o artigo não foi muito melhor que sua declaração sobre o satélite chinês – explicação que, a propósito, não é mencionada no artigo da revista.

Em “Alerta no Nordeste”, o artigo cita um suposto relatório de “N. L. Johnson”, “postado no site da Agência Especial [sic] Norte-Americana dias após o fato”, identificando o objeto e “encerrando a polêmica acerca dos acontecimentos”. Está-se falando de Nicholas Johnson, que de fato confirmou a identificação do objeto, mas não em um site da “Agência Especial” americana, e sim em mensagem a este autor, que logo a divulgou em um blog que mantém na internet. Devo esclarecer que meu blog não é um site da NASA.

O bizarro é que, apesar de atribuir uma informação circulada por mim a um suposto site da NASA, o artigo de fato cita meu trabalho. Mencionado como um “jornalista” – não o sou –citam uma frase do artigo “A Queda do Não-Investigado”, que publiquei no “Observatório da Imprensa” sobre o assunto.

A citação não é de crédito, e sim de crítica: “Comentou um jornalista, aproveitando o fato para fazer piadas”. Sim, este autor, que identificou o objeto, que contatou as instituições apropriadas, que divulgou abertamente os esclarecimentos que obteve, “aproveita o fato para fazer piadas”. Ou pelo menos, é o que o artigo de capa da revista dedicada a estudar discos voadores afirmou.

Se o problema fosse apenas de crédito, menos mal. Se fossem apenas ataques, apenas um tanto menos mal. Mas nem mesmo o “Ovo do ET” tais ufólogos compreenderam. Em certo ponto, menciona-se o “engenheiro do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e consultor da Revista Ufo Ricardo Varela Correa”. Bem informado, Varela oferece um comentário essencialmente acertado sobre o “Ovo do ET”:

“Trata-se de um tanque de combustível de satélite, onde fica armazenado um líquido em alta pressão, expelido para fora quando o artefato precisa mudar de posição ou para manter uma determinada atitude”.

A partir deste comentário o artigo entende um falso dilema. Perguntam: “se esse fragmento é apenas um tanque de combustível de satélite, e não os restos do foguete Delta 2, onde foram parar estes últimos?”.

A esfera de titânio sim é uma espécie de “tanque de combustível”, que armazena gás (que, devido à pressão, se liquefaz). Mas não é exclusiva a satélites, estando também presente em estágios, principalmente superiores, de foguetes lançadores. Aos que confiam mais na NASA do que em ufólogos dedicados a estudar discos voadores, Nicholas Johnson enviou em mensagem a este autor:

“A esfera na foto [da esfera de Cabeça de Vaca] realmente parece muito similar às esferas de titânio que fazem parte do segundo estágio do Delta 2”.

Supor que a esfera era de um suposto satélite (quem sabe chinês?) que teria caído ao mesmo tempo que o foguete lançador Delta 2, e perguntar “aonde foram parar” os destroços do foguete ajuda a entender como tais ufólogos também defendem que, além de tudo, “vários casos ocorreram naquele período, numa mistura de observações de UFOs – em vôo solitário e em formação – com a queda de pedaços de um foguete norte-americano”.

A tais ufólogos, mesmo que a queda tenha sido a de sucata espacial (seja de um satélite ao mesmo tempo em que a de um foguete!), também houve o acompanhamento de “UFOs” autênticos, “em vôo solitário e em formação”. Falam dos discos voadores a que se dedicam. Tudo ao mesmo tempo.


De novo!
Toda essa longa história deveria levar a algo. Todos cometem erros, e por vezes aprendem com eles. Ou não. Poucos meses depois a história se repetiria, em uma ironia de proporções astronômicas.

No dia 6 de novembro de 2004, Allyson Santos, do “Instituto de Pesquisas Ufológicas do Rio Grande do Norte”, enviava a listas eletrônicas de discussão sobre ufologia o relato:

“Hoje exatamente às 17h35min, eu estava no bairro Redinha da cidade de Natal/RN quando alguns amigos me alertaram para ver algo que parecia ser fogos de artifício. Na verdade não eram fogos!!! Algum objeto, ainda não identificado, entrou na atmosfera, logo acima da cidade de Natal, no sentido Norte/Sul! O objeto estava em intensa combustão, com fragmentos menores se desprendendo do objeto maior e se desintegrando (parecia quando o ônibus espacial explodiu ao tentar entrar na atmosfera da Terra). Parecia que os destroços iriam cair sobre a cidade, mas, exatamente no momento que eu estava vendo o objeto queimar no céu, meu celular tocou, era um amigo que reside na cidade que nasci, Caicó/RN, distante 280 km da capital do estado, na qual me encontro, ele estava dizendo que estava também naquele exato momento vendo alguma coisa caído em chamas do céu, assim, indicando que o objeto não estava tão baixo quanto, no momento do ocorrido, pensávamos. Era eu e ele ao celular vendo e relatando um ao outro. Durou cerca de 3 a 5 minutos, o avistamento”.

Santos ainda comentava:

“Até o momento, nada saiu nos meios de imprensa. Quem estiver em outros Estados que tenha visto algo, por favor, pronuncie-se”.

Dois dias depois, ele desabafava:

“Amigos, já passam das 48 horas do ocorrido e nenhuma pronunciação dos órgãos ‘competentes’. Como pode algo que entra na atmosfera cruzando o céu em chamas do RN até PE (até agora que temos notícia) e ninguém ver, por exemplo o pessoal do INPE.... Nada saiu em nenhum jornal, nenhuma chamada na tv local... Agora se aparecesse um infeliz dizendo que tinha viajado num camelo voador, teria muitos programas dando atenção a ele....”.

Mas Santos realmente não estava sozinho. Outras testemunhas partilharam seus relatos, sempre nas listas de ufologia. Na lista da revista UFO, Ceiça Medeiros escreveu:

“Aqui em João Pessoa muita gente viu o objeto cruzando os céus e ninguém entendeu o motivo da falta de notícias por parte da imprensa”.

E Rafael:

“Eu vi isso daqui de Pernambuco! Estava num hotel de campo (Hotel Campestre de Aldeia, no km 11 aproximadamente, no município de Camaragibe, que é colado com Recife, exatamente nessa hora eu e mais três pessoas vimos essa bola incandescente com outras menores cruzando o céu, mas passaram por trás de uma nuvem grande, e a gente perdeu de vista, porém só a maior deixou um rastro de fumaça quase como de um jato, que ia praticamente de um extremo a outro do céu!”

Em outra lista de discussão, a “Ufolista”, Jaime Galvão comentava:

“Sou natalense e moro em Fortaleza no bairro Pio XII, e do apartamento onde moro tenho uma visão de praticamente 150 graus (horizontal) de um ceu sempre limpo e sem nenhum obstáculo a interferir minha bela paisagem. Mais ou menos às 17:30 horas estava na cozinha (lado oposto do apartamento) quando meu filho chamou minha atenção para um objeto que se deslocava no sentido norte/sul e que deixava um rastro esbranquiçado que soltava alguns fragmentos com a mesma intensidade de luz e velocidade. Tudo durou mais ou menos 1 minuto. Esse acontecimento foi visto também por minha mulher. Da minha posição de observador isso aconteceu quase na linha do horizonte. Não soube de nenhum comentário na cidade, apesar de ter perguntado inclusive a alguns vizinho do prédio, ninguém viu nada”.


A Bola de Cristal
O ufólogo Allyson Santos e todas essas testemunhas participantes de listas de discussão sobre ufologia não estavam delirando. Houve realmente a reentrada de um objeto na atmosfera sobre suas cabeças, no início de novembro de 2004. A primeira coisa que fiz foi, outra vez, visitar o website do Center for Orbital and Reentry Debris Studies e consultar a lista de previsões de reentrada.

Havia uma reentrada prevista para o dia 6 de novembro de 2004, e o horário e a trajetória também eram compatíveis com o evento avistado. A história se repete, e novamente entrei em contato com o Cords, através de seu diretor, o doutor William Ailor, além de com Nicholas Johnson, da NASA. Em poucas horas, recebi as valiosas respostas:

“Sr. Mori,
Embora o local e hora exatos da reentrada do FSW-3 2 não estejam disponíveis, a descrição que você fornece é certamente consistente com a trajetória da espaçonave.
Atenciosamente,
Nicholas L. Johnson”

E de Ailor:

“Kentaro--
Obrigado pela informação. O horário relatado (6 Novembro 2004 às ~20:35 UTC), direção (aproximadamente Norte a Sul), área do avistamento (Natal, Brasil), e duração (3-5 minutos) são todos completamente consistentes com a reentrada do objeto 28402 (FSW-3 2). Além disso, nenhum outro objeto rastreado reentrou durante o período de 5-7 de novembro de 2004.
Iremos notar na página reentrynews.com que a reentrada foi vista. Não temos informações sobre se algum destroço foi recuperado ou aonde poderiam ter caído.
Obrigado novamente pela informação.
Bill”

Solucionado mais um caso, este levanta considerações interessantes sobre a precisão dos testemunhos e a utilidade das listas de discussão na internet sobre ufologia. Apenas interessados em OVNIs parecem ter se importado em partilhar o que viram. Certamente muitas outras pessoas devem ter visto a reentrada, mas o caso não ecoou na imprensa. Também indica que há ufólogos sensatos, interessados em partilhar o que viram de forma precisa, sem especular gratuitamente sobre o que viram. Começando com a mensagem de Allyson Santos, várias das outras testemunhas limitaram-se, mesmo em listas sobre ufologia, a relatar o que viram. Sem dedicar-se a “discos voadores”.

Este segundo caso ainda é interessante por um pequeno detalhe. Embora não se tenham recuperado os restos do objeto que reentrou, a própria reentrada pode ter sido fotografada. Devo um agradecimento a Rosângela Vilar por avisar que Maria Gorete de Figueiredo havia publicado em seu blog (http://fuleiragem.typepad.com/fuleira/) uma fotografia do evento, com o título “Juro que vi!”. Viu sim, Gorete, e felizmente fotografou, com sua câmera Sony DSC-P72, no restaurante Golfinho em João Pessoa, Paraíba.


Fotografia de Maria Gorete de Figueiredo (link)

Estes não são os únicos casos em que reentradas de satélites e foguetes na atmosfera foram motivo para todo tipo de confusão. Mas os dois casos em particular que abordamos aqui levam à grande ironia de proporções astronômicas que mencionamos antes.

Nesta segunda reentrada em novembro, meses depois da primeira, o objeto que reentrou na atmosfera foi nada menos que... um satélite chinês. Sim, chinês como o que não caiu no primeiro caso de fim de julho, ao contrário do que o ufólogo Reginaldo de Athayde havia sugerido, sabe-se lá por qual fonte de pesquisa.

A coincidência se torna ainda mais curiosa quando notamos que o satélite chinês que reentrou sobre o nordeste no início de novembro foi lançado apenas no fim de agosto de 2004, muito depois que o ufólogo proferisse sua incorreta especulação.

Talvez não tão incorreta assim, supondo que sua fonte de pesquisa seja uma bola de cristal, estava apenas alguns meses adiantado com seu foguete chinês.

- - -

Agradecimentos
Com agradecimentos a William Ailor, Center for Orbital and Reentry Debris Studies; Nicholas Johnson, Orbital Debris Program Office, NASA Johnson Space Center; Allyson Santos e demais testemunhas da reentrada de novembro/2004 que partilharam seus relatos pela internet; Rosângela Vilar e a Maria Gorete de Figueiredo, que teria fotografado a reentrada. A internet é uma ferramenta poderosa quando há pessoas dispostas a partilhar informações de forma aberta e honesta.


Referências
- "A queda do não-investigado", Observatório da Imprensa,
- "Reentry Predictions", Center for Orbital and Reentry Debris Studies,
- "Explosão de "OVNI": identificado", Líquito,
- "Satélite reentra sobre o nordeste do Brasil", Perspectivas,
- "Reentrada de satélite fotografada", Perspectivas,
- "Juro que vi", Blog de Maria Gorete de Figueiredo,
- "Bolas de fogo no céu e os cabras todos aperreados", O Estado de São Paulo, 8 de agosto de 2004;
- "Perícia vai examinar restos de explosão", O Estado de São Paulo, 30 de julho de 2004;
- "Pedaço de satélite é roubado em Boa Viagem", Diário do Nordeste,
- "Polícia já tem pistas seguras sobre o autor do roubo", Diário do Nordeste,
- "Ufólogos descartam origem extra-terrestre de objeto encontrado no CE", Folha Online,
- Caso "San Roque" - Reingreso de carcaza de motor Star 48B de PAM-D de Delta II 7925,
- "Alerta no Nordeste", revista UFO, n. 102, agosto de 2004,

BARRACAS DE PRAIA

BASTIDORES



Estrela de "Sex & The City" revela luta contra câncer de mama

A atriz Cynthia Nixon, 42, famosa como Miranda Hobbes em "Sex & The City", juntou forças com a organização Susan G. Komen For The Cure e decidiu assumir publicamente sua luta contra o câncer de mama, informa a agência Associated Press.


Nixon, que reprisou seu papel no filme da série, previsto para estrear no Brasil em 11 de junho, removeu um tumor dos seios há cerca de dois anos e, a seguir, passou por seis semanas e meia de radiação.

A atriz, que também já ajudou sua mãe a superar um câncer de mama, será embaixatriz da Susan G. Komen For The Cure e irá dividir suas experiências em uma série de vídeos para a internet.

"Como filha de uma sobrevivente de câncer, conhecer meu risco pessoal me fez mais atenta e mais empenhada quando enfrentei meu próprio diagnóstico", afirmou a atriz em um comunicado oficial.

"Eu quero ajudar a organização Susan G. Komen For The Cure a educar 1,1 milhão de mulheres no mundo que tem que enfrentar seus diagnósticos de câncer todos os dias", completou.

Na terça-feira (15), Nixon contou no programa "Good Morning America", da rede norte-americana ABC, que não quis revelar publicamente seu tratamento contra o câncer enquanto estava passando por ele.

"Eu não queria paparazzis no hospital", disse a atriz.

Namorada

No início de março, Nixon disse à Rede Fox News que está apaixonada e que seu relacionamento com Christine Marinoni é fantástico.

Nixon e Marinoni, uma educadora de Nova York, estão juntas desde 2003, ano no qual a atriz se separou de seu namorado, Danny Mozes, com quem estava havia 15 anos. Danny é pai dos dois filhos da atriz, Samantha, 11, e Charles, 6.




Katie Holmes quer se separar de Tom Cruise, afirmam revistas

Cansada do peso de seu casamento e de sua relação de três anos com Tom Cruise, Katie Holmes estaria pensando em se separar do ator e mudar com a filha do casal, Suri, para Nova York, afirma a revista norte-americana "Star Magazine" em sua mais nova edição.

Segundo à publicação, que acaba de chegar às bancas dos Estados Unidos, Holmes teria recebido o convite para um papel na Broadway e, por isso, gostaria de se mudar para Manhattan no que seria um "teste de separação".

"Ela precisa deseperadamente estar sozinha por um tempo, mas não existe possibilidade de Tom deixar ela levar Suri junto. Ele não quer que Katie --nem Suri-- fiquem fora de sua vista por muito tempo. Ele disse que se ela quiser ir para Nova York, tudo bem, mas ele vai junto", afirmou uma fonte não-identificada a revista.

A "Star Magazine" ainda afirma que, com todo o drama envolvendo seus pais, Suri --que completa 2 anos nesta sexta-feira (18)-- anda ficando mais tempo com suas babás que com seus pais.

"Ela recebe muita atenção, mas toda criança quer estar com seus pais, não existe substituição", diz uma outra fonte próxima ao casal na revista.

Segundo o site da publicação, esta edição da "Star" também traz informações sobre um suposto e misterioso pagamento de US$ 500 mil ($ 875 mil) que Cruise faz todos os anos a Holmes.

"In Touch"

Outra revista norte-americana, a "In Touch", também traz uma reportagem sobre a possível separação de Tom Cruise e Katie Holmes em sua mais recente edição.

A publicação --que traz a chamada "It's over!" ("Acabou!") na capa-- afirma que Holmes estaria cansada de ser a "esposa perfeita".

BELEZA



Efeito gelado refresca a pele

Novo produto Bergère é indicado para limpeza do rosto e pescoço

Num país em que as altas temperaturas são constantes durante todo o ano, independente das estações, nada melhor do que deixar a pele do rosto e pescoço refrescada e com aquela gostosa sensação de “gelado”. Pensando nisso a Bergère lançou mais uma novidade que além de refrescar instantaneamente, limpa com eficiência.

O novo Tônico possui efeito gelado e deixa a pele macia e uniforme por muito mais tempo. Desenvolvido após constantes estudos, o produto é fácil de aplicar e pode ser encontrado em uma prática embalagem.

Pode ser usado com um chumaço de algodão e aplicado no rosto e pescoço, evitando pálpebras, cantos externos do nariz e da boca, além da pele irritado ou ferida.

Não deixe de conhecer mais essa novidade da Bergère para mulheres que se preocupam com a saúde da pele, e querem deixá-la sempre bonita.

Preço Médio: Tonique Gelé – R$ 18,90.

A Bergère possui uma linha completa de tratamento corporal, facial, capilar, solar e perfumes que podem ser encontrados através de revendedoras espalhadas por todo o país. Mais informações sobre a marca ou seus produtos através do SAC 0800.114.001 ou pelo site http://www.bergere.com.br/




Shampoo Anti-resíduo Avora Cosméticos

Aprenda com a Avora Cosméticos como obter um melhor aproveitamento do seu tratamento capilar e da limpeza diária

Da mesma forma que a pele, o nosso cabelo precisa de constante atenção. Ações como a poluição, impurezas, produtos de uso diário e principalmente tratamentos químicos, geram filmes que recobrem a superfície do fio, fazendo com que os cabelos fiquem com uma aparência pesada.
Pensando nisso, a Avora Cosméticos lançou o shampoo Anti-resíduo que retira dos cabelos substâncias que atrapalham a penetração dos produtos de limpeza e tratamentos.
O shampoo Anti-resíduo da Avora Cosméticos foi desenvolvido para promover limpeza profunda de maneira suave, através de um tratamento antidepósito natural, por meio de Algas Marrons + Extratos de Frutas Tropicais, proporcionando ação refrescante e adstringente.
Proporciona a limpeza das impurezas do dia-a-dia que impedem a penetração correta dos ativos condicionantes e de tratamentos.

Deve ser utilizado uma vez por semana.




Cinco passos para manter a pele linda e saudável

ADCOS Cosmética de Tratamento indica os cuidados ideais para enfrentar as agressões do dia-a-dia

A vida moderna exige que as mulheres tenham cuidados diários com o rosto. A exposição constante a agentes externos, como raios solares, frio, poluição e vento, além das mudanças do ciclo biológico natural e do stress, contribuem para transformar a estrutura da pele, agredindo-a e deixando-a desvitalizada. O resultado é uma pele desidratada, com sinais de rugas e flacidez, além de um aspecto de cor opaca.

A finalidade do tratamento ADCOS Cosmética de Tratamento é resgatar a vitalidade, restaurando o brilho, o viço e a hidratação natural, deixando-a renovada. Para isso, é imprescindível dar a devida importância aos cuidados básicos no dia-a-dia, que além de combater a ação de radicais livres, são essenciais para a saúde e beleza da pele. Conheça os cuidados básicos ADCOS.

1. HIGIENIZAÇÃO
Esse é o primeiro passo. O processo de higienização promove uma limpeza facial eficaz, sem agredir ou ressecar a pele. As fórmulas devem ser balanceadas com ativos específicos, para remover impurezas e resíduos deixados por tratamentos, maquiagem ou poluição. Esta limpeza deve ser feita pela manhã e à noite, todos os dias.
Para esse procedimento, a ADCOS indica o Gel Demaquilante da linha Gradual Complex (R$ 65,00), que além de limpar a pele e remover profundamente a maquiagem, inclusive dos olhos e lábios, protege e mantém a hidratação facial. É indicado para todos os tipos de pele.

2. TONIFICAÇÃO
Embora sua principal função seja equilibrar o pH da pele, que fica levemente ácida após a etapa de higienização, o tônico também remove sutis resíduos de sujeira que não foram retirados totalmente na higienização, garantindo assim uma limpeza total do rosto. Também deve ser feita todo dia, de manhã e à noite.
Para esse segundo passo, a ADCOS oferece o Tônico Equilibrante da linha Gradual Complex (R$59,00), que reequilibra o PH da pele, removendo resíduos que restaram após a higienização. Além disso, promove também hidratação e nutrição, deixando-a com um toque sedoso e suave. É indicado para todos os tipos de pele.

3. ESFOLIAÇÃO
Esfoliar suavemente a pele tem como finalidade remover as células mortas e promover o seu afinamento, além de desobstruir os poros. Deixa-a uniforme e potencializa a eficácia dos ativos e a absorção dos produtos que serão aplicados posteriormente. Deve ser feita apenas duas vezes por semana e uma vez ao dia.
O produto que a ADCOS sugere para esse tratamento é o Peeling de Cristais da linha Refine (R$ 89,00), que promove uma esfoliação segura e eficaz, removendo células mortas e pontos pretos, devolvendo o viço e luminosidade. É indicado para todo tipo de pele, exceto a acnéica, que exige cuidados especiais.

4. HIDRATAÇÃO INTENSIVA
É um passo essencial, pois além de resgatar a umidade perdida, também evita o ressecamento causado pela ação de fatores externos, como os raios solares, vento e poluição. Também mantém a proteção da pele, deixando-a macia, suave e com aspecto saudável. Deve ser feita diariamente, após a esfoliação ou tonificação.
Para esse passo, a ADCOS recomenda a Emulsão Revitalizante de Maçã Vermelha da linha Refine (R$ 89,00), que suaviza e hidrata profundamente, promovendo um efeito remineralizante e de suave esfoliação. Também proporciona ação antioxidante e nutritiva. É indicado para peles normais e mistas.


5. FOTOPROTEÇÃO DIÁRIA
A fotoproteção diária é o último e fundamental passo, pois além de proteger da ação do sol, principal responsável pelo envelhecimento precoce, também combate e ajuda a reparar os danos causados pela ação dos radicais livres, como sinais de rugas, ressecamento, flacidez e alterações da coloração da pele. Deve ser aplicado diariamente, a cada duas horas ou sempre que lavar o rosto.
Um produto que a ADCOS indica para esse procedimento é o Filtro Solar FPS 21 Loção Spray da linha Fotoproteção Diária, que promove ampla proteção UVA/UVB e hidratação. Trata a pele protegendo-a do fotoenvelhecimento, por meio da ação antioxidante. Sua fórmula é livre de óleo, de fácil aplicação e de rápida absorção. É indicado para todo tipo de pele.

A ADCOS COSMÉTICA DE TRATAMENTO usa a ciência para proporcionar saúde e beleza à sua pele todos os dias.
Serviço:
SAC ADCOS: 0800-722-1123
http://www.adcos.com.br/




KEUNE Brasil apresenta os diferenciais da marca

Prestígio internacional, personalização e qualidade

Há 13 anos a marca européia KEUNE HAIRCOSMETICS está presente no Brasil com as principais tendências européias em coloração, shampoos, condicionadores, sprays, mousses, gel, alisamento e permanente, entre outros produtos, à disposição dos profissionais cabeleireiros, nos melhores salões de beleza em 14 estados.

Os produtos são produzidos com alta qualidade em uma única fábrica, na Holanda, o que garante que os utilizados no Brasil sejam os mesmos da Europa. “Nossos produtos são marcados pelo alto padrão de qualidade e tecnologia de ponta. Todo o cuidado das fórmulas químicas, na manipulação dos produtos, embalagem e distribuição, são razões do prestígio internacional que a KEUNE alcançou em todo mundo”, destaca Gerson Raskin, representante da KEUNE no Brasil.

A marca está presente no mercado internacional há mais de 80 anos e possui uma linha com mais de 100 produtos para atender a todos os tipos de serviços para cabelos, oferecidos por um salão de beleza. “O objetivo da KEUNE é oferecer qualidade e exclusividade para salões que buscam usar produtos diferenciados, personalizados e com qualidade absoluta”, comenta Raskin. ”Somos uma marca exclusiva para profissionais, que leva clientes para os salões de beleza. Os clientes que usam KEUNE retornam ao salão pedindo pela marca, pois são produtos que possuem características marcantes e qualidade inigualável”, diz o representante.

Atualmente, a KEUNE HAIRCOSMETICS cresce mais rápido do que nunca e pode ser encontrada em mais de 60 países. No mundo dos cabeleireiros, a KEUNE é uma das poucas empresas familiares, independentes, que fabrica exclusivamente produtos voltados para o uso profissional.

A KEUNE no Brasil conta com 23 Distribuidoras para atender os salões de beleza e seus profissionais, com a venda de produtos específicos para profissionais, como a linha de coloração e mudança de forma, cuja orientação é que sejam sempre aplicados no salão pelo profissional treinado, para garantir o uso adequado do produto. As demais linhas para os consumidores como shampoos, sprays, mousses, gels, entre outros, somente são comercializados nos salões de beleza por indicação dos profissionais cabeleireiros.

A atual coleção de tendências REINVENTION trabalha com três temas básicos, entre eles a Origin, um retorno ao básico, com formas e estilos clássicos. Já a Opulence busca estruturas arrojadas, que trazem à vida uma individualidade nova. E, por último, a Odyssey, com formas e estruturas inspiradoras, respira vida nova para técnicas tradicionais, como uma nova fronteira no hair design.

Um dos grandes destaques que a KEUNE no Brasil apresenta é o Shaping Fibres, uma cera especial que dá flexibilidade aos seus cabelos, durante e após a elaboração do penteado. Um produto unisexx, apropriado para criar e definir a textura dos cabelos. Shaping Fibres contém Multi Fruit Complex que possui agradável fragrância de tangerina. “Essa é apenas uma das novidades que destacamos para 2008. Em abril, teremos o lançamento de mais uma linha”, destaca Gerson Raskin.

Para saber mais sobre a coleção REINVENTION, basta acessar o site http://www.keune.com.br/ e assistir ao vídeo de lançamento de tendências.




Você conhece os componentes dos seus cosméticos?

Não há uma só mulher que não tenha certa obsessão por cosméticos e maquiagens. Algumas até exageram, passam diversos produtos por dia e gastam fortunas por mês. Que tal tentar conhecer um pouco sobre aqueles nomes difíceis e a função dos componentes dos produtos que você usa?

Ter uma pele saudável e bonita sem precisar recorrer aos cosméticos é o sonho de qualquer mulher e homem, porém é quase impossível. As prateleiras nos supermercados e perfumarias estão lotadas de opções de produtos para os mais diversos tratamentos para a pele. Mas, cada ser humano é diferente por natureza e, por isso, muitas vezes, fica difícil escolher a opção certa. A maioria escolhe pela marca e preço, mas desconhecem, efetivamente, as substâncias contidas, ou seja, os ativos de cada produto. A mistura de linhas de tratamento como hidratantes, clareadores e rejuvenescedores pode fazer da própria pele um tubo de ensaio, trazendo conseqüências irreversíveis.
As variações climáticas como vento, calor, chuva, poluição, entre outros, são os principais inimigos da pele. Portanto, são imprescindíveis alguns cosméticos no dia-a-dia: protetor solar, hidratantes, rejuvenescedores, clareadores de pele etc. Os consumidores destes produtos, no entanto, não conseguem interpretar a quantidade e o efeito dos muitos componentes que os cosméticos possuem. A consistência de cada produto costuma ser diferente também.
Normalmente, os cosméticos têm muitas opções, podendo ser para peles mais secas ou mais oleosas, por isso é relevante conhecer o seu tipo de pele antes de aplicar qualquer formulação. “È importante o consumidor conhecer bem os componentes contidos no produto que ele usa todos os dias, pois pode conter algo que pode irritar a pele, causar manchas ou não surtir efeito. Caso o consumidor não conheça o seu tipo de pele, é recomendável perguntar para um dermatologista antes de fazer uso de qualquer produto”, alerta a gerente de pesquisa e desenvolvimento da Vital Especialidades, Mônica Antunes Batistela.
Veja, abaixo, alguns itens que devem conter nos cosméticos, segundo a especialista. Guarde os nomes e principalmente o que eles oferecem para a pele.

Ativos para hidratação de pele seca:
• Aquaporine Active: promove hidratação profunda na pele através de um "novíssimo" conceito: "aumento da expressão das Aquaporines-3”, canais proteícos responsáveis pela circulação da água entre as células.
• Silício DSH-C: altíssimo poder hidratante, pois é a junção do Silício Orgânico + Acido Hialurônico. Ajuda a preservar a elasticidade da pele e é altamente reestruturante.
• GPS Threalose: devido à presença do dissacarídeo Threalose, juntamente com o Silício Orgânico, este ativo é capaz de intervir sobre a membrana celular e combater a desidratação ou qualquer tipo de estresse.

Ativos para hidratação de peles mistas:
• Ascorbosilane C: vitamina C estabilizada ligada ao Silício Orgânico. Possui todos os benefícios da Vitamina C, além de combater o envelhecimento da pele. Excelente antioxidante.
• Algisium C: Suaviza e hidrata a pele, possui excelente ação ARL. Ativo multifuncional de última geração.Utilizado pelas maiores Casa de cosméticos do mundo.


Ativos para hidratação de pele oleosa:
• Acnebiol: Associação de ácido salicílico+oligoelemento zinco+silício orgânico+extratos botânicos. Refina a pele, fecha os poros normaliza a secreção sebácea. É um excelente anti- acne.
• Nanospheres de ácido salicílico: Novíssimo sistema "gradual delivery”, onde o ácido salicílico é "nanosferizado" e liberado com ação prolongada, promovendo ação queratolítica, anti-acne e anti-aging de forma eficaz e segura.

• Matipure: é um complexo de microcápsulas carregadas com óleo de nigela egípicia e semente de abóbora com ação sebo-reguladora, purificante e antiinflamatória. Absorve o excesso de óleo e libera os ativos, além de promover o efeito mate, isto é, elimina a oleosidade da pele, proporcionando uma sensação de frescor e suavidade.


Ativos Clareadores:
• Isocell Citrus: restaura a luminosidade da pele e atua no clareamento de manchas. É um citroflavonóide da casca do limão associado aos fosfolipídeos que aumenta a biodisponibilidade, com forte ação antioxidante.
• WhitessenceTM: clareador, que promove a ação clareadora e anti-escurecimento de manchas na pele. Esse novo produto tem como base a semente de jaca, que contém alto nível de proteínas ativas específicas. Além disso, ele promove a diminuição da transferência de melanina para os queratinócitos.
• Albatin: potente clareador de manchas de pele de última geração. O diferencial deste novo produto em comparação aos demais clareadores do mercado está na “segurança” de uso, ou seja, não é foto tóxico, isto é, não produz os efeitos indesejáveis da Hidroquinona.


Ativos rejuvenescedores:
• Densiskin: complexo biológico exclusivo. Super "redensificador" cutâneo, estimula a síntese de colágeno, atenua rugas e marcas de expressão, pois "preenche" a pele "de dentro para fora".
• Pro-Collasyl: contém alta concentração de bioativos regeneradores do colágeno. Ideal para procedimentos pré e pós- cirúrgicos (plásticas, peelings, laser etc).
• Coffeeskin: excelente regenerador e hidratante, além do altíssimo poder ARL, pois é derivado do café.
• Mamaku Vital Essence: a mais nova arma contra o envelhecimento cutâneo. Nova tecnologia, que age reestruturando o Citoesqueleto Celular (proteção da célula).

Dicas:

- Só compre produtos de marcas que você conhece e, no caso dos manipulados, escolha uma farmácia de manipulação idônea.
- Procure saber de pessoas que já se utilizaram do produto. Procure utilizar os produtos das empresas que têm Serviço de Atendimento ao Consumidor.
- Não se esqueça de prestar atenção ao prazo de validade dos rótulos. Produtos vencidos podem causar alergia ou outros problemas de pele.
- Tome cuidado com os cremes importados. Normalmente, eles são confeccionados para a pele dos habitantes de regiões muito mais frias do que as nossas. Por isso, ele são mais oleosos que os nacionais.
Sobre a Vital Especialidades
A Vital Especialidades é uma empresa especializada no fornecimento de matérias-primas dermocosméticas e farmacêuticas; Possui 14 anos de forte atuação no mercado; Investe em desenvolvimento e pesquisa constantes, trabalhando lado a lado com seus fornecedores; desenvolve fórmulas e suporte técnico; Atendimento personalizado pelos seus vendedores internos; Visitação a médicos e clientes; Palestras, treinamentos e workshops (realizados em diversos estados brasileiros) e parcerias com os clientes para divulgação dos produtos da Vital.
www.vitalespecialidades.com.br