domingo, 4 de novembro de 2007

DESTAQUES Felipe Muniz


Terceira edição do “deVERcidade – uma cidade em cada olhar”

Evento de fotografia tem exposições, shows, oficinas, lançamentos de livros e outras atrações

Fotografia de Gina Emanuela.

De 27 de novembro a 02 de dezembro o Instituto de Fotografia (IFOTO) realiza, pela terceira vez, o projeto “deVERcidade”, no entorno do Mercado dos Pinhões. Mais que uma exposição de fotografias e artes visuais, “deVERcidade - uma cidade em cada olhar” marcará este ano a formação da Rede Norte/Nordeste de Fotografia, com encontro que contará com a participação de representantes de quase todos os estados das duas regiões. A proposta é que cada representante exponha o desenvolvimento da fotografia em seu estado e a partir daí seja criada uma rede de intercâmbio.

Abertura

A abertura do deVERcidade será às 20 horas de terça-feira, 27, no Mercado dos Pinhões, com a exibição do curta “Câmera Viajante”, de Joe Pimentel e Tiago Santana, que contará com a presença dos seis fotógrafos populares do Cariri e de Fortaleza que participam do filme que assistirão pela primeira vez. Em seguida, o galpão será aberto para visitação . A realização do deVERcidade é do IFOTO, numa promoção da Prefeitura de Fortaleza através da Funcet e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Sebrae-Ce.

Fotografia de Fernando Jorge.

Como será o deVERcidade

Exposição - Durante seis dias os olhares de mais de 60 fotógrafos e artistas visuais estarão expostos das 17h a meia-noite no galpão. São fotografias, projeções e instalações que mostram as diferentes formas de ver a cidade. Entre os participantes, nomes conceituados como Celso Oliveira, José Guedes, Zé Tarcísio e Tiago Santana, e novos fotógrafos, como os integrantes dos grupos Gota de Luz, criado a partir das oficinas do deVERcidade em 2006, e Clica Maravilha, que desenvolve trabalho de inclusão visual.

Encontro – De quarta-feira (28), a sábado (1º) acontecerá o Encontro da Rede Norte/Nordeste de Fotografia. Serão dois painéis por dia no Auditório do galpão – o primeiro das 16h às 18h e o segundo das 19h às 21h - com dois convidados em cada, seguidos de debate aberto ao público. Em outro momento, os convidados formarão grupos fechados de trabalho para estabelecer as metas da Rede e uma agenda comum. No domingo (02), data do encerramento do deVERcidade, os participantes da Rede vão mostrar uma síntese do resultado dos trabalhos, com os passos que serão seguidos a partir do Encontro.

Oficinas – Também de quarta a sábado, das 14h às 18h, acontecerão duas oficinas de fotografia: Fosfoto - maquinas de fotografia artesanal feita de caixa de fósforo - (na sede do IFOTO, próximo ao galpão), ministrada por Maíra Gutierres e Zaneir Gonçalves, do grupo Gota de Luz; e Foto na Lata, ministrada no Mercado dos Pinhões por Estácio Júnior, do grupo Fortaleza na Lata. As duas oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na sede do IFOTO. São 20 vagas cada, com idade mínima de 14 anos.

O fotógrafo José Albano é o homenageado


Vivência para Multiplicadores – De 28 a 30, das 9h às 12h, o fotógrafo Miguel Chikaoka terá uma vivência com multiplicadores. Paulista radicado no Pará, Chikaoka é idealizador da Fotoativa, um núcleo de referência na formação da maioria dos fotógrafos paraenses contemporâneos. Suas obras e realizações como educador ganharam projeção no Brasil e no Exterior. Possui obras em acervos de museus em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Nova York e Paris. A vivência será um reencontro com multiplicadores que fizeram oficina de fotografia artesanal com ele na edição de 2006 e o contato com pessoas que começaram a lidar com esta técnica a partir daí, como os integrantes dos coletivos Gota de Luz, Fortaleza na Lata e Clica Maravilha, entre outros convidados. Na sexta-feira o grupo vai pensar ações que podem ser feitas coletivamente. Será uma grande conversa sobre inclusão visual em Fortaleza. A vivência será realizada no Auditório do Galpão da Fotografia.


Lançamentos – Livros de fotografia serão lançados na sexta-feira (30) às 22 horas. Entre os quais, Na Palma do Olho, de Carlinhos Alcântara, primeiro livro da Coleção Local Foto. O livro resgata parte da obra do fotógrafo tetraplégico Luiz Carlos Souza Alcântara, carioca falecido em 2004, que passou parte de seus quase 50 anos fotografando em uma cadeira de rodas. O livro é resultado de um ensaio produzido quase inteiramente no Conjunto Palmeiras e foi publicado com apoio do III Edital de Incentivo às Artes (Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia), do governo do Estado do Ceará, e I Edital de Incentivo à Fotografia, da FUNCET. Na mesma noite também serão lançados livros de Celso Oliveira, Ricardo Damito, Aristides Alves (BA) e Ângela Magalhães (RJ).

Curtas e shows no Pátio do deVERcidade - Uma novidade no deVERcidade este ano é o pátio do deVERcidade, um espaço de convivência com serviço da Mercearia dos Pinhões. De lá, os visitantes poderão conferir os curtas que serão exibidos de quarta a domingo, das 21h às 22h: “Câmera Viajantes” (Joe Pimentel e Tiago Santana), “Retrato Pintado” (Joe Pimentel) e “Não deu Tempo” (Tibico Brasil).


Fotografia de Nelson Bezerra

Shows – Uma programação de shows no galpão também marcará o deVERcidade, sempre às 22 horas. Na quarta (28) apresentam-se Paula Tesser e Valdo Aderaldo. Na quinta (29), show da banda Dona Zefinha. Na sexta feira (30), show Radioativa, com o músico Alex Costa. E no domingo (02), apresenta-se o Grupo Vocal Cinco em Ponto.

Show de LULA QUEIROGA

Ponto alto na programação musical do deVERcidade este ano é o show do pernambucano Lula Queiroga, no sábado (1º), às 22 horas no Mercado dos Pinhões. Parceiro de Lenine em várias músicas, Lula Queiroga é autor de várias composições gravadas pelos principais nomes da MPB. Com Lenine dividiu o Prêmio Sharp de melhor música (A Ponte) em 1998, e fez o primeiro disco, Baque Solto, no início da década de 80 e remixado em CD em 1999. Após o show de Lula Queiroga, festa com o DJ Guga de Castro.

O que é o IFOTO

O Instituto de Fotografia (IFOTO) foi criado em 25 de abril de 2004 (data de aniversário do fotógrafo Chico Albuquerque, prestando merecida homenagem a esse importante fotógrafo cearense), com o objetivo de desenvolver e promover programas e ações para o estímulo à produção, valorização e difusão da fotografia. A entidade agrega fotógrafos profissionais e amadores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em discutir a linguagem fotográfica em seus mais diversos aspectos. Nos últimos três anos, o Instituto vem desenvolvendo com êxito o seu objetivo, realizando atividades na área da fotografia e imagem, dialogando com as mais diversas manifestações artísticas e promovendo a democratização do conhecimento.

SERVIÇO

deVERcidade 2007 – De 27 de novembro a 02 de dezembro no entorno do Mercado dos Pinhões (Praia de Iracema). Horário de visitação das exposições: das 17h a meia-noite. Informações: 3254.6385. Diariamente sonorização do galpão com DJ Fill. Abertura no dia 27 às 20 horas. GRÁTIS. As oficinas também são gratuitas e estão com inscrições abertas na sede do IFOTO (Rua Gonçalves Ledo, 307 – Praia de Iracema). Informações: 3254.6385.


Show-lançamento de livro de poesias


Henrique Beltrão lança segunda edição do livro "Vermelho" com show de cantores cearenses

Livro de poemas e canções, "Vermelho", de Henrique Beltrão, traz 69 textos em rubro impressos em 101 páginas, divididas em quatro movimentos. Em A Palavra, os metapoemas revelam o amor do poeta ao reino em que é aprendiz. Aproveite o Dia canta o tempo, em reverência aos Mestres Epicuro, Espinosa, Lao Tsé. E em Com licença, poética, o autor se permite transitar entre prosa e poesia – uma carta ao pai, um poema aos alunos – e encerra com o conto Os Cisnes, de 1984. A primeira edição, esgotada em um ano, deu flor e fruto em forma de canção e de poéticos encontros: a segunda edição apresenta, à guisa de abertura, o soneto Vermelho, de Horácio Dídimo, e, na quarta-capa, o haicai Música, de Sânzio de Azevedo (ambos ao vermelho poeta dedicados), assim como apresenta os créditos dos compositores – Rogério Franco, Vlademir Rocha, Pedro Rogério, Paulo Branco, Dumar, Pingo, Fernando Rosa e Isaac Cândido. Junto com Joana Angélica, Alan Mendonça, Jord Guedes, Alex Costa, Elô MUdo e Lúcio Ricardo, eles fizeram o show-lançamento de "Vermelho" na sexta, dia 30/11 na ADUFC (Av. da Universidade, 2346).

Henrique Beltrão é poeta, cantor, radialista e professor. Na Rádio Universitária (107,9 FM) reverencia a diversidade da Vida no Sem Fronteiras: Plural pela Paz desde 1998 e compartilha a palavra com as pessoas com deficiência no Todos os Sentidos desde 2003. É um grande incentivador dos artistas locais, além de atuar na formação de professores da língua francesa no curso de Letras da Universidade Federal do Ceará.


TEATRO TRANSCENDENTAL

Iniciaram as inscrições de projetos teatrais para VI Mostra de Teatro Transcendental 2008. As companhias e atores que pretendem fazer parte da VI Mostra de Teatro têm até o dia 29 de Fevereiro de 2008 para cadastrar no site e encaminhar seu projeto para à organização. Mais informações visite o website www.teatrotranscendental.com ou pelos fones: (85) 3260.1169 / 3260.5140 - Associação Estação da Luz.


Encontro de Agentes Culturais no TJA define Bienal do Livro


Uma reflexão aprofundada sobre as relações culturais entre os países da América Latina. A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) promoveu entre os dias 26 e 29 de novembro, no Teatro José de Alencar (TJA) o I Encontro de Agentes Culturais - América Hispânica, uma agenda preparatória para a 8ª Bienal do Livro, que acontece em 2008. O encontro foi realizado com a participação de representantes de sete países da América Latina. São estes: Hildebrando Perez Grande (Peru), Amparo Osorio (Colômbia), José Ángel Leyva (México), José María Memet (Chile), Manuel Mora Serrano (República Dominicana), Reina María Rodríguez (Cuba) e Wilfredo Machado (Venezuela). A curadoria do encontro foi do poeta cearense Floriano Martins.

A programação traçou ações de âmbito editorial que possibilitem a nova formatação da 8ª Bienal do Livro do Ceará, o intercâmbio de autores para realização de oficinas, simpósios, ciclos de palestras, além de estratégias de difusão mútua de programas culturais para todo o continente.
Durante os dias 27 e 28 de novembro, houve debates com os secretários da Cultura, Auto Filho, de Educação, Isolda Cela, do Turismo, Bismark Maia, além de representantes das universidades, Sindilivros, Câmara Cearense do Livro, Câmara Setorial e demais parceiros envolvidos diretamente com a realização da Bienal do Livro.


O encerramento do evento foi no dia 29 de novembro, em clima de festa, nos
jardins do TJA com a leitura de poemas e a apresentação do Quarteto da Orquestra Eleazar de Carvalho.



Árvore de Natal na Praça do Ferreira

FORTALEZA - DECORAÇÃO PARA O NATAL

O Ceará Natal de Luz começou dia 23 na Praça do Ferreira. O Centro da Cidade já recebe os primeiros adereços natalinos. Na praça, onde será concentrada as maiores atrações, será montada uma árvore de natal de aproximadamente 30 metros, confeccionada com redes e idealizada pelos arquitetos Pablyto Cunha e Denise Braga. O início da montagem da árvore aconteceu dia 21.

No mesmo espaço, foi colocado na Coluna da Hora o presépio feito de barro e juta, da artista plástica Emília Porto, confeccionado em parceria com artesãos cearenses. A artista dá uma conotação mais moderna à obra, mas sem perder o caráter rústico. “Meu trabalho tem uma concepção diferente. Existe, por exemplo, uma interação entre menino Jesus, Maria e José, este retratado como um homem jovem.”.

Nas árvores da praça serão afixadas 300 mini-lâmpadas e no Cine São Luiz e nos Hotéis Savanah e Excelsior serão aplicados elementos decorativos feitos por senhoras do Projeto Viver Bem, da localidade da Tapera. As estrelas e os quatro anjos que vão enfeitar a Praça do Ferreira também serão montados. As guirlandas já estão afixadas na fachada do Hotel Excelsior.

A preparação para o Ceará Natal de Luz continua pela cidade. Para se ter idéia, na Praça Portugal a árvore de natal mede 60 metros e é feita de 240 redes em grandes dimensões, envolvidas com um projeto luminotécnico especial. A concepção foi feita pelos mesmos arquitetos responsáveis pela árvore de natal da Praça Portugal. A intenção é valorizar esse elemento tão típico na cultura cearense que é a rede. No mesmo espaço ainda será colocado 300 metros de mangueiras luminosas e 300 mil mini-lâmpadas, além de 12 anjos de luz com 40 mil mini-lâmpadas, confeccionados por artistas plásticos cearenses.

Além da Praça do Ferreira e Praça Portugal, serão contemplados ainda com as decorações natalinas os seguintes logradouros: Praça Murilo Borges, Palácio da Abolição, Sede da CDL de Fortaleza, Sede da FIEC, Aterro do Ideal e calçadões do Centro.

CORAL DIARIAMENTE NA PRAÇA DO FERREIRA

O lançamento da décima edição do Ceará Natal de luz, campanha idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, aconteceu dia 23, na Praça do Ferreira.

Primeiramente, apresentou-se o coral infantil formado por 200 crianças moradoras do bairro das Goiabeiras sairá da Praça José de Alencar e do Calçadão C. Rolim em direção à Praça do Ferreira acompanhando o Papai Noel, que recebeu a chave da cidade. Como o tema do Ceará Natal de Luz este ano é o meio ambiente - com a distribuição de 100 mil árvores frutíferas à população em troca de garrafas PET - foi feito um plantil simbólico da primeira muda da Campanha. Logo depois, houve a celebração da palavra realizada pelo padre Dourado.

O já tradicional Coral de Luz se apresentou direto das varandas do Hotel Excelsior. A abertura oficial do Ceará Natal de Luz encerrou com o show de Fagner.

A apresentação do Coral de Luz acontecerá diariamente até o dia 23 de dezembro, no Excelsior, sempre às 18 horas. Em seguida, a partir das 18h30min, o público poderá conferir apresentações das Cantadas de Natal com atrações de bandas, solistas, orquestras e pastoris em um palco montado na Praça do Ferreira. Além disso, entre os dias 23 de novembro e 23 de dezembro, pequenos e micro empresários artesãos, em parceria com o SEBRAE, comercializarão produtos artesanais de decoração natalina.


ÁRVORE DE NATAL DA PRAÇA PORTUGAL FOI INAUGURADA

O Ceará Natal de Luz 2007 dá continuidade aos preparativos da decoração da cidade. Na sexta-feira, dia 30, a Praça Portugal ganhou em seu espaço a árvore monumental feita de redes, que neste ano mede 60 metros, e recebe todo uma iluminação especial.

A intenção é valorizar a cultura do nosso Estado com a utilização da rede como elemento decorativo. No mesmo espaço ainda serão colocados 300 metros de mangueiras luminosas, 300 mil mini-lâmpadas e 12 anjos de luz com 40 mil mini-lâmpadas, confeccionados por artistas plásticos cearenses.

Além da Praça Portugal, serão contemplados ainda com as decorações natalinas os seguintes logradouros: Praça do Ferreira, Praça Murilo Borges, Palácio da Abolição, Sede da CDL de Fortaleza, Sede da FIEC, Aterro do Ideal e calçadões do Centro.



Cine Ceará abre inscrições para a 18ª edição

Desde segunda-feira, dia 26 de novembro, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema recebe inscrições para a 18ª edição, que será realizada mais cedo, de 10 a 17 de abril de 2008. As inscrições podem ser feitas para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site www.cineceara.com.br e o material deve ser enviado até o dia 15 de fevereiro para a Associação Cultural Cine Ceará (Av. Barão de Studart, 1165 sala 103 - Aldeota - Fortaleza / CE). O resultado da seleção será divulgado pela organização do Cine Ceará até o dia 24 de março de 2008.

Para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos e em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental. Os trabalhos enviados devem ter sido concluídos a partir de abril de 2007 e não terem participado de processos seletivos nas edições anteriores deste Festival. Serão premiados com o troféu Mucuripe os melhores nas categorias: melhor curta, direção, fotografia, edição, roteiro, som, direção de arte, ator e atriz.

Para a competitiva de longa-metragem, podem concorrer filmes em formatos profissionais (16mm, 35mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, devem ter sido concluídos a partir de 2006 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Portugal e Espanha). O vencedor na categoria de melhor longa-metragem receberá o troféu Mucuripe e prêmio de US$ 10 mil (dez mil dólares). Também receberão troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz.

O 18° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).





Arte e cultura nas férias de dezembro da Unifor

Em dezembro, a Unifor reserva uma diversificada programação cultural que inclui espetáculos teatrais, exposições fotográficas, apresentações musicais e o encerramento da XIV Unifor Plástica, que segue em cartaz somente até 16 de dezembro. Não fique de fora.

Exposição
XIV Unifor Plástica
A mostra reúne 184 obras de 112 artistas, de estados como Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. A XIV Unifor Plástica foi inaugurada no dia 2 de outubro como parte da programação artística e cultural do Mundo Unifor 2007, podendo ser apreciada até 16 de dezembro no Espaço Cultural Unifor.

Serviço
XIV Unifor Plástica
Exposição de artes visuais (gravura, pintura, escultura, desenho, fotografia)
Onde: Espaço Cultural Unifor
Quando: 3 de outubro a 16 de dezembro
Hora: das 10h às 20h, de terça a sexta-feira; e das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados
Informações: (85) 3477 3319

Diário do Panamericano
A mostra produzida pelo repórter fotográfico do jornal Diário do Nordeste Fábio Lima procura mostrar as emoções, o esforço, a dor, as vitórias e as derrotas dos competidores durante os Jogos Panamericanos, disputados entre os dias 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. A exposição faz parte do projeto Olhares Itinerantes, que prevê a realização de outras mostras com a produção fotojornalística do jornal.

Serviço
Exposição Diário do Panamericano
Onde: hall da Biblioteca da Unifor
Quando: de 20 de novembro a 21 de dezembro
Entrada gratuita

Música
Projeto Arte no Campus
Apresentação do Grupo de Dança da Unifor, com repertório variado contemplando chorinho, brasileirinho, solo moderno e blues.

Serviço
Arte no Campus
Onde: hall do bloco D
Quando: 11 de dezembro
Horário: 11h
Informações: (85) 3477 3239

Teatro
Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos
Peça Frida, com Rosa Maria Murtinho e grande elenco.

Serviço:
Onde: Teatro Celina Queiroz
Quando: 7, 8 e 9 de dezembro
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: (85) 3477-3033

Projeto Cenas Abertas Especial
Apresentação com os Grupos de Arte da Unifor

Serviço:
Onde: Teatro Celina Queiroz
Quando: 18 de dezembro
Hora: 11h30
Ingressos: Entrada franca
Informações: (85) 3477-3033


Prêmio Sergio Motta homenageia artistas cearenses no Memorial da América Latina


Os artistas Alexandre Veras e Milena Travassos foram premiados pelo projeto inédito “Náiades”, na categoria Bolsas Fomento


O Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia realizou no dia 25 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a cerimônia de premiação de sua sétima edição. No evento os vencedores de 2007 receberam prêmios e homenagens da organização. Entre eles estão os artistas Alexandre Veras e Milena Travassos, de Fortaleza, premiados com R$ 25 mil por Náiades, na categoria Bolsas Fomento - destinada a projetos inéditos.

Náiades é uma videoinstalação em dois espaços-perspectivos, que discute a desmaterialização da fisicalidade-corpo. Este projeto é o desdobramento de uma série de experiências que a dupla desenvolveu nos últimos anos, trabalhando com o corpo em situação, a transparência, a água, o vidro e os dispositivos de projeção.

Milena Travassos é mestranda em Filosofia (UECE) e bolsista da Capes, graduada em Artes Plásticas (FGF) e em Filosofia (UECE). Participou durante dois anos do Laboratório de Artes Plásticas, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e trabalhou como coordenadora de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Fortaleza (FUNCET). Atualmente, coordena o Núcleo de Artes Visuais do Alpendre. Alexandre Veras é diretor do Alpendre-Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde coordena o Núcleo de Vídeo, os projetos de formação e é co-responsável pela curadoria do Núcleo de Artes Plásticas. Trabalha com vídeo desde 1989 e tem desenvolvido intensa atividade como professor de vídeo. Vem desenvolvendo pesquisas e produções em videoarte, videodança, imagens projetadas.








TROPICÁLIA: O BRASIL EM TRANSE

Os Centros Culturais BNB – Fortaleza, Cariri e Sousa, como centros formadores de platéias, de incentivo à produção cultural e de democratização do acesso à arte e à cultura, homenageiam, com uma programação especial em Novembro, os 40 anos da criação do movimento Tropicália.

A programação evoca a atmosfera revolucionária dos anos 1960, época onde a radicalização política teve sua contraface nas manifestações artísticas e culturais. No cinema, com o filme Terra em Transe de Glauber Rocha, nas participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé no Festival da TV Record, na estréia da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, com direção de José Celso Martinez Corrêa e cenografia de Hélio Eichbauer, ou ainda nas instalações e objetos de Helio Oiticica, a arte não era mais feita apenas para ser vista, mas para ser tocada, vestida ou vivida com o corpo, no teste dos seus limites.

Integram essa diversificada programação no CCBNB-Fortaleza: a exposição com expressivas obras do artista Hélio Oiticica, pela primeira vez no Nordeste, como a instalação "Tropicália", que deu nome ao movimento; a bandeira "Seja marginal, seja herói" e réplicas de seus "Parangolés"; fotografias documentais utilizadas em capas e encartes de discos, realizadas pelo artista Ivan Cardoso e imagens do cenário da peça O Rei da Vela; jornais, cartazes, capas de discos e livros; o monólogo Antônio Conselheiro com Zé Celso Martinez; mostra de cinema; shows de música; reedição e lançamento de livros.

Tudo isso aliado a palestras e debates que trazem o calor das manifestações artísticas que propunham inquietar e estimular a ação, desconstruindo as situações habituais de recepção da arte e os limites convencionais entre elas e o espectador.


Baixo Aldeota

A rua Novinda Pires, na Aldeota, lugar que abriga bares e restaurantes como o Fafi, Villa, Maria Bonita, Bebedourto, aumentou seu público e o número de estabelecimentos. Cada mês é inaugurada uma novidade no local e seus arredores, que recebe milhares de jovens todos os fins de semana. O destaque é o restaurante Somah: o único local onde você pode comer um sushi gostoso e barato às 3 da madrugada.


Cachaça é água

A Picanha do Cowboy e outros locais que capricham nas “fantasias” dos garçons, cobram sempre um preço maior – e isso não quer dizer que o atendimento e os produtos melhorem na qualidade também. Nesse local da Av. Dom Luís, com cavalo estilizado e tudo, o copo é lindo, mas a bebida fraca. Alguns bares da cidade precisam aprender também que ninguém gosta de tomar capirinha cuspindo sementes de limão ou uva. Só os cowboys mesmo...


Circuito careta

Ninguém gostou da falta de cerveja nos shows do Circuito Cultural Banco do Brasil, no Centro Dragão do Mar. Algumas pessoas que chegavam e descobriam a “surpresa” nos shows de Zélia Duncan e Frejat, simplesmente iam embora. Outras ficavam gritando “Cerveja! Cerveja!”. O tráfico de cerveja e outras bebidas alcoólicas rolou solto nas bolsas das moçoilas. Uma pergunta: na festa de lançamento do Circuito Cultural e da exposição de DiCavalcanti, os convidados só beberam água, suco e refri?


Tropa de Elite

Temos uma Praia de Iracema dilacerada por pedintes, flanelinhas, marginais e mães irresponsáveis que ficam sentadas nos bancos da praça do Centro Dragão do Mar esperando seus filhos, crianças de 2, 3, 4, 5 anos de idade, pedindo dinheiro e vendendo balas até altas horas da madruga. Quase todo fim de semana vemos aqueles dois guardinhas da PM correndo de um lado pro outro para acabar com brigas, confusões e outras ocorrências, muitas ocasionadas em frente a favela Baixa Pau, que fica quase em frente ao Dragão.



Claridade na Terra da Luz: 1° Feira do Livro do Cabo Verde (27 a 29/11 – Centro Dragão do Mar)

Há mais conexões do que se imagina entre a literatura brasileira e a do Cabo Verde. De 27 a 29 de novembro, a 1° Feira do Livro do Cabo Verde no Centro Dragão do Mar traz como tema as ligações da literatura nacional com o movimento caboverdiano Claridade, desvendando a influência de lá para cá. O movimento, de caráter modernista, surgiu na década de 30 e, desde então, já apontava interseções com o que era produzido no Brasil. Palestras, exibição de documentário e estandes de vendas de livros literários estarão na programação. Mais informações: (85) 3101.1169 - 3488.8625



Selo de Responsabilidade Cultural (29/11 – Theatro José de Alencar)

A Secretaria da Cultura do Estado abriu inscrições para o Selo de Responsabilidade Cultural e agora se prepara para divulgar os contemplados. A iniciativa cresceu. Gerou 76 inscrições de entidades que, de alguma forma, apoiaram a cultura no Ceará. O número representa mais que o dobro do ano passado. No próximo dia 29, a Secult entrega os certificados para 9 empresas escolhidas no Theatro José de Alencar. Elas serão destacadas de acordo com as categorias presentes no edital: empresas privadas, públicas, organizações institucionais e governamentais. Além disso, todas as entidades que tiveram nota maior do que 7 também receberão a aprovação do Selo. Mais informações: (85) 3101.1669 - selo@secult.ce.gov.br


GAMES


"BlackSite: Area 51" está pronto


De acordo com a Midway, terminou o desenvolvimento das versões para PC e Xbox 360 de "BlackSite: Area 51", que estão prevista para chegar às lojas dos Estados Unidos em 12 de novembro. No PlayStation 3, contudo, a data é dezembro, ainda sem dia definido.

"BlackSite: Area 51" é a continuação do jogo de tiro em primeira pessoa "Area 51", lançado para PlayStation 2, Xbox e PC em 2005. Como na versão anterior, o jogador deve enfrentar seres extraterrenos na infame Area 51, um local mantido pelo governo norte-americano, repleto de mitos envolvendo alienígenas.

Na continuação, é preciso atuar cooperativamente com um esquadrão tático, interagindo com seus parceiros controlados por inteligência artificial enquanto procura sobreviver aos ataques alienígenas. O jogo traz dezenas de criaturas grotescas, como humanóides, e cenários sombrios ambientados em pequenas vilas desertas e na própria Área 51.

HIGH SOCIETY Iratuã Freitas



8 ANOS DE SHOPPING BENFICA






DIVIRTA-CE COBERTURAS

LUÍS MELODIA

Cantor recebe amigos no camarim de seu show em Fortaleza, produzido pela Free Lancer, e o Divirta-ce traz as fotos de Cau Borges



Melodia com Patrícia Pillar e Ciro Gomes
Washington Espanhol, Ana Raquel Pacheco, Patrícia Pillar, Ciro Gomese Liége Xavier
Kauê Espanhol, Carol Melo, Marli Melo, Luiz Melodia e Liége Xavier
Mano Alencar e Augusta com Luis Melodia
Melodia com Ricardo Black

Ana Raquel com a empresaria de Luis Melodia



C&A MUSIC FASHION HALL

Bastidores do evento de moda e música que aconteceu no Siará Hall.

Inara de Almeida com Gilvan Magno, só no close

João Victor Queiroz ladeado por David e Daniel Portela
Desfile

Jornalista Rogilton Conde e amiga